Sucessão de caças norte-americanos
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- Wolfgang
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Olha, pode-se afirmar duas coisas:
1. O F35 voa. Se vai ser bom é outra história;
2. Se se pode falar que o F35 é ruim, não se pode dizer que o PAK FA o é, pois não existe nada construído. Seria irresponsabilidade dizer que o PAK FA será bom. Nada pode afirmar positiva ou negativamente isso...
Abs
Fabio
1. O F35 voa. Se vai ser bom é outra história;
2. Se se pode falar que o F35 é ruim, não se pode dizer que o PAK FA o é, pois não existe nada construído. Seria irresponsabilidade dizer que o PAK FA será bom. Nada pode afirmar positiva ou negativamente isso...
Abs
Fabio
O F-35 tinha apresentado falhas eletricas depois do 19° voo, parece que ja foi tudo concertado, deve voltar a voar no mes de novembro. Ai a materia sobre o F-35 (ja tem algum topico destinado apenas a este caça?):
Lockheed Martin retoma vôos do F-35
Empresa disse que problemas nos sistemas de energia do protótipo foram solucionados depois de longos testes de laboratório
Hercules Araújo
A Lockheed Martin começou com procedimentos de taxiamento do seu primeiro F-35 Joint Strike Fighter e quer retornar a testes de vôo neste mês de novembro, seis meses depois do 19º vôo ter indicado falha elétrica nos sistemas.
A despeito do fornecimento de energia elétrica, do pacote de energia integrado, atuadores de controle de vôo e o motor Pratt & Whitney F135 combinados para manter a aeronave no ar, o AA-1 ficou em solo mais que o tempo esperado. As atividades de acionamento dos sistemas em solo, finalmente foram iniciados em 9 de outubro.
“Modernização do software e todos os reparos de hardware resultados da anomalia do vôo de maio passado foram completados”, disse a Lockheed. “Nas próximas longas semanas nós iremos substituir muitos outros itens de equipamento, baseado em resultados de testes de bancada e laboratório”.
A interrupção dos testes de vôo em maio, causada pela oscilação de energia na tensão de unidades elétricas na voltagem de 270 volts, foi resolvida com a separação de fios paralelos e caixas de ligação.
Em uma sessão de testes com o Pacote de Energia Integrada (IPP), que combina unidade de energia auxiliar e de emergência e sistema de controle ambiental foram encontradas falhas durante testes de laboratório.
A Honeywell é o fornecedor do IPP para a Lockheed e trocou o pacote em 17 de outubro depois que a unidade foi desmontada e montada para verificar componentes internos, disse o JPO.
O próximo protótipo a voar será o primeiro F-35B STOVL que está agendado para voar em maio de 2008.
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Wolfgang escreveu:Olha, pode-se afirmar duas coisas:
1. O F35 voa. Se vai ser bom é outra história;
2. Se se pode falar que o F35 é ruim, não se pode dizer que o PAK FA o é, pois não existe nada construído. Seria irresponsabilidade dizer que o PAK FA será bom. Nada pode afirmar positiva ou negativamente isso...
Abs
Fabio
Olá Fábio,
vamos por parte:
1) O que você chama de voar? Aviãozinho de papel também voa. Falando sério, para um caça, voar é muito pouco, precisa combater. Ou você imagina que os americanos et all estão satisfeitos com esta josta? Um protótipo no ar durante muito tempo é um grande problema, ainda mais quando se tem grana.
2) Não tem como comparar F-35 com o PAK-FA, é como comparar banana com pedra, ou seja, o diferente não se compara. Acho que o prudente é comparar o F-35 com o F-22 e nada mais. Como falar do PAK-FA? Só pelo que os russos disseram do que ele será um dia capaz? Pra mim não serve, até que se mostre o que veio fazer ao mundo.
Tem razão, qualquer comentário sobre o PAK-FA é absurdo, tanto daqueles que o criticam, quantos os que o admiram. Vou além, a Rússia disse que será um caça de 5ªG, o desenho lembra algo dos americanos (sempre foi assim. rsrs).
Porém eu tenho uma dúvida: o que é um caça de 5ªG para os russos? Será que eles usam a mesma "terminologia" que os americanos? No que diz respeito a caças de 4ªG a coisa é uma bagunça. Por que não seria para os caças de 5ªG? Até porque, até agora o que se chama de caça de 5ªG é baseado na "imagem vendida" pelos americanos. Então... rsrs
Grande abraço,
Orestes
- Plinio Jr
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orestespf escreveu:Plinio Jr escreveu:Luís Henrique escreveu:O F-35 vôou. Parou por problemas. Arrumaram e agora ele vai voltar a voar. Por enquanto não esta voando.
Não estou comparando Pak com F-35. So estou dizendo que do mesmo jeito que o F-35 atrasou o Pak também tem o direito.
As pessoas dizem que o Pak não anda, não sai do lugar, etc. Mas o mesmo acontece e aconteceu com caças ocidentias, americanos e europeus.
A Rússia também esta adiantada em muitas coisas e ja foi dito que o que faltava era o acordo (leia-se grana). Agora que os indianos assinaram PRA VALER, o negócio vai acelerar...
Todo mundo duvidou mas os russos entregaram Su-30 para a Venezuela em tempo recorde. Não duvidem dos russos...
Vamos por partes, o F-35 já voou e apartir de novembro e janeiro de 2008 novos exemplares começam a passar por diversas baterias de testes, problemas surgem durante este processo, o que é algo normal.
O Pak, sequer forma definida tem, sequer saiu da prancheta e sabe-se lá quanto tempo vai demorar para entrar em serviço e os problemas enfrentados por ele, não foram de ordem operacional, como o F-35 e sim financeira e nem estou levando em conta dos problemas que o mesmo deve tbm passar quando começar seu processo de ensaios.
Tenha absoluta certeza que o F-35 está hj muito a frente, vai levar um bom tempo para o PAK chegar ao mesmo estágio...
Olá Plínio,
acho que você está certo, mas acho que seria bom ter algum cuidado. Quando um projeto militar apresenta sucessivos atrasos e que não é por falta de orçamento, dá para desconfiar. Acho que o projeto do F-35 anda mal das pernas, prometeram muita coisa e parece que não estão conseguindo realizá-las.
Se os EUA fossem o único operador deste caça, já estaria voando, e os americanos estariam dizendo que estaria totalmente operacional e que seria a 8ª maravilha do mundo, mas como existem outros "participantes" no projeto... rsrsrs
Os russos sabem muito bem como fazer o PAK-FA, mas falta grana. Também não dá para concluir que voará ficará pronto antes do F-35. Mas se este último não "decolar", sei não...
Mas eu sou suspeito mesmo, não boto um centavo de Real neste projeto do F-35, e o dia que esta "coisa" voar em definitivo, continuarei batendo fortemente no vetor e nos países operadores. Sei o que falo. Já o F-22 é mais interessante, este pelo menos voa. Os dois serão muito superiores a "carroça voadora" (F-117), mas mesmo assim, ainda questionáveis.
Deixarei este assunto de lado, prefiro ler os posts dos entusiastas e admiradores deste dois vetores, me divirto muito. rsrs
Abração,
Orestes
Problemas todos irão enfrentar, vale para americanos, russos e quem mais quiser partir para fabricação de um vetor deste porte, mas é bom lembrar que os americanos estão na frente e o vem fazendo há mais tempo, com F-117 e F-22 e isto é um fator muito importante e que deve ser considerado....mas vamos ver que bicho dá...
¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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Luís Henrique escreveu:Poti Camarão escreveu:E cadê o F-35?
So em 2012 amigo...Aguarde.
Os russos falam que o Pak ficara pronto em 2015. Ou seja, 3 anos depois que o F-35. E tem gente que fala que os russos não conseguem nada.
Veremos..
Veremos... A Lockmart iniciou o projeto do JSF em 1997 juntamente com a BAe. Os USA tocam o projeto com a participação de mais 8 países, dinheiro não falta.
United Kingdom (signed 17 Jan 2001 for $2B)
Italy (signed 24 Jun 2002 for $1B)
Netherlands (signed 17 Jun 2002 for $800M)
Turkey (signed 11 Jun 2002 for $175M)
Canada (signed 7 Feb 2002 for $150M)
Australia* (signed 31 Oct 2002 for $150M)
Denmark (signed 28 May 2002 for $125M)
Norway* (signed 20 Jun 2002 for $125M)
Se com muito dinheiro e parceiros ricos o programa levará no mínimo 15 anos para a 1ª entrega imagine os Russos, sem experiências anteriores com tecnologia Stealth, Recursos limitados e parcerias duvidosas...
Nunca se viu ao menos um Mock-up do avião, não se conhece praticamente nada do projeto, ainda não existe um protótipo para os testes e vem me dizer que o avião estará voando apenas 3 anos depois do JSF! Não abuzem da minha ingenuidade POWS!
O pessoal as vezes exagera na Hellmans...
- Morcego
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Orestes, avião de papel não VOA, ele PLANA, outra coisa;
quando o PAK-FA entrar nas suas primeiras decolagens (SE É QUE ISSO VAI ACONTECER) tb serão encontrados problemas que serão corrigidos.
a diferença?
vcs virão aqui falar que isso é normal que deixa disso deixa daquilo BLEM BLEM BLEM.
COMO É AMERICANO.
PODE TER ATÉ MAIS DE 8 PAISES INTERESSADOS EM 2000 COMPRAS E O AVIÃO PODE SAIR DA PRANCHETA QUE NÃO INTERESSA.
PARA A PROPAGANDA DO COMITERN RUSSÓFILO TERA SEMPRE QUE SER INFERIOR AOS BONZINHOS AMAVEIS E LEGAIS RUSSOS.
OBS: O f-35 não se destina a enfrentar PAK-FA, o PAK-FA seria o para fazer frente ao F-22, estamos falando de alguss DÉCADAS de atraso.
quando o PAK-FA entrar nas suas primeiras decolagens (SE É QUE ISSO VAI ACONTECER) tb serão encontrados problemas que serão corrigidos.
a diferença?
vcs virão aqui falar que isso é normal que deixa disso deixa daquilo BLEM BLEM BLEM.
COMO É AMERICANO.
PODE TER ATÉ MAIS DE 8 PAISES INTERESSADOS EM 2000 COMPRAS E O AVIÃO PODE SAIR DA PRANCHETA QUE NÃO INTERESSA.
PARA A PROPAGANDA DO COMITERN RUSSÓFILO TERA SEMPRE QUE SER INFERIOR AOS BONZINHOS AMAVEIS E LEGAIS RUSSOS.
OBS: O f-35 não se destina a enfrentar PAK-FA, o PAK-FA seria o para fazer frente ao F-22, estamos falando de alguss DÉCADAS de atraso.
- Morcego
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Sniper escreveu:Luís Henrique escreveu:Poti Camarão escreveu:E cadê o F-35?
So em 2012 amigo...Aguarde.
Os russos falam que o Pak ficara pronto em 2015. Ou seja, 3 anos depois que o F-35. E tem gente que fala que os russos não conseguem nada.
Veremos..
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Nunca se viu ao menos um Mock-up do avião, não se conhece praticamente nada do projeto, ainda não existe um protótipo para os testes e vem me dizer que o avião estará voando apenas 3 anos depois do JSF! Não abuzem da minha ingenuidade POWS!
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SEU IMPERIALISTA-SIONISTA-TEXANO.
COMO OUSA?
Sniper escreveu:Se com muito dinheiro e parceiros ricos o programa levará no mínimo 15 anos para a 1ª entrega imagine os Russos, sem experiências anteriores com tecnologia Stealth, Recursos limitados e parcerias duvidosas...
Concordo com o que você disse, Sniper. Mas não necessariamente o novo avião russo será Stealth.
[<o>]
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RenaN escreveu:Sniper escreveu:Se com muito dinheiro e parceiros ricos o programa levará no mínimo 15 anos para a 1ª entrega imagine os Russos, sem experiências anteriores com tecnologia Stealth, Recursos limitados e parcerias duvidosas...
Concordo com o que você disse, Sniper. Mas não necessariamente o novo avião russo será Stealth.
Compreende-se que uma aeronave de 5ª geração tenha que ser Stealth, tendo em vista que as aeronaves hoje chamadas de 5ª geração fazem uso dessa tecnologia...
- Plinio Jr
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Eles até podem alegar que sai em 2012, mas dizer que estará operacional depois de 03 anos..é demais..mesmo com a India ou se a China tbm se manifestar, injetando dinheiro, não quer dizer que vai acelerar o processo.....é um vetor completamente diferente do que até então eles produziram e vai demandar tempo, para ficar do jeito que eles querem.....
Quem sabe lá para 2020...tenham tempo para participar da substituição de tudo que temos aqui, Mirage 2000, F-5s e A-1s...isso se existir Brasil e eu estiver vivo até lá...
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- Luís Henrique
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Sniper escreveu:Luís Henrique escreveu:Poti Camarão escreveu:E cadê o F-35?
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Quando a Venezuela começou a receber os Su-30 muitos falaram que eram Su-27 usados da Rússia.... Quem viajou na Hellmans, quem duvidou ou quem acreditou?
A Rússia PRECISA manter a paridade com os EUA. E mesmo sendo mais pobre ela EXPORTA MAIS que os EUA em armamentos...
Agora que o Putin quer voltar a equilibrar o jogo e que as forças armadas da Rússia estão começando a comprar depois de muito tempo + o aumento dos países que compram da Rússia, + a assinatura com a India no Pak-Fa...eu não viajaria na Hellmans e duvidaria.
Falamos em números. E foi dito que a dead-line é esta: 2012 võa, 2015 inicia produção em série.
Da mesma forma que pode atrasar o F-35 também pode atrasar.
O F-35 é muito mais caro.
Primeiro porque as empresas americanas precisam faturar MUITO.
Segundo porque os engenheiros americanos são CAROS de manter.
Os russos utilizam empresas estatais, pagam menos e o lucro da Sukhoi pode ser menor...hehe
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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- Luís Henrique
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Plinio Jr escreveu:Eles até podem alegar que sai em 2012, mas dizer que estará operacional depois de 03 anos..é demais..mesmo com a India ou se a China tbm se manifestar, injetando dinheiro, não quer dizer que vai acelerar o processo.....é um vetor completamente diferente do que até então eles produziram e vai demandar tempo, para ficar do jeito que eles querem.....
Quem sabe lá para 2020...tenham tempo para participar da substituição de tudo que temos aqui, Mirage 2000, F-5s e A-1s...isso se existir Brasil e eu estiver vivo até lá...
Não vamos nos esquecer da declaração recente da EADS:
A tecnologia stealth ja ficou BARATA.
Logo, podemos supor que da mesma forma que os russos levaram o lápis para o espaço em vez de gastar milhões e gastar TEMPO em uma caneta que escreve no espaço, podemos esperar que o Pak-Fa será furtivo, mas não necessariamente utilizará os mesmos meios que o F-35 utiliza.
Então, eu não vou ficar duvidando não. Os russos podem surpreender muita gente.
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Simplesmente um GRANDE caça.
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Luís Henrique escreveu:Plinio Jr escreveu:Eles até podem alegar que sai em 2012, mas dizer que estará operacional depois de 03 anos..é demais..mesmo com a India ou se a China tbm se manifestar, injetando dinheiro, não quer dizer que vai acelerar o processo.....é um vetor completamente diferente do que até então eles produziram e vai demandar tempo, para ficar do jeito que eles querem.....
Quem sabe lá para 2020...tenham tempo para participar da substituição de tudo que temos aqui, Mirage 2000, F-5s e A-1s...isso se existir Brasil e eu estiver vivo até lá...
Não vamos nos esquecer da declaração recente da EADS:
A tecnologia stealth ja ficou BARATA.
Logo, podemos supor que da mesma forma que os russos levaram o lápis para o espaço em vez de gastar milhões e gastar TEMPO em uma caneta que escreve no espaço, podemos esperar que o Pak-Fa será furtivo, mas não necessariamente utilizará os mesmos meios que o F-35 utiliza.
Então, eu não vou ficar duvidando não. Os russos podem surpreender muita gente.
Ué...se tivesse ficado mais barata, o projeto não teria sido prorrogado diversas vezes....não é tão simples assim Luís...e os russos sabem disto..
Mas como diz o velho ditado, ¨O tempo é o senhor da razão¨....poderemos confirmar isto...
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olha eu não duvido da capacidade dos russos, eu não sou doido de falar uma besteira destas, toda via, acho que eles estão mais dedicados em seus programas de misseís balisticos e programas aero-espaciais, e eles fazem bem em fazer isso mesmo, e nos fariamso muito bem se pudessemos concatenar com eles nessa area, toda via, não sei como ficariamos com a UCRANINA.
infelizmente, acho qeu o tal PAK, esta mais para PAC.
infelizmente, acho qeu o tal PAK, esta mais para PAC.
- Penguin
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Luís Henrique escreveu:Plinio Jr escreveu:Eles até podem alegar que sai em 2012, mas dizer que estará operacional depois de 03 anos..é demais..mesmo com a India ou se a China tbm se manifestar, injetando dinheiro, não quer dizer que vai acelerar o processo.....é um vetor completamente diferente do que até então eles produziram e vai demandar tempo, para ficar do jeito que eles querem.....
Quem sabe lá para 2020...tenham tempo para participar da substituição de tudo que temos aqui, Mirage 2000, F-5s e A-1s...isso se existir Brasil e eu estiver vivo até lá...
Não vamos nos esquecer da declaração recente da EADS:
A tecnologia stealth ja ficou BARATA.
Logo, podemos supor que da mesma forma que os russos levaram o lápis para o espaço em vez de gastar milhões e gastar TEMPO em uma caneta que escreve no espaço, podemos esperar que o Pak-Fa será furtivo, mas não necessariamente utilizará os mesmos meios que o F-35 utiliza.
Então, eu não vou ficar duvidando não. Os russos podem surpreender muita gente.
Eh impressionante como as lendas urbanas sao persistentes...
Se a analogia for o "conto da caneta e do lapis", o PAK-FA podera nao passar de mais uma lenda urbana.
Quem desenvolveu a tal caneta foi uma empresa privada com recursos privados. Ou seja, gracas ao capitalismo e a competicao que impulsiona as empresas a inovarem para sobreviver e crescer. Coisa que o regime economico da ex-URSS nao incentivava.
A caneta nao foi desenvolvida para a NASA. A Fisher desenvolveu uma caneta para condicoes extremas e que foi adotada pela NASA e tb pelos cosmonautas sovieticos e posteriormente russos:
(...) Pencils may not have been the best choice anyway. The tips flaked and broke off, drifting in microgravity where they could potentially harm an astronaut or equipment. And pencils are flammable--a quality NASA wanted to avoid in onboard objects after the Apollo 1 fire.
(...) In 1965 Fisher patented a pen that could write upside-down, in frigid or roasting conditions (down to minus 50 degrees Fahrenheit or up to 400 degrees F), and even underwater or in other liquids. If too hot, though, the ink turned green instead of its normal blue.
That same year, Fisher offered the AG-7 "Anti-Gravity" Space Pen to NASA. Because of the earlier mechanical pencil fiasco, NASA was hesitant. But, after testing the space pen intensively, the agency decided to use it on spaceflights beginning in 1967. (...)
(...) Since the late 1960s American astronauts and Russian cosmonauts have used Fisher's pens. In fact, Fisher has created a whole line of space pens. A newer pen, called the Shuttle Pen, was used on NASA's space shuttles and on the Russian space station, Mir. Of course, you don't have to go to space to get your hands on a space pen--earthbound folks can own one for the low, low price of $50.00.
http://www.sciam.com/article.cfm?chanID ... D06138AEC4
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Uses in the U.S. and Russian space programs
There exists a common urban legend claiming that because a standard ballpoint pen would not work in zero gravity, NASA spent millions of dollars developing the zero-g capable Space Pen, with the humorous note that the Russian space agency opted to simply use pencils. In fact, NASA programs have used pencils (for example a 1965 order of mechanical pencils) but because of the danger that a broken-off pencil tip poses in zero gravity and the high flammability of both the graphite and wood present in pencils. a better solution was needed.
On top of all that, it turns out that a standard ballpoint pen will work in space after all.
NASA never approached Paul Fisher to develop a pen, nor did Fisher receive any government funding for the pen's development. Fisher invented it independently, and then asked NASA to try it. After the introduction of the AG7 Space Pen, both the American and Soviet (later Russian) space agencies adopted it. Previously both the Russian and American astronauts used grease pencils and plastic slates.
Site do fabricante:
http://www.spacepen.com/Public/Home/index.cfm
Editado pela última vez por Penguin em Sáb Nov 03, 2007 8:39 pm, em um total de 1 vez.