FIGHTERCOM escreveu:Pessoal,
Eu vejo essa proposta "tentadora" da Coréia do Sul como um passo a frente com KDX-II e um passo atrás com as Pohang. Estaríamos absorvendo tecnologias com a construção das novas fragatas, mas não daríamos continuidade a esse processo a partir do momento que aceitássemos o recebimento de navios de segunda mão.
Com relação às Pohang:
1- Qual o custo benefício dessa proposta?
2- É possível a adaptação para acomodar um hangar?
3- Qual custo dessa adaptação?
Lembrar que estamos em uma nova fase e a MB está comprometida com os seus projetos, a não ser que haja uma reviravolta, devemos pensar em meios novos, chega de sucata.
Abraços,
Wesley
Não haveria intenção alguma em absorver nada com as Pohangs, apenas elas seriam os meios de uma contrapartida economica, leia-se 0800, onde a MB poderia de uma forma mais RÁPIDA patrulhar a nossa costa, enquanto os nossos NaPaOc estariam sendo construídos.
Li em algum lugar, que não existe almoço grátis. Depende de como se é convidado para o almoço.

Elas viriam como contrapartida e não como politica de compra de oportunidade ou algo parecido, e seriam fundamentais para acelerar o processo de "povoar" as 2 novas bases navais que a MB precisa, dai a proposta dos sul coreanos.
A medida que os NOSSOS NaPaOc fossem sendo entregues, dariamos baixa nestas Pohangs.
Claro que aqui atrás do teclado, tudo é mais fácil, mas acho que analisar as propostas sempre é válido.
Percebi que muitos comentários são feitos aqui, partindo da PREMISSA de que com as Pohangs, a MB não mais construiria seus NaPaOc. Acontece que essa construção é irreversível, ou seja, vamos construí-los.
As Pohangs seriam apenas para a função de NaPaOc "tampão" .
Os puristas que defendem que devemos ter tecnologia própria e etc e tal, podem ficar tranquilos, pois não será umas Pohangs que fará a MB desistir de seu programa.
Mas tenham em mente do tamanho do nosso litoral. Hoje não conseguimos realizar a contento o patrulhamento de nosso litoral, que dirá da ZEE.
É o que eu penso!
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)