Helibrás confirma nova fábrica em MG (Que venham os Cougars)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Carlos Lima
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Re: Helibrás confirma nova fábrica em MG (Que venham os Cougars)

#31 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jun 12, 2008 6:16 pm

Bom...

Eu preferiria o NH-90, mas se vamos de Cougar... então vamos de Cougar.

Pelo menos os "Sapos" vão descançar, porque isso já passou da hora mesmo!

[]s
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Wolfgang
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Re: Helibrás confirma nova fábrica em MG (Que venham os Cougars)

#32 Mensagem por Wolfgang » Qui Jun 12, 2008 8:12 pm

Primeiro o reaparelhamento, depois a indústria. O ideal é que ocorram em paralelo, mas o reaparelhamento é urgente.




brisa

Re: Helibrás confirma nova fábrica em MG (Que venham os Cougars)

#33 Mensagem por brisa » Qui Jun 12, 2008 10:38 pm

Wolfgang escreveu:Primeiro o reaparelhamento, depois a indústria. O ideal é que ocorram em paralelo, mas o reaparelhamento é urgente.
Amigo Wolfgang........ o ideal é que ocorram de maos dadas.... afinal hoje é o dia dos namorados :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abs




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Junker
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Re: Helibrás confirma nova fábrica em MG (Que venham os Cougars)

#34 Mensagem por Junker » Qui Jun 12, 2008 11:58 pm

Afinal é o Cougar ou Super Cougar? :?
DOSSIER : LES INVESTISSEMENTS DIRECTS ÉTRANGERS AU BRESIL

[...]Une autre action se rapporte au plan d’Helibras de fabriquer au Brésil l’hélicoptère Super Cougar, ce qui mène le fabricant à évaluer les besoins d’augmenter ses installations dans le pays. ‘’Des études préliminaires indiquent des investissements en œuvres, qui s’élèvent entre 20 et 30 M USD et qui seront achevées jusqu’en 2010’’ explique le cadre.

Partenaire de Turbomeca pour répondre à ce marché, Helibras – créée au Brésil par l’association entre l’entreprise française Aerospatiale et le gouvernement de Minas Gerais et unique fabricant d’hélicoptères en Amérique Latine liée au Groupe Eurocopter – investit dans l’offre d’une large gamme d’aéronefs. ‘’A l’usine d’Itajubá, sont fabriqués les modèles Esquilo et standardisés tous les autres produits Eurocopter – Colibri, EC 135 et EC 145, le Dauphin AS 365, le EC 155 et la famille Super Puma, autant dans les versions civiles que dans les configurations militaires’’, explique le président Jean-Noël Hardy.

Cette année, Helibras encourage, au Brésil, les ventes du modèle EC 145 – hélicoptère biturbine léger pour 8 passagers – connu depuis 2002 dans une bonne partie du monde. ‘’Un autre produit Eurocopter qui sera présenté est le EC 154 – un biturbine moyen pour 16 personnes’’, dit Hardy soulignant que les livraisons sont prévues à partir de 2012. Toujours selon le cadre, en 2007 Helibras a enregistré 48 commandes de nouveaux hélicoptères, pour un montant de 168M USD - soit, une croissance de 30% par rapport à 2006. En plus des ventes d’aéronefs, il a été vendu 65M USD en services de capacitation et maintenance de ces modèles.
[...]
o artigo é da Câmara de Comércio França-Brasil


mais uma:
Entrevista do presidente do Conselho de Administração da Helibras, Jorge Viana, após audiência com o governador Aécio Neves


Assuntos: Planta da Helibras em Itajubá, Eleições 2008, PT/PSDB e reforma política


Até pouco tempo era muito elevado o índice de peças importadas na montagem de helicópteros aqui na unidade em Itajubá. Isso melhorou hoje? Qual é o percentual?
O percentual hoje é próximo de 40%.

De peças estrangeiras?
Não. De nacionalização. O problema é que avião e helicópteros são produzidos numa escala muito pequena e isso é um assunto delicado. O mais importante de tudo é você assegurar o compromisso de transferência de tecnologia que pode vir de outras formas, você pode ter centro de treinamento, de capacitação, centros de reposição. Então, eu vim tratar hoje com o governador Aécio sobre a idéia que a Helibras, que seus acionistas estão tendo, dialogando com o governo federal, de uma segunda nova etapa. A Helibras vai completar 30 anos agora em junho, é um patrimônio do Brasil, é privada, o Governo de Minas é sócio, então uma parte é pública, mas é um patrimônio e o Brasil se firmou hoje como um pólo aeronáutico, que é a Embraer. A Embraer é hoje o número um no mundo no seu segmento e a Helibras, nós entendemos, está na hora de dar um passo bom, produzindo um novo modelo de helicóptero.

Como seria essa nova fase?
A nova fase é essa que está se discutindo. A Helibras poder produzir um Super Cougar, que é um helicóptero de médio porte.

Por enquanto é só o esquilo?
É o esquilo. Com o compromisso de produzir esse helicóptero e avançar na transferência de tecnologia. Então essa nova fábrica que a Helibras está discutindo, quero dizer que é um projeto que ainda está sendo discutido, há muito tempo, os dirigentes da Helibras estão pensando nisso, estão trabalhando nisso, a EADS que é uma das sócias, o senhor Edmond Safdié que é um dos donos também, um investidor, e o próprio Governo de Minas, têm agora a possibilidade de se ter um novo projeto, que produz um helicóptero de médio a grande porte para o mercado interno e para exportação. Seria uma boa maneira de comemorar os 30 anos da Helibras.

Seria um investimento de quanto?
Investimento é uma coisa delicada neste momento. A idéia é discutir com o governo brasileiro, como a França fez com a Airbus, como os americanos fizeram com a Boeing, como o Brasil fez com a Embraer, era o Brasil, que hoje comprou muitos helicópteros da Helibras, ter um compromisso de ao longo de dez anos, adquirir 50 desses aparelhos. O Brasil recentemente estava interessado, tinha uma licitação, para comprar mais de 20 aparelhos de médio e grande porte para transporte. Se o Brasil precisa de mais de 20 para repor a sua frota, assumir de ter a possibilidade de adquirir 50 ao longo de dez anos, já seria suficiente para viabilizar os investimentos e a implantação dessa fábrica. Só queria afirmar que a idéia é definitiva, que a fábrica de Itajubá dobraria ou multiplicaria o seu tamanho. A fábrica seria em Minas. Boa parte dos componentes seriam produzidos em Minas e envolvendo ainda para a produção de alguns componentes o Estado do o Estado do Rio e São Paulo.
Por exemplo, há uma perspectiva, esse processo dando certo aqui em Minas Gerais, de uma grande indústria multinacional montar a fábrica de turbinas no Rio de Janeiro. O Brasil e a América Latina não têm fábrica de turbinas. Todas as turbinas dos aviões e dos helicópteros são importadas. Então, se o Brasil, se a Helibras conseguir ter sucesso nesse projeto, ela vai fazer com que tenha investimentos, por exemplo, em uma fábrica de turbinas.

Seria uma nova planta ou expansão?
É uma expansão. Isso está sendo discutido, qual a maneira. Mas o certo é que Itajubá ganharia uma nova fase.

O governo, há pouco tempo, disse que poderia vender essas ações da Helibras. Isso foi discutido aqui?
Não. Toda a parte societária não foi discutida. Deve ter uma reunião mais para frente, mais a fundo, inclusive, o governador quer uma reunião mais técnica. Hoje eu estou trazendo informações porque semana passada tive uma audiência com o presidente Lula apresentando, pela segunda vez, essa idéia. O Governo federal está interessado. Quem cuida, pelo Governo federal, desse projeto estratégico, da relação com a França, é o ministro Jobim e o ministro Miguel Jorge. Eles estão trabalhando isso junto com os comandantes pelo lado do governo e é um projeto que não está pronto, está sendo construído, um projeto nacional, de interesse nacional e está andando tudo muito bem, todo mundo concorda e acho que Minas vai ganhar muito, se der certo esse projeto porque a Helibras vai poder comemorar 30 anos, consolidando o que a gente está chamando de segundo pólo aeronáutico do Brasil.
O Brasil tem hoje uma coisa fantástica, que é mão-de-obra qualificada. No eixo Minas, São Paulo e Rio criou-se esse centro de formação de engenheiros, que hoje chama a atenção do mundo. Eu acho que isso vai dar muito certo. Estou apostando tudo. Estou trabalhando como presidente do Conselho. Os executivos da ADS e da Helibras, o senhor Jean, que trabalha o dia a dia desse projeto. Eu sou apenas o presidente do Conselho de Administração. Mas estou ajudando como colaborador.

Aproveitando essa mão-de-obra qualificada, existe a possibilidade da criação e construção de outros modelos em Minas ou, por enquanto, só se fala no Super Cougar?
Não. O que tem é uma perspectiva neste momento muito boa para a Helibras porque a frota de helicópteros brasileiros está antiga. A Helibras vai completar 30 anos e está na hora de fazer uma renovação. O orçamento de Defesa do Brasil hoje está sendo levado a sério. O presidente Lula está priorizando essa área, o ministro Jobim está começando um trabalho muito importante nessa área. Você pode ter então, mesmo sem o Super Cougar, ainda um crescimento. Eu estou na Helibras de setembro para cá, assumi no dia 5 de setembro, e estou muito animado com os resultados que a Helibras está tendo. São resultados graças ao empenho dos funcionários, dos executivos dela, a ponto dela estar pronta para poder pensar, e o que está sendo feito agora, em um projeto ousado de produzir o Super Cougar no Brasil.

Dá para pensar em prazo para o início dessa expansão de Itajubá?
As conversas estão acontecendo agora, detalhamento de projetos, mas a idéia apresentada ao presidente Lula é que em junho, se tudo der certo, se todos colaborarem e eu acredito que vai dar certo, quando a Helibras faz 30 anos, a idéia é que o presidente Lula, o governador Aécio, os governadores do Rio ou São Paulo estarem em Itajubá lançando esse projeto do Super Cougar porque, sendo aprovado esse projeto, o helicóptero pode estar sendo entregue em dois anos e meio no máximo.

O que o senhor conversou com o governador?
Vim fazer uma visita. O Aécio é um amigo. Sempre militei, fui governador do PT e ele do PSDB e a gente tem afinidades muito grandes. Tenho uma admiração grande por ele. Mas, neste momento, vim tratar como presidente do Conselho de Administração da Helibras. Fazer uma visita para tratarmos do que a gente já tem tratado por telefone, que é um projeto que representa, de certa forma, uma nova etapa da vida da Helibras que tem sede em Itajubá. Porque estamos pensando que a Helibras pode produzir agora Super Cougar, um helicóptero de grande porte, tanto para o mercado interno, por exemplo, eu não falo do governo brasileiro, mas só a Petrobras e outras empresas privadas precisam desse modelo. Mas a idéia para a exportação. Sempre focado na diminuição da dependência externa, mas para avião e para helicópteros tem limitação nisso por conta da escala. A Helibras, no ano passado, produziu um pouco menos do que 30 helicópteros. Então, tem algumas limitações, mas há uma decisão de ter um grande centro de manutenção dentro desse projeto, ter um centro de reciclagem de pilotos, com simulador de vôos. Ele vem acompanhado de uma série de coisas e o presidente Lula cobrou muito e todos nós cobramos, compromisso concreto de transferência de tecnologias para que a gente possa, como a Embraer conseguiu, ter também na parte de helicópteros.

O senhor é filiado ao PT?
Sou.

O que o senhor está achando dessa possibilidade de aliança PSDB/PT aqui em Belo Horizonte?
Não posso falar de possibilidade dessa aliança PSDB/PT aqui porque não conheço a fundo. Eu estaria atropelando meus colegas dirigentes do PT aqui. Eu tenho um carinho muito grande pelo Pimentel, pelo Patrus, são lideranças importantes, junto com outras, aqui em Minas e eu confio neles. O que eles estiverem fazendo, eu concordo. O que eu entendo é que esse confronto permanente de PT e PSDB têm prejudicado o país e muito.

Em que sentido?
Tem prejudicado a toda hora porque quando o PSDB está no governo, as alianças que o PSDB faz são com partidos que estão mais distantes ideologicamente dele para poder governar. Quando o PT está no governo, o PT faz as mesmas alianças para enfrentar o PSDB e eu, particularmente, estou falando isso, estou fora da política agora, estou no setor privado, mas eu não saí da política definitivamente, em 2010 eu devo voltar a discutir. Mas eu governei em uma parceria com o PSDB no Acre e foi muito bom. Fui pioneiro nessa experiência.

O vice era do PSDB?
O vice era do PSDB, quando eu fui prefeito e quando eu fui governador e deu muito certo. Agora, é óbvio que tem uma coisa mais grave do que isso. É uma espécie de dependência que nós temos sempre do confronto de São Paulo, PT e PSDB de São Paulo. Acho que isso tem feito muito mal ao país. O país está vivendo isso há 16 anos.

O senhor acha que a hegemonia paulista prejudica a nação?
É uma hegemonia de conflitos entre PT e PSDB de São Paulo que contamina o Brasil. Eu acho isso muito ruim, tanto para São Paulo quanto para o resto do país. Eu espero que isso mude e como é que isso poder mudar? Eu lamento, por exemplo, que lideranças do PSDB não tenham ajudado o governo a aprovar a CPMF. Foi um grande equívoco. Aquilo é olho por olho. Se o PT, lá trás, adotou algumas medidas quando estava fora do governo, o PSDB não precisa adotar as mesmas medidas porque está fora do governo.

O que o senhor acha que é preciso para mudar esse balcão de negócios no Congresso Nacional?
Eu não posso endossar as palavras de balcão de negócios, mas eu lamento muito que no Congresso a gente não tenha uma agenda que possa estar mais perto daquilo que o Brasil precisa. O Brasil está precisando de algumas reformas, a principal delas é a política. Uma reforma política para que a gente saia dessa pulverização de partidos, dessa situação. Um exemplo é a Câmara de Belo Horizonte. Quantos partidos tem? Deve ter uns 30 e poucos vereadores e mais de 20 partidos. Isso é uma situação difícil para quem governa e difícil para o eleitor e o Brasil está muito atrasado numa reforma política.

Qual é o investimento da Helibras?
Isso está sendo discutido ainda. Se falou de 1 bilhão de euros. Não tem. Avião e helicópteros, você tem encomenda e vai produzir. Você compra de vários fornecedores e uma empresa dessa vai ter que ter investimentos que passam de US$ 200 milhões.

Quanto custa atualmente um Super Cougar no mercado?
Depende porque esse que a gente quer produzir, a gente quer competitivo, então o preço ainda não dá para dizer.

Ele tem quantos lugares?
Esses helicópteros vão a vinte e poucos lugares com os tripulantes. Então é um helicóptero de dez toneladas.

Seria montado inicialmente militar e não civil?
Não. Helicóptero de transporte. Se ele vai para a Marinha, Aeronáutica ou Exército, ele vai armado para defesa. Não é um helicóptero de ataque. É de transporte, inclusive militar ou civil.

O Governo de Minas participaria dos investimentos?
O Governo de Minas é dono de parte da Helibras, então, quando for discutido, o que não foi ainda, tem que ser discutido com o senhor Edmond Safdié, que é um dos sócios, com o Governo de Minas, e com a EADS, aí eu não sei.

Hoje o senhor trouxe essas primeiras informações para o governador. Qual é o próximo passo?
Eu tenho falado com ele muitas vezes por telefone. Hoje eu tive uma conversa mais pessoal, de amigo, ao mesmo tempo, por conta do estágio em que o projeto está. O presidente Lula acabou de dar um sinal verde para que a gente possa construir melhor a proposta, o ministro Miguel Jorge e o ministro Jobim estão conduzindo pela parte do Governo o processo, a Helibras, com a EADS, vai conduzir a parte técnica e, se tudo der certo, pode ser que a gente faça o lançamento do helicóptero em junho aqui em Minas.

E quantas unidades poderão ser fabricadas?
Isso é parte do detalhamento.
http://www.agenciaminas.mg.gov.br/detal ... evista=649




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Junker
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Re: Helibrás confirma nova fábrica em MG (Que venham os Cougars)

#35 Mensagem por Junker » Sex Jun 13, 2008 12:01 am

outra:
Aécio Neves discute produção de novo modelo de helicóptero

Omar Freire/Imprensa MG
Imagem
A reunião aconteceu no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte

BELO HORIZONTE (10/06/08) - O governador Aécio Neves se reuniu, nesta terça-feira (10), no Palácio da Liberdade, com o presidente do Conselho de Administração da Helibras, Jorge Viana e com o presidente da Eurocopter para a América Latina, Christian Grass, para discutir o projeto de expansão da Helibras em Itajubá, no Sul de Minas. A Helibras é a única fábrica de helicópteros da América Latina e o Governo de Minas, através da MGI Participações, detém 16,04% das ações. A Eurocopter e a Bueninvest são os outros controladores.

O projeto prevê investimentos de, no mínimo, 200 milhões de Euros em Itajubá para aumentar a capacidade de produção da fábrica e consolidar um novo pólo aeronáutico no país. Segundo Grass, os investimentos podem chegar a 4 bilhões de Euros até 2020.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Raphael Guimarães, explicou que atualmente a Helibras produz o modelo Esquilo e com a nova expansão, passará a produzir o Super Cougar, uma aeronave com capacidade para 25 passageiros e que pode ser usada comercialmente ou militarmente. O novo modelo será vendido para o mercado brasileiro e para o mercado externo. A previsão inicial é que sejam produzidos inicialmente, ao menos, dez helicópteros por ano.

A estimativa de Christian Grass é que o primeiro helicóptero seja montado em dois anos. Nos próximos meses, a Eurocopter deve assinar um protocolo de intenções com o Governo de Minas. Até lá, a empresa vai finalizar o plano industrial para a expansão. “Gostamos muito do Brasil e de Minas Gerais e estamos com possibilidades muito boas”, afirmou Grass.

O secretário de Desenvolvimento Econômico explicou a importância do projeto de expansão para o Estado. “Esse é um investimento muito importante para Minas porque vamos transferir para o Estado tecnologia, conhecimento e inteligência. O Estado não está preocupado hoje só em ter fábricas, bens de capital. Precisamos trazer para cá os melhores engenheiros do mundo para desenvolver projetos e exportar inteligência. Para fazer isso, precisamos ampliar a fábrica e fazer um centro de engenharia”, explicou o secretário.

A Helibras emprega 250 funcionários e tem um faturamento líquido anual cerca de US$ 90 milhões. Os países sul-americanos, como Argentina, Bolívia e Chile são alguns dos maiores importadores de helicópteros Helibras. Neste mês de junho, a Helibras completa 30 anos de atividade.
http://www.agenciaminas.mg.gov.br/detal ... ic%F3ptero




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Re: Helibrás confirma nova fábrica em MG (Que venham os Cougars)

#36 Mensagem por faterra » Sex Jun 13, 2008 12:38 am

Acho prematuro detonar a montagem destes helicópteros em Itajubá, até sabermos de fato qual o modelo que será montado. Puma, Super Puma, Cougar, Super-Cougas, "prastificados" ou kits "LEGO".
Eu acho que não poderá ser um produto "chinfrim" com o volume de investimentos previstos até 2020, na casa dos 4 bilhões de euros.
Portanto, cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém. :wink:




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Um abraço!
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Re: Helibrás confirma nova fábrica em MG (Que venham os Cougars)

#37 Mensagem por Wolfgang » Sex Jun 13, 2008 9:22 am

Hegemonia paulista? Imprensa governamental é sodas...




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Lucius Clay
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Re: Helibrás confirma nova fábrica em MG (Que venham os Cougars)

#38 Mensagem por Lucius Clay » Sex Jun 13, 2008 10:19 am

:D Que bom!

Podermos dominar partes importantes na construção de um helicóptero de médio porte. Li na RFA, matéria sobre a ajuda que o Brasil deu a Bolívia, que os militares elogiaram muito o helicóptero (EC-532), muito estável e valente. Se pudermos fazê-los aqui, com mais independência, e provavelmente a manutenção de motores e tudo mais aqui, será maravilhoso sim. Mas não vejo, como muitos aqui no fórum, como algo negativo termos dois produtos de médio porte como algo ruim, um fornecedor é USA e outro Europeu, não tem porque dependermos de de apenas um fornecedor.

Acho que devem ser distribuídos sobre tudo para o Exército, principalmente em bases no Norte do país. Nossos soldados têm muita dificuldade de locomoção rápida.

Em conversas que tive com um colega que fez curso em Imperatriz, no Maranhão, o batalhão solicitava dois helicópteros para treinamento e não conseguiam, a disponibilidade e o número de aeronaves é muito ruim.

Vou "viajar" agora, permitam-me:
(Compras do Exército e FAB)
1.36 Dauphon - pequeno porte - em duas bases no Nordeste;
2.30 EC-532 + 30 BH - médio porte e 6 Mi-26 - grande porte - Norte Centro-Oeste - distribuídos em pelo menos 8 bases com 10 helis de médio ponte e mais uma base com 2 elementos de grande porte em Manaus e mais 2 em Belém. Em Goías, Anápolis ou outro lugar ficariam 2 Mi-26 reserva;
3.15 EC-725 + 2 Mi-26 - Região Sudeste e 15 + EC-525 - 3 Mi-26 - Sul.
(Compras da MB)
4.15 EC-725 Navalizado - para Região Sudeste (RJ) + 10 EC-725 no Nordeste (provavelmente Natal e Salvador - onde ficariam os P-3 Orion);
5.10 SH-70 - distribuídos nos navios da Marinha;
6.15 Super Linx (Linx 300) - distribuídos nos navios de escolta e/ou patrulha da Marinha.

O ideal estaria próximo disso, na minha cabeça, claro.........

Podem me chamar de maluco, mas ainda acho que o orçamento para a Defesa será melhorado com o passar dos anos e se concentrar em um cenário mais ativo do nosso país no planeta.

Desculpem o tamanho da mensagem...




"A televisão, essa última luz que te salva da solidão e da noite, é a realidade. Porque a vida é um espetáculo: para os que se comportem bem, o sistema promete uma boa poltrona".(Eduardo Galeano)
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Re: Helibrás confirma nova fábrica em MG (Que venham os Cougars)

#39 Mensagem por Kratos » Sex Jun 13, 2008 10:27 am

E que se foda a decisão das Forças Armadas de padronizarem no Blackhawk.




O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
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Re: Helibrás confirma nova fábrica em MG (Que venham os Cougars)

#40 Mensagem por Carcará » Sex Jun 13, 2008 10:37 am

E que se foda a decisão das Forças Armadas de padronizarem no Blackhawk.

E qual é a força que é padronizada somente com o Blackhank?




CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!!

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Re: Helibrás confirma nova fábrica em MG (Que venham os Cougars)

#41 Mensagem por jauro » Sex Jun 13, 2008 11:03 am

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Projeto SuperCougar será lançado este mês



O projeto de produção de helicópteros militares no Brasil sairá do papel no próximo dia 30. A Helibras, sua controladora Eurocopter e o governo brasileiro lançam oficialmente o programa de fabricação, no país, do SuperCougar, helicóptero de uso militar de transporte e de ataque. As Forças Armadas brasileiras deverão adquirir pelo menos 50 unidades do modelo, que será produzido na fábrica da Helibras, localizada em Itajubá (MG). Os primeiros helicópteros deverão estar em operação no início de 2010.

Além de suprir a demanda brasileira, a fábrica deverá atender a países vizinhos. Chile e Venezuela já mostraram interesse pelo modelo. Segundo Viana, a mão-de-obra especializada em mecânica e a demanda assegurada foram os fatores determinantes para que o projeto ganhasse corpo. E a EADS, dona da Eurocopter, também vem buscando, nos últimos anos, transferir suas linhas de produção para fora da Europa, para escapar do "custo euro". A Eurocopter cogitou a instalação da fábrica após o governo brasileiro ter lançado, em meados do ano passado, consulta de aquisição de helicópteros para modernizar as Forças Armadas.

O Brasil vai produzir a mais moderna versão do SuperCougar, helicóptero que pode transportar até 22 pessoas e voar a 300 quilômetros por hora. Hoje, esse helicóptero só é produzido na França e pode custar até US$ 50 milhões, dependendo de sua configuração. "O helicóptero brasileiro vai sair mais barato", disse ao Valor o presidente do conselho de administração da Helibras, Jorge Viana.

A expansão da linha de montagem do SuperCougar deverá exigir investimentos de ? 200 milhões, mas o governo de Minas Gerais já alardeou que a instalação do que vem sendo chamado de "novo pólo aeronáutico brasileiro" (em alusão ao pólo de produção desenvolvido em torno da Embraer) poderá movimentar cerca de ? 4 bilhões.

Viana evita falar sobre cifras. Mas informou que nas próximas semanas vai se reunir com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para discutir linhas de financiamento para o projeto. Instituições francesas também darão apoio financeiro à Helibras e a futuros parceiros estratégicos.

"Já estamos negociando tranferências tecnológicas para produção local de peças", afirmou Viana. As negociações já estão avançadas com alguns fornecedores, principalmente de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. A gaúcha Aeroeletrônica é cotada para produzir aviônicos (sistema de navegação da aeronave), enquanto a Inbra, de Mauá (SP) poderá fornecer materiais compostos. A francesa Turbomeca (turbinas) e a italiana Finmeccanica também mantêm conversas.

O centro de engenharia do projeto ficará em Minas Gerais. No Rio de Janeiro deve ser instalado o primeiro simulador de vôo de helicópteros para treinamento de pilotos. Hoje, esse equipamento só está disponível na Europa e nos Estados Unidos.

Por conta dos novos investimentos, a composição societária da Helibras, única fabricante de helicópteros da América Latina, poderá passar por mudanças. Hoje, a Eurocopter possui 45% da empresa; o governo de Minas tem 25% de participação. A Bueninvest, do empresário Edmond Safdié, detém os 30% restantes e estuda propostas para se desfazer do negócio.

A oficialização do projeto deverá contar com a presença dos presidentes mundiais da Eurocopter e da EADS e de autoridades francesas e brasileiras. A cerimônia também marcará o aniversário de 30 anos da fundação da Helibras, instalada inicialmente em São José dos Campos (SP).




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Re: Helibrás confirma nova fábrica em MG (Que venham os Cougars)

#42 Mensagem por alex » Sex Jun 13, 2008 11:10 am

A ideia é vender 50 helis e depois dane-se. Não ha compromisso nenhum de produzir aqui outro heli ou peça para a linhas de montagens na França. Há a possibilidade de uma fabrica de turbinas se instalar no Brasil...possibilidade, não compromisso.
Vamos nos ferrar, de novo.
E pior: o dinheiro que poderia ser enviado para quipamentos nacionais vai ser remanejado para esse
negócio sujo.

Parabéns aos franceses, foi uma jogada de mestre para derrubar a compra dos 20 helis da licitação.




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Re: Helibrás confirma nova fábrica em MG (Que venham os Cougars)

#43 Mensagem por Tigershark » Sex Jun 13, 2008 11:23 am

Vamos aguardar o anúncio oficial com a definição do heli a ser produzido.De qualquer forma acho que é um bom negócio para todos.




Carlos Mathias

Re: Helibrás confirma nova fábrica em MG (Que venham os Cougars)

#44 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jun 13, 2008 11:41 am

Vendem estes helis, mas o Rafaleco já era. 8-]




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Re: Helibrás confirma nova fábrica em MG (Que venham os Cougars)

#45 Mensagem por Wolfgang » Sex Jun 13, 2008 11:47 am

Então, o pior já passou, CM.. o que vier é lucro... :twisted: :mrgreen:




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