
EUA copiando projetos brasileiros?
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Gostaria de ressaltar que o artigo do UFJF Defesa, que deu origem ao tópico (http://www.defesa.ufjf.br/fts/DPAA.pdf), com título "Dois Projetos Americanos para Aviões. Uma Inspiração Brasileira ou Mera Coincidência?" é do autor Roberto Portella Bertazzo, um grande amigo pessoal. O Bertazzo tem excelentes referências na área, sabe o que diz e tem excelentes idéias sobre assuntos de aviação, é autor de vários artigos e de várias revistas, nacionais e internacionais, que não ousarei citar aqui por motivos óbvios. Na verdade estas singelas linhas dizem muito pouco a seu respeito, merece muito mais.
Ao grande amigo Roberto, meus parabéns por mais um belíssimo artigo!
Forte abraço,
Orestes
PS: Aliás, cadê você??? rsrsrs Terminei na última 5ª os trabalhos que havia comentado com você. Vamos tomar um café??
Ao grande amigo Roberto, meus parabéns por mais um belíssimo artigo!
Forte abraço,
Orestes
PS: Aliás, cadê você??? rsrsrs Terminei na última 5ª os trabalhos que havia comentado com você. Vamos tomar um café??
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O ACCA como bem diz o artigo eh baseado na familia Fairchild/Donier Do-328.
Em termos de configuracao, o ACCA eh basicamente um Do-328 com rampa traseira e alto percentual de materiais compositos.
O Do-328 voo no inicio da decada de 90.
Demostrador ACCA
Do-328JET
Qual a relacao entre o ACCA e o C-390?
Em termos de configuracao, o ACCA eh basicamente um Do-328 com rampa traseira e alto percentual de materiais compositos.
O Do-328 voo no inicio da decada de 90.
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Demostrador ACCA
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Do-328JET
Qual a relacao entre o ACCA e o C-390?
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Quanto ao A-67 nao passa de mais um candidato em uma provavel concorrencia das FAs americanas para aquisicao de uma aeronave COIN/reconhecimento adequada a conflitos de baixa intensidade.
Tera forte concorrencia do Raytheon T-6 Texan II, de algum modelo da Pilatus, do Super Tucano, do KAI KT-1, etc e quem sabe de um A-1 Skyraider II-NG...
A Embraer tem sido ativa em identificar nichos de mercado. Mas como alguem jah disse aqui, quase nada se "cria", quase tudo se "copia" e se aperfeicoa. Prevalece os avancos incrementais. Esse me parece ser o caso da Embraer e do aviaozinho da USAC, se vingar.
----------------------------------------------
DATE:04/05/07
SOURCE:Flightglobal.com
US Air Force starts bidding for Iraqi counter-insurgency aircraft fleet
The US Air Force has issued a solicitation on behalf of the Iraqi Air Force [IqAF] to buy at least eight counter-insurgency (COIN) aircraft that can serve a dual role as a intermediate or advanced single-engine turboprop trainer.
A solicitation issued late on 3 May by the US Aeronautical Systems Center (ASC) narrows potential bidders to a handful of obvious candidates: including the Hawker Beechcraft T-6, the Embraer EMB-314 Super Tucano, the Pilatus PC-9M and the Korea Aerospace KO-1 Wong Bee.
The ASC document specifies that the aircraft must be in “wide use” today and also be powered a Pratt & Whitney Canada PT6-based turboprop engine.
The desire for a high degree of commonality with an in-service aircraft is driving both requirements.
“The COIN aircraft will provide the IqAF with a critical offensive and operational over watch capability in the COIN fight,” the solicitation reads.
The USAF is asking for a single-engine turboprop with an advanced suite of sensors and weapons, to include electro-optical/infrared sensors and a weapons load of unguided and guided air to ground bombs and missiles.
The ASC programme office also seeks the option to buy additional aircraft in annual lots of six aircraft. In the first batch, the first eight aircraft should be delivered from November 2008 to April 2009.
Tera forte concorrencia do Raytheon T-6 Texan II, de algum modelo da Pilatus, do Super Tucano, do KAI KT-1, etc e quem sabe de um A-1 Skyraider II-NG...
A Embraer tem sido ativa em identificar nichos de mercado. Mas como alguem jah disse aqui, quase nada se "cria", quase tudo se "copia" e se aperfeicoa. Prevalece os avancos incrementais. Esse me parece ser o caso da Embraer e do aviaozinho da USAC, se vingar.
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DATE:04/05/07
SOURCE:Flightglobal.com
US Air Force starts bidding for Iraqi counter-insurgency aircraft fleet
The US Air Force has issued a solicitation on behalf of the Iraqi Air Force [IqAF] to buy at least eight counter-insurgency (COIN) aircraft that can serve a dual role as a intermediate or advanced single-engine turboprop trainer.
A solicitation issued late on 3 May by the US Aeronautical Systems Center (ASC) narrows potential bidders to a handful of obvious candidates: including the Hawker Beechcraft T-6, the Embraer EMB-314 Super Tucano, the Pilatus PC-9M and the Korea Aerospace KO-1 Wong Bee.
The ASC document specifies that the aircraft must be in “wide use” today and also be powered a Pratt & Whitney Canada PT6-based turboprop engine.
The desire for a high degree of commonality with an in-service aircraft is driving both requirements.
“The COIN aircraft will provide the IqAF with a critical offensive and operational over watch capability in the COIN fight,” the solicitation reads.
The USAF is asking for a single-engine turboprop with an advanced suite of sensors and weapons, to include electro-optical/infrared sensors and a weapons load of unguided and guided air to ground bombs and missiles.
The ASC programme office also seeks the option to buy additional aircraft in annual lots of six aircraft. In the first batch, the first eight aircraft should be delivered from November 2008 to April 2009.
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orestespf escreveu:jacquessantiago escreveu:Qd se publica algo, se esta sujeito a criticas. Estas podem ser inclusive infundadas. Podem tb nao ser. O importante eh que nao sejam de carater pessoal.
[]'s
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O autor afirma que conceitos desenvolvidos pela Embraer estejam servindo de fonte de inspitacao para outras empresas.
Discordo desta afirmacao nos casos do C-390 e do Super Tucano/Tucano.
A industria se reinventa a todo tempo. O Tucano (83) lembra muito o Pilatus PC-7 (78) e o C-390 lembra muito o Kawasaki C-1 (70) ou o Antonov An-72 (77), por exemplo. Isso nao quer dizer que foram copias e nem mesmo inspiracoes. As configuracoes aerodinamicas e de design sao bem conhecidas por todos os fabricantes e requisitos semelhantes acabam levando a configuracoes tb semelhantes (F-15, Mig-29, Su-27, F-22). As familias A-320, E-jet, Sukhoi RRJ possuem a mesma configuracao basica do 737 e nunca foram considerados copias.
[]'s
Editado pela última vez por Penguin em Sáb Fev 23, 2008 1:53 pm, em um total de 1 vez.
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jacquessantiago escreveu:orestespf escreveu:jacquessantiago escreveu:Qd se publica algo, se esta sujeito a criticas. Estas podem ser inclusive infundadas. Podem tb nao ser. O importante eh que nao sejam de carater pessoal.
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O autor afirma que conceitos desenvolvidos pela Embraer estejam servindo de fonte de inspitacao para outras empresas.
Discordo desta afirmacao nos casos do C-390 e do Super Tucano/Tucano.
A industria se reinventa a todo tempo. O Tucano (83) lembra muito o Pilatus PC-7 (78) e o C-390 lembra muito o Kawasaki C-1 (70) ou o Antonov An-72 (77), por exemplo. Isso nao quer dizer que foram copias e nem mesmo inspiracoes. As configuracoes aerodinamicas e de design sao bem conhecidas por todos os fabricantes e requisitos semelhantes acabam levando a configuracoes tb semelhantes (F-15, Mig-29, Su-27, F-22). As familias A-320, E-jet, Sukhoi RRJ possuem a mesma configuracao basica do 737 e nunca foram considerados copias.
[]'s
Olá Jacques,
o autor não afirma nada disso, apenas pergunta (leia o título do artigo). Logo não faz sentido você discordar de quem pergunta.
No final ele "conspira" com o seguinte parágrafo: "É interessante como conceitos e projetos desenvolvidos no Brasil pela Embraer, estejam servindo como inspiradores para projetos de aeronaves no país referência em desenvolvimento aeronáuticos, inclusive com a contratação de profissionais brasileiros".
Ele não disse que os projetos são cópias ou coisa semelhante, apenas sugere que os americanos estão buscando o mesmo nicho mercadológico que nós buscamos. Ele vai além e mostra que os aviões concorrentes são muito semelhantes em suas características.
A "inspiração" tratada no texto diz apenas que os americanos estão buscando o mesmo nicho mercadológico que a Embraer, e que o mundo sabe ser uma empresa com grande visão pra isso (novos mercados). Nada mais natural que se oferecer um produto semelhante física e tecnicamente.
E a "contratação de profissionais brasileiros" demonstra claramente isso, não para ensiná-los a fazer aviões, mas para levar informações do porque certos modelos da Embraer se adequarão em determinados segmentos do mercado. E como fruto desta "informação" (espionagem branca??? rsrsrs) surge as semelhanças físicas dos aviões.
Abraços,
Orestes
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orestespf escreveu:jacquessantiago escreveu:orestespf escreveu:jacquessantiago escreveu:Qd se publica algo, se esta sujeito a criticas. Estas podem ser inclusive infundadas. Podem tb nao ser. O importante eh que nao sejam de carater pessoal.
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O autor afirma que conceitos desenvolvidos pela Embraer estejam servindo de fonte de inspitacao para outras empresas.
Discordo desta afirmacao nos casos do C-390 e do Super Tucano/Tucano.
A industria se reinventa a todo tempo. O Tucano (83) lembra muito o Pilatus PC-7 (78) e o C-390 lembra muito o Kawasaki C-1 (70) ou o Antonov An-72 (77), por exemplo. Isso nao quer dizer que foram copias e nem mesmo inspiracoes. As configuracoes aerodinamicas e de design sao bem conhecidas por todos os fabricantes e requisitos semelhantes acabam levando a configuracoes tb semelhantes (F-15, Mig-29, Su-27, F-22). As familias A-320, E-jet, Sukhoi RRJ possuem a mesma configuracao basica do 737 e nunca foram considerados copias.
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Olá Jacques,
o autor não afirma nada disso, apenas pergunta (leia o título do artigo). Logo não faz sentido você discordar de quem pergunta.
No final ele "conspira" com o seguinte parágrafo: "É interessante como conceitos e projetos desenvolvidos no Brasil pela Embraer, estejam servindo como inspiradores para projetos de aeronaves no país referência em desenvolvimento aeronáuticos, inclusive com a contratação de profissionais brasileiros".
Ele não disse que os projetos são cópias ou coisa semelhante, apenas sugere que os americanos estão buscando o mesmo nicho mercadológico que nós buscamos. Ele vai além e mostra que os aviões concorrentes são muito semelhantes em suas características.
A "inspiração" tratada no texto diz apenas que os americanos estão buscando o mesmo nicho mercadológico que a Embraer, e que o mundo sabe ser uma empresa com grande visão pra isso (novos mercados). Nada mais natural que se oferecer um produto semelhante física e tecnicamente.
E a "contratação de profissionais brasileiros" demonstra claramente isso, não para ensiná-los a fazer aviões, mas para levar informações do porque certos modelos da Embraer se adequarão em determinados segmentos do mercado. E como fruto desta "informação" (espionagem branca??? rsrsrs) surge as semelhanças físicas dos aviões.
Abraços,
Orestes
No final ele "conspira" com o seguinte parágrafo: "É interessante como conceitos e projetos desenvolvidos no Brasil pela Embraer, estejam servindo como inspiradores para projetos de aeronaves no país referência em desenvolvimento aeronáuticos, inclusive com a contratação de profissionais brasileiros".
Prezado Orestes,
O autor afirma sim o que postei*. Foi praticamente uma transcricao do que ele disse.
* O autor afirma que conceitos desenvolvidos pela Embraer estejam servindo de fonte de inspitacao para outras empresas.
Se isso nao eh uma afirmacao, realmente nao entendi a conspiracao
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Qt a contratacao de profissionais estou de acordo. Essa estrategia existe desde sempre e se intensificou com a Revolucao Industrial. Em certas epocas a Inglaterra impunha serias restricoes para que certos tipos de profissionais trabalhassem no estrangeiro (ou mesmo viajassem para o estrangeiro). Eh fato que o Brasil forma Engenheiros Aeronauticos de qualidade e que sao valorizados no mercado. A Bombardier no auge da guerra contra a Embraer recrutava abertamente aqui no Brasil.
[]'s
Jacques