Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.
Moderador: Conselho de Moderação
-
Sideshow
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Mensagem
por Sideshow » Dom Fev 24, 2008 11:23 pm
cicloneprojekt escreveu:born escreveu:O único país na América Latina que tem condições de construir e manter um sub nuclear é o Brasil, hoje e ainda por um bom tempo, se é que um dia vai existir algum outro.
Estou acompanhando foros argentinos e o curioso é que defato eles não "querem" nada com SSN.
E ficam batento na tecla de que o Brasil só poderá terminar seu SSN com a misericordiosa ajuda da INVAP? Eles estão falando é em terminar o S-43 (TR 1700)
Foi por isso que fiquei puto com uns hermanos hoje.....até pensei que levaria um advertência no ZM.
-
WalterGaudério
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Mensagem
por WalterGaudério » Dom Fev 24, 2008 11:35 pm
Sideshow escreveu:cicloneprojekt escreveu:born escreveu:O único país na América Latina que tem condições de construir e manter um sub nuclear é o Brasil, hoje e ainda por um bom tempo, se é que um dia vai existir algum outro.
Estou acompanhando foros argentinos e o curioso é que defato eles não "querem" nada com SSN.
E ficam batento na tecla de que o Brasil só poderá terminar seu SSN com a misericordiosa ajuda da INVAP? Eles estão falando é em terminar o S-43 (TR 1700)
Foi por isso que fiquei puto com uns hermanos hoje.....até pensei que levaria um advertência no ZM.
O que eu acho incrível, é como eles apesar de toda a penúria se acham a última bolacha do pacote. Na cabeça deles, nós estamos pedindo arrego
, desistindo de produzir nosso próprio reator que na prática sóprecisa do prédio onde será montado e testado.
Tem uns mais tresloucados que estão conjecturando se a INVAP deve ou não dar um desconto pelo reator...
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
-
FIGHTERCOM
- Sênior
- Agradeceu: 1222 vezes
- Agradeceram: 734 vezes
Mensagem
por FIGHTERCOM » Dom Fev 24, 2008 11:41 pm
cicloneprojekt escreveu:Sideshow escreveu:cicloneprojekt escreveu:born escreveu:O único país na América Latina que tem condições de construir e manter um sub nuclear é o Brasil, hoje e ainda por um bom tempo, se é que um dia vai existir algum outro.
O que eu acho incrível, é como eles apesar de toda a penúria se acham a última bolacha do pacote. Na cabeça deles, nós estamos pedindo arrego
, desistindo de produzir nosso próprio reator que na prática sóprecisa do prédio onde será montado e testado.
Tem uns mais tresloucados que estão conjecturando se a INVAP deve ou não dar um desconto pelo reator...
Wesley
-
Knight
- Intermediário
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 6 vezes
Mensagem
por Knight » Seg Fev 25, 2008 12:53 am
Vamos separar o que está inflado na mídia do contexto mais amplo.
1 - Os Arges estão com um gargalo energético hoje.
2 - Nós estamos trabalhando para evitar a volta do nosso.
3 - Foi vendido à opinião pública que um reator de baixa potência é seguro e têm 1001 utilidades, inclusive para gerar energia elétrica.
4 - Uma empresa binacional foi proposta para o reator (atenção para isso).
5 - A Presidenta não podia sair de uma reunião "pires na mão" sem nada.
6 - Para o Brasil é bom negócio, não perdemos nada e temos a chance de implantar um modelo padrão de usinas aqui e lá.
-
thelmo rodrigues
- Sênior
- Agradeceram: 3 vezes
Mensagem
por thelmo rodrigues » Seg Fev 25, 2008 8:22 am
Uma coisa interessante é a reação infantil de alguns foristas chilenos desfazendo da tecnologia portenha(que é de ponta sim) e claro, da capacidade brasileira.
Bem, isso não é novidade para ninguém aqui do Fórum. Se fosse o contrário poderíamos começar a fazer nossas preces porque o Dia do Juízo Final estaria próximo.
"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
-
jambockrs
- Sênior
- Agradeceu: 427 vezes
- Agradeceram: 180 vezes
Mensagem
por jambockrs » Seg Fev 25, 2008 8:46 am
Knight escreveu:Eu vi um filme parecido...
Gaucho X Chivunk
Prezado
Knight:
Não podemos esquecer o malôgro do CBA-123 Vector.
Um abraço e até mais...
-
Brigadeiro
- Sênior
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 12 vezes
Mensagem
por Brigadeiro » Seg Fev 25, 2008 9:18 am
Isso apenas uma jogada para fazer os hermanos pensarem que são a última bolacha do pacote? Pelo que foi dito, o NOSSO reator está praticamente todo encaminhado e não há porque pegar "emprestado" o deles. Essa manobra é apenas para acalmar os ânimos dos hermanos ou da comunidade internacional?
Até mais!
Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
-
orestespf
- Sênior
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Mensagem
por orestespf » Seg Fev 25, 2008 9:30 am
Fernando Teles escreveu:Orestes, estou vendo muita movimentação, demais para quem tem o orçamento reduzido, entramos na era do "faz-de-conta".
Olá Fernando,
entendo seu ponto de vista, mas acontece que você está pensando no orçamento atual das FFAA, este realmente é curto. Porém as compras militares anunciadas serão pagas com verbas de outra rubrica, de outras fontes. Além do mais, estas compras são pagas a longo prazo, ou seja, entre 20 e 30 anos.
Outra coisa, reaparelhamento deste nível não é considerado gasto, mas sim investimento no País. Parece que este Governo ou parte dele conseguiu compreender isso.
Abraços,
Orestes
-
lobo_guara
- Sênior
- Agradeceram: 19 vezes
Mensagem
por lobo_guara » Seg Fev 25, 2008 12:26 pm
Brigadeiro escreveu:Isso apenas uma jogada para fazer os hermanos pensarem que são a última bolacha do pacote? Pelo que foi dito, o NOSSO reator está praticamente todo encaminhado e não há porque pegar "emprestado" o deles. Essa manobra é apenas para acalmar os ânimos dos hermanos ou da comunidade internacional?
Até mais!
Não sei, não sei são se essa é a melhor táctica, pois penso que tal anuncio (ainda que trata-se de blefe) possa causar problemas para a França que trariam reflexo na tão propalada parceria com o Brasil, pois imagino que a Inglaterra (aliada de primeira hora a França) iria ficar no mínimo desconfiada com a possibilidade de vazamento de alguma informação estratégica para os hermanos que poderiam influir nos seus interesses no atlâtico sul. Além do mais só em imaginar os argentinos, ainda que apenas, com 1/2 submarino nuclear, deve causar arrepios aos Ingleses.
Desconfio que essa história possa ter conseqüencias negativas para os propósitos da MB.
Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
-
Marino
- Sênior
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Mensagem
por Marino » Seg Fev 25, 2008 12:34 pm
Do Areamilitar:
Cooperação nuclear entre Brasil e Argentina
Submarino Nuclear Brasileiro com motor argentino ?
25.02.2008
A agência France Press afirmou neste domingo que Brasil e Argentina têm planos de cooperação na área da energia nuclear que poderão ter aplicações no que diz respeito ao programa de construção de submarinos nucleares.
Segundo a notícia divulgada, a cooperação com a Argentina será na área do enriquecimento de urânio, o combustível utilizado pelos reatores nucleares.
Entretanto também se afirma que a colaboração entre Brasil e Argentina se estenderá à utilização de reactores de origem argentina e baseados em sistemas experimentais que a Argentina fabrica e exporta. Este tipo de reactor de pequenas dimensões é necessário quando se trata de colocar o sistema a bordo de um navio, ainda mais quando os planos brasileiros para a construção de submarinos locomovidos a energia nuclear apontam para navios com um deslocamento relativamente reduzido.
Se a cooperação na área do enriquecimento de urânio por parte dos argentinos, faz sentido à luz das potencialidades conhecidas da industria argentina e brasileira, já a possibilidade de utilização de um reator argentino por parte de navios de guerra brasileiros é algo estranha e difícil de explicar porque a existência um entendimento entre os dois países levaria à construção por parte da Argentina do reator, ficando para o Brasil a construção do casco e instalação e montagem dos sistemas e subsistemas, campo onde o Brasil tem bastante experiência.
Ora o projecto brasileiro de construção de um submarino nuclear de ataque é já um projecto com décadas e o seu principal «sucesso» foi a construção pela marinha no Centro Experimental de Aramar, no estado de São Paulo, de um reator com capacidade suficiente para aplicação a um submarino nuclear.
A notícia divulgada, no caso de se confirmar a participação argentina no projeto, implica que teriam sido inúteis os esforços brasileiros para construir um submarino nuclear de ataque, que têm-se fixado exactamente no desenvolvimento do reator.
Segundo as informações disponíveis, a França deverá ser parte interessada no projeto através de uma empresa mista, devendo colaborar na elaboração de projetos e cedência de tecnologias que o Brasil não domina, por exemplo no campo da construção de cascos.
Informações recentes perecem fazer crer que embora o Brasil tenha efectuado tentativas de aproximação junto da França e da Rússia para obter tecnologias relacionadas com a construção do reator nuclear, nenhum daqueles dois países se mostrou interessado na cedência de qualquer tecnologia relacionada com a área atômica.
Repito que não há a mínima possibilidade da MB jogar no lixo todo o desenvolvimento feito em Aramar.
O reator está pronto, montado, faltando somente ser testado, e para isto será construído o prédio de contenção. O resto é politicagem do Jobim/Itamaraty. Pode haver interesse na geração CIVIL de energia. Na militar, não há a menor possibilidade.
Aqui o artigo de 2005 do CMG Leonan, que mostra que já nesta época o reator estava pronto:
http://www.defesanet.com.br/marinha/nuclear_sub.htm
-
brekut
- Júnior
Mensagem
por brekut » Seg Fev 25, 2008 1:09 pm
concordo com o lobo guara, os ingleses não devem estar nada satisfeitos com a noticia. isto podera trazer + problemas pra nos do que beneficios.
ja,ja vão nos acusar de estarmos plantando uma proliferação de armamento nuclear na região.
vejam, a argentina com 1/2 significa , a base inglesa nas malvinas com 1/2 no minimo .
brasil e argentina com subs nucleares ,os chilenos vão endoidar o cocão e é até capaz ( sobre a bandeira do equilibrio regional ) dos EUA liberarem alguma coisa para eles .
brasil e argentina com subs nucleares, o nosso querido amigo do peito hugo (chapolim)chaves vai querer o dele tambem + viagems a russia a vista.
conclusão de tudo isso precão internacional e o mula cancelando tudo....
-
Marino
- Sênior
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Mensagem
por Marino » Seg Fev 25, 2008 1:21 pm
Brekut, não confunda uma coisa: o submarino é de PROPULSÃO nuclear.
Não é uma arma nuclear, que não possuimos e não possuiremos.
A nuclear é uma propulsão como outra qualquer, carvão, vapor, elétrica.
O sub de propulsão nuclear não é considerado uma arma atômica, tanto que a Inglaterra não foi considerada violadora do Tratado de Desnuclearização do Atlântico Sul ao utilizar seus subs nucleares nas Malvinas.
Este argumento será utilizado pelos grupos que não querem de maneira alguma que o Brasil tenha tal meio (não vc, por favor
) e devemos estar prontos para rebater esta falácia.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
-
brekut
- Júnior
Mensagem
por brekut » Seg Fev 25, 2008 1:55 pm
e iso que vai acontecer vão usar coiasas deste tipo não demora vamos ver na globo no jn materia de bloco inteiro malhando o sub pois e "uma arma nucleara " igual fizeram com o fx .
eu sou testemunha vi o bondia brasil o alexandre garcia mete o pau no fx porque num pais em que a pop. passa fome não deveriamos gastar com comida ao inves de caças!!!!!!!!!!
eu mandava bombardiar a casa dele
!!!!!!!!!!!!!!
-
brekut
- Júnior
Mensagem
por brekut » Seg Fev 25, 2008 2:11 pm
to + calmo !!!!!!!!!!!
respirei !!!!!!!!!
bem eu sei que o sub e apenas de propulsão nuclear. (uma pena ) , dise o termo "proliferação de armas nucleares "no sentido do que vão falar .
voces devem ter acompanhado aquela freescura toda das inspecões da ag. intern. de energia atomica aqui.
teve um jornal no mexico que escreveu bem grande na primeira pag. ( o brasil quer a bomba ) ,na epoca da polemica sobre as inspecões. a globo (viche to parecendo o brizola ) dizia a torta e a direita que o combustivel era usado na fabricação de armas nucleares !!!!!!!!!1
quem me dera que eles falacem pela boca de um anjo e ( o brasil tivese um plano maquiavelico para costruir uma bomba atomica) e usala contra os pobres perseguidos , e exilados politicos da epoca da ditadura HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA !!!!!!!!!!!!!!!!!
a so pra não perde a viagem !!!!!!!!!!!
eu mandava bombardiar a globo tambem
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
-
Delta Dagger
- Sênior
Mensagem
por Delta Dagger » Seg Fev 25, 2008 2:36 pm
lobo_guara escreveu: Além do mais só em imaginar os argentinos, ainda que apenas, com 1/2 submarino nuclear, deve causar arrepios aos Ingleses.
Desconfio que essa história possa ter conseqüencias negativas para os propósitos da MB.
Realmente você tocou num ponto importante. Os ingleses certamente não irão gostar da idéia de a Argentina possuir um ou mais submarinos nucleares, já que de posse destes, seria possível (além de tentador) os argies fazerem algum tipo de bloqueio naval nas ilhas.
Mesmo que politicamente outro conflito nas Malvinas, seja improvável os argentinos potencialmente seriam uma maior ameaça.
I've seen things you people wouldn't believe. Attack ships on fire off the shoulder of Orion. I watched c-beams glitter in the dark near Tanhauser Gate. All those moments will be lost in time, like tears in rain
Roy Batty - Blade Runner