Raio de ação

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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AlbertoRJ
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#31 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Ago 29, 2007 3:53 pm

glauberprestes escreveu:Cara, ao nivel do mar, o raio de combate é 222km mesmo, mas a 5000 metros, o raio pula para 1.056 km. Não creio que algum caça iria dar uma volta sendo molhado pelas ondas para derrubar outro com tanta frequencia...


Mas deve ser 1.056 com apenas 2 misseis ar-ar.

[]'s




Alberto -
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#32 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Ago 29, 2007 3:58 pm

Benke escreveu:O Gripen C/D com tres tanques sub-alares chega a 3200Km em trraslado.

O E/F com dois tanques nos pilones molhados na fuselagem terá 50% maior alcance.

A imagem postada com os raios de ação são para a versão C/D.

Vamos tentar, pelo menos aqui, pesquisar e postar informações com algum fundamento na realidade.


Calma Benke, a imagem está retratando o raio de combate e não alcance de translado. Segundo a maiora das fontes, o raio de combate do Gripen em missão ar-ar é de 800 km.

Abraços

Abraços




Alberto -
PRick

#33 Mensagem por PRick » Qua Ago 29, 2007 4:10 pm

projeto escreveu:
Benke escreveu:O Gripen C/D com tres tanques sub-alares chega a 3200Km em trraslado.

O E/F com dois tanques nos pilones molhados na fuselagem terá 50% maior alcance.

A imagem postada com os raios de ação são para a versão C/D.

Vamos tentar, pelo menos aqui, pesquisar e postar informações com algum fundamento na realidade.


Calma Benke, a imagem está retratando o raio de combate e não alcance de translado. Segundo a maiora das fontes, o raio de combate do Gripen em missão ar-ar é de 800 km.

Abraços

Abraços


Correto,

Coloquei os alcances padrões com os tanques padrões para combate ar-ar, na versão raio de ação, portanto, para o translado, é só multiplicar por 02 o raio colocado, mas neste caso, o avião não volta ao seu ponto de origem.

Coloquei o alcance declarado dos modelos que estão em produção, ou que já existam protótipos, o Gripen E/F ainda nem existe. Agora, não coloquei os CFT´s no F-16. O M-29M está sem tanques subalares.

Nestas configurações, estão previstas pelo menos 04 mísseis ar-ar, no caso do Rafale 06, no SU-35 deve ser acima 08. No Gripen devem ser 04, o mesmo para o F-16. No Mig-29M devem ser 04 a 08.

[ ]´s




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Benke
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#34 Mensagem por Benke » Qua Ago 29, 2007 4:27 pm

Achei um doc distribuído pela Gripen no FX1.

Gripen C/D cobertura CAP com 2 BVR + 2 IR com 3 tanques subalares sem REVO.

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#35 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Ago 29, 2007 4:40 pm

As capacidades atuais do Brasil:
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#36 Mensagem por Sniper » Qua Ago 29, 2007 5:05 pm

Falavam e falavam do "Matusa", mas ele é que tem a perna mais longa na FAB... :lol:




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rodrigo
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#37 Mensagem por rodrigo » Qua Ago 29, 2007 5:51 pm

Esse nosso debate deixa claro que somos altamente dependentes do reabastecimento aéreo. Menos mal que as principais aeronaves (F-5, AMX e M2000) são dotados dessa capacidade, e temos um número razoável de reabastecedores (4 KC-137 e 2 KC 130?).




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#38 Mensagem por zela » Qua Ago 29, 2007 6:02 pm

E o Eurofigther?




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#39 Mensagem por Koslova » Qua Ago 29, 2007 6:07 pm

Na pratica quando o Mirage-III precisou decolar de Anapolis para interceptar um avião cubano em 1982, não foi muito alem de 400Km da base, não entrou em combate, usou pós combustor moderadamente para se aproximar do alvo, que sempre se manteve a 33.000 pés e quando pousou estava com o combustivel "na tampa".

Os Mirage-III argentinos iam a 700Km de base, sempre a mach 0.9 a 33.000 pés, com todos os tanques externos possiveis, tinham poucos minutos de permanencia na area, se entra-se em combate evitavam descer muito, voltavam a base com combustivel na tampa.

Ou seja, estas analises demonstram uma situação idealizada, porque quando a missão é pra valer, e existem N complicadores e limitadores, o ráio de ação de um caça não é nada disto.




Editado pela última vez por Koslova em Qua Ago 29, 2007 6:10 pm, em um total de 1 vez.
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#40 Mensagem por Carlos Lima » Qua Ago 29, 2007 6:08 pm

Somos um país do tamanho da Europa!

Se eles precisam de REVO, imagina nós...!

Uma coisa que gostaria de saber é se estamos discutindo alcance para qual perfil de vôo?

Só por curiosidade lembrar que o AM-X é otimizado para vôo Lo-Lo-Lo transônico o que em teoria daria uma maior economia e 'tranquilidade' nesse perfil de ataque.

Já o M2k é otimizado para vôo HI a velocidades supersonicas

E o F-5 é algo no meio do caminho entre os 2 (tendendo para o M2k).

Isso por si só acho que deveria ser um componente importante quando debatemos alcance.

[]s
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#41 Mensagem por alcmartin » Qua Ago 29, 2007 6:38 pm

Koslova escreveu:Na pratica quando o Mirage-III precisou decolar de Anapolis para interceptar um avião cubano em 1982, não foi muito alem de 400Km da base, não entrou em combate, usou pós combustor moderadamente para se aproximar do alvo, que sempre se manteve a 33.000 pés e quando pousou estava com o combustivel "na tampa".

Os Mirage-III argentinos iam a 700Km de base, sempre a mach 0.9 a 33.000 pés, com todos os tanques externos possiveis, tinham poucos minutos de permanencia na area, se entra-se em combate evitavam descer muito, voltavam a base com combustivel na tampa.

Ou seja, estas analises demonstram uma situação idealizada, porque quando a missão é pra valer, e existem N complicadores e limitadores, o ráio de ação de um caça não é nada disto.


Perfeito, mestra Koslova...
Só acrescentando no seu raciocínio:
Mesmo o F16, quando em configuração de ataque, todo carregado de bombas, gera tanto arrasto que fica limitado no tocante ao limite G. E aí precisa de escolta. Vide os americanos no Iraque e os israelenses en Osirak.
O F18 tem problema parecido, e ainda herdou de seu "pai", o F17, o tamanho dos tanques internos, que não fornecem uma quantidade que seria a ideal p/a F404 e o resultado é a sua autonomia pequena, em relação a outros bimotores.

Mesmo no Vietnã, que não era um exemplo de país grande, os pilotos, sob a ameaça dos SAM, não ficavam no regime economico pregado, voando o tempo todo "Full power" e aí...haja revo!

abs!




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#42 Mensagem por Bolovo » Qua Ago 29, 2007 6:45 pm

vilmarmoccelin escreveu:
Benke escreveu:Alcance max do Gripen E/F (traslado) é de aprox 5000 Km


Gripen com 5000km de translado? Só se for com tanques sub-alares em TODOS os pontos duros, mais combustível dentro da cabine do piloto (e o piloto usando uma roupa de mergulho) e gastando até a última gota de combustível, pousando no 'vapor'... Só se for assim... :lol: :lol: :lol: :lol:

Realmente, diversas fontes indicam o raio de ação (ar/ar) do bixinho como sendo 800km... Colocando o dobro 1600km... Colocando o dobro denovo pra reserva e tempo de combate (exagerando MUITO) 3200km... Ainda MUITO longe de 5000km...

Vocês tem que entender que o raio de ação do Gripen é proporcial com com o tamanho dele. Para o tamanho dele, ele tem um alcance muito, mas muito bom! Para um caça que tem 5 pontos duros, um motor, pows, está excelente. Se quer zuar alguém, é o Su-35 com seus 5000km de alcance, isso sim é engraçado.

Alcance do Gripen.

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#43 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Ago 29, 2007 6:47 pm

Tudo bem, mesmo diminuindo os alcances em 50%, acho que dá pra "cobrir" todo o território com o deslocamento de uma unidade de Sta. Cruz pra Manaus, e com a criação de outra unidade em Natal, ou Fortaleza.




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#44 Mensagem por Degan » Qua Ago 29, 2007 7:39 pm

Aquí entrego los datos de Jane´s, para el F-16 y para el Rafale...más adelante entrego los del Mirage 2000:

F-16

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Rafale
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Saludos,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#45 Mensagem por Túlio » Qua Ago 29, 2007 7:44 pm

Sniper escreveu:Falavam e falavam do "Matusa", mas ele é que tem a perna mais longa na FAB... :lol:



Com efeito.

Assim, pode ser abatido mais longe por um caça moderno.

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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