PQDS no Haiti, AGORA No FANTÁSTICO
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Kratos escreveu:Tem é que vir o SCAR pro Brasil.
Mas parece que só vai estar liberado para os non-yankes em 2010... além disso ele está entrando em operação agora, vai que arma tem alguma merda no projeto, sei lá. A G36 tá aí faz uns doze anos, testado e aprovado em combate e tudo mais. Temos que cortar o mal pela raiz o mais rápido possível, get out MD-97 hahaha qualquer fuzil no lugar dessa joça está bom
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Pablo Maica
- Sênior
- Agradeceu: 335 vezes
- Agradeceram: 606 vezes
O 97 tinha que ter o mesmo fim do MD-2... meia duzia de unidades fabricadas e deu...
Um fuzil na década de 50 para ser bom precisava apenas funcionar bem... hoje em dia a coisa mudou, para ser bom tem que funcionar bem e ter capacidade de receber equipamentos que otimizem a sua performance e a capacidade do usuário.
E se esse papo de que soldado brasileiro não precisa disso vier, pois bem enão se seguirmos o mesmo raciocínio vamos re-modernizar o M-41 que ja tah de bom tamanho.
E mais só Deus sabe se realmente os problemas estão sendo solucionados.
Um abraço e t+
Um fuzil na década de 50 para ser bom precisava apenas funcionar bem... hoje em dia a coisa mudou, para ser bom tem que funcionar bem e ter capacidade de receber equipamentos que otimizem a sua performance e a capacidade do usuário.
E se esse papo de que soldado brasileiro não precisa disso vier, pois bem enão se seguirmos o mesmo raciocínio vamos re-modernizar o M-41 que ja tah de bom tamanho.
E mais só Deus sabe se realmente os problemas estão sendo solucionados.
Um abraço e t+

Bolovo escreveu:Uma coisa que ninguém lembra é que o MD-97 vai equipar todo o EB, desde os pé rapado até as tropas de elite (exceto a BdaOpEsp). Se os PQDs quiserem usar uma MD-97L com lanterna, Aimpoint M3 + visor noturno, empunhadura vertical, etc... vão ter que apelar para a gambiarra, como estão fazendo hoje com a FAL. Sobre a licença para fabricar a G36, o México já recebeu e faz uma versão própria da arma, que alias, é melhor que a versão alemã. Além de ser muito bom, é muito mais barato e trouxe tecnologias novas para o país, como a manipulação de polímeros para armamentos. Ou acham que transferência tecnologia só tem com caças e submarinos?
Eu sinceramente acho uma infeliz perda de tempo e dinheiro do contribuinte a Imbel ainda investir nesse fuzil que não terá futuro algum... se for questão de atirar bem e não falhar, vamos jogar fora essa porcaria de fuzil e fazer sob licença uma versão da AK-100, que pelo menos custa 25% de uma MD-97. Ou façamos a coisa mais sensata, escolheremos um fuzil bom, barato e com FUTURO pela frente, como o G36 e o produziremos aqui como fez o México recentemente.
Abs.
Bolovo, tem umas infos equivocadas:
O MD-97L pode foi "pensado" para operar miras do Tipo EOtech /Aimpoint, no mais lanterna desdo fal pode ser colocada bastando mesma braçadeira da M4 ou maioria dos Fz no cano.
Agora se você quer um fuzil com trilhos Picatinny nele todo... "Se Se..." parar de quebrar e ficar confiavel seria bom 2 Picatinny de cada lado do mesmo tamanho que ja possui e trocar coranha pela similar do G-36 KV
Vlws Abraços
- Moccelin
- Sênior
- Agradeceram: 2 vezes
Se for pra ser o G-36 o MD-97 pode facilmente ser deixado 'no ponto'.. Basta resolver o problema da durabilidade/resistência e as 3 partes plásticas dele serem re-pensadas (coias que não é muito difícil) sem o cabresto de ser parecido com o FAL, e sim pensando em ergonomia e modularidade. Pra quem não sacou estou falando da empunhadura, que podia ser mais ergonômica que a do FAL, das placas do guarda mão, que poderiam incluir trilhos para serem usados, nem que seja para dispositivos menos complexos, como lanternas, bipé e empunhaduras verticais, e a coronha... afinal eu não acredito que uma coronha com regulagem de comprimento e com um descanço de bochecha regulável seja tão caro de se produzir, e isso almenta MUITO a eficiência de um atirador... Ah, também um sistema de mira mais moderno (mira convencional)... Ou seja, apenas as 'perfumarias' da arma.
Ah, pra quem acha interessante as 'adaptações' feitas pelo EB, leiam esse Lições Aprendidas do COTER... Incluindo 'liquid-paper' na massa de mira, caneta laser amarrada na placa do guarda mão. O mais interessante é ver e pensar como é possível alguns erros serem realizados por militares com 4 anos de formação!!! Uma coisa que me desanima muito é isso aí.
Ah, pra quem acha interessante as 'adaptações' feitas pelo EB, leiam esse Lições Aprendidas do COTER... Incluindo 'liquid-paper' na massa de mira, caneta laser amarrada na placa do guarda mão. O mais interessante é ver e pensar como é possível alguns erros serem realizados por militares com 4 anos de formação!!! Uma coisa que me desanima muito é isso aí.
The cake is a lie...
- Mapinguari
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 6 vezes
Bolovo escreveu:Uma coisa que ninguém lembra é que o MD-97 vai equipar todo o EB, desde os pé rapado até as tropas de elite (exceto a BdaOpEsp). Se os PQDs quiserem usar uma MD-97L com lanterna, Aimpoint M3 + visor noturno, empunhadura vertical, etc... vão ter que apelar para a gambiarra, como estão fazendo hoje com a FAL. Sobre a licença para fabricar a G36, o México já recebeu e faz uma versão própria da arma, que alias, é melhor que a versão alemã. Além de ser muito bom, é muito mais barato e trouxe tecnologias novas para o país, como a manipulação de polímeros para armamentos. Ou acham que transferência tecnologia só tem com caças e submarinos?
Eu sinceramente acho uma infeliz perda de tempo e dinheiro do contribuinte a Imbel ainda investir nesse fuzil que não terá futuro algum... se for questão de atirar bem e não falhar, vamos jogar fora essa porcaria de fuzil e fazer sob licença uma versão da AK-100, que pelo menos custa 25% de uma MD-97. Ou façamos a coisa mais sensata, escolheremos um fuzil bom, barato e com FUTURO pela frente, como o G36 e o produziremos aqui como fez o México recentemente.
Abs.
Adoro o G36, mas em minha opinião o fuzil ideal para o EB, como substituto dos FAL, seria algo similar aos SCAR (ou ao FN2000, se preferirem). Modular ao extremo, os que forem para uso das tropas de selva poderiam atirar munição 7.62mm, já que eles assim preferem, enquanto o resto dos infantes pode usar a versão light, que atira 5.56mm.
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
Também entendo pouco, mas em termos gerais as vantagens são: calibre 5,56 contra 7,62 do FAL. Mais leve, mais ergonômico e apto a usar mais acessórios como miras laser, lança-granadas, etc, sem maiores gambiarras.
Só que infelizmente a confiabilidade dele ainda está muito baixa.
Só que infelizmente a confiabilidade dele ainda está muito baixa.
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- R.A.Barros
- Sênior
Porque vocês não gostam dos nossos fuzis?
Fuzil MD97L equipado com mira ótica Aimpoint CompM2, lanterna com cabo de acionamento remoto, supressor de ruídos Brugger & Thomet e lançador de granadas modelo M-203 PI.
Jogo de miras com pontos de trítio para o Fuzil de Assalto MD97, de fabricação da DAS Arms. Elas são disponíveis na versão deslizante (à esquerda), para o MD97L, e de duas posições (à direita), para o MD97LM.
À extrema esquerda: empunhadura de grande atrito com encaixe dos dedos para o FAL/MD97. Já as outras três da direita são empunhadura frontais verticais adaptáveis ao trilho de acessórios “Picatinny”.
Guarda-mão ventilado em alumínio para o Fuzil de Assalto MD97, com trilhos de acessórios “Picatinny” nas posições 0º (em cima), 180º (em baixo), 90º e 270º (nas laterais). À direita: o mesmo guarda-mão instalado no fuzil, com uma empunhadura vertical e um apontador laser acoplados.
Fuzil de Assalto MD97LM equipado trilhos de acessórios “Picatinny”, nos quais se encontram afixados uma mira ótica EO Tech e uma lanterna com empunhadura vertical integrada Surefire M910A.

Fuzil MD97L equipado com mira ótica Aimpoint CompM2, lanterna com cabo de acionamento remoto, supressor de ruídos Brugger & Thomet e lançador de granadas modelo M-203 PI.

Jogo de miras com pontos de trítio para o Fuzil de Assalto MD97, de fabricação da DAS Arms. Elas são disponíveis na versão deslizante (à esquerda), para o MD97L, e de duas posições (à direita), para o MD97LM.

À extrema esquerda: empunhadura de grande atrito com encaixe dos dedos para o FAL/MD97. Já as outras três da direita são empunhadura frontais verticais adaptáveis ao trilho de acessórios “Picatinny”.

Guarda-mão ventilado em alumínio para o Fuzil de Assalto MD97, com trilhos de acessórios “Picatinny” nas posições 0º (em cima), 180º (em baixo), 90º e 270º (nas laterais). À direita: o mesmo guarda-mão instalado no fuzil, com uma empunhadura vertical e um apontador laser acoplados.

Fuzil de Assalto MD97LM equipado trilhos de acessórios “Picatinny”, nos quais se encontram afixados uma mira ótica EO Tech e uma lanterna com empunhadura vertical integrada Surefire M910A.
VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ. PARA-SAR
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ. PARA-SAR
- R.A.Barros
- Sênior
RENN_Akino escreveu:Como assim "quebra"?
Ha reclamações de constantes quebras de partes do fuzil, devido a cagadas no processo de fabricação do duralumínio usado na montagem do fuzil.
O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
- Pablo Maica
- Sênior
- Agradeceu: 335 vezes
- Agradeceram: 606 vezes
O MD 97 deveria se parecer com o da quinta foto (que é uma montagem), qualquer fuzil em uso hoje pode receber o M203 com uma pequena modificação, nada especial, a lanterna é presa com braçadeira no cano, e se vc for ver o MD-97 não tem onde seja encaxada uma empunhadura vertical ou sistema de mira laser no guarda mão que não chega nem perto do que vc postou.
Um abraço e t+
Um abraço e t+