MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
PRick

#31 Mensagem por PRick » Sex Mai 25, 2007 11:49 pm

xupacabr@ escreveu:$#%@#$%#$ CHEGA DE DESINFORMAÇÃO !!!!

Onde foi parar a matemática simples ?

Como pode o país com épocas com crescimento de 11% ao ano, empregos sobrando, carros pelas ruas anunciando vagas não preenchidas, como pode dizer que isso é pior que crescimento de 3% ao ano e taxa de desemprego de 15%, informalidade de 40%....

Ou a pessoa que escreveu essa estoria nasceu nos anos 80 e não gosta de ler sobre o passado, ou foi tendenciosa....

Ou seja, já de cara, o simples fato de debater sobre tais dados já é um privilégio para quem escreveu isso...

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Seus números você tirou da onde? Estava sonhando? Coloque números sérios, da totalidade dos fatos. Como um endividamento recorde nesta época, crescemos muito, mas com capital externo, nos endividando como nunca. Depois tivemos que pagar a conta. Quem é tendencioso é você.

[ ]´s

xupacabr@
Avançado
Avançado
Contato:

#32 Mensagem por xupacabr@ » Sex Mai 25, 2007 11:56 pm

PRick escreveu:

Como pode o país com épocas com crescimento de 11% ao ano, empregos sobrando, carros pelas ruas anunciando vagas não preenchidas, como pode dizer que isso é pior que crescimento de 3% ao ano e taxa de desemprego de 15%, informalidade de 40%....

Ou a pessoa que escreveu essa estoria nasceu nos anos 80 e não gosta de ler sobre o passado, ou foi tendenciosa....

Ou seja, já de cara, o simples fato de debater sobre tais dados já é um privilégio para quem escreveu isso...

Seus números você tirou da onde? Estava sonhando? Coloque números sérios, da totalidade dos fatos. Como um endividamento recorde nesta época, crescemos muito, mas com capital externo, nos endividando como nunca. Depois tivemos que pagar a conta. Quem é tendencioso é você.

[ ]´s

Sim, sim salabim ! volta para os livros e leva a calculadora junto... e não esqueça um calendáriozinho pra não calcular a época errada...

Navegas pelo país hoje nas estradas construídas naqueles tempos, e a turma de hoje mal consegue mantê-las...

Precisa-se de investimento para crescer... quer crescer sem gastar, fica com o tal do PAC, que inclui a reforma da Rocinha... e a bahia vai ganhar uma rodovia... uhahuauhahuhuahua

Como se a rocinha fosse motivo do impedimento e a bahia estivesse isolada do resto do país....

Conheça os livros que muitos não querem que você leia:
http://www.livrariabrasil.net
PRick

#33 Mensagem por PRick » Sáb Mai 26, 2007 2:00 am

xupacabr@ escreveu:
PRick escreveu:

[ ]´s

Sim, sim salabim ! volta para os livros e leva a calculadora junto... e não esqueça um calendáriozinho pra não calcular a época errada...

Navegas pelo país hoje nas estradas construídas naqueles tempos, e a turma de hoje mal consegue mantê-las...

Precisa-se de investimento para crescer... quer crescer sem gastar, fica com o tal do PAC, que inclui a reforma da Rocinha... e a bahia vai ganhar uma rodovia... uhahuauhahuhuahua

Como se a rocinha fosse motivo do impedimento e a bahia estivesse isolada do resto do país....

Blá, blá,blá , falei bem claro, quer contestar os números, indique os novos números e as fontes dos números, o resto é ideologia barata.

Crecemos sim, mas as custas de um endividamento externo suícida!!!! O resto é papo furado!!!!

Leia os livros, pense a respeito, depois podemos falar besteiras, mas terá a respostas a altura. :roll:

Putz, dispenso suas dicas de livros, vai estudar e depois podemos conversar, nada pior que um conservador sem base ou sem noção do que fala!

[]´s

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#34 Mensagem por orestespf » Sáb Mai 26, 2007 11:13 am

xupacabr@ escreveu:
PRick escreveu:

[ ]´s

Olá xupacabr@,

o PRick tem razão. Seus dados são absurdos, são falsos mesmos. Trabalho na área e desconheço tais números. Não existe livro algum que forneça tais dados.

Talvez tenha usado um livro de Matemática Financeira, onde os dados são "fictícios", apenas para ajudar a aprender as "contas". :twisted: :twisted:

Digo isso porque sou professor de matemática financeira também. Aqui na minha universidade a gente nem usa calculadora (nem as famosas HP´s), usamos planilha eletrônica com dados reais fornecidos por institutos sérios , como o IBGE, FGV, etc.

A taxa de crescimento e o índice de desemprego não se mede de maneira simples como você colocou, as operações não são "lineares", pelo contrário, são bem complexas.

Vou lhe dar um exemplo simples para você compreender a dinâmica. Em tese, a Argentina teve no ano passado, um crescimento maior do que o Brasil. Mas isto não é verdade na prática. O índice argentino é bem melhor do que o brasileiro, porém a Argentina vem recuperando o crescimento que tinha a 10 anos atrás. Ou seja, a taxa de crescimento de um país em recuperação é sempre maior do que um país "recuperado". Isto acontece, em geral, porque um país "quebra" e perde a credibilidade no mercado. A medida que vai recuperando sua credibilidade, vai pagando em dia suas dívidas, a retomada de crescimento aumenta e relativamente rápido.

Onde a Argentina terá problema? Terá problema quando atingir os valores de sua economia de 10 anos atrás. Depois terá que crescer de verdade, com índices reais. Terá que competir por novos mercados e não recuperar o que tinha antes. Algo extremamente difícil.

E o Brasil? Neste governo, criou-se novos mercados, as exportações foram conquistas de novos mercados e não apenas o que já tínhamos. No governo anterior ainda se tinha recuperação do espaço consquistado. Por quê? Porque neste período (e anteriores) o Brasil teve várias crises, tudo o que conquistava, perdia, inclusive no governo fHC, quando houve uma quebradeira também. Neste governo não houve quebradeira, o que houve foi uma recuperação do espaço já conquistado e também uma conquista por novos mercados. Logo o crescimento, mesmo aparentemente baixo, é real e sustentado. Essa é a diferença.

Saudações,

Orestes

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6552 vezes
Agradeceram: 6914 vezes
Contato:

#35 Mensagem por Túlio » Sáb Mai 26, 2007 11:35 am

Ademais, que eu saiba o desemprego está em 10%, não 15%. Detalhe: aqui no RS nunca vi carro pela rua oferecendo emprego...

Creio que falamos das 'vantagens' da tale de 'redentora', né não?

Então, o SM tinha maior poder de compra, mas o que comprávamos não tinha controle de qualidade, a maioria dos alimentos não tinham data de validade nem as informações nutricionais que hoje são obrigatórias, os carros eram pé-de-boi MESMO, a saúde pública era o mesmíssimo descalabro que é hoje, se um polícia não fosse com a minha cara, quebrava ela no meio da rua, só ou com colegas e eu não tinha a quem me queixar nem quem me ajudasse, aliás, a gente morria de medo da polícia, qualquer programa, antes de ser exibido, tinha que exibir na tela um certificado de permissão da censura federal, o ministro das minas e energia do governo Geisel, Shigeaki Ueky, ao deixar o cargo, foi ser empresário na Califórnia com capital de US$ 1 bi, tendo em sua gestão sido feitos Itaipu e Angra. O salário de ministro devia ser BEM grande...

Eu VIVI aquela época e não acho que fosse das buenas, o que me enche é gente que tem saudades de um tempo em que nem eram nascidas, POWS!!!

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
orestespf
Sênior
Sênior

#36 Mensagem por orestespf » Sáb Mai 26, 2007 11:46 am

Túlio escreveu:Ademais, que eu saiba o desemprego está em 10%, não 15%. Detalhe: aqui no RS nunca vi carro pela rua oferecendo emprego...

Creio que falamos das 'vantagens' da tale de 'redentora', né não?

Então, o SM tinha maior poder de compra, mas o que comprávamos não tinha controle de qualidade, a maioria dos alimentos não tinham data de validade nem as informações nutricionais que hoje são obrigatórias, os carros eram pé-de-boi MESMO, a saúde pública era o mesmíssimo descalabro que é hoje, se um polícia não fosse com a minha cara, quebrava ela no meio da rua, só ou com colegas e eu não tinha a quem me queixar nem quem me ajudasse, aliás, a gente morria de medo da polícia, qualquer programa, antes de ser exibido, tinha que exibir na tela um certificado de permissão da censura federal, o ministro das minas e energia do governo Geisel, Shigeaki Ueky, ao deixar o cargo, foi ser empresário na Califórnia com capital de US$ 1 bi, tendo em sua gestão sido feitos Itaipu e Angra. O salário de ministro devia ser BEM grande...

Eu VIVI aquela época e não acho que fosse das buenas, o que me enche é gente que tem saudades de um tempo em que nem eram nascidas, POWS!!!

X10000

Ter saudades de um tempo que não viveu tem nome, mas deixa pra lá... rs

Abraços,

Orestes

PS: o "camutuê" está bom hoje?? rsrsrs

xupacabr@
Avançado
Avançado
Contato:

#37 Mensagem por xupacabr@ » Sáb Mai 26, 2007 1:43 pm

Eu sigo um CD que tenho aqui do IBGE.... as estatísticas são oficiais...

Mas enquanto eu não mostrar, é mentira...

mas vocês são bons de argumentação...

devem ser daquela estirpe que se acha o BEM e qualquer coisa que vá contra é o MAU...

São a própria encarnação do bem e das verdades absolutas, como se existisse verdade absoluta...

Eu também não sabia que seria necessário ter vivido uma época para poder falar dela... PQP

Fecha o forum, está proibido falar do passado vamos focar no presente... visão mr magoo

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#38 Mensagem por Túlio » Sáb Mai 26, 2007 2:08 pm

UHMMMMMMMMM.........axo que VOSMEÇÊ esta presizando de umasss CERVASSSSSSSSSSS.............

[022]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

orestespf
Sênior
Sênior

#39 Mensagem por orestespf » Sáb Mai 26, 2007 2:09 pm

xupacabr@ escreveu:Eu sigo um CD que tenho aqui do IBGE.... as estatísticas são oficiais...

devem ser daquela estirpe que se acha o BEM e qualquer coisa que vá contra é o MAU...

São a própria encarnação do bem e das verdades absolutas, como se existisse verdade absoluta...

Eu também não sabia que seria necessário ter vivido uma época para poder falar dela... PQP

Fecha o forum, está proibido falar do passado vamos focar no presente... visão mr magoo

Caro xupacabr@,

tente pelo menos ser cortês. Faz bem para seu sistema nervoso e para os olhos de quem lê os seus posts.

Você não precisa mostrar nada do IBGE, tudo é público, qualquer um tem acesso, eu mesmo tenho acesso aos dados. Se for algum "CD" contendo material não divulgado ou "secreto", existe alguma coisa errada. Se este for o caso, aproveite de sua energia e denuncie, o país precisa de "corajosos".

Uma idéia só é boa quando a mesma estiver acompanhada de bons argumentos. Quando uma pessoa não tem bons argumentos, ela não poderá defender suas idéias. Observo ainda que as más idéias também podem ser acompanhadas de boa argumentação e neste caso tem-se um factóide.

Assim sendo, não se trata de verdades absolutas ou relativas. Trata-se apenas de boa argumentação desprovidade de ideologias e fanatismos. Todos podem e devem defender suas idéias, mas é melhor ter um bom argumento para isso.

Quanto ao resto que escreveu, melhor nem comentar. Não agride a alguns membros do DB, você agride a todos que por aqui passam e lêem seu post, inclusive agride a administração do fórum. Se não está satisfeito, você sabe que existem outras opções. A escolha é pessoal. Um pouquinho de cordialidade, cavalheirismo, etc., fazem bem....

Respeitosamente,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#40 Mensagem por orestespf » Sáb Mai 26, 2007 2:15 pm

Túlio escreveu:UHMMMMMMMMM.........axo que VOSMEÇÊ esta presizando de umasss CERVASSSSSSSSSSS.............

[022]

Hummmm Sei não.... Acho que é Rivotril mesmo. rsrs

xupacabr@
Avançado
Avançado
Contato:

#41 Mensagem por xupacabr@ » Sáb Mai 26, 2007 2:56 pm

orestespf escreveu:
xupacabr@ escreveu:Eu sigo um CD que tenho aqui do IBGE.... as estatísticas são oficiais...

Caro xupacabr@,

tente pelo menos ser cortês.
Quanto ao resto que escreveu, melhor nem comentar. Não agride a alguns membros do DB, você agride a todos que por aqui passam e lêem seu post, inclusive agride a administração do fórum. Se não está satisfeito, você sabe que existem outras opções. A escolha é pessoal. Um pouquinho de cordialidade, cavalheirismo, etc., fazem bem....

Respeitosamente,

Orestes

Pior que vc está certo... estava mesmo azêdo... peço perdão, faço isso com facilidade pois não é meu estado natural mesmo...

Eu não tenho ideologia, nem posição política... embora seja conservador ... por favor, não me julguem pelo o que eu leio... leio de tudo :) os que estão na livraria são os que apareceram... se tiver algum autor com dificuldade é só me procurar, boto pra vender lá.. o importante é ajudar a quem precisa... não viso lucro, nem tenho.

Eu não entendi esse negócio de ofender o resto do forum, mas deixa pra lá, nem responda, pois não é o foco do tópico e cairemos novamente em um erro recorrente nesse forum... o Flood e o desvio dos assuntos iniciais...

Pois bem, embora seja meio burro velho, realmente não tenho formação na área de economia, embora tenha duas nas de informática, mas sem problemas, isso aqui não é um concurso.

Eu apresentei uns dados do ibge(um cd preto), mas sendo sincero comigo, não fui coerente comigo mesmo, pois sou um critico da maneira como o ibge colhe esses dados... vou dar um exempo:

Tenho um conhecido que tem uma barraquinha de mixto quente no centro do rio e fatura 5 mil prata por mês...

Conversando sobre eleições, perguntei se ele já havia sido entrevistado pelas empresas que fazem pesquisa e ele disse que não, mas que já foi entrevistado pelo ibge...

perguntaram se ele tinha emprego: respondeu NÃO

perguntaram se ele tinha renda: ele lembrou do imposto de renda e disse NÃO.

perguntaram se ele ganhava ao menos um salário mínimo: respondeu NÃO, porque associou salário mínimo com algo que se receba do governo e como ele não recebe nada do governo, disse não.

Eu questionei... mas fulano você mentiu descaradamente.... e ele disse que sim pois poderiam tirar o que ele tinha...

Pois é a base de algumas importantes estatísticas do IBGE está na honestidade de quem responde...

e como ficam todos esses indicadores.... ?

(aprendendo contigo....)

Cordialmente...

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#42 Mensagem por Túlio » Sáb Mai 26, 2007 3:01 pm

E tudo está bem quando acaba bem... :D :D :D :D

Valews, XupakObra véio...heheheheheheheh

orestespf
Sênior
Sênior

#43 Mensagem por orestespf » Sáb Mai 26, 2007 3:07 pm

Salve xupacabr@!

Tudo resolvido, não se preocupe. Agora você abre uma cerva daí e eu outra daqui, comemoraremos a distância!!!! [009]

Abraços etílicos,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#44 Mensagem por orestespf » Sáb Mai 26, 2007 3:15 pm

Olá xupacabr@,

não responderie aquilo que me pediu para não responder, mas não é nada de mais.... rsrsrs

Você tocou em um ponto interessante: a coleta de dados para levantamento estatístico. Gostemos ou não, a metodogia está correta. O questionário não pode influenciar o entrevistado, ele tem que responder da forma que "vê" o país (é assim em todo o mundo). O mesmo se processa em pesquisas de intenção de votos em campanhas eleitorais. Não importa o que a mídia divulga, não importa se o candidato mente ou não, o que importa de fato é como o entrevistado vê as coisas.

Isto tudo está relacionado com o nível social das pessoas, escolaridade, região, etc. Tudo é levado em consideração no modelo estatístico usado no trabalho.

Porém, se houver falhas absurdas na coleta de dados, tudo irá por água abaixo. Mas o IBGE segue um procedimento internacional em excelência.

Grande abraço,

Orestes

Beronha
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes

#45 Mensagem por Beronha » Sáb Mai 26, 2007 3:28 pm

Tulio escreveu:
Valews, XupakObra véio...heheheheheheheh

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

[018]