vilmarmoccelin escreveu:
Cara, a diferença na formação de um exército profissional e de um exército de conscritos é mais cara não só pelo salário... A partir do momento que ocorrer a profissionalização ocorrerá as despesas "a mais" que temos nos soldados enganjados, cabos e sgts/oficiais temporários, um exemplo? Saúde de familiares dependentes...
Vilmar,
Eu estou me referinado a soldados e cabos. Quantos filhos um jovem de 18, 20 anos tem?
vilmarmoccelin escreveu:
Segundo, cara, 200mil já é um tamanho pequeno se pararmos pra ver o tamanho do Brasil e a nossa população, mas tudo bem... Vamos pensar assim, de um Exército de 200mil temos 70mil soldados que todo ano entram, recebem o treinamento básico, desses 70mil uns 50 a 60mil vão embora com esse ano de instrução. Entramos em guerra... Vamos mobilizar as tropas e convocar os reservistas dos últimos 5 anos? Vamos. 200mil da ativa + 50 a 60mil por ano vezes 5 anos... 450mil a 500mil... Agora vamos imaginar o proposto por você. Um exército com um corte de 30%... 140mil homens, só que profissional... Bom, os números da rotatividade vão diminuir drasticamente... 10 mil por ano??? Ou seja, em caso de mobilização, se chamarmos os mesmos 5 anos de reservistas teremos menos que o tamanho do Exército atual. E aí vem o X da questão...
Num efetivo profissional,o Exército faria contratos de 1, 2 anos que seriam renováveis por interesse de ambas as partes (soldado e instituição). Assim, a Força poderia regular a quantidade de reservistas preparados de acordo com seu interesse.
vilmarmoccelin escreveu:
Acho meio difícil sem uma garantia concreta do governo Federal que verbas não iam ser cortadas pela simples análise "menos homens, menos verba"...
Olha, reduzir o efetivo e traçar um acordo junto ao Congresso e Governo para NÃO diminuir as verbas para a Defesa seria possivel sim.
vilmarmoccelin escreveu:
Mas pra completar, alguém sabe os custos aproximados da formação de um recruta do EB e de um recruta do US Army? Pergunto isso porque seria uma boa comparação... Um bom ponto pra se analisar o quão caro seria formar um soldado para um exército profissional.
PS.: Não sei exatamente os números de recrutas, Sd e Cabos enganjados indo embora, etc... Usei números baseados no que eu lí aqui no DB mais um pequeno exercício de lógica mas se alguém tiver os números exatos seria de grande valia.
Mas enquanto isso não aparece deem uma olhada nessa tabela do link abaixo, atentar para o tamanho da nossas Forças Armadas na ativa e nas nossas tropas de reserva e o orçamento em comparação com os números da Alemanha e da França. Ah, a tabela não está perfeita, vários errinhos e alguns absurdos, mas é só procurar pelo Google outras e cruzar os dados pra ter uma idéia do que é confiável ou não.
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_co ... med_forces[/color]
Vilmar, isso não serve como comparação. Por que? Porque até o ano passado, quando se pagava apenas 100 dólares para um recruta no Brasil, 9 em cada 10 eram voluntários. Seria impossível ter o mesmo efeito nos EUA, Europa, num grande número de países.
Atenciosamente