Esta estória está muito mal contada. Se existe uma estratégia para nacionalizar o possível e criar empregos para mão de obra local, até agora só consigo ver os estrangeiros se dando bem e o país gastando rios de dinheiro, que a grosso modo, se o Lula não fizer seu sucessor, será todo jogado no lixo. A meu ver vamos entubar mais uma parceria caracú em que os estrangeiros entram com a esperteza e a gente entra com o resto. Talvez se aproveitem alguns parafusos da indústria nacional, como na nossa parceria com a Alemanha nos submarinos que nos rendeu apenas e tão somente a tecnologia de soldas pois o resto veio tudo de fora e foi montado aqui. Como um colega comentou anteriormente vamos gastar uma baba para montar um carro de 2a linha e como no AMX vamos ter que nos contentar com armamento de 3a ou 4a categorias pois os materiais de 1a serão apenas para os italianos. De que adianta saber uma tecnologia se não a usamos para fazermos mais e diluirmos os custos do aprendizado? Aqui nao se aproveita quase nada, pois sempre se procura no mercado externo parcerias totalmente novas e adversas para mil coisas, e enquanto isso, nossa indústria continua fazendo pregos, parafusos, trilhos, botões de resina e pentes de cabelo.
Muitos estão falando da excelente parceria dos judeus com a empresa gaúchas para nacionalizar equipamentos aeronáuticos. Que parceria? As multinacionais fazem apenas as o que interessa à matriz, a qual manda tudo desmontado para que uma meia dúzia de operários as monte por aqui, mas autonomia para novos produtos e pesquisa é quase impossível. Temos o exemplo do Esquilo em MG que levou quase 50 anos sem transferência alguma e dando emprego a 200 operários. Turbomeca idem. Torço para que com a END as coisas mudem, mas frente aos lesa-pátria que assolam a nação, não tenho muitas esperanças. Ao invés de ficarem inventando, peguem o material humano que ainda vive e projetou os CC´s da década de 80 e botem eles para pensarem um substituto moderno para nossos tanques atuais. Tenho certeza que em poucos meses teremos grandes novidades pois homens com a vasta experiência que tem e motivados (bons salários e condições de trabalho) resolvem quase tudo. Fui