Você pode encontrar muita coisa sobre o MARE na internet, inclusive em sites oficiais.
Nunca encontrei nada falando que os F-5M tinham ou não o tale de MARE, mas uma coisa é certa ele não foi desenvolvido para ficar trancado no CTA.
Algumas fuentes oficiais
Equipe multidisciplinar realiza, com sucesso, medição de “Seção Reta Radar” utilizando metodologia inédita no Brasil31/5/2004 14:01 – A utilização de material que absorva radiação pode transformar aeronaves ou veículos de combate terrestres invisíveis para radares. Para definir o tamanho e configuração de um alvo para a tela de um radar, são realizadas medições denominadas “seção reta-radar” ou “assinatura-radar”.
No período de 12 a 28 de abril foi realizada pela primeira vez no Brasil, a campanha em campo aberto, de medições de Seção Reta Radar em alvos complexos, utilizando veículos de combate terrestre (“EE-9 Cascavel”, do Exército Brasileiro) e aéreo (“Xavante”, do Comando da Aeronáutica), e o radar FILA (também do Exército). Foi testada, com sucesso, uma nova metodologia de medição dos materiais absorvedores de radiação eletromagnética (MARE), fruto de projeto coordenado, desde 1998, pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (CTA/IAE), através da Divisão de Materiais (AMR).
O ITA apoiou o ensaio com seus alunos do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO) e com o equipamento de aquisição do Laboratório de Guerra Eletrônica. Da mesma forma, diversos órgãos do CTA – tais como a Divisão de Ensaios em Vôo, Divisão de Sistemas Aeronáuticos e Divisão de Eletrônica do IAE, Batalhão de Infantaria da Aeronáutica, Divisão de Operações, Suprimento e Manutenção da Divisão de Engenharia, garantiram o sucesso da operação.
Este esforço conjunto demonstra a possibilidade de mobilização de diversas Divisões e Institutos do CTA e, assim, contribuir para aumentar a capacidade de combate do Ministério da Defesa, com o emprego da capacitação tecnológica disponível.
http://www.ita.br/online/2004/noticias0 ... _ppgao.htm
De uma apresentação do CTA.
Do sistemas de armas que o Degan gosta tanto.
Em 2003 foi anunciado que o CTA está desenvolvendo tecnologia de materiais absorvedores de radiação eletromagnética (MARE) com materiais à base de ferritas (óxido de ferro), partículas de carbono e polímeros condutores, que são utilizados na preparação de tintas, borrachas, compósitos com fibras de carbono e absorvedores híbridos. Foi testado no AT-26 Xavante. O projeto MARE já absorveu R$2 milhões em investimentos. Os materiais absorvedores de radiação eletromagnética possuem aplicações nas faixas de freqüência de 30 MHz a 100 GHz. O MARE do CTA é efetiva acima de 2GHz e não impede detecção por radares de 500MHz mais antigos. Mesmo assim é eficaz contra 80-90% dos radares atuais que operam geralmente de 8 a 12 GHZ (Banda I/J da OTAN). O MARE pode diminuir o RCS em até 10dB por metro quadrado ou o suficiente para dividir pela metade o alcance de detecção.
Fundação Casimiro Montenegro Filho - *
Projeto CTA-AERO-MARE - Materiais Absorvedores de Radiação Eletromagnética. Este projeto visa consolidar a tecnologia de materiais absorvedores de microondas. Dentre os benefícios oriundos do desenvolvimento destes materiais absorvedores (à base de ferritas e de polímeros condutores) são os do estabelecimento de metodologias de medidas de RCS de alvos com geometrias simples/complexas, de preparação de filmes finos e de revestimentos cerâmicos absorvedores de microondas a temperaturas entre 300 e 1500oC. Entre as aplicações destaca-se: a camuflagem de plataformas terrestres e aéreas, a eliminação de radiação interferente em ambientes de medição e de emissão/transmissão de microondas.
*A Fundação Casimiro Montenegro Filho - FCMF foi estabelecida em 1990 na cidade de São Paulo pela Associação dos Engenheiros do ITA - AEITA e um grupo de empresas, que visualizaram a necessidade de se criar uma instituição sem fins lucrativos, voltada à Pesquisa e Desenvolvimento na área de Tecnologia Avançada, para complementar e apoiar, prioritariamente, as atividades exercidas pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA.
Entre os projetos desenvolvidos pela FCMF está o MARE o o bloco girométrico do MAR-1.
Está bom ou queres mais?
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Já estava esquecendo de outra vantagem dos F-5M que os Tiger II nunca não ter.