Página 3 de 15
Enviado: Seg Dez 10, 2007 10:45 pm
por orestespf
Immortal Horgh escreveu:soultrain escreveu:Menos porquê?
O M2000-5 é um dos melhores vectores actuais, na função ar-ar.
[[]]'s
O M2000 seria um belo Lo, na minha modesta opinião uma escolha bem melhor do que o F-16 (mas ainda prefiro o Gripen)
[ ]s
X1000
Enviado: Seg Dez 10, 2007 10:59 pm
por Copello
Pequeno comparativo entre os caças:
Aeronave Mirage 2000 BR / JAS 39C Gripen
Dimensões
(CxLxA) m 9 x 14 x 5 / 8,4 x 14 x 4,5
Carga bélica
(Kg) 6.300 / 6.500
Peso máx.
(Kg) 17.000 / 12.473
Velocidade
máx.(Km/h) 2.338 / 2.126
Alcance
máximo (Km) 3.330 / 3.200
Motor/
Potência 01 M-53 P2 95,2 / 01 Volvo 80,5
Raio de ação
(Km) 840 / 500
A versão acima é a finada BR que acredito eu que não deva ser muito diferente do Mirage 2000-9 dos EAU. No super trunfo o Mirage só perde em carga bélica e bem pouco por sinal. Vejam não estou querendo desmerecer o Gripen que acredito ser mais avião por ser um projeto mais novo, porém também mais caro. Mas o véinho não faz feio não hein.
Enviado: Seg Dez 10, 2007 11:05 pm
por Bolovo
O problema é que o veínho já tem substituto a vista, o sueco não. O grande problema da FAB com o FX é o seguinte: como manter, qual quer que seja o escolhido, até meados de 2030/40?! Eles vão voar até o osso, lembrem-se disso. Por isso escolher um caça com encomendas, que o país desenvolvedor utilizará até o osso também é bom, pois teremos peças até lá. Sds
Enviado: Seg Dez 10, 2007 11:12 pm
por soultrain
Bolovo,
Diga quando saiu a ultima célula nova do gripen (não vale célula reformada)? A ultima do M-2000 acabou de ser entregue.
[[]]'s
Enviado: Seg Dez 10, 2007 11:14 pm
por Bolovo
soultrain escreveu:Bolovo,
Diga quando saiu a ultima célula nova do gripen (não vale célula reformada)? A ultima do M-2000 acabou de ser entregue.
[[]]'s
Na verdade, não faço idéia. O Dieneces explicou melhor hehehe!
Mas não é esse o dilema. A ADLA vai continuar com os M2000 até um pós 2030? Acho que não. A Suécia vai, como está previsto com as modernizações e tal.
Enviado: Seg Dez 10, 2007 11:18 pm
por Dieneces
soultrain escreveu:Bolovo,
Diga quando saiu a ultima célula nova do gripen (não vale célula reformada)? A ultima do M-2000 acabou de ser entregue.
[[]]'s
Esse ano , 2007 , foi entregue/ou será entregue a última unidade de Gripen da fábrica para a Suécia . Há em fabricação Sul-africanos , a serem entregues até 2012 e daqui mais uns anos entrarão na linha de montagem os tailandeses .
Enviado: Seg Dez 10, 2007 11:25 pm
por Carlos Mathias
A ADLA vai de Matusão até 2025, se o RAfale não atrasar mais.
Enviado: Seg Dez 10, 2007 11:28 pm
por soultrain
Hum...têm a certeza que essas células são novas????? Ou são células quase novas reaproveitadas? Alguém tem o SN das células todas do Gripen?
[[]]'s
Enviado: Seg Dez 10, 2007 11:49 pm
por talharim
O Mirage para mim sempre foi e sempre será um interceptador de alta altitude.Ficam rotulando ele como multifunção mas num dogfight em baixa altitude ele leva uma surra até do 14 Bis.
Enviado: Ter Dez 11, 2007 12:02 am
por Dieneces
soultrain escreveu:Hum...têm a certeza que essas células são novas????? Ou são células quase novas reaproveitadas? Alguém tem o SN das células todas do Gripen?
[[]]'s
As retrofitadas são as células húngaras e outras 31 das versões A e B que os suecos vão modernizar para a versão C. As checas , sul-africanas e tailandesas são , foram ou serão células novas .
Enviado: Ter Dez 11, 2007 12:19 am
por Mapinguari
Copello escreveu:Pequeno comparativo entre os caças:
Aeronave Mirage 2000 BR / JAS 39C Gripen
Dimensões
(CxLxA) m 9 x 14 x 5 / 8,4 x 14 x 4,5
Carga bélica
(Kg) 6.300 / 6.500
Peso máx.
(Kg) 17.000 / 12.473
Velocidade
máx.(Km/h) 2.338 / 2.126
Alcance
máximo (Km) 3.330 / 3.200
Motor/
Potência 01 M-53 P2 95,2 / 01 Volvo 80,5
Raio de ação
(Km) 840 / 500
A versão acima é a finada BR que acredito eu que não deva ser muito diferente do Mirage 2000-9 dos EAU. No super trunfo o Mirage só perde em carga bélica e bem pouco por sinal. Vejam não estou querendo desmerecer o Gripen que acredito ser mais avião por ser um projeto mais novo, porém também mais caro. Mas o véinho não faz feio não hein.
Copello,
Muito cuidado na hora de fazer esses comparativos, pois está uma salada de números aí. Por exemplo, vc colocou o peso máximo do Gripen, na versão JAS 39A, mas o alcance de translado e a carga máxima do JAS 39C. Outra coisa: aqueles raios de combate do M2000 e do Gripen são em que condições? Com que armamentos? Que perfis de vôo?
Aquele raio de combate de 500 km do Gripen é divulgado como sendo com mísseis RBS15, em perfil de vôo LO-LO-LO e com 1 tanque extra, mais alguns penduricalhos. O raio de combate do JAS 39 C em missão de ataque com 3 LGB de 500 kg, pod Litening, mísseis BVR e WVR, em perfil de vôo Hi-Lo-Hi, é de 648 km, somente com combustível interno. Esse raio de combate vai para 833 km, se for retirada a LGB do Centerline e colocado um tanque extra de 1.100 litros.
Sobre o Gripen ser mais caro do que o Mirage 2000BR, a coisa não é assim não. A proposta da Embraer/Dassault para o F-X 1 era a única que ultrapassava US$ 1 bilhão. Dava cerca de US$ 100 milhões por cada uma das 12 células a ser adquiridas. Um absurdo. No contrato da Saab com a Tailândia, os 12 caças Gripen mais 2 Saab 340 Argus com o radar Erieye totalizam uns US$ 65 milhões/Aeronave, com tudo incluído (treinamento, peças de reposição, etc).
Enviado: Ter Dez 11, 2007 10:21 am
por Luís Henrique
O M2000-9 tem vantagens frente ao Gripen.
É mais rápido e vai mais longe...
Se for produzido aqui, as peças poderiam ser feitas aqui.
Ai não vejo muita diferença de um Gripen para um -9.
São aeronaves semelhantes, sendo o M2000 mais vitaminado.
Se colocarmos o Gripen N na parada, ai fica elas por elas. Mas o Gripen N é mais novo, porém mais caro (eu creio)...
Entre as duas eu fico com NENHUMA
Enviado: Ter Dez 11, 2007 10:37 am
por PRick
Sobre alcances dos M-2000, trata-se da versão C, sem os tanques de 2.000 litros, que estamos usando, é bem melhor que a Pulga Alada.
"Range
• 1,361 km (845 miles / 756 nm) with 18 250 kg (551 lb.) bombs
• 1,480 km (920 miles / 800 nm) with four 250 kg (551 lb.) bombs
• 1,539 km (956 miles / 855 nm) with two AM.39 Exocets and one 1,300 liter drop tank
• 1,593 km (989 miles / 885 nm) with two ARMAT ASMs, two Magic AAMs and one 1,300 liter drop tank
• 1,593 km (989 miles / 885 nm) with two Super 530 AAMs, two Magic AAMs and one 1,300 liter drop tank
• 1,969 km (1,223 miles / 1,094 nm) with four Belouga bombs, two Magic AAMs and two 1,700 liter drop tanks"
O Alcance máximo dos M-2000-5 MK II deve ser igual aos M-2000C, ele pode levar até 03 tanques sendo 02 de 2.000 litros e 01 de 1,350 litros, nestas condições deverá ser capaz de chegar a até uns 2000 kms, ou seja, cerca de 1.100 Milhas náuticas. Com uns 06 mísseis MICA. Sem usar revo.
Temos ainda a opção das M-53 P-20, que possui 10 toneladas de empuxo.
[ ]´s
Enviado: Ter Dez 11, 2007 10:50 am
por Plinio Jr
soultrain escreveu:Hum...têm a certeza que essas células são novas????? Ou são células quase novas reaproveitadas? Alguém tem o SN das células todas do Gripen?
[[]]'s
As unidades que estão sendo entregues aos sul-africanos são novos de fábrica, isto é certeza absoluta....
Enviado: Ter Dez 11, 2007 10:57 am
por luisdmrx