TV Senado - Comandante da MB - HOJE 10 hs
Moderador: Conselho de Moderação
- Marino
- Sênior
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Do Jornal do Senado:
Marinha poderá desaparecer até 2025, alerta comandante da Força
Almirante Júlio de Moura Neto fala aos senadores da CRE e relata quadro de "degradação material, vulnerabilidade estratégica e redução das atividades"
O poder naval brasileiro poderá desaparecer até 2025 se até lá não houver novos investimentos em equipamentos. O alerta foi feito ontem pelo comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto, em audiência pública promovida pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).
Durante longo depoimento aos senadores da comissão, o comandante apresentou um quadro "real e difícil" da situação da Marinha, que neste ano deverá receber aproximadamente R$ 550 milhões a menos em recursos orçamentários do que seria desejável para atender as suas "necessidades mínimas".
– A crônica escassez de recursos, ao longo de tantos anos, acumulou sérias demandas e levou-nos a um crítico estado de degradação e obsolescência material, de vulnerabilidade estratégica e de redução de atividades – afirmou Moura Neto.
Conforme informou, dos 21 navios que compõem a esquadra brasileira, 11 encontram-se imobilizados e dez operam com restrições. Das 23 aeronaves existentes, 21 estão imobilizadas e duas operam com restrições, e dois entre os cinco submarinos da esquadra estão imobilizados
-
- Sênior
- Agradeceram: 455 vezes
-
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Marino escreveu:Gilberto amaral
Fazendo água
Foi corajoso, veraz e assustador o depoimento do Comandante da Marinha, Almirante Júlio Soares de Moura Neto, à Comissão de Relações Exteriores e Segurança Nacional do Senado. Em síntese, ele declarou que os navios estão sendo desativados por falta de recursos financeiros para a manutenção da frota, enquanto helicópteros e aviões daquela Força não podem voar por falta de condições técnicas. Em suma, disse, o poder naval do Brasil está ameaçado e se constata vulnerabilidade estratégica. Os senadores saíram assustados da reunião, e dispostos a colaborar com a Marinha para resolver seus problemas financeiros.
Orestes compreendo suas resalvas a estas declarações do CM, mas o Moura Neto não tem outra alternativa. Não acredito que ele tenha tido a menos intenção de criar algum constrangimento ao Jobem. na verdade o CM está na verdade é ajudando nosso horatio.
Eu diria que, até mesmo por dever de ofício.
sds
Walter
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
-
- Sênior
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
cicloneprojekt escreveu:Marino escreveu:Gilberto amaral
Fazendo água
Foi corajoso, veraz e assustador o depoimento do Comandante da Marinha, Almirante Júlio Soares de Moura Neto, à Comissão de Relações Exteriores e Segurança Nacional do Senado. Em síntese, ele declarou que os navios estão sendo desativados por falta de recursos financeiros para a manutenção da frota, enquanto helicópteros e aviões daquela Força não podem voar por falta de condições técnicas. Em suma, disse, o poder naval do Brasil está ameaçado e se constata vulnerabilidade estratégica. Os senadores saíram assustados da reunião, e dispostos a colaborar com a Marinha para resolver seus problemas financeiros.
Orestes compreendo suas resalvas a estas declarações do CM, mas o Moura Neto não tem outra alternativa. Não acredito que ele tenha tido a menos intenção de criar algum constrangimento ao Jobem. na verdade o CM está na verdade é ajudando nosso horatio.
sds
Walter
Olá Walter,
acho que você está correto em sua análise. Levantei minhas preocupações em virtude das notícias da mídia e não do fato em si. Não acredito que o CM esteja tentando constranger o Jobim e nem o governo, afinal ele faz parte do governo.
Talvez seja uma forma de levar o problema para os congressistas e para a sociedade como um todo, com a intenção de "justificar" a aprovação do aumento orçamentário do MD sem manifestações contrárias da oposição, imprensa e população.
Talvez tenha se antecipado para desarticular uma provável "mobilização" contrária a tais aumentos orçamentários. Isto porque a oposição poderia se aproveitar da coisa alegando que o governo não está investindo em infra-estrutura, segurança, saúde, educação, etc., aplicando "pesadas verbas" em projetos "menos essenciais" do país. Absurdo? Talvez... Para um país que não tem oposição, qualquer "pega" é bem vinda... rsrs
Por outro lado, eu fiquei no "campo do talvez", mas acredito nele. Porque não faz sentido obter um aumento orçamentário para o próximo ano, mais o PRM e a retomada do projeto nuclear e ainda dizer que a MB não recebe nada. Isto sem falar que o orçamento para o MD deste ano que havia sido contigenciado, já foi liberado, foi pouco, mas melhor do que nada.
Em suma, existe um jogo político por trás destes fatos e o CM está fazendo o papel dele. Vamos aguardar os "reflexos" destas últimas ações.
Grande abraço,
Orestes
- Wolfgang
- Sênior
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 45 vezes
Um pouco de lógica.
1.Admitindo que a MB realmente precisa de recursos, sob pena de extinção, o CM deveria ter feito essa declaração antes e não depois da liberação de recursos e antes da liberação de um volume ainda maior de $. Seria um tiro no pé.
2.Admitindo que a MB vá receber, necessariamente esse $, que precisa de aval político, leia-se Congresso, e esse $ ainda que insuficiente signifique bilhões, uma declaração dessa só reforça a própria tese: precisamos mais de recursos.
A nossa premissa é: o Almirante é pessoa experiente, de caráter indubitável e patriota, no entanto, é realista e sabe como a realpolitk funciona e se for indispensável para a MB, jogará o jogo - limpo, como podemos esperar. Em qual tese vocês acreditam?
1.Admitindo que a MB realmente precisa de recursos, sob pena de extinção, o CM deveria ter feito essa declaração antes e não depois da liberação de recursos e antes da liberação de um volume ainda maior de $. Seria um tiro no pé.
2.Admitindo que a MB vá receber, necessariamente esse $, que precisa de aval político, leia-se Congresso, e esse $ ainda que insuficiente signifique bilhões, uma declaração dessa só reforça a própria tese: precisamos mais de recursos.
A nossa premissa é: o Almirante é pessoa experiente, de caráter indubitável e patriota, no entanto, é realista e sabe como a realpolitk funciona e se for indispensável para a MB, jogará o jogo - limpo, como podemos esperar. Em qual tese vocês acreditam?
-
- Sênior
orestespf escreveu:cicloneprojekt escreveu:Marino escreveu:Gilberto amaral
Fazendo água
sds
Walter
Olá Walter,
acho que você está correto em sua análise. Levantei minhas preocupações em virtude das notícias da mídia e não do fato em si. Não acredito que o CM esteja tentando constranger o Jobim e nem o governo, afinal ele faz parte do governo.
Talvez seja uma forma de levar o problema para os congressistas e para a sociedade como um todo, com a intenção de "justificar" a aprovação do aumento orçamentário do MD sem manifestações contrárias da oposição, imprensa e população.
Talvez tenha se antecipado para desarticular uma provável "mobilização" contrária a tais aumentos orçamentários. Isto porque a oposição poderia se aproveitar da coisa alegando que o governo não está investindo em infra-estrutura, segurança, saúde, educação, etc., aplicando "pesadas verbas" em projetos "menos essenciais" do país. Absurdo? Talvez... Para um país que não tem oposição, qualquer "pega" é bem vinda... rsrs
Por outro lado, eu fiquei no "campo do talvez", mas acredito nele. Porque não faz sentido obter um aumento orçamentário para o próximo ano, mais o PRM e a retomada do projeto nuclear e ainda dizer que a MB não recebe nada. Isto sem falar que o orçamento para o MD deste ano que havia sido contigenciado, já foi liberado, foi pouco, mas melhor do que nada.
Em suma, existe um jogo político por trás destes fatos e o CM está fazendo o papel dele. Vamos aguardar os "reflexos" destas últimas ações.
Grande abraço,
Orestes
Grande Orestes.
Tem ainda um outro detalhe a se considerar. Essa tal crise de (liquidez , ou de confiança mesmo), ninguém sabe qual será o seu desfecho, nem qual será o reflexo cambial na economia brasileira.
Poder-se-ia ter uma pressão lá no Min. do Planejamento em favor de um corte no orçamento do ano vindouro.
sds
Walter
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- henriquejr
- Sênior
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 433 vezes
cicloneprojekt escreveu:orestespf escreveu:cicloneprojekt escreveu:Marino escreveu:Gilberto amaral
Fazendo água
sds
Walter
Olá Walter,
Grande abraço,
Orestes
Grande Orestes.
Tem ainda um outro detalhe a se considerar. Essa tal crise de (liquidez , ou de confiança mesmo), ninguém sabe qual será o seu desfecho, nem qual será o reflexo cambial na economia brasileira.
Poder-se-ia ter uma pressão lá no Min. do Planejamento em favor de um corte no orçamento do ano vindouro.
sds
Walter
Perfeita sua posição Walter, essa eventual crise financeira é a maior das ameaças aos planos de reequipamento das FAs.
É so analizar para ver que a atual situação na qual se encontra s FAs se devem às constantes crises economicas pela qual nosso país passou no ultimos 10 anos!
- Al Zarqawi
- Sênior
????
Tudo bem,
Há não muito tempo atrás,levei umas burduadas de alguns setores,em que questionava,a estratágia da MB.Foi-me dito e quase garantido,que o planejamento da MB,era de longo prazo e imperceptível para um leigo com eu(não dito assim mas sugerido),aliás tal modelo de planejamento seria um modelo,e a seguir por outras entidades!!!!!
Pelo que entendi dessas axplicações é que em 2025,teriamos uma MB,plenamente (ou quase)equipada.Agora me deparo na situação de nossa marinha inclusive desaparecer.Acho que estou ficando doido,devo ser retardado,ou pior não sei ler.Afinal o que se passa?
Abraços,
Há não muito tempo atrás,levei umas burduadas de alguns setores,em que questionava,a estratágia da MB.Foi-me dito e quase garantido,que o planejamento da MB,era de longo prazo e imperceptível para um leigo com eu(não dito assim mas sugerido),aliás tal modelo de planejamento seria um modelo,e a seguir por outras entidades!!!!!
Pelo que entendi dessas axplicações é que em 2025,teriamos uma MB,plenamente (ou quase)equipada.Agora me deparo na situação de nossa marinha inclusive desaparecer.Acho que estou ficando doido,devo ser retardado,ou pior não sei ler.Afinal o que se passa?
Abraços,
Al Zarqawi - O Dragão!
"A inveja é doce,o olho grande é que é uma merda"Autor desconhecido.
-
- Sênior
Re: ????
zocuni escreveu:Tudo bem,
Abraços,
Retardado obviamente que tu não és meu caro.
Mas deves te atentar com mais precisão ao que foi veiculado. veja que o CM foi enfático ao afirmar que "A MB pode desaparecer CASO NÃO SE FAÇA NADA AGORA e nos p´roximos anos".
A MB de fato tem um planejamento muito bom. O problema é o dinheiro que precisa do aval de tecnoburocratas que só pensam no próprio umbigo e em uma aposentadoria fácil.
sds
Walter
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- Al Zarqawi
- Sênior
cicloneprojekt escreveu: Retardado obviamente que tu não és meu caro.
Mas deves te atentar com mais precisão ao que foi veiculado. veja que o CM foi enfático ao afirmar que "A MB pode desaparecer CASO NÃO SE FAÇA NADA AGORA e nos p´roximos anos".
A MB de fato tem um planejamento muito bom. O problema é o dinheiro que precisa do aval de tecnoburocratas que só pensam no próprio umbigo e em uma aposentadoria fácil.
sds
Walter
Também está nesse excelente modelo de planejamento,o aval desses tecnoburocratas?É que caso não esteja,então não estamos falando de nada,só de meras suposições.
Abraços,
Al Zarqawi - O Dragão!
-
- Sênior
- Agradeceu: 29 vezes
- Agradeceram: 5 vezes
O Comandante vai prestar contas da sua instituição ao Senado, que realiza também o controle externo da atividade executiva e garante um foro a repercutir assuntos de interesse nacional.
Em que pese o baixo nível da maioria dos senadores (assisti tão-somente à intervenção do Senador Mão-Santa, do PMDB-Piauí - meu filho Arthur, de 02 anos, que até então estava calmo, passou a ter uma crise de choro, tal qual o seu pobre pai. Momentaneamente, concordei com o Paulo Zatolo, da Philips ), tenho que o CM mandou bem.
Ou seja, fez o jogo, ressaltando a necessidade do reaparelhamento e sensibilizando à seleta platéia, inclusive o Cristóvão, que se não me engano tem demonstrado um interesse pela Defesa bem maior que a média dos seus pares.
Nesta tarefa de prestação de contas/sensibilização política/encarecimento por novas verbas, surge um lobby legítimo. Era talvez o melhor foro para externar a matéria, tanto que houve uma repercussão na mídia na necessidade destas novas verbas, como os colegas colacionaram há pouco.
Quem não se lembra dos comandantes militares americanos, frisando interessadamente a invencibilidade do Mig 25 (soy viejo ), do T 72 (quase tão viejo), do Su 27 e do Myasevich (???) Mi 50 Bounder (aquele possível bombardeio nuclear soviético), em pleno Congresso ?
Se nos EUA isso é lícito, ainda que às custas de uma aparente (e falaciosa) fragilidade das Forças Armadas, porque não o seria no Brasil ?
Saludos maquiavélicos, alexandre.
Em que pese o baixo nível da maioria dos senadores (assisti tão-somente à intervenção do Senador Mão-Santa, do PMDB-Piauí - meu filho Arthur, de 02 anos, que até então estava calmo, passou a ter uma crise de choro, tal qual o seu pobre pai. Momentaneamente, concordei com o Paulo Zatolo, da Philips ), tenho que o CM mandou bem.
Ou seja, fez o jogo, ressaltando a necessidade do reaparelhamento e sensibilizando à seleta platéia, inclusive o Cristóvão, que se não me engano tem demonstrado um interesse pela Defesa bem maior que a média dos seus pares.
Nesta tarefa de prestação de contas/sensibilização política/encarecimento por novas verbas, surge um lobby legítimo. Era talvez o melhor foro para externar a matéria, tanto que houve uma repercussão na mídia na necessidade destas novas verbas, como os colegas colacionaram há pouco.
Quem não se lembra dos comandantes militares americanos, frisando interessadamente a invencibilidade do Mig 25 (soy viejo ), do T 72 (quase tão viejo), do Su 27 e do Myasevich (???) Mi 50 Bounder (aquele possível bombardeio nuclear soviético), em pleno Congresso ?
Se nos EUA isso é lícito, ainda que às custas de uma aparente (e falaciosa) fragilidade das Forças Armadas, porque não o seria no Brasil ?
"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
- Wolfgang
- Sênior
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 45 vezes
alexandre lemos escreveu:O Comandante vai prestar contas da sua instituição ao Senado, que realiza também o controle externo da atividade executiva e garante um foro a repercutir assuntos de interesse nacional.
Caro Alexandre,
juro que até agora tento entender em que ponto aquele senhor queria chegar.
-
- Sênior
- Agradeceram: 3 vezes
cicloneprojekt escreveu:Marino escreveu:Gilberto amaral
Fazendo água
sds
Walter
Quem tem a mímima idéia de como funciona a liberação de dinheiro no setor público sabe que o CM fez a única coisa que podia ser feita, no estilo " quem não chora , não mama". Se um determinado órgão do setror público não utiliza sa verbas orçamentárias que lhe são destinadas em um determinado exercício, então no exercício seguinte ele terá que trabalhar com aquela diferença para menor.As FA's, como todo mundo está careca de saber, já estão passando por um tremendo aperto. Imaginem se o CM não agisse dessa maneira ,"chorando" por mais verbas. Talvez fosse melhor fechar as portas.
"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
- Marino
- Sênior
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
zocuni escreveu:Tudo bem,
Abraços,
Ao contrário Zocuni
O que o CM colocou é que caso não haja investimento, caso nada seja feito, a MB acabaria em 2025.
O planejamento estratégico existe, tanto que já foi apresentado ao governo. O que há agora é o jogo da política, em busca da aprovação pelos poderes constituídos dos recursos. Assim funciona nos Estados democráticos.
Forte abraço