CHILE QUER SE LIVRAR DOS TIGRE III?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Immortal Horgh
Sênior
Sênior
Mensagens: 7038
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am

#31 Mensagem por Immortal Horgh » Dom Dez 30, 2007 6:24 pm

Túlio escreveu:Alguém aí tem fuentes da RAM nos F-5M? VOSMEÇÊS conhecem o nosso amigo Degancito quando embrabece...


Estou na mesma que você, fiz algumas buscas, mas não encontrei nada à respeito. Mas fazendo uma estimativa, se antes parecia um F-12000, acho que agora com o RAM deve ter ficado parecido com um F-4000 8-]



[ ]s




Sideshow
Sênior
Sênior
Mensagens: 2834
Registrado em: Ter Nov 15, 2005 10:30 pm
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 1 vez

#32 Mensagem por Sideshow » Dom Dez 30, 2007 6:53 pm

Você pode encontrar muita coisa sobre o MARE na internet, inclusive em sites oficiais.

Nunca encontrei nada falando que os F-5M tinham ou não o tale de MARE, mas uma coisa é certa ele não foi desenvolvido para ficar trancado no CTA.

Algumas fuentes oficiais

Equipe multidisciplinar realiza, com sucesso, medição de “Seção Reta Radar” utilizando metodologia inédita no Brasil
Imagem
31/5/2004 14:01 – A utilização de material que absorva radiação pode transformar aeronaves ou veículos de combate terrestres invisíveis para radares. Para definir o tamanho e configuração de um alvo para a tela de um radar, são realizadas medições denominadas “seção reta-radar” ou “assinatura-radar”.

No período de 12 a 28 de abril foi realizada pela primeira vez no Brasil, a campanha em campo aberto, de medições de Seção Reta Radar em alvos complexos, utilizando veículos de combate terrestre (“EE-9 Cascavel”, do Exército Brasileiro) e aéreo (“Xavante”, do Comando da Aeronáutica), e o radar FILA (também do Exército). Foi testada, com sucesso, uma nova metodologia de medição dos materiais absorvedores de radiação eletromagnética (MARE), fruto de projeto coordenado, desde 1998, pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (CTA/IAE), através da Divisão de Materiais (AMR).

O ITA apoiou o ensaio com seus alunos do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO) e com o equipamento de aquisição do Laboratório de Guerra Eletrônica. Da mesma forma, diversos órgãos do CTA – tais como a Divisão de Ensaios em Vôo, Divisão de Sistemas Aeronáuticos e Divisão de Eletrônica do IAE, Batalhão de Infantaria da Aeronáutica, Divisão de Operações, Suprimento e Manutenção da Divisão de Engenharia, garantiram o sucesso da operação.

Este esforço conjunto demonstra a possibilidade de mobilização de diversas Divisões e Institutos do CTA e, assim, contribuir para aumentar a capacidade de combate do Ministério da Defesa, com o emprego da capacitação tecnológica disponível.
http://www.ita.br/online/2004/noticias0 ... _ppgao.htm


De uma apresentação do CTA.
Imagem

Do sistemas de armas que o Degan gosta tanto.

Em 2003 foi anunciado que o CTA está desenvolvendo tecnologia de materiais absorvedores de radiação eletromagnética (MARE) com materiais à base de ferritas (óxido de ferro), partículas de carbono e polímeros condutores, que são utilizados na preparação de tintas, borrachas, compósitos com fibras de carbono e absorvedores híbridos. Foi testado no AT-26 Xavante. O projeto MARE já absorveu R$2 milhões em investimentos. Os materiais absorvedores de radiação eletromagnética possuem aplicações nas faixas de freqüência de 30 MHz a 100 GHz. O MARE do CTA é efetiva acima de 2GHz e não impede detecção por radares de 500MHz mais antigos. Mesmo assim é eficaz contra 80-90% dos radares atuais que operam geralmente de 8 a 12 GHZ (Banda I/J da OTAN). O MARE pode diminuir o RCS em até 10dB por metro quadrado ou o suficiente para dividir pela metade o alcance de detecção.


Fundação Casimiro Montenegro Filho - *
Projeto CTA-AERO-MARE - Materiais Absorvedores de Radiação Eletromagnética. Este projeto visa consolidar a tecnologia de materiais absorvedores de microondas. Dentre os benefícios oriundos do desenvolvimento destes materiais absorvedores (à base de ferritas e de polímeros condutores) são os do estabelecimento de metodologias de medidas de RCS de alvos com geometrias simples/complexas, de preparação de filmes finos e de revestimentos cerâmicos absorvedores de microondas a temperaturas entre 300 e 1500oC. Entre as aplicações destaca-se: a camuflagem de plataformas terrestres e aéreas, a eliminação de radiação interferente em ambientes de medição e de emissão/transmissão de microondas.

*A Fundação Casimiro Montenegro Filho - FCMF foi estabelecida em 1990 na cidade de São Paulo pela Associação dos Engenheiros do ITA - AEITA e um grupo de empresas, que visualizaram a necessidade de se criar uma instituição sem fins lucrativos, voltada à Pesquisa e Desenvolvimento na área de Tecnologia Avançada, para complementar e apoiar, prioritariamente, as atividades exercidas pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA.
Entre os projetos desenvolvidos pela FCMF está o MARE o o bloco girométrico do MAR-1.

Está bom ou queres mais?

_________

Já estava esquecendo de outra vantagem dos F-5M que os Tiger II nunca não ter.
Imagem




Editado pela última vez por Sideshow em Dom Dez 30, 2007 7:17 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61557
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6339 vezes
Agradeceram: 6687 vezes
Contato:

#33 Mensagem por Túlio » Dom Dez 30, 2007 6:59 pm

SHOW DE BOLA, SIDE VÉIO!!!

É realmente impossível que desenvolvam tudo isso e não usem...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
PRick

#34 Mensagem por PRick » Dom Dez 30, 2007 7:17 pm

Sideshow escreveu:3) sim, aí está certp, mas os nossos possuem ECM externa, o skyshield. É possível fazer uma comparação da potência de transmissão de uma ECM interna e o Skyshield?

A RFA publicou um relato do Cruzex que fale que os Mirage 2000C tentaram jamear o radar Grifo-BR dos F-5M e não conseguiram......alguma coisa ele tem :wink:


Ah vocês estão esquecendo da cobertura RAM que os F-5M tem?


O Grifo X tem boa capacidade ECCM, ou seja, contra medidas eletrônicas.

[ ]´s




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

#35 Mensagem por soultrain » Dom Dez 30, 2007 7:49 pm

A distancia de detecção real do F-5 e do M2000, por diversos radares, já foi dada aqui no fórum por um piloto da FAB.

Uma das vantagens do vosso F-5 é o diâmetro de antena maior, o que pressupoem um radar com mais capacidades.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#36 Mensagem por Marino » Dom Dez 30, 2007 8:00 pm

Degan escreveu:"Amigos",

Vale la pena debatir aquí, si hay tanto "preconcepto" conmigo...??.

Un solo dato, basta ver las multiples fotos de los F-5TIII de FIDAE u otras exposiciones y ver que NUNCA han estado sin LERX.

Otro punto, si tiene o no integrado DERBY ya es una cosa de creer o no en las fuentes públicas, y en eso yo ya no me meto.

Por último, el título de este thread es tendencioso, la FACH públicamente reconoce desde FIDAE 2006 su intención de reemplazar al F-5TIII en el 2015...y ya se ha publicado la oferta de F-35.

Saludos,

Não preconceito, é o seu "jeitinho". :lol:




Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#37 Mensagem por Degan » Dom Dez 30, 2007 8:30 pm

Qué es Jeitinho?.

Un dato, las pinturas (tintas) a base de ferrita son utilizadas dsesde la WWII, y tienen una mala costumbre....solo son útiles para una frecuencia específica de emición.

A distancia de detecção real do F-5 e do M2000, por diversos radares, já foi dada aqui no fórum por um piloto da FAB.


Me parece que un dato tan secreto y complejo nunca sería entregado en una WEB...

Uma das vantagens do vosso F-5 é o diâmetro de antena maior, o que pressupoem um radar com mais capacidades.


Según Jane´s también se hicieron modificaciones en la nariz de lso F-5TIII para integrar una antena más grande, pero no se retiró ningun cañón.


Saludos,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#38 Mensagem por Marino » Dom Dez 30, 2007 8:33 pm

Maneira única de ser. :lol:




Sideshow
Sênior
Sênior
Mensagens: 2834
Registrado em: Ter Nov 15, 2005 10:30 pm
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 1 vez

#39 Mensagem por Sideshow » Dom Dez 30, 2007 9:10 pm

Sideshow escreveu:*Chilean Air Force looks at replacement for Tigers
Chile will begin a competition to replace its fleet of 14 Northrop F-5E/F Tiger III fighter aircraft in 2008 in anticipation of the aircraft's retirement,...
27-Dec-2007

Fuentes: JDW


Essa noticia foi uma brincadeira do Dia de los Santos Inocentes postada no forum Zona Militar.

Como ninguém contestou essa notícia eu pensei que era verdadeira.

Peço desculpa para todos.


Ah e os nossos F-5M são melhores.




Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

#40 Mensagem por Corsário01 » Dom Dez 30, 2007 11:45 pm

E muito mais bonitos tambiem! :mrgreen:




Abraços,

Padilha
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

#41 Mensagem por soultrain » Dom Dez 30, 2007 11:56 pm

*Swiss Air Force looks at replacement for Tigers
Switzerland will begin a competition to replace its fleet of 57 Northrop F-5E/F Tiger II fighter aircraft in 2008 in anticipation of the aircraft's retirement,...
24-Dec-2007

Esta é a noticia original. Shiiu... Se na FAB sabem adeus FX2.

Es broma ;)

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Immortal Horgh
Sênior
Sênior
Mensagens: 7038
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am

#42 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Dez 31, 2007 12:00 am

soultrain escreveu:*Swiss Air Force looks at replacement for Tigers
Switzerland will begin a competition to replace its fleet of 57 Northrop F-5E/F Tiger II fighter aircraft in 2008 in anticipation of the aircraft's retirement,...
24-Dec-2007

Esta é a noticia original. Shiiu... Se na FAB sabem adeus FX2.

Es broma ;)

[[]]'s



Xiiii...não espalha, Soultrain 8-]


[ ]s




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

#43 Mensagem por soultrain » Seg Dez 31, 2007 12:04 am

:D Acho que a FAB até pode e deve olhar estes meninos, mas está com olho em coisa maior :wink:

[[]]'s




Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

Re: CHILE QUER SE LIVRAR DOS TIGRE III?

#44 Mensagem por Mapinguari » Seg Dez 31, 2007 12:08 am

Túlio escreveu:Estava navegando por aí, nuns Fóruns de Castelhanos e me aparece essa: como os Chilenos NÃO conseguiram integrar BVR algum a seu Tigre III, nem com nem sem data-link, eles estariam querendo repassá-los, agora que têm os F16...

Ei, estamos no Brasil, falta muito para abril, estou perguntando A SÉRIO: será verdade ou terá ao menos algum fundamento isso?

Outra kôza que me intriga sobremodo é a razão pela qual os Tigre III, modernizados mais de uma década antes dos nossos, terem os dois canhões e alegadamente as mesmas capacidades eletrônicas ( :twisted: se forem perguntar ao Degan, ele dirá que são é SUPERIORES :twisted: ) que os nossos, muito mais modernos e que mesmo assim tiveram de perder um canhão e seu respectivo cofre de munição...

Alguém aí tem alguma idéia sobre isso?


A questão dos dois canhões é simples: os Tiger II Chilenos foram modernizados pela IAI, que tem o know-how para a modernização e instalação do radar (que é o Elta 2032, e não o Fiar Griffo). Como, no caso do Brasil, quem ganhou a modernização foi a Elbit e não a IAI, eles nã repassam esse know-how. Além disso ,o nosso radar, o Grifo, é melhor do que o Elta. Assim, a FAB considerou que valia a pena trocar um canhão por um radar melhor e ainda ganhar dois BVR. O tempo é senhor da razão.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Immortal Horgh
Sênior
Sênior
Mensagens: 7038
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am

#45 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Dez 31, 2007 12:12 am

Falando sério então. É uma possibilidade sim, já que o Saito disse que a intenção da FAB é comprar mais F-5 para equipar o 1°/4° Grupo de Caça em Natal.


[ ]s




Responder