Bope quer adquirir experiencia no Haiti

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#31 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Jan 29, 2008 12:52 am

Não é da minha intenção entrar nessa saara de egos entre quem é melhor ou pior. Até porque sequer sou militar ou policial.

O BOPE tem alguns fatos a seu favor. Em que pese sua deficiência em armamentos (maldita politicagem), não há tropa no país que tenha mais experiência de combate urbano que essa unidade. Porque eu posso falar isso? Porque eu quero que me apontem unidade militar que entre em combate todo santo dia. Feita pra isso? Não faz mais que a obrigação? Pode ser. Mas é fato. Pior se não fizesse.

É verdade que a topografia da cidade é peculiar, mas o curso de operações especiais não se resume ao combate em favelas. Tampouco as atribuições da unidade. Seus integrantes não raro têm cursos em outras unidades de operações especiais pelo país. Como exemplo, um dos capitães que estava conosco em nossa visita ao Batalhão tinha o curso de Comanf, entre vários outros. Vários deles tinham acabado de voltar de Brasília onde passaram pelo curso de explosivos do DPF. Agora, se são mais experimentados e especializados na missão mais corriqueira, não poderia se esperar o contrário.

As dezenas de fotos e placas de agradecimentos das unidades militares e policiais do Brasil e do exterior, que preenchem uma enorme parede da sede do Batalhão, são uma mostra do quão é conceituada a unidade.

Agora, opinião é opinião. Ninguém precisa concordar com quem diz que é a melhor. Podem criar vários itens para se chegar a essa conclusão. Não é do meu interesse esse tipo de disputa. Só acho que não reconhecer a qualidade da unidade vai além da ignorância (no sentido fiel da palavra) do assunto. Mas também não vou discutir isso.

Vi, ouvi, questionei e debati muitas coisas sobre a unidade e tirei minhas conclusões. A maioria não pode ser comentada. O BOPE não é invencível, mas achar que é só mais uma unidade, lamento dizer, é estar enganado.

Seguem algumas fotos da visita. Infelizmente minha máquina deu pane no dia. Tirei algumas fotos com o celular, que vejo depois se tem alguma boa pra postar. Essas abaixo foram tiradas por outras pessoas e enviadas a mim pelo Rodrigo.

Nessa primeira foto, alguns dos armamentos utilizados pelo BOPE. Alguns fuzis de precisão, fuzis automáticos para todos os gostos (FAL, G-3, M-4, Ak-47...), pistolas, granadas... Lá atrás, não dá pra ver, estava a metralhadora Hk-21.
Imagem

Um dos famosos "Caveirões". A quantidade de marca de tiros é impressionante. Notamos duas perfurações visíveis na parte da frente, perto do motor, causada por munição perfurante. Para verem o nível das coisas. E tem gente que acha que é fácil. De amarelo na foto um dos capitães. As duas mulheres são amigas do Rodrigo.
Imagem

Armas que foram usadas na nossa sessão de tiro. Munição, com direito a traçante, cortesia gentilmente oferecida pela ADA. :twisted:
Imagem

Este que vos escreve, lamentavelmente acima do seu peso padrão devido à gula antes, durante e depois das Festas ( :oops: :lol: ), brincando um pouquinho. :lol: Observando mais ao longe, o Rodrigo.
Imagem

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#32 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Jan 29, 2008 12:58 am

ZeRo4 escreveu:Okay Vinicius, mas que "absurdo" que o BOPE faz???

Pô Zero véio, na boa, tá de sacanagi? Deixa eu repetir:

Eu tô falando EXATAMENTE do absurdo que é ter uma tropa para fazer o que o BOPE tem que fazer.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
ZeRo4
Sênior
Sênior

#33 Mensagem por ZeRo4 » Ter Jan 29, 2008 1:03 am

A intenção não é discutir e nem debater quem é o melhor ou pior Vinicius. Eu acho apenas que o BOPE é muito endeusado em detrimento de outras unidades ou PMs que fazem um trabalho mais arriscado do que o do BOPE e que não tem tanta mídia.

Acho que todos tem que se voltar mais para a PMERJ em geral do que apenas para o BOPE... apenas isso. Quer ver um belo exemplo? Você postou uma foto do Caveirão e disse que podia notar duas perfurações de munição AP... tem equipe da PMERJ que nem blindado utiliza...

A equipe do meu irmão apreendeu a coisa de um mês atrás 05 LAWs no morro do Dendê, sem blindado, com armamento inferior ao do BOPE e com menos homens do que qualquer incursão do BOPE... se essa apreensão tivesse sido feita pelos homens do BOPE teríamos vários holofotes, inclusive tópicos aqui no fórum.

Eu acho apenas que o folclore encima dessa unidade está beirando a infantilidade, o folclore tem que ser encima da PMERJ, todos são guerreiros e os bopianos apenas mais alguns.

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
ZeRo4
Sênior
Sênior

#34 Mensagem por ZeRo4 » Ter Jan 29, 2008 1:05 am

Vinicius, foi mal... escrevi errado. ;D

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#35 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Jan 29, 2008 1:15 am

Zero, concordo em grande parte com o que você disse. Só ressalto que isso se originou de um destaque de uma frase minha - "a melhor tropa de combate urbano do mundo" - dentro de um contexto em que ela poderia ser totalmente suprimida sem qualquer prejuízo ao entendimento do texto.

Vejo que você e o Volcom se prenderam a ela quando o que eu quis chamar atenção era para a questão da violência da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Nada mais.

Vinicius Pimenta

Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 88 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#36 Mensagem por Ricardo Rosa » Ter Jan 29, 2008 10:00 am

Bom dia a todos,

É bom salientar que existem outras tropas policiais à serviço da ONU no Haiti, a chinesa por exemplo. Acho que o intercâmbio vai ser bastante positivo para o BOPE.

Abraços.

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#37 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Jan 29, 2008 12:07 pm

O intercâmbio vai ser excelente para a unidade. Vão continuar se aprimorando e sendo os melhores. :twisted:

Vinicius Pimenta

Kratos
Sênior
Sênior

#38 Mensagem por Kratos » Ter Jan 29, 2008 12:09 pm

ZeRo4 escreveu:A equipe do meu irmão apreendeu a coisa de um mês atrás 05 LAWs no morro do Dendê, sem blindado, com armamento inferior ao do BOPE e com menos homens do que qualquer incursão do BOPE... se essa apreensão tivesse sido feita pelos homens do BOPE teríamos vários holofotes, inclusive tópicos aqui no fórum.

A imprensa não divulga. Só fiquei sabendo disso agora, 5 laws? municiados?

O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1234 vezes
Agradeceram: 3148 vezes

#39 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jan 29, 2008 12:25 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Este que vos escreve, lamentavelmente acima do seu peso padrão devido à gula antes, durante e depois das Festas ( :oops: :lol: ), brincando um pouquinho. :lol: Observando mais ao longe, o Rodrigo.
Imagem

Vini, anda a Portugal que eu meto-te na recruta dos Bombeiros...até topográficas fazemos! Tens é que trocar a M-4 pelas agulhetas. :lol: :wink:

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#40 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Jan 29, 2008 12:44 pm

Num percebi muito bem o que você quis dizer não. :lol: :lol: :lol: :lol:

Vinicius Pimenta

scyther
Intermediário
Intermediário

#41 Mensagem por scyther » Ter Jan 29, 2008 12:54 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Imagem

Proveitosa a visita hein... :D

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1234 vezes
Agradeceram: 3148 vezes

#42 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jan 29, 2008 1:07 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Num percebi muito bem o que você quis dizer não. :lol: :lol: :lol: :lol:

Estavas a queixar-te da barriga, certo?! Então vem para aqui que eu meto-te a fazer alguma das instruções que se faz na recruta dos Bombeiros...abates a barriga em dois tempos, garanto-te! 8-]

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Sd volcom
Avançado
Avançado

#43 Mensagem por Sd volcom » Ter Jan 29, 2008 1:13 pm

scyther escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Imagem

Poderia jurar que era o meu Brother Andre Marques... :lol:
Muito Bom a Foto, e o convite do rodrigo de proposionar uma visita ao BOPE e "ver".

Vlws Abraços

ZeRo4
Sênior
Sênior

#44 Mensagem por ZeRo4 » Ter Jan 29, 2008 1:15 pm

Kratos escreveu:
ZeRo4 escreveu:A equipe do meu irmão apreendeu a coisa de um mês atrás 05 LAWs no morro do Dendê, sem blindado, com armamento inferior ao do BOPE e com menos homens do que qualquer incursão do BOPE... se essa apreensão tivesse sido feita pelos homens do BOPE teríamos vários holofotes, inclusive tópicos aqui no fórum.

A imprensa não divulga. Só fiquei sabendo disso agora, 5 laws? municiados?

Isso ai Kratos, 05 LAWs municiados, fora granadas, pistolas e fuzis que já são corriqueiros por aqui, né??? Eles estouraram um paiol.

Ano passado, numa operação do 9o ou 22o BPM apreenderam uma RPG-7 municiada também, mas não foi tanto divulgado.

Sd volcom
Avançado
Avançado

#45 Mensagem por Sd volcom » Ter Jan 29, 2008 1:52 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Zero, concordo em grande parte com o que você disse. Só ressalto que isso se originou de um destaque de uma frase minha - "a melhor tropa de combate urbano do mundo" - dentro de um contexto em que ela poderia ser totalmente suprimida sem qualquer prejuízo ao entendimento do texto.

Vejo que você e o Volcom se prenderam a ela quando o que eu quis chamar atenção era para a questão da violência da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Nada mais.

HE...

Cara não me apego a nada alem do EB.

Você que esta muito impressionado, com o BOPE. Tenho o a mesma convicção que hoje em dia tem avido uma troca(inversão) de (experincia / capacidade) nas Funções do Exercito Brasileiro e a PM/RJ não so BOPE.

Sobre ida do BOPE ao Haiti, é ponto positivo e muito comum entre a PCERJ e PMERJ com as Forças Armadas. Alias ocorre com varias empresas (Swat)

Hoje em dia o BOPE é muito mais uma unidade de assalto (ranger), que operaçoes especiais mesmo que tenha o intervenção tatica. Na verdade teria que falar mais sobre o tema mas ta cedo aqui e indo correr.

Vlws Abraços

Editado pela última vez por Sd volcom em Ter Jan 29, 2008 2:12 pm, em um total de 1 vez.
Responder