Meu Deus isso não tem fim !!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#31 Mensagem por Dieneces » Qua Nov 28, 2007 12:11 am

Existe recurso para as duas situações (transporte e defesa propriamente dita) e agora parece também existir vontade política . O Brasil é um país continental e as soluções não são baratas nem fáceis...parece que agora se deram conta disso...oxalá seja verdade...

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#32 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Nov 28, 2007 12:39 am

Dieneces escreveu:Existe recurso para as duas situações (transporte e defesa propriamente dita) e agora parece também existir vontade política . O Brasil é um país continental e as soluções não são baratas nem fáceis...parece que agora se deram conta disso...oxalá seja verdade...

Vontade política? Discordo, acho que o "projeto de ditador" ajudou muito mais. A exposição das compras militares da Venezuela, Chile e cia na mídia, foi a deixa para que nossos comandante militares viessem a público e mostrar a real condição de nossas forças.

[ ]s

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#33 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Nov 28, 2007 12:40 am

Acho que vocês estão confundindo e muito as coisas. Vamos pensar antes, gente. Vamos lá:

Kratos,

Merda, tomara que caia tudo, com piloto, tanto faz. Essa MAB não toma jeito.

Comentário infeliz.

Necessárias uma ova, a FAB deve priorizar sua missão que é de guardar o espaço aéreo brasileiro. Em segundo lugar complementar a logística das forças e por último, depois de todas as outras prioridades, é levar vagabundo pra dar passeio de helicóptero.

Necessárias sim. Prioritárias certamente não. Mas quem manda é que as usa. Quem manda não pilota caça.

Esse 21 milhões gastos na compra desses helicópteros poderiam ser usados pra acelerar a modernização dos F-5, que aliás, é um vexame tão grande, e tão ridículo, que a FAB fica enrolando pra não te responder quando você manda email pros caras perguntando quantas unidades já se encontram operacionais.

Se fosse fácil assim.

O pior é que depende (em parte), durante anos esse imbecis ficam declarando que está tudo uma beleza, que "agora com os M2000 temos uma defesa aérea digna de país de primeiro mundo", que "os F-5M são imponentes", enquanto na verdade poderiam declarar publicamente em audiência com o presidente que a FAB está capenga, caindo aos pedaços, precisam demais dinheiro pra investir em caças novos e armamentos........... o resto você se vira pra deduzir, não é difícil.

Não lembro de dizerem que estava "tudo beleza". Aliás, pelo que me lembro o Saito expôs a situação caótica da Força. Você deve entender que esse tema (Defesa) foi deixado de lado durante anos. As declarações dos Comandantes só estão tendo efeito por causa da Venezuela, senão o governo continuaria sem dar a devida atenção. E o fato de durante anos os Comandantes não virem à público demonstrar os problemas, não significa que não tenham informado a situação ao governo.

-----

Sniper,

Porém, existem coisas inimagináveis como gastar meio bilhão de dólares em aeronaves de patrulha marítima (não vou entrar no mérito técnico de serem células velhas, etc...) enquanto a modernização dos F5 está essa vergonheira, a modernização dos AMX está atrazada e sequer temos certeza se temos ou não bombas guiadas .

Você está falando como se o Programa P-3BR tivesse surgido agora. F-5BR e P-3BR eram parte do PFCEAB. Os dois surgiram ao mesmo tempo. Você quer que a FAB cancele um contrato por causa do problema com o outro? Problema esse que nem sabemos ao certo o que é. Essa comparação sua não tem o menor sentido.

Ter 700 aeronaves no inventário e não operar sequer 300 delas, será que tudo isso é culpa apenas de falta de recursos?

Só isso não. Mas grande parte, sem dúvida.

--------

amx 2000

Quem nao pode fazer nada somos nos, os cabecas da TAB tem contato direto com os homens e mulheres que possuem as chaves do cofre, por tanto eles eh que tem que colocar pressao, e nao so ficar falando amen, e dizendo que F-5 eh caca imponente, faca me o favor, tem que dizer que a Forca esta uma merda, e do jeito que esta nao pode ficar.

E você acha que nunca foi feito? Acontece que não era prioridade dos "donos do cofre". Agora é.

-----------

Bolovo,

Não podemos de nós esquecer dos prováveis Phenom 100 que a FAB vai comprar em breve. Olha, não sou contra o GTE ter aviões bons, pelo contrário, acho que TODA a frota deve ter bons aviões. Mas é meio imoral numa Força Aérea que tem como caça mais moderno menos de duas dúzias de F-5M que nem míssil direito tem, ter aviões como o A319ACJ, Legacy, EC135 e em breve Phenom 100, tudo filé onde o que deveria ser filé é cupim. A FAB de equipamento de combate MODERNO mesmo só recebeu os R-99, A-29 e Blackhawk nos últimos anos, tirando isso, nada novo, tudo é upgrade de velhas plataformas. Mas isso é só a minha opinião... comprar 48 cacinhas não é tão díficil pows... é igual comprar ervilha em lata no mercado.

A compra de caças é justamente o problema mais complicado. Comprar 48 "cacinhas" é infinitamente mais difícil do que comprar 99 Super Tucano ou meia dúzia de Blackhawk. Tanto financeiramente, já que estaríamos falando de mais de 3 bilhões de dólares, quanto politicamente - talvez o fator principal.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
amx2000
Avançado
Avançado

#34 Mensagem por amx2000 » Qua Nov 28, 2007 1:52 am

Prezado Vinicius, eu entendo que comprar cacas, nao eh tao facil como comprar um automovel , mas dez anos para comprar uma duzia de cacas tambem eh brincadeira, isto voce ha de convir, paciencia tem limite.

O dificil eh comprar a primeira parcela, depois eh tudo mais `facil`, depois de definir o ganhador , depois dos doze, se preciso for pode-se comprar vinte, trinta, cem etc,eh so ter a verba, mas a TAB nao consegue se decidir, esta eh minha bronca.

Ja evitei bastante de criticar a TAB, mas agora nao da mais, vou criticar ate o dia em que o FXZ for escolhido, as pessoas, as vezes so quando ouvem uma critica que acordam pra vida.

Por exemplo o cara esta barrigudo, mas so nota quando alguem chega pra ele e diz, meu, como voce esta barrigudo, so entao, talvez ele faca uma dieta. :mrgreen:

Este eh meu ponto, vou criticar ate alguem da TAB ouvir e atender as minhas preces, cacas ja, o resto eh resto.

Abracos

Editado pela última vez por amx2000 em Qua Nov 28, 2007 2:09 am, em um total de 1 vez.
Imagem
Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#35 Mensagem por Dieneces » Qua Nov 28, 2007 1:53 am

Immortal Horgh escreveu:
Dieneces escreveu:Existe recurso para as duas situações (transporte e defesa propriamente dita) e agora parece também existir vontade política . O Brasil é um país continental e as soluções não são baratas nem fáceis...parece que agora se deram conta disso...oxalá seja verdade...

Vontade política? Discordo, acho que o "projeto de ditador" ajudou muito mais. A exposição das compras militares da Venezuela, Chile e cia na mídia, foi a deixa para que nossos comandante militares viessem a público e mostrar a real condição de nossas forças.

[ ]s
A isso eu chamo de vontade POLÍTICA . Tu não discordas, Imortal ...é só questão de padronização vocabular. :wink:

Editado pela última vez por Dieneces em Qua Nov 28, 2007 5:56 am, em um total de 1 vez.
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#36 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Nov 28, 2007 5:05 am

Dieneces escreveu:
Immortal Horgh escreveu:

[ ]s
A isso eu chamo de vontade POLÍTICA . Tu não discordas, Imortal ...é só questão de padronizaçãp vocabular. :wink:

Claro, tem fundo lógico, mas se não fosse esse "indivíduo" ao norte de nossas fronteiras, ainda estaríamos (quer dizer, nossos políticos) dizendo que o GDA tem os caças mais poderosos da AL.

[ ]s

Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#37 Mensagem por Sniper » Qua Nov 28, 2007 9:51 am

Por mais patriota que eu seja, infelizmente é impossível defender a FAB. Basta uma simples comparação com o que a MB fez e faz com muito menos recursos. Temos um programa nuclear tocado quase que exclusivamente com recursos da força, temos 5 submarinos com grande disponibilidade, com o melhor armamento do mundo e 4 deles foram fabricados aqui, Niterois modernizadas, CFN MUITO operacional, etc...

Se compararmos com o exército que tem um contingente maior e um maior número de inativos para "sustentar" também podemos citar os vários centros de excelência MUITO operacionais como a Brigada PQD, Forças Especiais, CIGS, Batalhões de selva, AvEx, programa URUTU III, etc...

Enquanto isso na FAB, temos os ALX entregues a conta gota, F-5 BR :roll: , Matusas com 10 mísseis, AMX sem bombas guiadas, sem mísseis e com a modernização atrasada, etc, etc, etc... Não vemos uma unidade de combatete que esteja no estado da arte, bem armada e com disponibilidade maior que os 40% relatados pelo próprio comando da força.

Falta dinheiro? Sim e Não. Falta dinheiro para todas as 3 forças, porém, se compararmos as verbas destinadas a FAB com as do EB e MB veremos que a FAB recebeu muito mais dinheiro. O que faltou foi planejamento (e se este foi feito, devería ter sido seguido de forma contínua e não aleatória), foram priorizadas áreas como a aviação de transporte, treinamento, patrulha, VIP em detrimento aos aviões de combate que sempre foram a razão da existência de uma força aérea.

Por enquanto a FAB merece o ingrato apelido de TAB, porque a sua força já deixou de existir a muito tempo...

Abraços!

Imagem
alex
Sênior
Sênior
Agradeceu: 10 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#38 Mensagem por alex » Qua Nov 28, 2007 10:28 am

Não temos nem 100 misseis BVR em estoque, se 20 F-5M estivessem prontos hoje eles não teriam capacidade de decolarem totalmente armados.
Esse é o preço de 719 aviões.
É TAB mesmo.

Demartino
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 1 vez

Senhores!!

#39 Mensagem por Demartino » Qua Nov 28, 2007 10:32 am

Sem querer colocar mais lenha nessa fogueira, vocês devem para para pensar nas seguintes situações:

- Durante o governo FHC vivíamos uma época de vacas magras, não quero eu aqui julgar se por incompetência de seu governo ou se por outros motivos que não vem ao caso aqui discutir;
- No primeiro mandato, o Brasil era terra de ninmguém e de novo não cabe aqui discutir se ele soube melhor ou não o fato é que tínham mitas coisas para se melhorar e realmente não houve a prioridade no campo de defesa que naquela época já deveríamos estar atentos, porém não houve;
- No segundo mandato do mesmo o governo FHC estava enfraquecido em virtude de uma série de problemas tanto externos como internos que nos levaram a uma crise, tanto de confiaça quanto economica, fazendo com que o programa de reaparelhamento das forças armadas fossem deixadas de lado e empurradas com a barriga ( isso ninguém pode negar) vide fx 1;
- O primeiro mandato de Lula foi feito e este foi eleito com a bandeira de que deveríamos acabar com a fome e a miséria etc etc etc, também não vem ao caso aqui discutir se essas bandeiras eram legítimas ou não nem o fato de que essas bandeiras foram alcançadas, porém fica claro que seria muito dificil um governo eleito para acabar com a fome e a miséria, que este comprasse 36 caças de ultima geração. Novamente nào estou aqui querendo discutir política, estou aqui apenas pinsando alguns fatos e não versões;
- Creio que este segundo mandato que está sendo feito mais no formato desenvolvimentista e o crescimento, as condições foram dadas para que finalmente o tao sonhado programa se estabeleça!!!

talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#40 Mensagem por talharim » Qua Nov 28, 2007 10:39 am

O fato é que a TAB gasta muito mal seu dinheiro.Não tem desculpa para isso.

Basta comparar como o Sniper fez com a MB e o EB.Essas 2 forças conseguiram fazer muito mais com muito menos verba do que a TAB.

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#41 Mensagem por talharim » Qua Nov 28, 2007 10:43 am

Sabe dá um ânimo maior acompanhar o EB e a MB.

Vc vê progresso nessas 2 FAs,são forças muito mais transparentes com relação a desenvolvimento e aquisição de equipamentos.

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Heer.Skuda
Júnior
Júnior

#42 Mensagem por Heer.Skuda » Qua Nov 28, 2007 12:18 pm

Ué, algum politico reclamaria andar de Rafale? RAFALE PARA TRANSPORTE JA!

"Minha experiência pessoal diz que as decisões ousadas e arriscadas constituem a melhor promessa da vitória"

Erwin Johannes Eugen
Tigershark
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes

#43 Mensagem por Tigershark » Qua Nov 28, 2007 12:20 pm

Heer.Skuda escreveu:Ué, algum politico reclamaria andar de Rafale? RAFALE PARA TRANSPORTE JA!

Grande Idéia,Heer.Skuda!Transportaremos nossos políticos sem a roupa de voo em Mach 2 e sem capacetes! :D

amx2000
Avançado
Avançado

#44 Mensagem por amx2000 » Qua Nov 28, 2007 12:45 pm

Heer.Skuda escreveu:Ué, algum politico reclamaria andar de Rafale? RAFALE PARA TRANSPORTE JA!

Tai, gostei da ideia, vamos comecar a chamar o Rafale de jato executivo, quem sabe ai a TAB e o nossos nobres politicos nao o comprem? :D

Acho que a palavra caca, eh muito forte para a TAB. :roll:

Ate+

Imagem
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes

#45 Mensagem por orestespf » Qua Nov 28, 2007 1:19 pm

amx2000 escreveu:

Tai, gostei da ideia, vamos comecar a chamar o Rafale de jato executivo, quem sabe ai a TAB e o nossos nobres politicos nao o comprem? :D

Acho que a palavra caca, eh muito forte para a TAB. :roll:

Ate+

E caça é vetado pelo Ibama. :D :D :D

Responder