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algumas dados

Enviado: Qui Jul 12, 2007 12:21 pm
por mcgames
--Segundo a dassault o rafale tem rcs 20 vezes menor que um
mirage 2000!(compare o rafale e o eurofigther na visão frontal)
--Com o uso do sistema Spectra,segundo a dassault ele se torna invisivel
ao radar por anulação de retorno das ondas do radar inimigo!

partindo deste principio ele se iguala ao F-35 em capacidade furtiva ,dai
com o sistema pirate de visao termal as coisas podem se dicidir a seu favor ,e em desempenho ele e superior ao f-35!

acredito que vence quem tiver melhor tatica e armamento!

Enviado: Qui Jul 12, 2007 12:42 pm
por soultrain
Há aqui várias nuances que podem lançar a "confusão":

Entre forças com vectores recentes e bem equipadas vai haver um ambiente de interferencias muito forte, julgo não ser possível num exercicio simular este ambiente a 100%, uma vez que um shoot é um kill. Provavelmente iremos novamente ver mais combates WVR, onde o canhão e a visão são mais dificeis de empastelar.

O alcance máximo dos misseis é geralmente o Head to Head, ou seja a aeronave que tiver mais aceleração em velocidades altas e velocidade máxima, terá vantagem. O alcance do AIM-120 mais recentes, é dado a ser disparado do F-22, por exemplo.

É claro que o mesmo se passa em qualquer situação, a aeronave que for com mais velocidade, terá sempre um maior alcance dos seus mísseis.

São muitos factores classificados que estão em jogo e acho muito dificil comparar aeronaves com caracteristicas parecidas, além do custo e da nossa opinião acerca da sua beleza.

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Re: algumas dados

Enviado: Qui Jul 12, 2007 1:01 pm
por Sintra
mcgames escreveu:--Segundo a dassault o rafale tem rcs 20 vezes menor que um
mirage 2000!(compare o rafale e o eurofigther na visão frontal)

Segundo a RAF e a Eurofighter GMBH o avião quadrinacional tem um RCS frontal mais pequeno que o avião Francês, e se fosse pelas "vistas" e "olhómetro" eu diria que o F117 teria um RCS do tamanho do Palácio de Belém...

--Com o uso do sistema Spectra,segundo a dassault ele se torna invisivel
ao radar por anulação de retorno das ondas do radar inimigo!

Esta afirmação só tem o pequeno problema de não ser verdadeira, a Dassault NUNCA afirmou tal coisa, o famoso "cancelamento de radar activo" surge numa história da JANES de 2001, nunca ninguém confirmou... ou desmentiu, e por curiosidade, histórias como esta também existem para o SU35, para o Tiffie e para o B2.

partindo deste principio ele se iguala ao F-35 em capacidade furtiva ,dai
com o sistema pirate de visao termal as coisas podem se dicidir a seu favor ,e em desempenho ele e superior ao f-35!

Mais um picollo problema, o PIRATE é o sistema IRST do... Eurofighter Typhoon...

acredito que vence quem tiver melhor tatica e armamento!


mcgames

Não acredite em tudo o que os fabricantes dizem das suas respectivas máquinas. :wink:

Grande abraço :D

Enviado: Qui Jul 12, 2007 1:05 pm
por soultrain
Pois,

Esqueci-me de um pormenor, sistemas de detecção passivos. Alguém tem dados sobre os do F-35 e mais concretos do Rafale?

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Enviado: Qui Jul 12, 2007 1:11 pm
por Jacobs
piratadabaixada escreveu:
Dieneces escreveu:
piratadabaixada escreveu:Rafale, a relação custo benefício dele será melhor.
Qual é essa relação amigo bucaneiro...?


Compare o preço do Rafale diante do preço do F-35. O RCS estimado do Rafale esteja entre 0,1~0.2 m2, o RCS do F-35 0,0015 m2, quanto será o RCS do F-35 exportação ? Supondo que seja 0,01 m2 acho que não compensa o preço.

Abraços,

Heronim


Cara, ja ouvi várias pessoas falando isso, que o F-35 de exportação não terá um RCS tão baixo quanto o americano, mas eu me pergunto como isso seria possivel, se a baixa visibilidade ao radar está nas linhas da aeronave?

Eu acho natural que os EUA não liberam certos sistemas do avião como o radar e a suite eletronica, porém o RCS só aumentaria se o desenho do F-35 "exportation" fosse alterado.

Re: algumas dados

Enviado: Qui Jul 12, 2007 1:27 pm
por Dieneces
mcgames escreveu:--Segundo a dassault o rafale tem rcs 20 vezes menor que um
mirage 2000!(compare o rafale e o eurofigther na visão frontal)
--Com o uso do sistema Spectra,segundo a dassault ele se torna invisivel
ao radar por anulação de retorno das ondas do radar inimigo!

partindo deste principio ele se iguala ao F-35 em capacidade furtiva ,dai
com o sistema pirate de visao termal as coisas podem se dicidir a seu favor ,e em desempenho ele e superior ao f-35!

acredito que vence quem tiver melhor tatica e armamento!
Mas nesse caso aludido por ti , Mcgames , considerando essa invisibilidade total do Rafale aos radares inimigos , onde ele carregaria o seu armamento?

Enviado: Qui Jul 12, 2007 1:32 pm
por WalterGaudério
Jacobs escreveu:
piratadabaixada escreveu:
Dieneces escreveu:
piratadabaixada escreveu:Rafale, a relação custo benefício dele será melhor.
Qual é essa relação amigo bucaneiro...?


Compare o preço do Rafale diante do preço do F-35. O RCS estimado do Rafale esteja entre 0,1~0.2 m2, o RCS do F-35 0,0015 m2, quanto será o RCS do F-35 exportação ? Supondo que seja 0,01 m2 acho que não compensa o preço.

Abraços,

Heronim


Cara, ja ouvi várias pessoas falando isso, que o F-35 de exportação não terá um RCS tão baixo quanto o americano, mas eu me pergunto como isso seria possivel, se a baixa visibilidade ao radar está nas linhas da aeronave?

Eu acho natural que os EUA não liberam certos sistemas do avião como o radar e a suite eletronica, porém o RCS só aumentaria se o desenho do F-35 "exportation" fosse alterado.



Jacobs, minha praia ~soa os sistemas navais. Mas te digo que a furtividade tb é conseguida com o uso de materiais especiais. Suponho que na versão de exportação os F-35 sejam construídos com materiais alternativos.

sds

Walter

Enviado: Qui Jul 12, 2007 1:35 pm
por Dieneces
piratadabaixada escreveu:
Dieneces escreveu:
piratadabaixada escreveu:Rafale, a relação custo benefício dele será melhor.
Qual é essa relação amigo bucaneiro...?


Compare o preço do Rafale diante do preço do F-35. O RCS estimado do Rafale esteja entre 0,1~0.2 m2, o RCS do F-35 0,0015 m2, quanto será o RCS do F-35 exportação ? Supondo que seja 0,01 m2 acho que não compensa o preço.

Abraços,

Heronim
Mas Pirata , esses são dados extremamente difíceis de se comprovar na prática , penso eu , ao menos por enquanto...já dizes tu , é uma suposição , ou seja , futurologia. Aguardemos o decorrer dos dias para estabelecermos uma convicção a respeito. Grande Abraço.

Enviado: Qui Jul 12, 2007 1:36 pm
por The Baaz
Jacobs escreveu:Cara, ja ouvi várias pessoas falando isso, que o F-35 de exportação não terá um RCS tão baixo quanto o americano, mas eu me pergunto como isso seria possivel, se a baixa visibilidade ao radar está nas linhas da aeronave?


Não necessariamente nas linhas da aeronave. Materiais RAM (Radar Absorvent Material - desculpem por possíveis erros de inglês :mrgreen:) são na atualidade os principais responsáveis pela diminuição do RCS das aeronaves. As linhas ajudam e muito, especialmente no F-117 e no B-2, mas o RAM hoje que recobre as aeronaves faz a maior parte do "trabalho sujo".

Enviado: Qui Jul 12, 2007 1:37 pm
por Dieneces
cicloneprojekt escreveu:
Jacobs escreveu:
piratadabaixada escreveu:
Dieneces escreveu:
piratadabaixada escreveu:Rafale, a relação custo benefício dele será melhor.
Qual é essa relação amigo bucaneiro...?


Compare o preço do Rafale diante do preço do F-35. O RCS estimado do Rafale esteja entre 0,1~0.2 m2, o RCS do F-35 0,0015 m2, quanto será o RCS do F-35 exportação ? Supondo que seja 0,01 m2 acho que não compensa o preço.

Abraços,

Heronim


Cara, ja ouvi várias pessoas falando isso, que o F-35 de exportação não terá um RCS tão baixo quanto o americano, mas eu me pergunto como isso seria possivel, se a baixa visibilidade ao radar está nas linhas da aeronave?

Eu acho natural que os EUA não liberam certos sistemas do avião como o radar e a suite eletronica, porém o RCS só aumentaria se o desenho do F-35 "exportation" fosse alterado.



Jacobs, minha praia ~soa os sistemas navais. Mas te digo que a furtividade tb é conseguida com o uso de materiais especiais. Suponho que na versão de exportação os F-35 sejam construídos com materiais alternativos.

sds

Walter
Walter , do jeito que essa campanha vai aqui no DB , o F-35 será revestido com placas de MDF .

Enviado: Qui Jul 12, 2007 1:39 pm
por Sintra
Jacobs escreveu:
piratadabaixada escreveu:
Dieneces escreveu:
piratadabaixada escreveu:Rafale, a relação custo benefício dele será melhor.
Qual é essa relação amigo bucaneiro...?


Compare o preço do Rafale diante do preço do F-35. O RCS estimado do Rafale esteja entre 0,1~0.2 m2, o RCS do F-35 0,0015 m2, quanto será o RCS do F-35 exportação ? Supondo que seja 0,01 m2 acho que não compensa o preço.

Abraços,

Heronim


Cara, ja ouvi várias pessoas falando isso, que o F-35 de exportação não terá um RCS tão baixo quanto o americano, mas eu me pergunto como isso seria possivel, se a baixa visibilidade ao radar está nas linhas da aeronave?

Eu acho natural que os EUA não liberam certos sistemas do avião como o radar e a suite eletronica, porém o RCS só aumentaria se o desenho do F-35 "exportation" fosse alterado.


Existe uma história interessantissima do tempo do "have blue" (o protótipo do F-117). Esta história terá acontecido lá para Dezembro de 1978 na base de testes de Groom Lake, num dos vôos o aparelho que até a essa altura tinha sido praticamente indetectável para todo o tipo de radares contra o qual tinha sido testado é "tracked" por uma bateria de "I-Hawk´s" a 55 milhas de distância. :shock:
Mas o que é que tinha acontecido?
Após o vôo anterior, um dos técnicos de manutenção tinha deixado mal aparafusado o painel que cobria a entrada de combustível... UM PARAFUSO a sair alguns milímetros da fuselagem tinha sido o suficiente para o RCS do avião ter aumentado exponencialmente.

http://area51specialprojects.com/haveblue.html

O pequeno RCS do F35 não se limita ao formato do avião, depende de muitissimas outras coisas que são facilmente "adulteráveis", por exemplo, basta que a "canopy" não seja "gold coated" e toda a área em que o piloto se senta torna-se visível para qualquer radar a centenas de km´s de distância.

Abraços :wink:

Enviado: Qui Jul 12, 2007 1:41 pm
por Wolfgang
Sintra escreveu:
Jacobs escreveu:
piratadabaixada escreveu:
Dieneces escreveu:
piratadabaixada escreveu:Rafale, a relação custo benefício dele será melhor.
Qual é essa relação amigo bucaneiro...?


Compare o preço do Rafale diante do preço do F-35. O RCS estimado do Rafale esteja entre 0,1~0.2 m2, o RCS do F-35 0,0015 m2, quanto será o RCS do F-35 exportação ? Supondo que seja 0,01 m2 acho que não compensa o preço.

Abraços,

Heronim


Cara, ja ouvi várias pessoas falando isso, que o F-35 de exportação não terá um RCS tão baixo quanto o americano, mas eu me pergunto como isso seria possivel, se a baixa visibilidade ao radar está nas linhas da aeronave?

Eu acho natural que os EUA não liberam certos sistemas do avião como o radar e a suite eletronica, porém o RCS só aumentaria se o desenho do F-35 "exportation" fosse alterado.


Existe uma história interessantissima do tempo do "have blue" (o protótipo do F-117). Esta história terá acontecido lá para Dezembro de 1978 na base de testes de Groom Lake, num dos vôos o aparelho que até a essa altura tinha sido praticamente indetectável para todo o tipo de radares contra o qual tinha sido testado é "tracked" por uma bateria de "I-Hawk´s" a 55 milhas de distância. :shock:
Mas o que é que tinha acontecido?
Após o vôo anterior, um dos técnicos de manutenção tinha deixado mal aparafusado o painel que cobria a entrada de combustível... UM PARAFUSO a sair alguns milímetros da fuselagem tinha sido o suficiente para o RCS do avião ter aumentado exponencialmente.

http://area51specialprojects.com/haveblue.html

O pequeno RCS do F35 não se limita ao formato do avião, depende de muitissimas outras coisas que são facilmente "adulteráveis", por exemplo, basta que a "canopy" não seja "gold coated" e toda a área em que o piloto se senta torna-se visível para qualquer radar a centenas de km´s de distância.

Abraços :wink:


Sendo assim, caro Sintra, em relação a uma eventual 'downgraded type', os Eurocanards seriam bastante melhores do que o F-35, que a princípio, não teria a manobrabilidade, capacidade de interceptação dos eurocanards.

Enviado: Qui Jul 12, 2007 1:48 pm
por Dieneces
Wolfgang escreveu:
Sintra escreveu:
Jacobs escreveu:
piratadabaixada escreveu:
Dieneces escreveu:
piratadabaixada escreveu:Rafale, a relação custo benefício dele será melhor.
Qual é essa relação amigo bucaneiro...?


Compare o preço do Rafale diante do preço do F-35. O RCS estimado do Rafale esteja entre 0,1~0.2 m2, o RCS do F-35 0,0015 m2, quanto será o RCS do F-35 exportação ? Supondo que seja 0,01 m2 acho que não compensa o preço.

Abraços,

Heronim


Cara, ja ouvi várias pessoas falando isso, que o F-35 de exportação não terá um RCS tão baixo quanto o americano, mas eu me pergunto como isso seria possivel, se a baixa visibilidade ao radar está nas linhas da aeronave?

Eu acho natural que os EUA não liberam certos sistemas do avião como o radar e a suite eletronica, porém o RCS só aumentaria se o desenho do F-35 "exportation" fosse alterado.


Existe uma história interessantissima do tempo do "have blue" (o protótipo do F-117). Esta história terá acontecido lá para Dezembro de 1978 na base de testes de Groom Lake, num dos vôos o aparelho que até a essa altura tinha sido praticamente indetectável para todo o tipo de radares contra o qual tinha sido testado é "tracked" por uma bateria de "I-Hawk´s" a 55 milhas de distância. :shock:
Mas o que é que tinha acontecido?
Após o vôo anterior, um dos técnicos de manutenção tinha deixado mal aparafusado o painel que cobria a entrada de combustível... UM PARAFUSO a sair alguns milímetros da fuselagem tinha sido o suficiente para o RCS do avião ter aumentado exponencialmente.

http://area51specialprojects.com/haveblue.html

O pequeno RCS do F35 não se limita ao formato do avião, depende de muitissimas outras coisas que são facilmente "adulteráveis", por exemplo, basta que a "canopy" não seja "gold coated" e toda a área em que o piloto se senta torna-se visível para qualquer radar a centenas de km´s de distância.

Abraços :wink:


Sendo assim, caro Sintra, em relação a uma eventual 'downgraded type', os Eurocanards seriam bastante melhores do que o F-35, que a princípio, não teria a manobrabilidade, capacidade de interceptação dos eurocanards.
Acho que a linha de montagem do F-16 vai permanecer aberta , concomitante à produção do F-35 , não me parece que valerá à pena adquirir esses últimos , dado que só a versão americana será suficientemente avançada . Será um quinta geração facilmente batido pelos de quarta e por alguns de terceira geração.

Enviado: Qui Jul 12, 2007 1:55 pm
por piratadabaixada
Dieneces escreveu:Mas Pirata , esses são dados extremamente difíceis de se comprovar na prática , penso eu , ao menos por enquanto...já dizes tu , é uma suposição , ou seja , futurologia. Aguardemos o decorrer dos dias para estabelecermos uma convicção a respeito. Grande Abraço.


Se não podemos prever o futuro podemos olhar o passado. Os custos do Rafale não explodiram enquanto os projetos americanos já ultrapassaram o termo explodir. Não creio que o F-35 custe menos de US$ 120 milhões para países participantes do consórcio, para nós então...

Abraços,

Heronim

Enviado: Qui Jul 12, 2007 2:04 pm
por mcgames
respondendo ao dieneces ,se a anulaçao é eletronica nao ha necessidade de compartimentos especificos pra guarda de armas,o principio e diferente do usado no f-35.
respondendo ao sintra , o correto é: sistema eletro-óptico avançado OSF (Optronique Secteur Frontal), que inclui câmeras infravermelhas FLIR, telêmetro laser, etc...
quanto ao rcs do eurofigther acho questionavel pois frontalmente o mesmo e enorme(entradas de ar enormes ,formato do nariz convencional)
ja o rafale tem entradas de ar pequenas e motores escondidos,e formato do nariz com angulos oblicuos(ajudam a dissipar as ondas radar)
de uma boa olhada em fotos de 3 angulos dos dois que vera a "pequena diferença" entre eles! e por fim voce se baseia em que pra afirmar que
os dados do Fabricante do eurofigther estao corretos??
ja ia esquecendo:dizer que o f 117 nao pareçe stealth?? olhe a angulaçao de sua forma!!
por ultimo : dizer que o f 117 nao pareçe stealth?? olhe a angulaçao de sua forma!! nao e nada convencional!