Página 3 de 3
Enviado: Seg Set 10, 2007 7:02 pm
por Glauber Prestes
Carlos Mathias escreveu:Pessoal, vamos falar sério. O A-29 tem um barulho bacana e tal, mas prá Caça falta um tanto.
Mas ele não caça aeronaves de baixa performance, que um mirage ou um F-5 não conseguiria acompanhar???? Isso pra mim é exercer atividades de caça...e se o A-29 sai pra caça, então é caça.
caça x4.
x5 se contar o da linha de cima!
Enviado: Seg Set 10, 2007 7:04 pm
por Carlos Mathias
Então tá bom. NA verdade na verdade, prá quem tem F-5M como caça de superioridade aérea...
Enviado: Seg Set 10, 2007 7:17 pm
por Glauber Prestes
Não quero evar isso para uma discussão estilo baixaria, mas o que você utilizaria para encontrar, acompanhar e derrubar um avião que voa a mais ou menos 200km/h??? Um Su-30? Rafale??? Não estamos discutindo se o F-5 é uma aeronave de superioridade aérea ou não, mas sim se o A-29 pode ou não ser classificado com caça. A necessidade se faz presente, então, não vejo como um F-16 ou um Eurofighter poderia ajudar nas missões de interceptação aérea contra um Cesnna, um Aeroboero, ou mesmo um grande DC-3...
Enviado: Seg Set 10, 2007 7:22 pm
por Moccelin
Bom, pode se pendurar bombas e mísseis Ar-Ar nele... Ele tem bom desempenho em manobras... Pra mim é um caça hehehehehe...
Enviado: Ter Set 11, 2007 8:44 am
por Luiz
vilmarmoccelin escreveu:Bom, pode se pendurar bombas e mísseis Ar-Ar nele... Ele tem bom desempenho em manobras... Pra mim é um caça hehehehehe...
É pode até ser que ele não seja uma caaaaça , mas se precisar carçar ele caça !
Desculpe-me a brincadeira , mas na verdade para mim apesar do A-29 não ser um legítimo caça por vários fatores, para a nossa FAB ele representa um grande avanço tecnológico na doutrina e instrução do pessoal da Caça. Além de ser um elemento que cumpre funções primordiais em nossa extensa fronteira.
Um abraço a todos.
Luiz.
Enviado: Ter Set 11, 2007 12:41 pm
por Carlos Mathias
BRASIL!SIL!SIL!
Enviado: Ter Set 11, 2007 1:20 pm
por Gerson Victorio
Pessoal...uma humilde opinião:
Só para entender o conceito de "CAÇA" que hora se desenvolve, o F-5, AMX e A-29 são aviões com atribuição diferentes, mas que podem exercer até um certo ponto a função de “CAÇA”, não vou incluir o Mirage 2000, pois está entrando em operação agora e ainda está a se desenvolver uma doutrina mesmo sendo um avião amplamente conhecido, acredito eu que, os três primeiros dentro de suas limitações podem engajar outras aeronaves em combate ar-ar em seus respectivos envelopes de vôo.
O F-5 dos três como já é sabido “pode ser” aquele que terá melhor performance na arena de média/ alta- velocidade/altitude com oponentes de médio/alto desempenho, desde de que bem armado(misseis curto alcançe de 4ª/5ª gerações, HMD e BVR, neste último também em distância).
O AMX é primordialmente um avião de ataque, mas, assim como o F-5”também pode ter” uma boa performance na arena de média-velocidade/altitude contrar oponentes de médio desempenho se estiver bem armado pra isso(misseis curto alcançce de 4ª/5ª gerações, HMD), pois é uma avião muito manobrável(afirmo isto baseado em observação em vôo, spotter, “achismo”) o combate ar-ar seria para se defender. Se houver BVR com o inimigo, sem chances.
A-29 também é um primordialmente um avião de ataque (além de treinamento),”pode ser” aquele que terá melhor performance na arena de baixa-velocidade/altutide, contra qualquer oponente nas mesmas condições é extremamente manobrável(afirmo isto também baseado em observação, spotter, “achismo”), até onde eu sei é um dos poucos aviões turbo-hélices armados com misseis ar-ar, poderia ser usado principalmente no combate contra helis, imagina a Fab ter que disponibilizar aviões como F-5 ou Mirage(se entender assim) para exercer superioridade aérea contra helicópteros? E preciso lembrar que em uma situação de conflito haverá dezenas, talvez centenas de helicóptero sendo usados (Força Aérea, Exército, Marinha), de ambos os lados, como vai se nega o uso do espaço aéreo ao inimigo que usa helicópteros? Não quero afirmar aqui que caças de alto desempenho não possam fazer isso, lembra um F-15 da USAF no Iraque derrubando Blackhawk da ONU em baixa altitude a milhas de distância no episódio de fogo amigo,? Malvinas, um Harrier inglês derrubou um Puma argentino com apenas uma passagem baixa? só para citar dois exemplos conhecidos, mas com o número de A-29 que a fab irá dispor , na minha modesta opiniãoo seria uma força de “CAÇAS” inestimável para o controle do espaço aéreo no que tange a baixa altitude, contra helicópteros.
Abraços
GERSON
Enviado: Qua Set 12, 2007 1:01 pm
por Gerson Victorio
Enviado: Qua Set 12, 2007 5:12 pm
por Copello
Avião de Ataque Leve
Lembrando-se de que o papel do Super Tucano não se limitará ao treinamento de pilotos, a Embraer equipou o A-29 (a versão do Super Tucano para a Força Aérea Brasileira, com 99 pedidos em carteira) com sistemas projetados não apenas para atender aos requisitos básicos de treinamento, mas também cinco pontos sob a asa e fuselagem que permitem carregar até 1.500 kg de uma extensa gama de armamentos (convencionais e inteligentes) para acompanhar as contínuas mudanças que ocorrem nos potenciais ambientes de operação da aeronave.
Juntamente ao sistema de missão do A-29 estão presentes seus dois displays de processamento - MDPs (Mission & Display Processors) - que recebem e processam informações dos sensores, variáveis de navegação e ataque, e gerenciam uma série de outras tarefas, como por exemplo, operações HOTAS, além de geração de simbologia e apresentação dos dados nas telas HUD – Head Up Display e CMFDs - Color Multi-Function Displays.
Os sistemas e equipamentos foram inteiramente integrados à aeronave:
A sobrevivência da tripulação é assegurada por meio de blindagem e provisões de tecnologia de ponta como MAWS (Missile Approach Warning System) [Sistema de Alerta de Aproximação de Míssil] e RWR (Radar Warning Receiver) [Receptor de Alerta de Radar], além de dispensadores de chaff e flares.
• O sistema de comunicação e navegação é similar àquele das aplicações de treinamento, mas possui características como o PR (Positioning Reporting), Informação de Posição e ALE (Automatic Link Establishment), Estabelecimentos Automáticos de Link, que permitem a transmissão automática de dados de posição e vôo da aeronave a estações terrestres. A aeronave também está equipada com EGIR (Embedded GPS/INS & Radar Altímetro) [GNS/INS & Radar Altímetro Integrados]
• Um piloto automático militar de dois eixos reduz a carga de trabalho do piloto nas missões de longa duração.
• As comunicações táticas ocorrem por meio de um rádio V/UHF digital anti-interceptação e interferência, o qual, mediante um modem de data-link, é capaz de transmitir imagens de posições congeladas de visão infra-vermelho - FLIR (Forward-Looking Infrared), ou posições fixas para outras aeronaves. No modo de receptor silencioso, o sistema pode capturar dados de estações em terra ou aeronaves AEW&C sem revelar a sua posição.
• HUD (Head Up Display), apresentação de dados visível à altura dos olhos do piloto, com UFCP (Up Front Control Panel) painel central e
• FLIR (Forward Looking Infrared), sistema de visão Infra-Vermelho, que fornece imagens térmicas em dois modos de apresentação que podem ser selecionados pelos tripulantes, inteiramente compatíveis com NVG (óculos de visão noturna) de terceira geração ou superiores.
Fonte: Embraer
Esse avião pra mim foi um dos únicos acertos que a FAB fez nessa década. A denominação dele no site da Embraer é Avião de Ataque Leve, mas todo mundo sabe que ele é pau pra toda obra, muito versátil e de extrema importância para a defesa da Amazônia.
Não adianta querer menosprezar o avião porque ele é o melhor do mundo na categoria dele, não têm concorrentes.
Vlwww
Enviado: Qua Set 12, 2007 6:39 pm
por Carlos Mathias
BRASIL! SIL! SIL!
Enviado: Qua Set 12, 2007 7:55 pm
por Gerson Victorio
Boa Copello
Enviado: Qua Set 12, 2007 8:31 pm
por Copello
BRASIL!!