"Isso são suas crenças, estou falando do que foi acordado, construção local, com 50% de nacionalização no longo prazo, algo que a MAIORIA DAS EMPRESAS NACIONAIS ou ET`s DE ALTA TECNOLOGIA NÃO FAZEM"
Bobagem, papo para chutar paisano, a Eurocopter já nos enganou duas vezes, a primeira ela nos apresentou o SA365M e nos entregou o SA365K, na verdade o SA365N com um radome mais alongado apenas para se parecer com a versão M. Na segunda nos mostrou o Cougar e nos vendeu um super puma pelado, com nome de Cougar...Quando falo nos vendeu, cito os leigos que realizam as transações do Governo e não os profissionais que lidam com as aeronaves na Força.
"O peso Cougar ou uma nova versão do Super Puma, não é de 11 toneladas!!! Somente o EC-725, e eu não citei Cougar, mas de Super Cougar ou EC-725, você fez uma confusão danada, espero que você tenha lido algo a respeito porque disse que já foi até na fábrica, mas confunde Super Puma, Cougar MkI e MKII, com EC-725 ou Super Cougar. De que adianta ter ido na fábrica?"
Bom como vc não entendeu vou repetir, mas só para vc:
O Super Puma tem motor Makila I e peso máximo de decolagem de 9 toneladas
O “Cougar” da AvEx, é um Super Puma, pelado, com aviônica do panther, com peso max 9 Ton
O Cougar tem motor Makila MKII, esteve aqui em Taubaté em 1991, trouxe uma quantidade enorme de suprimento por causa de seu alto índice de panes, por isso Super pane, com máx decolagem de 11 ton
O EC725 é apenas uma nova designação do Cougar, por sinal bem mais cara.
O resto é balela, não existe "Super Cougar" ou Cougar com Makila I, isso é para chutar paisano leigo, fuja dessa...
A Eurocopter eu seu site, suprimiu a designação "Super Puma" e substituiu por "Cougar" e agora designa o Cougar com EC725, apenas para enganar os incautos como vc...
"Depois cita uma lenda urbana antiga e batida, mude o disco, se está a procura de credibilidade aprenda a construir pensamentos de forma mais original, o Super Cougar da FAB é o mais fraco da série, o Cougar surgiu da melhoria dos defeitos do Super Puma, a FAB estava usando uma aeronave acima de sua capacidade, o clima do RJ não é muito diferente da Amazônia, em certas épocas do ano é tão ou mais quente e úmido."
Fica dificil até de comentar tamanha asneira, nasci no Rio e vivi lá até 1991, depois servi na Amazônia de 1993 a 1996, não vi nenhuma relação entre o clima do Rio e o da Amazônia...Fazer o que...
Quanto a operação na Amazônia, já existe concesso sobre isso, S70 ganha de lavada e fica menos tempo indisponivel que a Jaca...
"Os BH´s do EB são mantidos pelo fabricante, não só no ínicio, vá se informar melhor. Por contrato. E a FAB vai ter mandar tudo para os EUA, 100% do Helo, porque não tem como fazer a manutenção deles aqui. Porque não tem o mesmo contrato do EB."
Não preciso me informar, conheço toda a equipe que cuida do S70, inclusive tem gente da minha turma, já operei com esta aeronave em 2001, e já naquele ano tinha-mos diversos mecânicos de 2º e 3º Escalão formados nos EUA, para de abobrinha...Tá querendo aparecer ou vc é funcionário da Helibras, os únicos que conheço que defendem esses helis franceses...
Para ilustrar melhor, este tópico:
viewtopic.php?f=3&t=2695&start=300 tem fotos do nosso pessoal realizando curso do Blackhawk, no final do ano de 2007, aqui em Taubaté. Já estamos formando nosso próprio pessoal e como poderíamos, se a manutenção ainda é feita pelos EUA?
"O americanófilo coloca suas garras a mostra , sua falácia é ficar eternamente dependente dos irmãos do norte, não será só montando, ainda que, montagem seja a parte mais importante da construção qualquer produto industrial, mais uma vez demosntra que não tem a menor idéia de um processo industrial complexo. O EC-725 não é uma versão do COUGAR, na verdade é um novo helo com uma fuselagem derivada do COUGAR. Vá ler, parece que você nunca colocou os pés na fábrica da EUROCOPTER, porque senão saberia que o EC-725 é muito maior e mais potente que a lata velha do BH , o apertamento de transporte. Um helo que cai com tiros no rotor traseiro."
Olha o vocabulário, santa, tá de TPM menina? Agora estou entendendo aquele papo de vc querer convencer o pessoal do fórum...
Acredito que vc sofre daquela famosa síndrome chamada de “anti-americanismo infantil” que se traduz por pessoas que se sentem inferiorizadas pela super potência.
Vc afirma que o ponto fraco do S70 é seu rotor de cauda e vc tem toda razão, porém isso não é exclusividade dele não, mas sim de qualquer heli, inclusive do seu EC725 Mega Hiper Super Pane.
Pergunta para um piloto do que ele mais sente medo, de perder o motor ou o rotor de cauda?
"ó esquece que um BH custa 30 milhões contra menos de 8 milhões de um Super Puma original."
Negativo se vc gosta de cifras aí vai:
S70A ou UH-60L denominado por nós de HM-2 US$ 12.000.000 ,00
Super Puma de série US$18.000.000,00
Cougar pelado com aviônica Panther US$10.000.000,00 ( aqui cabe um parentesis, o EB nunca cogitou comprar o Cougar ou Super Puma, após ele ter perdido na avaliação contra o S70A, porém nós já possuía-mos 4 Blackhawks e vimos que era uma máquina mais confiável do que o Super pane, principalmente na Amazônia. A França vendo que perderia esse seguimento para Sikorsky, aplicou uma maracutaia comercial e nos empurou oito dessas Jacas voadoras, támbém conhecidas como o “maior ventilador do EB”, por ficar mais tempo indisponível, quando comparado com o S-70, mas esse história vc também não conheçe...)
Quanto custa um EC725? Só deus sabe. Engraçado vc afirmar que um Super Puma custa 8 milhões, pq o Panther custa 6.
OBS: Estes valores citados citados, foram retirados dos contratos de aquisição das aeronaves do EB.
Durante a valiação do S-70 e do AS532 Cougar MKII ( para ficar claro para vc) uma coisa que chamou a minha atenção, foi que o Blackhawk veio voando dos EUA até aqui e não trouxe nenhum suprimento.
Já o Cougar MK II, trouxe tanto suprimento que tivemos que interditar ¼ do hangar do Btl Mnt e Sup apenas para acomodar tanta peça de reposição, acho que isso foi quem definiu para nós quem era o melhor Helicóptero, do ponto de vista da operação e manutenção.
"Ao contrário de você os operadores do mar do norte, off shore preferem os EC-225 e os Cougar, e é isso que eles voam.
Quem já viu o filme Falcão Negro em perigo sabe o ponto fraco dele, atirem no rotor.
Por sinal, o EB também, desde que uma lata velha ficou 02 anos parados para consertarem o rotor e a cauda depois do erro do fabricante, mais os americanofilo gostam de endeusar o equipamento made in USA, faziam isso antes com os carros, mesmo sendo umas banheiras de terceira, agora, a Sirkosky está como a GM ou a Ford, só sobrevive porque tem os subsídios e as benécias do Governo dos EUA. Se aplicassem o que pregam para os outros, era um triplice falência, como demonstra o fracasso dos S-92"
Exatamente o que disse, ótima aeronave para operações navais...Nada a acrescentar.
Como já disse, o ponto fraco de qualquer heli, a Marinha que o diga quando perdeu um Super Puma e dois tripulantes com a dobragem do cone de cauda ocorrido em vôo, durante pouso no antigo Nael Minas Gerais.
Essa história que vc cita envolvendo um S70 do EB é um pouco diferente do que vc sabe, mas como não quero vc falando besteira para os outros vou te ajudar:
O maior problema que tivemos com o S70, foi uma trinca no cone de cauda e nada tem haver com o rotor traseiro, que vc insisti em citar, por causa de um filme que vc assistiu e adorou( Confessa pro tio Vava, vc teve um orgasmo vendo os americanos se ferrarem na Somália, não foi? Eta recalque!)
Não se definiu o pq de tal trinca, já que nenhum tripulante relatou qualquer anormalidade na operação desta aeronave.
O problema então foi que a Sikorsky tinha descontinuado esse tipo de Cone de cauda, pois passou a construí-lo com material composto e por alguma razão que desconheço o EB, não adquiriu o novo cone de cauda, mas sim encomendou, muito tempo depois um último modelo em Duraluminio, que descobriu-se, encontrava-se em um depósito no Oriente Médio.
Eu particularmente acho que o motivo da rachadura no cone do S70 do 4ºBAvEx foi devido a excesso de carga combinado a pouso brusco, o que seria aceitável se tratando de uma aeronave confiável como o Blackhawk, que foi feito para aguentar porrada, mas nem o S70 é indestrutível...
Porém acredito que os tripulantes do Super Puma, nunca terão esse tipo de problema, pq no fundo sabem que estão em uma aeronave bem menos confiável, que não perdoará esse tipo de exigência, como foi o caso da Trip do Blackhawk avariado que estão vivos...A propósito a tripulação do S70 do EB que caiu na Cordilheira dos Andes, por causa de um erro do piloto acostumado com aeronave monomotor, está viva também. É nisso que ele é bom: em proteger a integridade de seus ocupantes, possui ênfase na sobrevivência, pena não podemos falar o mesmo da linha Eurocopter.
Cara vc tem todo o direito do mundo de defender os Franceses e seus Heli para operação civil, mas depois de tanto tempo, trabalhando com a linha Eurocopter, seria irresponsável da minha parte achar que o “Super o que vc quiser” será uma boa para nós, ainda acho que engolir mais essa maracutaia Francesa não é o caminho, mas fazer o que né, quem manda nesse páis são os leigos civis né, então que assim seja...
Não precisa reponder com bravatas ou letras mau educadas, pq não pretendo continuar respondendo suas provocações, se tiver alguma dúvida, na boa pode perguntar, já são, 18 anos de aviação e 15 de lida na Frota Eurocopter...