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Enviado: Qua Ago 29, 2007 3:53 pm
por AlbertoRJ
glauberprestes escreveu:Cara, ao nivel do mar, o raio de combate é 222km mesmo, mas a 5000 metros, o raio pula para 1.056 km. Não creio que algum caça iria dar uma volta sendo molhado pelas ondas para derrubar outro com tanta frequencia...
Mas deve ser 1.056 com apenas 2 misseis ar-ar.
[]'s
Enviado: Qua Ago 29, 2007 3:58 pm
por AlbertoRJ
Benke escreveu:O Gripen C/D com tres tanques sub-alares chega a 3200Km em trraslado.
O E/F com dois tanques nos pilones molhados na fuselagem terá 50% maior alcance.
A imagem postada com os raios de ação são para a versão C/D.
Vamos tentar, pelo menos aqui, pesquisar e postar informações com algum fundamento na realidade.
Calma Benke, a imagem está retratando o raio de combate e não alcance de translado. Segundo a maiora das fontes, o raio de combate do Gripen em missão ar-ar é de 800 km.
Abraços
Abraços
Enviado: Qua Ago 29, 2007 4:10 pm
por PRick
projeto escreveu:Benke escreveu:O Gripen C/D com tres tanques sub-alares chega a 3200Km em trraslado.
O E/F com dois tanques nos pilones molhados na fuselagem terá 50% maior alcance.
A imagem postada com os raios de ação são para a versão C/D.
Vamos tentar, pelo menos aqui, pesquisar e postar informações com algum fundamento na realidade.
Calma Benke, a imagem está retratando o raio de combate e não alcance de translado. Segundo a maiora das fontes, o raio de combate do Gripen em missão ar-ar é de 800 km.
Abraços
Abraços
Correto,
Coloquei os alcances padrões com os tanques padrões para combate ar-ar, na versão raio de ação, portanto, para o translado, é só multiplicar por 02 o raio colocado, mas neste caso, o avião não volta ao seu ponto de origem.
Coloquei o alcance declarado dos modelos que estão em produção, ou que já existam protótipos, o Gripen E/F ainda nem existe. Agora, não coloquei os CFT´s no F-16. O M-29M está sem tanques subalares.
Nestas configurações, estão previstas pelo menos 04 mísseis ar-ar, no caso do Rafale 06, no SU-35 deve ser acima 08. No Gripen devem ser 04, o mesmo para o F-16. No Mig-29M devem ser 04 a 08.
[ ]´s
Enviado: Qua Ago 29, 2007 4:27 pm
por Benke
Achei um doc distribuído pela Gripen no FX1.
Gripen C/D cobertura CAP com 2 BVR + 2 IR com 3 tanques subalares sem REVO.
Enviado: Qua Ago 29, 2007 4:40 pm
por Glauber Prestes
As capacidades atuais do Brasil:
Enviado: Qua Ago 29, 2007 5:05 pm
por Sniper
Falavam e falavam do "Matusa", mas ele é que tem a perna mais longa na FAB...
Enviado: Qua Ago 29, 2007 5:51 pm
por rodrigo
Esse nosso debate deixa claro que somos altamente dependentes do reabastecimento aéreo. Menos mal que as principais aeronaves (F-5, AMX e M2000) são dotados dessa capacidade, e temos um número razoável de reabastecedores (4 KC-137 e 2 KC 130?).
Enviado: Qua Ago 29, 2007 6:02 pm
por zela
E o Eurofigther?
Enviado: Qua Ago 29, 2007 6:07 pm
por Koslova
Na pratica quando o Mirage-III precisou decolar de Anapolis para interceptar um avião cubano em 1982, não foi muito alem de 400Km da base, não entrou em combate, usou pós combustor moderadamente para se aproximar do alvo, que sempre se manteve a 33.000 pés e quando pousou estava com o combustivel "na tampa".
Os Mirage-III argentinos iam a 700Km de base, sempre a mach 0.9 a 33.000 pés, com todos os tanques externos possiveis, tinham poucos minutos de permanencia na area, se entra-se em combate evitavam descer muito, voltavam a base com combustivel na tampa.
Ou seja, estas analises demonstram uma situação idealizada, porque quando a missão é pra valer, e existem N complicadores e limitadores, o ráio de ação de um caça não é nada disto.
Enviado: Qua Ago 29, 2007 6:08 pm
por Carlos Lima
Somos um país do tamanho da Europa!
Se eles precisam de REVO, imagina nós...!
Uma coisa que gostaria de saber é se estamos discutindo alcance para qual perfil de vôo?
Só por curiosidade lembrar que o AM-X é otimizado para vôo Lo-Lo-Lo transônico o que em teoria daria uma maior economia e 'tranquilidade' nesse perfil de ataque.
Já o M2k é otimizado para vôo HI a velocidades supersonicas
E o F-5 é algo no meio do caminho entre os 2 (tendendo para o M2k).
Isso por si só acho que deveria ser um componente importante quando debatemos alcance.
[]s
CB_Lima
Enviado: Qua Ago 29, 2007 6:38 pm
por alcmartin
Koslova escreveu:Na pratica quando o Mirage-III precisou decolar de Anapolis para interceptar um avião cubano em 1982, não foi muito alem de 400Km da base, não entrou em combate, usou pós combustor moderadamente para se aproximar do alvo, que sempre se manteve a 33.000 pés e quando pousou estava com o combustivel "na tampa".
Os Mirage-III argentinos iam a 700Km de base, sempre a mach 0.9 a 33.000 pés, com todos os tanques externos possiveis, tinham poucos minutos de permanencia na area, se entra-se em combate evitavam descer muito, voltavam a base com combustivel na tampa.
Ou seja, estas analises demonstram uma situação idealizada, porque quando a missão é pra valer, e existem N complicadores e limitadores, o ráio de ação de um caça não é nada disto.
Perfeito, mestra Koslova...
Só acrescentando no seu raciocínio:
Mesmo o F16, quando em configuração de ataque, todo carregado de bombas, gera tanto arrasto que fica limitado no tocante ao limite G. E aí precisa de escolta. Vide os americanos no Iraque e os israelenses en Osirak.
O F18 tem problema parecido, e ainda herdou de seu "pai", o F17, o tamanho dos tanques internos, que não fornecem uma quantidade que seria a ideal p/a F404 e o resultado é a sua autonomia pequena, em relação a outros bimotores.
Mesmo no Vietnã, que não era um exemplo de país grande, os pilotos, sob a ameaça dos SAM, não ficavam no regime economico pregado, voando o tempo todo "Full power" e aí...haja revo!
abs!
Enviado: Qua Ago 29, 2007 6:45 pm
por Bolovo
vilmarmoccelin escreveu:Benke escreveu:Alcance max do Gripen E/F (traslado) é de aprox 5000 Km
Gripen com 5000km de translado? Só se for com tanques sub-alares em TODOS os pontos duros, mais combustível dentro da cabine do piloto (e o piloto usando uma roupa de mergulho) e gastando até a última gota de combustível, pousando no 'vapor'... Só se for assim...
Realmente, diversas fontes indicam o raio de ação (ar/ar) do bixinho como sendo 800km... Colocando o dobro 1600km... Colocando o dobro denovo pra reserva e tempo de combate (exagerando MUITO) 3200km... Ainda MUITO longe de 5000km...
Vocês tem que entender que o raio de ação do Gripen é proporcial com com o tamanho dele. Para o tamanho dele, ele tem um alcance muito, mas muito bom! Para um caça que tem 5 pontos duros, um motor, pows, está excelente. Se quer zuar alguém, é o Su-35 com seus 5000km de alcance, isso sim é engraçado.
Alcance do Gripen.
Enviado: Qua Ago 29, 2007 6:47 pm
por Glauber Prestes
Tudo bem, mesmo diminuindo os alcances em 50%, acho que dá pra "cobrir" todo o território com o deslocamento de uma unidade de Sta. Cruz pra Manaus, e com a criação de outra unidade em Natal, ou Fortaleza.
Enviado: Qua Ago 29, 2007 7:39 pm
por Degan
Aquí entrego los datos de Jane´s, para el F-16 y para el Rafale...más adelante entrego los del Mirage 2000:
F-16
Rafale
Saludos,
Enviado: Qua Ago 29, 2007 7:44 pm
por Túlio