Novo Programa Nuclear?
Moderador: Conselho de Moderação
-
- Avançado
- Agradeceu: 1 vez
- Marino
- Sênior
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Fernando Teles escreveu:Então, a furtividade, não tem essa validade tão comentada, seria isso.
Eu teria que falar um pouco de guerra eletrônica. Sem me aprofundar muito:
Normalmente quando você emite com um radar, o meio emissor é detectado cerca de 1,5 vezes a distância de detecção do radar. Isto pq se o alvo está a uma grande distância o eco radar não tem "força" suficiente para retornar.
Porém se você não está tão distante assim, com todos em silêncio radar, e alguem decide emitir, a furtividade tem valor sim. O emissor será detectado inevitavelmente pelo MAGE inimigo, mas o eco radar não conseguirá retornar, pois terá sido "divertido" pela estrutura em ângulo do meio furtivo.
Tudo tem vantagens e desvantagens. Nunca podemos descartar algo que possa lhe dar uma vantagem em alguma situação.
Mas uma coisa é certa: emitiu, se f....
- Marino
- Sênior
morcego escreveu:MARINO, vc pensa ser melhor terminar os projetos de propulsão NUCLEAR ou esquecer e aplicar MEIOS AIP e abandonar os SNA?
O nuclear é o submarino puro. O AIP lhe dá somente mais tempo, a baixa velocidade, sem ter que vir a superfície e recarregar baterias.
O nuclear é o futuro da MB, é algo com que poderemos negar o uso do mar a qualquer potência. Já escrevi que um CMG, hoje na reserva, escreveu na Proceedings que os americanos não tinham preocupação com proliferação ou irresponsabilidade por parte da MB. Se preocupavam, sim, com a perda do controle do mar que um sub nuclear causaria no Atlântico. Ganhou um prêmio.
Saludos
- Morcego
- Sênior
- Agradeceram: 9 vezes
- Contato:
Marino escreveu:morcego escreveu:MARINO, vc pensa ser melhor terminar os projetos de propulsão NUCLEAR ou esquecer e aplicar MEIOS AIP e abandonar os SNA?
O nuclear é o submarino puro. O AIP lhe dá somente mais tempo, a baixa velocidade, sem ter que vir a superfície e recarregar baterias.
O nuclear é o futuro da MB, é algo com que poderemos negar o uso do mar a qualquer potência. Já escrevi que um CMG, hoje na reserva, escreveu na Proceedings que os americanos não tinham preocupação com proliferação ou irresponsabilidade por parte da MB. Se preocupavam, sim, com a perda do controle do mar que um sub nuclear causaria no Atlântico. Ganhou um prêmio.
Saludos
saudações, que pena que vc não pode responder minha MP, mas relaxa que eu sei que o ARREGO TA FORTE. um abração.
- Luís Henrique
- Sênior
- Agradeceram: 184 vezes
- Einsamkeit
- Sênior
- Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver
-
- Avançado
-
- Sênior
- Agradeceram: 3 vezes
Einsamkeit escreveu:Vai ser 50% maior que o Barracuda?
![]()
![]()
![]()
Olha, não dá para acreditar. + 50%

Classe Barracuda
General characteristics
Displacement: 4765 t surfaced
5300 t submerged
Length: 99.4 m (326 ft)
Beam: 8,8 m (28.9 ft)
Draught: 7,3 m (24.0 ft)
Propulsion: 2 turboreductors groups (10 MW propulsion alternator feeding electric engines)
Nuclear reactor K15, 150 MW2 emergency electric engines
One pump jet
Speed: Over 25 knots (46 km/h)
14 knots (26 km/h), surfaced
Range: 10 years (nuclear)
50 days of food
Complement: 8 officers
48 petty officers
4 quarter-masters
Armament: 4 × 533 mm tubes
20 Missiles/torpedoes including :
Scalp missiles
Exocet missiles
Black Shark torpedoes
Sensors and processing systems: SYCOBS
"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
- Einsamkeit
- Sênior
- Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver
O K-15 tem 150MW?
O Tamanho do Barracuda nao seria ideal para o SSN?

O Tamanho do Barracuda nao seria ideal para o SSN?
Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

-
- Sênior
- Agradeceu: 64 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Marino escreveu:Fernando Teles escreveu:Então, a furtividade, não tem essa validade tão comentada, seria isso.
Normalmente quando você emite com um radar, o meio emissor é detectado cerca de 1,5 vezes a distância de detecção do radar. Isto pq se o alvo está a uma grande distância o eco radar não tem "força" suficiente para retornar.
Porém se você não está tão distante assim, com todos em silêncio radar, e alguem decide emitir, a furtividade tem valor sim. O emissor será detectado inevitavelmente pelo MAGE inimigo, mas o eco radar não conseguirá retornar, pois terá sido "divertido" pela estrutura em ângulo do meio furtivo.
Tudo tem vantagens e desvantagens. Nunca podemos descartar algo que possa lhe dar uma vantagem em alguma situação.
Marino, se me permite me meter, mas só p/aumentar a visão do Fernando, uma comparacão que uma vez um instrutor me fez e que achei muito válida:
um radar é um emissor de energia eletromagnetica, tal como uma lanterna. Imagine, entao, uma sala escura c/dois oponentes. Um acende uma lanterna, procurando o oponente. Se der sorte e acertar de primeira, ótimo! Senão...o oponente certamente saberá que ele está ali!!!
Abs!
- Marino
- Sênior
alcmartin escreveu:Marino escreveu:Fernando Teles escreveu:Então, a furtividade, não tem essa validade tão comentada, seria isso.
Marino, se me permite me meter, mas só p/aumentar a visão do Fernando, uma comparacão que uma vez um instrutor me fez e que achei muito válida:
um radar é um emissor de energia eletromagnetica, tal como uma lanterna. Imagine, entao, uma sala escura c/dois oponentes. Um acende uma lanterna, procurando o oponente. Se der sorte e acertar de primeira, ótimo! Senão...o oponente certamente saberá que ele está ali!!!
Abs!
Brilhante comparação. Obrigado.
-
- Avançado
Alcmartim, valeu, camarada.
A minha colocação para o Marino esta baseada em uma reportagem, se não estou enganado, no site Alide, onde o Padilha comenta que a fragata da África do Sul foi localizada por um helicóptero da MB navegando entre os navios mercantes.
Surgindo da narrativa a dúvida com relação a furtividade.
A minha colocação para o Marino esta baseada em uma reportagem, se não estou enganado, no site Alide, onde o Padilha comenta que a fragata da África do Sul foi localizada por um helicóptero da MB navegando entre os navios mercantes.
Surgindo da narrativa a dúvida com relação a furtividade.
- Marino
- Sênior
Do Estado de SP:
AIEA diz que vai monitorar novas centrífugas
Agência garante que atual cooperação do País no acesso a plantas está sendo “tranqüila”
Jamil Chade, GENEBRA
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) avisa que qualquer modificação nas centrífugas utilizadas pelo Brasil em suas plantas nucleares terá de ser informada à entidade, com sede em Viena, na Aústria. A agência exigirá que seus inspetores tenham o mesmo acesso às novas tecnologias que hoje dispõem quando visitam as usinas brasileiras.
No domingo, o Estado revelou que o governo prepara uma nova geração de ultracentrifugas que tornarão a produção de energia mais eficiente. As ultracentrífugas são utilizadas para enriquever urânio e as novas versões possibilitarão uma eficiência maior em 40%. Outra série de ultracentrífugas estará pronta para ser utilizada em 2011, em uma terceira geração de máquinas.
“Vamos sempre monitorar todo tipo de modificações nas ultracentrífugas e qualquer novo plano terá de ser informado pelo governo brasileiro a nossos técnicos”, afirmou Marc Vidricaire, porta-voz da AIEA. Segundo ele, a agência e o Brasil contam hoje com um acordo sobre cada uma das usinas e como as inspeções são feitas.
Segundo a AIEA, o acordo existente teria de ser revisto se as novas ultracentrífugas exigirem modificações nas plantas das usinas e nas rotas dos tubos por onde passa o gás de urânio. “Se isso ocorrer, então uma nova negociação será necessária para avaliar se os inspetores terão acesso aos equipamentos.”
O porta-voz da AIEA garantiu ainda que a atual cooperação com o Brasil no acesso às suas plantas por parte dos inspetores está sendo “tranqüila” e o País vem prestando “todas as informações necessárias sobre seus futuros projetos”. Segundo o almirante Carlos Bezerril, diretor do Centro Tecnológico da Marinha (CTMSP), agência de pesquisa responsável pelo desenvolvimento dos equipamentos, os inspetores da AIEA não terão acesso às novas ultracentrífugas da mesma forma como não podem verificar o funcionamento das unidades originais. “O que interessa à AIEA é saber o quanto de gás de urânio entrou no sistema, o quanto saiu de urânio enriquecido”, disse.
-
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
alcmartin escreveu:Marino escreveu:Fernando Teles escreveu:Então, a furtividade, não tem essa validade tão comentada, seria isso.
Abs!
Essa analogia é famosa. Mas ele é usada mais para descrever a guerra ASW.
Imagine-se em um gigantesco salão escuro...(oceano aberto)
Na mão direita vc tem uma pistola automática com 15 tiros(torpedos). Na outra mão(que, por exclusão só pode ser a mão esquerda

No entanto EM ALGUM OUTRO LUGAR QUALQUER deste imenso salão existe alguém equipado da mesma forma e disposto a encontrar a saída. Para isso ele terá que elimina-lo (...)
Para escapar e eliminar seu oponente,, vc não pode ficar parado(doppler zero), sob pena de ser encontrado. Se se deslocar, terá que faze-lo com cuidado para não produzir ruído e chamar a atenção de seu oponente.
Para conseguir investigar algum ruído de seu adversário, vc terá que permanecer o mais quieto possível(navegar a baixa velocidade usando apenas a recepção passiva do sonar), aumentar ao máximo sua atenção(flank arrays) e sensibilizar o mais que for possível sua audição.
Se estiver se deslocando, não conseguirá escutar direito, pois será pertubado pelo som produzido pelo próprio deslocamento.
Essa caçada não pode durar indefinidamente, pois tanto vc qto. seu oponente, precisam se alimentar e repor suas energias(Snorquear), ou seja, abrir uma janela do salão e comer e beber algo. Mas ao abrir a janela entrará um facho de luz que o denunciará. Portanto só poderá abrir uma pequena parte da janela e bem rápido. Mas abrindo pouco a janela a reposição de energia será mínima e logo logo terá de fazê-lo de novo (...)
Ao primeiro sinal de movimento vc pode usar sua lanterna para tentar visualizar a situação(flash sonar ativo, ou pulso sonar), mas ao fazer isso o feixe sonar será visualizado pelo seu oponente (...)
Finalmente ao localizar seu oponente e ter segurança suficiente para alveja-lo, vc deve lembrar que só terá uma única oportunidade para faze-lo, pois ao disparar sua pistola denunciará sua posição.
Acho que não esqueci nada. Mas nas vezes em que dava intrução, não deixava de citar esta historinha para os novatos.
sds
Walter
Editado pela última vez por WalterGaudério em Ter Jun 19, 2007 3:15 pm, em um total de 2 vezes.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...