Um abraço e t+

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
Muito bom o comentário Berald! A situação é esta mesmo, são poucos PF para uma infinidade de ações neste país continental e cheio de problemas a resolver, de colarinho branco a tráfico infernacional de drogas e de pessoas!A.K. for T-7 escreveu:Oi pessoal,
Estou meio sumido porque aqui o cobertor está curto, e estou tendo que adiantar todo o serviço para não deixar ninguém na mão e ter tempo para poder fazer o curso de Caçador do EB agora no mês que vem.
A minha argumentação a respeito do COT é justamente isso: não dá para cobrar de duas ou três dúzias de caras que tem que fazer de tudo, de controle de distúrbio civis/cumprimento de mandados de reintegração até ações anti-terror/resgate de reféns o mesmo grau de preparo que unidades específicas. Além do que, tem um pequeno detalhe: no COT você faz o treino inicial e aí, meu velho, é realidade todo o dia, pois tem zilhões de mandados para cumprir, milhões de operações para apoiar nas SR e Delegacias, escolta de preso para lá e para cá, tudo isso para uma meia dúzia se virar e fazer. Por isso a rotatividade no COT é tão grande: enche o saco mesmo, pois não dá tempo nem de ver a família direito. Bm diferente de uma Unidade de Op Esp militar, por exemplo, que faz o treinamento inicial, depois, treina, treina, treina, e mais treina, não tendo (ainda bem) que ir para a prática 24/7. Sem contar a formação inicial do pessoal, que é militarismo forte e enraizado (EB, etc...) versus "fod@-se" com hierarquia e disciplina (PF)...
Quanto a equipes de Delegacias especializadas, eu perguntei quando e que operação pelo seguinte: até pouco tempo, toda a doutrina policial de boa parte do DPF era simplesmente "riscar a peixeira no chão", falar "puliça, mão na cabeça!" e só... Mesmo porque, diferente de PC e PM, você ficacinco, seis meses fazendo investigação, seguindo, tirando foto, filmando, ouvindo, ou seja, fazendo toda uma investigação, juntando um conteúdo probatório, para aí depois, num único dia, fazer a operação. É bem diferente da PM que fica na rua atendendo 190 todo o dia, ou treinando muito (Unidades de Choque), ou da PC que sai também todo o dia e treina bastante (Unidades Especializadas).
O dia que o efetivo previsto de uma Delegacia do DPF for 20 agentes e tiver na realidade uns 15 ou mais, aí dá para se cobrar algo. Mas, enquanto o efetivo previsto for 20, e tiver 3 ou 4 para fazer todo o serviço, de emissão de passaporte a prisão de traficante, aí fica difícil cobrar, treinamento, experiência profissional diária na rua, etc.
Agora, a DELEPAT e a DRE de muitas SR estão se profissionalizando bastante, fazendo estágio no COT, no BOPE, curso na CTT, etc. com freqüência... No próprio RJ mesmo, quando passei por lá para fazer umas coisas, o CORE só foi elogios, contando da vez que eles estavam na merd@, pedindo apoio pelo rádio, e o pessoal da DRE, DELEPAT e até neguinho do plantão da SR (!!!) que estava xeretando o rádio começou a chegar de todo o lado, viatura com dois PF mais um pitbull no banco de trás, até viatura descaracterizada com neguinho sozinho (!!!) ia chegando na beira do morro, o pessoal largava a viatura no meio da rua, fazia um grupinho de três ou quatro e caía pra dentro da favela para apoiar... Isso é o que conta: o espírito de grupo e a união quando o bicho pega...
A.K. for T-7 escreveu:Ah, quanto às MAG, são razões que a própria razão desconhece. A MB também nos vetou .50 nas lanchas do NEPOM... E agora perdemos as MAG. Agora só podemos ter metralhadoras 5,56x45mm OTAN.. É por isso que estamos comprando uma porrada de HK MG4, para reforçar as MINIMI e as MG4 que já temos, substituindo as MAG...
Sd Young Guns 2 escreveu:Pessoal desculpa a demora, mas esse mês vai ser muito complicado escrever sobre o COT e no geral mesmo, meu filho nasceu dia 23 agora e não pude ver ele ainda...mas faz parte da vida, a internet ta foda aqui no oriente medio!
Forte abraço aos irmaos de farda e País e um até brave.
Sd Volcom
Vlws Abraços
1º-Parabéns pelo filhão!Sd Young Guns 2 escreveu:Pessoal desculpa a demora, mas esse mês vai ser muito complicado escrever sobre o COT e no geral mesmo, meu filho nasceu dia 23 agora e não pude ver ele ainda...mas faz parte da vida, a internet ta foda aqui no oriente medio!
Sd Volcom
Vlws Abraços
Vocês tão treinando em Israel?Sd Young Guns 2 escreveu:Pessoal desculpa a demora, mas esse mês vai ser muito complicado escrever sobre o COT e no geral mesmo, meu filho nasceu dia 23 agora e não pude ver ele ainda...mas faz parte da vida, a internet ta foda aqui no oriente medio!
Sd Volcom
Vlws Abraços
Não é "toda Delegacia de esquina" é o NEPOM, que é a Unidade da Polícia Federal que tem o dever Constitucional de fazer a polícia da fronteira marítima do Brasil. E como você vai parar uma embarcação "pirata" com casco de aço com uma metralhadora 5,56 ? Como você vai se proximar com uma lancha de fibra de uma embarcação com casco de aço, mais alta e com um monte de "marinheiro" de AK-47, FAL, etc. numa posição superior a sua e "blindado" pelo aço do casco e do para-peito?PQD escreveu:entendo o que quis dizer, mas vejo que a principal "PREOCUPACAO" do EB é: - "daqui a pouco toda delegacia de esquina vai ter sua .50 e seus similares" creio que cada orgao de seguranca tem suas atribuicoes distintas e a coisa ta comecando ficar tipo cada orgao com seu pequeno exercito particular com um POLITICO E NAO UM "TECNICO" DA AREA NO COMANDO, e um armamento mais potente demanda mais RESPONSABILIDADE,
Se um órgão não consegue cumprir sua função Constitucional por causa da interferência ou do "modo de ver" de outro Órgão, é que algo está muito errado. Este último Órgão "interferidor" parece não entender o que é Estado de Direito, atribuição Constitucional, etc.nao digo que as F.A tem mais responsabilidade que a PF, digo que cada um tem que ficar na sua, se um orgao de seguranca nao consegue com suas caracteristicas peculiares cumprir suas obrigacoes por causa que o agente adverso tem poderio maior, vejo que o filho apanha de um cara maior, entao chama seu irmao maior pra ajudar, seu pai, e por ai vai, entende?
As atribuições da PF estão delimitadas na Constituição Federal, no art. 144, e pode ir lá checar: nem tudo isso conseguimos fazer direito. O EB tem suas atribuições, a PF as suas. Cada macaco no seu galho. A PF age dentro de suas atribuições e não atrapalha ninguém, só os bandidos natos ou os cidadãos que estão cometendo crimes. Já outros órgãos parecem querer se imiscuir e falar o que um ou outro Órgão pode ou não ter ou fazer para cumprir suas atribuições. O que este Órgão (EB) tem que entender é que ele tem suas atribuições Constitucionais, e entre elas não está "fiscalizar a Polícia Federal e determinar o que ela pode ou não ter". Vá lá no art. 142 e veja se tem isto. Não tem, porque esta é uma atribuição do Ministério Público, e não do EB.Veja bem, sei do seu conhecimento de seguranca publica, nao quero doutrina-lo de forma alguma é apenas meu ponto de vista analizando como o EB vê a coisa toda mas nao falo em nome do EB pois nao sou seu porta voz. Em contra partida vejo que a PF tenta a cada dia que passa expandir sua atuacao além das caracteristicas policiais,
"Órgão arisco" é aquele que desobedece a ordem costitucional, dá golpe e implanta a Ditadura, desrespeitando todas as leis vigentes até então. A PF nunca fez isso. A PF é submissa ao Ministério da Justiça e fiscalizada por um Órgão totalmente independente, o Ministério Público, que, tenha certeza, não dá mole pra ninguém: mijou fora do penico, é processo judicial na cabeça, demissão e prisão.um orgao meio "arisco" que nao gosta de submeter-se a ninguem. Exemplo na area de inteligencia o DIP nao tem o habito de cooperar com a Abin ja o pessoal da Abin tem estreita cooperacao com as FA nao pelo resquicio do regime militar mas porque a PF nao gosta de cooperar com os outros orgaos ex porque a PF se incomoda tanto com a Abin conseguir a prerrogativa da interceptacao telefonica e ambiental?.
Isto eu não vou nem comentar...Enquanto algums delegados vestidos de burocrata que só querem andar de BMW apreendida ficarem querendo colocar os outros orgaos no chão e achando que é deus no Ceu e a PF na terra, vai existir esses atritos entre orgaos, falo da PF mas de uma forma geral tenho orgulho da PF pois esta fazendo um bom trabalho tirando algumas excecoes, mas que tem muito a fazer para melhorar, a comecar pelos proprios atritos internos de Delegado com Perito, agente velhao com delegado novo que quer fazer tudo virar um "MIAMI VICE", briga de administrativo com Agente e por ai vai tem ciumeira de um pegar o cargo do outro pra fica atras de mesa e pistola na cintura em setor ADMINISTRATIVO. E tem que cortar mais na propria carne, mais do que ja cortou, principalmente em algumas SRs do sudeste bem problemáticas.
Isto precisa lembrar para o EB...O que falta no Brasil é cooperacao cada um na sua area fazendo o seu papel e nao o do outro, sempre respeitando o trabalho do outro
Acho que muitas pessoas não entendem o conceito de Ordem Judicial. Ordem Judicial é Ordem Judicial, é para ser cumprida. Não cumprí-la ou opor resistência é crime. Não importa se é a Aeronáutica ou o Papa. Se a Justiça Federal determinou "A", "A" será feito. A LEI é assim. E estamos num Estado de Direito, que é conhecido como o Império da Lei, e não como o império do Ego da Instituição "X" ou "Y"... Ou seja, TODOS devem se submenter às leis e às determinações judiciais..., e nao delegado querendo invadir CINDACTA QUASE CHUTANDO PORTA TIPO CASA DA MAE JUANA PRA PEGAR PAPEIS, OU TIPO POLICIA CIVIL MANDANDO, ISSO MESMO MANDANO SIMPLESMENTE FECHAR ESPACO AÉREO DE uma parte de SP ( segundo maior trafego de helicopteros do mundo) como se fosse fechar uma via marginal de rua, isso sem querer saber as concequencias como se esquececem que quem responde sobre o controle aéreo é a aeronautica,
Não vou comentar, porque não sei do que se trata. Só sei a parte de alguns Órgãos ficarem chateados com a interferência de outros...se precisar fechar facam o pedido pelas vias normais (caso da menina que caiu do predio em sampa) e nao transformar tudo num REALITY SHOW MACABRO. Ou simplesmente algums PF`S dando batida em casa descaracterizada EB, achando que tem autonomia, e sabendo que se tratava de um escritorio de Inteligencia do Exercito em algum lugar "lá no norte" do Brasil e querer confiscar papeis isso que algums orgaos ficam ... Chateados.
Um agente da PF que usa estas armas é um policial técnico com nível superior e no mínimo três anos de casa (estável) que é treinado para operar uma arma automática com muito mais preparo que qualquer conscito de 18 anos com nível médio, disso não tenha dúvida. A começar que nosso treino com este tipo de arma são 3 ou 4 mil disparos nas mais diversas situações, e não 40 ou 50 tirinhos de um tripé num alvo estático. Se tem dúvida,vá na ANP assistir a um treino de MG4. Vá lá ver um Jet Ranger passar a 150 km/h pela linha de tiro com 10 alvos a 100m, e o PF com uma MG4 na porta colocar mais de 70% dos disparos no alvo...Entao da mesma forma que DELEGADOS creem que as FA em situacao exepcional (caso do Rio) nao possam subir uma area de risco pois acham que as FA nao tem preparo, as FA pensam que algumas Policias nao tem necessidade nem preparo para possuir uma .50.
Só um ponto de vista meu Vilmar:vilmarmoccelin escreveu:Eu nunca fui a contra certas restrições para civis, por exemplo, não poder ter 9mm nem .45 (os dois calibres mais usados e com as melhores armas) etc, agora, restrições pra polícia eu acho ainda mais ridículo...
Realmente falta no Brasil o controle ser feito por um órgão independente, sem vínculo com as FFAA.