Wolfgang escreveu:cicloneprojekt escreveu:Bolovo escreveu:Iron Hand escreveu:marcelosobrado escreveu:A primeira Cruzex foi na região sul, a segunda na região nordeste, a terceira na região centro-oeste, pela lógica a próxima deveria ser na região norte ñ acham?
*
*
*
*
Tem que se levar em conta a Base Aérea, não? Onde seria a sede de uma Cruzex no Norte?
Manaus, Porto Velho, Boa Vista, São Gabriel da Cachoeira... base não falta. Eu acho que deveria ser no Sudeste, aqui em Santa Cruz no Rio.
É a região geoeconômica mais importante do país.
O problema é que é a região com o tráfego aéreo mais congestionado do país.
Eu já acho uma estupidez a FAB não ter uma base no Interior de São Paulo. Quando um F-5 interceptará a tempo um atacante vindo do sudoeste de São Paulo em direção a ARAMAR?
O Rio já tem São Pedro d'Aldeia. Deveri aexistir alocação de caças da MB lá.
São Paulo nem mais os ASTROS tem. Lixo de cobertura para a maior cidade da AL e a qual sofreria mais (muitos habitantes por m2).
Às vezes acho que o Rio está overprotected...
Olá, Wolfgang, bom dia!
Tem razão em relação a preocupação quanto a SP, mas toda vez que pensar em FAB, tem que analisar o contexto histórico. Toda a nossa estrutura de bases foi feita na época da II GM, fora algumas exceções. E aí o Rio era a capital. Depois disso, o cenário estrategico mudou, porém a $ é curta...o cobertor é curto e está naquela historia de puxar p/cima e descobrir o pé...hehe!
Logo, ainda se está na fase de construir bases onde não existem e saõ necessárias (tipo na Amazonia).
E por que a principal base foi construída no Rio e só Santos em SP? Além de ser a capital, naquela época, Getulio Vargas tinha acabado de ter um susto c/a revolução constitucionalista dos paulistas. E aí, não quis arriscar...tanto é que passaram muitos anos após aquele episódio, até que se tivesse oficiais generais paulistas nas FA´s.
Essa concentração das FA´s no Rio(na FAB chamamos que existe a FAC, Força aérea carioca
) provocou um fenomeno cultural curioso e que é bem pouco explorado, ou conhecido, aqui no DB: a predominancia de oficiais cariocas! Na FAB, na minha época, era coisa de 60% do Rio, 20% de SP e os outros 20% do resto do Brasil...
E não se trata de peixes, coisas assim! A admissão p/as FA´s é feita por concurso público e é bem puxado...e o Rio, talvez da época de ser capital,etc, a carreira militar é bem vista e há uma enormidade de cursinhos que prepara muito bem para esses concursos. Daí como resultado a aprovação de grande numero de cariocas.
Seria bom se o Wilmar, o Piffer, o Marino e o Walter pudessem confirmar em suas épocas.
Estiquei,hehe!
Abs!