MCD-SM escreveu:Plinio Jr escreveu:MCD-SM escreveu:Plinio Jr escreveu:orestespf escreveu:Opinião "indireta" e radical: se os M-2000C fossem superiores (sempre) ao F-5M, a FAB deveria parar imediatamente a modernização dos F-5. Seria jogar dinheiro fora e admitir publicamente que uma tecnologia dos anos 80 é superior a tudo que ela está integrando no F-5M.
Por outro lado, treinamento de combate envolvendo F-5M e M-2000C será necessário, principalmente para treinar os pilotos dos Mirages para enfretamento de caças mais "equipados", com melhor tecnologia e armados com mísseis BVR.
Pra finalizar, gostaria de lembrá-los da última Cruzex. rsrs
Sds,
Orestes
Grande Orestes...
Para mim ela jogou dinheiro fora ao modernizar os F-5Ms, o ideal seria ter optado por um novo vetor....é uma modernização tardia e passou do momento de faze-la....é o que penso...
Quanto a ultima Cruzex, precisamos ver mais situações como estas acontecendo, para ter certeza que aquilo pode acontecer com frequencia ou nao....
o problema foi que quando iniciram a modernização dos F-5, contratos, etc, não tinha F-16MLu disponíveis, nem mesmo Matusas. Com um orçamento de 285 milhões não teríamos muitas alternativas viáveis. Mas pra mim, perda d etempo foram os Mirage que não levaram a lugar nenhum....se tivesse sido atrelado ao Rafale até vai lá, ou um leasing com a certeza que teríamos algo novo nos próximos anos......mas enfim, foi uma falta de respeito, caça obsoleto entregue a conta gotas.
Para mim ambos(F-5M e Mirage 2000) foram perda de tempo, a grande verdade é que opções de vetores usados modernos, já existia quando decidiram levar a modernização dos F-5s adiante e a grande verdade, a FAB nunca manisfestou muito interesse efetivamente em moderniza-los antes... o resultado está ai...
quais vetores usados disponíveis em 2001?
F-16s aos montes, tanto ex-USAF quanto de países europeus, nem precisava ser os MLU, poderia moderniza-los posteriormente para este padrão ou optar pelo ACE israelense, do lado russo, muitos Mig-29s, que poderiam ser modernizados tanto por israelenses (Sniper) ou mesmo pelos russos em algo SMT e por ai vai...
Opções tinham...o problema é o de sempre...falta de boa vontade em concretizá-las....