Enviado: Sex Mai 11, 2007 6:55 pm
Pimba!
EDSON escreveu:Ainda bem que ninguém dúvida da capacidade técnica russa.
A Soyuz vai e volta do espaço três vezes ao ano, e aqueles ônibus espaciais americanos vivem explodindo, e apesar disso eu não dúvido da capacidade técnica americana.
orestespf escreveu:Wolfgang escreveu:orestespf escreveu:cb_lima escreveu:Strider escreveu:Wolfgang escreveu:Isso é óbvio. O que eu quis insinuar é que o desenho foi meio 'chupado' do Raptor...rs
Ah, isso é verdade, engenharia reversa
Hehehhee... Se o resultado final parecer com esses desenhos os russos tem até uma explicação oficial para isso é:
"Requisitos semelhantes levam a soluções similares"
[]s
CB_Lima
E quanto a Engenharia Reversa, os russos são os melhores do mundo. Até hoje os ingleses tremem nas bases só de lembrar do caso do jato "doado" aos russos. E os americanos sentem calafrios do "outro mundo" só de imaginar tal coisa... rsrsrs
Sds,
Orestes
Bom, Orestão, mas até hoje não saiu o stealth deles (torço para que saia llogo!). Mesmo depois do F-117 ter caído nos Bálcãs..
Olá Wolfgang,
o F-117 nunca me conveceu, não gosto deste vetor. Só serviu de laboratório para os americanos. A idéia do desenho deste vetor é baseado em um estudo russo, logo eles não fizeram um vetor semelhante porque nunca acreditaram no mesmo.
Já conversei muito com cientistas russos sobre vetores stealth, eles possuem um conhecimento incrível sobre o assunto. A questão da grana curta pegou os mesmos de calças curtas. Em caso extremo, ele podem desenvolver um vetor rapidamente nestes moldes.
Como não existe "urgência" e nem mercado para hoje, o processo se encontra na base do conta-gotas. Mas o cenário e a demanda tem mudado.
As FFAA russas tinham uma política e uma doutrina diferente da ocidental, assim suas indústrias produziam em função da demanda interna. Hoje em dia as coisas mudaram, a Rússia precisa vender e ser mais competitiva, as indústrias precisam se readaptar às necessidades para se tornar competitivas. Como resultado, teremos no mercado material de melhor qualidade.
Mas não sei se interessa ao Brasil.... Heheheehehe
Abraços,
Orestes
In 1964, Pyotr Ya. Ufimtsev, a Russian mathematician, published a seminal paper, "Method of Edge Waves in the Physical Theory of Diffraction," in the Journal of the Moscow Institute for Radio Engineering, in which he showed that the strength of a radar return is proportional to the edge configuration of an object, not its size. Ufimtsev was extending theoretical work published by the German physicist Arnold Sommerfeld.[12][13][14] Ufimtsev demonstrated that he could calculate the radar cross-section across a wing's surface and along its edge. The obvious conclusion was that even a large airplane could be made stealthy by exploiting this principle. However, the airplane's design would make it aerodynamically unstable, and the state of computer science in the early 1960s could not provide the kinds of flight computers which allow aircraft such as the F-117, F-22 Raptor and B-2 Spirit to stay airborne. However, by the the 1970s, when a Lockheed analyst reviewing foreign literature found Ufimtsev's paper, computers and software had advanced significantly, and the stage was set for the development of a stealthy airplane.[15]
http://en.wikipedia.org/wiki/F-117
cb_lima escreveu:orestespf escreveu:Wolfgang escreveu:orestespf escreveu:cb_lima escreveu:Strider escreveu:Wolfgang escreveu:Isso é óbvio. O que eu quis insinuar é que o desenho foi meio 'chupado' do Raptor...rs
Ah, isso é verdade, engenharia reversa
Hehehhee... Se o resultado final parecer com esses desenhos os russos tem até uma explicação oficial para isso é:
"Requisitos semelhantes levam a soluções similares"
[]s
CB_Lima
E quanto a Engenharia Reversa, os russos são os melhores do mundo. Até hoje os ingleses tremem nas bases só de lembrar do caso do jato "doado" aos russos. E os americanos sentem calafrios do "outro mundo" só de imaginar tal coisa... rsrsrs
Sds,
Orestes
Bom, Orestão, mas até hoje não saiu o stealth deles (torço para que saia llogo!). Mesmo depois do F-117 ter caído nos Bálcãs..
Olá Wolfgang,
o F-117 nunca me conveceu, não gosto deste vetor. Só serviu de laboratório para os americanos. A idéia do desenho deste vetor é baseado em um estudo russo, logo eles não fizeram um vetor semelhante porque nunca acreditaram no mesmo.
Já conversei muito com cientistas russos sobre vetores stealth, eles possuem um conhecimento incrível sobre o assunto. A questão da grana curta pegou os mesmos de calças curtas. Em caso extremo, ele podem desenvolver um vetor rapidamente nestes moldes.
Como não existe "urgência" e nem mercado para hoje, o processo se encontra na base do conta-gotas. Mas o cenário e a demanda tem mudado.
As FFAA russas tinham uma política e uma doutrina diferente da ocidental, assim suas indústrias produziam em função da demanda interna. Hoje em dia as coisas mudaram, a Rússia precisa vender e ser mais competitiva, as indústrias precisam se readaptar às necessidades para se tornar competitivas. Como resultado, teremos no mercado material de melhor qualidade.
Mas não sei se interessa ao Brasil.... Heheheehehe
Abraços,
Orestes
Desculpe Orestes, mas se me permite uma correcao, o desenho do F-117 nao foi baseado em nenhum estudo russo, ele foi baseado em teorias matematicas sobre dispersao e absorcao de ondas de radar... ele foi uma aeronave mais academica do que qualquer outra coisa...
A contribuicao dos russos foi com a formula matematica que um russo publicou em uma revista cientifica que acabou passando o pulo do gato e facilitando a vida dos americanos (bastante ate).
Fora isso concordo 100% com voce!
Sem querer ofender
[]s
CB_Lima
cb_lima escreveu:Obrigado Jacques e Orestes,
Da para notar que como toda boa historia, nem tanto ao mar e nem tanto a terra...
Alguns meses atras assisti a uma palestra com um ex-engenheiro da LM no museu da Boeing (aonde eu consegui o meu "badge" e avatar )e na hora de perguntas e respostas alguem perguntou sobre essa historia da formula matematica...
Muito honestamente ele olhou e disse que os russos sabiam o que haviam criado mas nao faziam ideia de como usar(acho que aqui ele se referia a tecnologia disponivel) e os americanos sabiam como usar mas nao tinham ideia de como criar - tanto que ele completou com a piada...
"- Voces acham que o cara ia publicar esse troco se eles soubessem como aplica-lo?" (ou tivessem tecnologia para tal)
Alguem fez a pergunta sobre o design, e ele respondeu que era cientifico e nao russo ou mesmo americano (resposta bem politica essa)
Fica a pergunta tostines... o que cria mas nao sabe o que faz e o que sabe o que faz mas nao exatamente cria Quem esta correto?
Na minha opniao todos
E lembrar que por varios motivos (inclusive para manter o programa "secreto" e para economizar grana) o F-117 'e uma colcha de retalhos em termos de pecas... trem de pouso do F-16 (se nao me engano), tanques de combustivel do F-18, Flir do A-6 Intruder, motores F-404 sem pos combustao, etc etc
Isso ajudou mais ainda a preservar o segredo
[]s
CB_Lima
Sobre tudo que falei, podemos dizer algo mais ou menos assim: nunca teremos americanos reconhecendo trabalhos de terceiros. Eles sempre dirão que já sabiam antes. Se outro também conhece uma teoria, com certeza dirão que ele não saberia usá-la ou pra que a mesma serviria.
Não é uma crítica aos americanos, ingleses, etc. É apenas uma descrição do que acontece, gostemos ou não disso.
Assim, em relação ao ex-engenheiro da LM e suas declarações, só tenho um coisa a dizer: é um palhaço! Não teve competência para responder as perguntas e nem humildade para reconhecer trabalhos de terceiros.
cb_lima escreveu:Sobre tudo que falei, podemos dizer algo mais ou menos assim: nunca teremos americanos reconhecendo trabalhos de terceiros. Eles sempre dirão que já sabiam antes. Se outro também conhece uma teoria, com certeza dirão que ele não saberia usá-la ou pra que a mesma serviria.
Não é uma crítica aos americanos, ingleses, etc. É apenas uma descrição do que acontece, gostemos ou não disso.
Assim, em relação ao ex-engenheiro da LM e suas declarações, só tenho um coisa a dizer: é um palhaço! Não teve competência para responder as perguntas e nem humildade para reconhecer trabalhos de terceiros.
Eu concordo com voce... o cara mandou mal... mas acho que um cara famoso que disse que "a verdade esta do lado dos vencedores!"
Eu s'o queria ilustrar como as ideias mudam de mao e mudam de perspectiva...
Mas nao se preocupa nao, todas as vezes que um F-35 levantar voo na vertical na verdade vai se dever ao trabalho de um certo Yakolev , e dessa eles nao escapam at'e por conta das patentes que tiveram que pagar
(e claro que existiram tambem muitos americanos inteligentes e competentes que sem eles tais programas como o F-117 nao existiriam - nao da para tirar o merito dos caras tambem... ) - como eu disse nem tanto ao mar e nem tanto a terra
[]s
CB_Lima