conjecturas F-16 soufa(br) X Su-30 MKK venezuelano

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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#31 Mensagem por Wolfgang » Qui Jul 05, 2007 9:30 pm

Pô, gente, eu penso comigo. Esses helis anunciados. É muita grana para seis aparelhos - o Dieneces já tratou o assunto com propriedade enquanto faz uma costela.
Acho que já está vindo negócio a mais, fruto de uma aproximnação maior com EUA e Israel.




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#32 Mensagem por Alitson » Qui Jul 05, 2007 9:33 pm

Wolfgang escreveu:
piratadabaixada escreveu:
Wolfgang escreveu:Mas eles farão somente, sei lá, uns 24 para o Chavez? É diferente da situação do Rafa, que foi encomendado pelo próprio país fabricante, em quantidade considerável. Mas a Rússia não encomendou nenhuma ainda, correto?
Dificilmente o Chavez consiga manter 24 SU 30 + 24 SU 35, no quesito operacionalidade. Só para treinar pilotos, doutrina, etc...
Posso estar errado, mas...


Este é um ponto de vista, mas podemos confiar nossa defesa na incompetência do outro ?

Abraços,

Heronim


E por que não? O Chavez confia na nossa. :lol:


Boa...hehehehe... muito boa...




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#33 Mensagem por Wolfgang » Qui Jul 05, 2007 9:42 pm

Alguém tem os dados da suíte eletrônica do SU-30B (Bolívar) ? Estou procurando e não acho. Aí sim seria uma boa comparação.
Parto do pressuposto que a aerodinâmica do Viper é inferior à do Flanker.




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#34 Mensagem por Alitson » Qui Jul 05, 2007 9:48 pm

Wolfgang escreveu:Alguém tem os dados da suíte eletrônica do SU-30B (Bolívar) ? Estou procurando e não acho. Aí sim seria uma boa comparação.
Parto do pressuposto que a aerodinâmica do Viper é inferior à do Flanker.


Dizem ser uma "cópia" do Su-30 chinês...

Segue...

http://www.sinodefence.com/airforce/fighter/su30.asp


[]s




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#35 Mensagem por piratadabaixada » Qui Jul 05, 2007 9:57 pm

Wolfgang escreveu:Alguém tem os dados da suíte eletrônica do SU-30B (Bolívar) ? Estou procurando e não acho. Aí sim seria uma boa comparação.
Parto do pressuposto que a aerodinâmica do Viper é inferior à do Flanker.


http://www.fav-club.com/articulos/flank ... ervzla.htm




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#36 Mensagem por Wolfgang » Qui Jul 05, 2007 10:02 pm

The Su-30MKK is equipped with a NIIP Tikhomirov N001VE (N001VEP on the Su-30MK2) coherent pulse Doppler radar with track-while-scan and look-down/shoot-down capability. The range of the radar against 3-square-metre targets is 110km in the forward hemisphere and 40km in the rear hemisphere. The radar has the capacity to search, detect and track up to ten targets with automatic threat assessment and prioritisation.

As a secondary means of detection, the aircraft is fitted with an OEPS-31E-MK forward-looking infrared/electro-optic and laser designation system which is located in front of the front cockpit windscreen. Developed from the OEPS-27 of the Su-27 fighter, the OEPS-31E-MK system includes an infrared search-and-track (IRST) sensor collimated with a laser rangefinder. The system is used to search, detect, and track airborne targets on their IR radiation with definition of their angular coordinates, find range for airborne and ground targets, and illuminate the ground targets with its laser beam.

The Su-30MKK fighter features a ‘glass cockpit’ with two large coloured multifunction displays (MFD) in both pilot and weapon operator seats. For better close air combat performance, the pilot is assisted by a helmet-mounted sight (HMS).

The improved Su-30MKK2 fighter is fitted with a UOMZ Sapsan-E forward-looking infrared/electro-optic targeting and laser designation system, which represents the enhanced precision attack capability.

The Su-30MKK2 delivered to the PLAAF is also capable of carrying the M400 reconnaissance suite, a large airborne pod system housing sensors including a sideways-looking airborne radar (SLAR); a high- and low-altitude TV/infra-red payload; or a long-range oblique photography (LOROP) camera. The optical sensors are said to have a range of over 70km, while the SLAR is claimed to have a range of over 100km. Once equipped with the SLAR system, the Su-30MKK2 will be able to control up to 10 other fighters on a datalink, thus giving the Su-30MKK2 units an organic but limited “AWACS” function to compliment other PLA ISR systems.

Countermeasures suite onboard the Su-30MKK includes a L-150 radar warning receiver (RWR) and two wingtip-mounted active jamming ECM pods.


O alcance não é grande coisa. 110 km à frente e 40 km para trás para um RCS de 3m2. A utilização de EL/M 2052 que tem um alcance, a princípio, maior habilitaria o Viper a atirar um AIM 120 C5/7, o Flanker faz manobras evasivas enquanto o Viper se aproxima mais e atira outro.
Afora a utilização do R-99 que dá uma baita vantagem.
Além dos alvos. O radar isrelense trava 64 alvos enquanto o do Flanker, nessa versão, trava 10.




Obrigado pelos dados, Alitson e pirata. :wink:




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#37 Mensagem por Sniper » Qui Jul 05, 2007 10:17 pm

The range of the radar against 3-square-metre targets is 110km in the forward hemisphere and 40km in the rear hemisphere. The radar has the capacity to search, detect and track up to ten targets with automatic threat assessment and prioritisation


O Alcance do radar é ridículo ! :shock: :evil:




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#38 Mensagem por Wolfgang » Qui Jul 05, 2007 10:23 pm

Sendo isso mesmo, o radar só consegue pegar as 'oreia' do Mestre Bat a 2.000 km. É pouco.


http://www.defesabrasil.com/forum/viewt ... s++morcego




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#39 Mensagem por Bolovo » Qui Jul 05, 2007 11:19 pm

Sniper escreveu:
The range of the radar against 3-square-metre targets is 110km in the forward hemisphere and 40km in the rear hemisphere. The radar has the capacity to search, detect and track up to ten targets with automatic threat assessment and prioritisation


O Alcance do radar é ridículo ! :shock: :evil:

Agora entendem porque os F-16I já dão conta hehehe :D




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#40 Mensagem por rcolistete » Sex Jul 06, 2007 12:13 am

piratadabaixada escreveu:
Wolfgang escreveu:Se o SU35BM for encomendado, acredito que a FAB responde à altura.


O problema é que o SU35BM ainda nem mesmo voou.

Abraços,

Heronim


Olá pessoal,

Olha que o Su-35BM está para voar agora em Agosto, não ? 1o vôo, mas já é alguma coisa.

Esse papo da FAB responder à altura... vá esperando. Vimos o contrato dos F-16 novos e usados do Chile serem assinados, os aviões recebidos (com brinde dos F-16MLU passando sobre o Brasil, talvez assim a FAB tenha acreditado que era verdade...), formações deles no Chile, etc. Idem agora para a Venezuela, que ficou "namorando" MiG-29 e Su-30 durante muito tempo. Enquanto isso se desenrolava, aceitávamos receber Mirage 2000C/B com o motor menos potente de toda a frota francesa, os mais voados, etc.

Enfim, eu não vi surpresa alguma acontecer de repente, foi tudo acontecendo aos poucos, bem visível mesmo para entusiastas como nós.

Agora a FAB (segundo alguns daqui do DB) se diz apressada pois foi pêga de surpresa, e por isso não pode comprar a maioria dos caças modernos pois quase todos demoram para serem entregues (o que ocorre para todo mundo). Se concretizar o F-16Br como FX-2, a FAB vai matar uma oportunidade que normalmente ocorre a cada 30 anos.

Uma vantagem de estar atrás de muita gente em termos de geração de caças (F-5E, Mirage IIIEBR, etc), é poder saltar gerações e se igualar a países que foram gradativamente experimentando as gerações e tecnologias de caça. Assim, poderíamos pular de geração direto para 4a, com : Eurofighter, Gripen, Rafale, etc.

Abraços,

Roberto Colistete Jr.




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#41 Mensagem por Bolovo » Sex Jul 06, 2007 1:17 am

É bom esses F-16 chegarem logo.

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#42 Mensagem por Sintra » Sex Jul 06, 2007 6:59 am

Sniper escreveu:
The range of the radar against 3-square-metre targets is 110km in the forward hemisphere and 40km in the rear hemisphere. The radar has the capacity to search, detect and track up to ten targets with automatic threat assessment and prioritisation


O Alcance do radar é ridículo ! :shock: :evil:


Sim, aquela versão do Flanker mistura aviônicos da "treta" com um RCS do tamanho do Palácio da Pena (o que está no meu avatar)... :twisted:




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#43 Mensagem por Plinio Jr » Sex Jul 06, 2007 9:56 am

Senão me falha a memória, esta versão do Flanker adquirida pelo Chavito e que tbm os chineses possuem algo similiar, estes últimos o utilizam primariamente como aeronaves de ataque a alvos terrestres e maritimos com os Su-27/J-11 utilzados para defesa aérea e interceptação...




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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#44 Mensagem por Sniper » Sex Jul 06, 2007 11:06 am

Sintra escreveu:
Sniper escreveu:
The range of the radar against 3-square-metre targets is 110km in the forward hemisphere and 40km in the rear hemisphere. The radar has the capacity to search, detect and track up to ten targets with automatic threat assessment and prioritisation


O Alcance do radar é ridículo ! :shock: :evil:


Sim, aquela versão do Flanker mistura aviônicos da "treta" com um RCS do tamanho do Palácio da Pena (o que está no meu avatar)... :twisted:


chamamos isso aqui no Brasil de "Pé de boi" ! :mrgreen:




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#45 Mensagem por Sniper » Sex Jul 06, 2007 11:07 am

Bolovo escreveu:É bom esses F-16 chegarem logo.

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Os meus óculos estão com problemas ou existem 9 Flanker's nessa foto :?:

Não eram 8 entregues até 01/06 :?: :shock:

Abraços!




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