Copello escreveu:Pequeno comparativo entre os caças:
Aeronave Mirage 2000 BR / JAS 39C Gripen
Dimensões
(CxLxA) m 9 x 14 x 5 / 8,4 x 14 x 4,5
Carga bélica
(Kg) 6.300 / 6.500
Peso máx.
(Kg) 17.000 / 12.473
Velocidade
máx.(Km/h) 2.338 / 2.126
Alcance
máximo (Km) 3.330 / 3.200
Motor/
Potência 01 M-53 P2 95,2 / 01 Volvo 80,5
Raio de ação
(Km) 840 / 500
A versão acima é a finada BR que acredito eu que não deva ser muito diferente do Mirage 2000-9 dos EAU. No super trunfo o Mirage só perde em carga bélica e bem pouco por sinal. Vejam não estou querendo desmerecer o Gripen que acredito ser mais avião por ser um projeto mais novo, porém também mais caro. Mas o véinho não faz feio não hein.
Copello,
Muito cuidado na hora de fazer esses comparativos, pois está uma salada de números aí. Por exemplo, vc colocou o peso máximo do Gripen, na versão JAS 39A, mas o alcance de translado e a carga máxima do JAS 39C. Outra coisa: aqueles raios de combate do M2000 e do Gripen são em que condições? Com que armamentos? Que perfis de vôo?
Aquele raio de combate de 500 km do Gripen é divulgado como sendo com mísseis RBS15, em perfil de vôo LO-LO-LO e com 1 tanque extra, mais alguns penduricalhos. O raio de combate do JAS 39 C em missão de ataque com 3 LGB de 500 kg, pod Litening, mísseis BVR e WVR, em perfil de vôo Hi-Lo-Hi, é de 648 km, somente com combustível interno. Esse raio de combate vai para 833 km, se for retirada a LGB do Centerline e colocado um tanque extra de 1.100 litros.
Sobre o Gripen ser mais caro do que o Mirage 2000BR, a coisa não é assim não. A proposta da Embraer/Dassault para o F-X 1 era a única que ultrapassava US$ 1 bilhão. Dava cerca de US$ 100 milhões por cada uma das 12 células a ser adquiridas. Um absurdo. No contrato da Saab com a Tailândia, os 12 caças Gripen mais 2 Saab 340 Argus com o radar Erieye totalizam uns US$ 65 milhões/Aeronave, com tudo incluído (treinamento, peças de reposição, etc).