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Enviado: Dom Dez 30, 2007 6:24 pm
por Immortal Horgh
Túlio escreveu:Alguém aí tem fuentes da RAM nos F-5M? VOSMEÇÊS conhecem o nosso amigo Degancito quando embrabece...
Estou na mesma que você, fiz algumas buscas, mas não encontrei nada à respeito. Mas fazendo uma estimativa, se antes parecia um F-12000, acho que agora com o RAM deve ter ficado parecido com um F-4000
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Enviado: Dom Dez 30, 2007 6:53 pm
por Sideshow
Você pode encontrar muita coisa sobre o MARE na internet, inclusive em sites oficiais.
Nunca encontrei nada falando que os F-5M tinham ou não o tale de MARE, mas uma coisa é certa ele não foi desenvolvido para ficar trancado no CTA.
Algumas fuentes oficiais
Equipe multidisciplinar realiza, com sucesso, medição de “Seção Reta Radar” utilizando metodologia inédita no Brasil31/5/2004 14:01 – A utilização de material que absorva radiação pode transformar aeronaves ou veículos de combate terrestres invisíveis para radares. Para definir o tamanho e configuração de um alvo para a tela de um radar, são realizadas medições denominadas “seção reta-radar” ou “assinatura-radar”.
No período de 12 a 28 de abril foi realizada pela primeira vez no Brasil, a campanha em campo aberto, de medições de Seção Reta Radar em alvos complexos, utilizando veículos de combate terrestre (“EE-9 Cascavel”, do Exército Brasileiro) e aéreo (“Xavante”, do Comando da Aeronáutica), e o radar FILA (também do Exército). Foi testada, com sucesso, uma nova metodologia de medição dos materiais absorvedores de radiação eletromagnética (MARE), fruto de projeto coordenado, desde 1998, pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (CTA/IAE), através da Divisão de Materiais (AMR).
O ITA apoiou o ensaio com seus alunos do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO) e com o equipamento de aquisição do Laboratório de Guerra Eletrônica. Da mesma forma, diversos órgãos do CTA – tais como a Divisão de Ensaios em Vôo, Divisão de Sistemas Aeronáuticos e Divisão de Eletrônica do IAE, Batalhão de Infantaria da Aeronáutica, Divisão de Operações, Suprimento e Manutenção da Divisão de Engenharia, garantiram o sucesso da operação.
Este esforço conjunto demonstra a possibilidade de mobilização de diversas Divisões e Institutos do CTA e, assim, contribuir para aumentar a capacidade de combate do Ministério da Defesa, com o emprego da capacitação tecnológica disponível.
http://www.ita.br/online/2004/noticias0 ... _ppgao.htm
De uma apresentação do CTA.
Do sistemas de armas que o Degan gosta tanto.
Em 2003 foi anunciado que o CTA está desenvolvendo tecnologia de materiais absorvedores de radiação eletromagnética (MARE) com materiais à base de ferritas (óxido de ferro), partículas de carbono e polímeros condutores, que são utilizados na preparação de tintas, borrachas, compósitos com fibras de carbono e absorvedores híbridos. Foi testado no AT-26 Xavante. O projeto MARE já absorveu R$2 milhões em investimentos. Os materiais absorvedores de radiação eletromagnética possuem aplicações nas faixas de freqüência de 30 MHz a 100 GHz. O MARE do CTA é efetiva acima de 2GHz e não impede detecção por radares de 500MHz mais antigos. Mesmo assim é eficaz contra 80-90% dos radares atuais que operam geralmente de 8 a 12 GHZ (Banda I/J da OTAN). O MARE pode diminuir o RCS em até 10dB por metro quadrado ou o suficiente para dividir pela metade o alcance de detecção.
Fundação Casimiro Montenegro Filho - *
Projeto CTA-AERO-MARE - Materiais Absorvedores de Radiação Eletromagnética. Este projeto visa consolidar a tecnologia de materiais absorvedores de microondas. Dentre os benefícios oriundos do desenvolvimento destes materiais absorvedores (à base de ferritas e de polímeros condutores) são os do estabelecimento de metodologias de medidas de RCS de alvos com geometrias simples/complexas, de preparação de filmes finos e de revestimentos cerâmicos absorvedores de microondas a temperaturas entre 300 e 1500oC. Entre as aplicações destaca-se: a camuflagem de plataformas terrestres e aéreas, a eliminação de radiação interferente em ambientes de medição e de emissão/transmissão de microondas.
*A Fundação Casimiro Montenegro Filho - FCMF foi estabelecida em 1990 na cidade de São Paulo pela Associação dos Engenheiros do ITA - AEITA e um grupo de empresas, que visualizaram a necessidade de se criar uma instituição sem fins lucrativos, voltada à Pesquisa e Desenvolvimento na área de Tecnologia Avançada, para complementar e apoiar, prioritariamente, as atividades exercidas pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA.
Entre os projetos desenvolvidos pela FCMF está o MARE o o bloco girométrico do MAR-1.
Está bom ou queres mais?
_________
Já estava esquecendo de outra vantagem dos F-5M que os Tiger II nunca não ter.
Enviado: Dom Dez 30, 2007 6:59 pm
por Túlio
SHOW DE BOLA, SIDE VÉIO!!!
É realmente impossível que desenvolvam tudo isso e não usem...
Enviado: Dom Dez 30, 2007 7:17 pm
por PRick
Sideshow escreveu:3) sim, aí está certp, mas os nossos possuem ECM externa, o skyshield. É possível fazer uma comparação da potência de transmissão de uma ECM interna e o Skyshield? A RFA publicou um relato do Cruzex que fale que os Mirage 2000C tentaram jamear o radar Grifo-BR dos F-5M e não conseguiram......alguma coisa ele tem
Ah vocês estão esquecendo da cobertura RAM que os F-5M tem?
O Grifo X tem boa capacidade ECCM, ou seja, contra medidas eletrônicas.
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Enviado: Dom Dez 30, 2007 7:49 pm
por soultrain
A distancia de detecção real do F-5 e do M2000, por diversos radares, já foi dada aqui no fórum por um piloto da FAB.
Uma das vantagens do vosso F-5 é o diâmetro de antena maior, o que pressupoem um radar com mais capacidades.
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Enviado: Dom Dez 30, 2007 8:00 pm
por Marino
Degan escreveu:"Amigos",
Vale la pena debatir aquí, si hay tanto "preconcepto" conmigo...??.
Un solo dato, basta ver las multiples fotos de los F-5TIII de FIDAE u otras exposiciones y ver que NUNCA han estado sin LERX.
Otro punto, si tiene o no integrado DERBY ya es una cosa de creer o no en las fuentes públicas, y en eso yo ya no me meto.
Por último, el título de este thread es tendencioso, la FACH públicamente reconoce desde FIDAE 2006 su intención de reemplazar al F-5TIII en el 2015...y ya se ha publicado la oferta de F-35.
Saludos,
Não preconceito, é o seu "jeitinho".
Enviado: Dom Dez 30, 2007 8:30 pm
por Degan
Qué es Jeitinho?.
Un dato, las pinturas (tintas) a base de ferrita son utilizadas dsesde la WWII, y tienen una mala costumbre....solo son útiles para una frecuencia específica de emición.
A distancia de detecção real do F-5 e do M2000, por diversos radares, já foi dada aqui no fórum por um piloto da FAB.
Me parece que un dato tan secreto y complejo nunca sería entregado en una WEB...
Uma das vantagens do vosso F-5 é o diâmetro de antena maior, o que pressupoem um radar com mais capacidades.
Según Jane´s también se hicieron modificaciones en la nariz de lso F-5TIII para integrar una antena más grande, pero no se retiró ningun cañón.
Saludos,
Enviado: Dom Dez 30, 2007 8:33 pm
por Marino
Maneira única de ser.
Enviado: Dom Dez 30, 2007 9:10 pm
por Sideshow
Sideshow escreveu:*Chilean Air Force looks at replacement for Tigers
Chile will begin a competition to replace its fleet of 14 Northrop F-5E/F Tiger III fighter aircraft in 2008 in anticipation of the aircraft's retirement,...
27-Dec-2007
Fuentes: JDW
Essa noticia foi uma brincadeira do Dia de los Santos Inocentes postada no forum Zona Militar.
Como ninguém contestou essa notícia eu pensei que era verdadeira.
Peço desculpa para todos.
Ah e os nossos F-5M são melhores.
Enviado: Dom Dez 30, 2007 11:45 pm
por Corsário01
E muito mais bonitos tambiem!
Enviado: Dom Dez 30, 2007 11:56 pm
por soultrain
*Swiss Air Force looks at replacement for Tigers
Switzerland will begin a competition to replace its fleet of 57 Northrop F-5E/F Tiger II fighter aircraft in 2008 in anticipation of the aircraft's retirement,...
24-Dec-2007
Esta é a noticia original. Shiiu... Se na FAB sabem adeus FX2.
Es broma
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Enviado: Seg Dez 31, 2007 12:00 am
por Immortal Horgh
soultrain escreveu:*Swiss Air Force looks at replacement for Tigers
Switzerland will begin a competition to replace its fleet of 57 Northrop F-5E/F Tiger II fighter aircraft in 2008 in anticipation of the aircraft's retirement,...
24-Dec-2007
Esta é a noticia original. Shiiu... Se na FAB sabem adeus FX2.
Es broma
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Xiiii...não espalha, Soultrain
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Enviado: Seg Dez 31, 2007 12:04 am
por soultrain
Acho que a FAB até pode e deve olhar estes meninos, mas está com olho em coisa maior
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Re: CHILE QUER SE LIVRAR DOS TIGRE III?
Enviado: Seg Dez 31, 2007 12:08 am
por Mapinguari
Túlio escreveu:Estava navegando por aí, nuns Fóruns de Castelhanos e me aparece essa: como os Chilenos NÃO conseguiram integrar BVR algum a seu Tigre III, nem com nem sem data-link, eles estariam querendo repassá-los, agora que têm os F16...
Ei, estamos no Brasil, falta muito para abril, estou perguntando A SÉRIO: será verdade ou terá ao menos algum fundamento isso?
Outra kôza que me intriga sobremodo é a razão pela qual os Tigre III, modernizados mais de uma década antes dos nossos, terem os dois canhões e alegadamente as mesmas capacidades eletrônicas (
se forem perguntar ao Degan, ele dirá que são é SUPERIORES
) que os nossos, muito mais modernos e que mesmo assim tiveram de perder um canhão e seu respectivo cofre de munição...
Alguém aí tem alguma idéia sobre isso?
A questão dos dois canhões é simples: os Tiger II Chilenos foram modernizados pela IAI, que tem o know-how para a modernização e instalação do radar (que é o Elta 2032, e não o Fiar Griffo). Como, no caso do Brasil, quem ganhou a modernização foi a Elbit e não a IAI, eles nã repassam esse know-how. Além disso ,o nosso radar, o Grifo, é melhor do que o Elta. Assim, a FAB considerou que valia a pena trocar um canhão por um radar melhor e ainda ganhar dois BVR. O tempo é senhor da razão.
Enviado: Seg Dez 31, 2007 12:12 am
por Immortal Horgh
Falando sério então. É uma possibilidade sim, já que o Saito disse que a intenção da FAB é comprar mais F-5 para equipar o 1°/4° Grupo de Caça em Natal.
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