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Quando T-14/T-15 entrarem em serviço 2019/20 será que tipo de reação ?!
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Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
Luís Henrique escreveu:Bolovo escreveu: As unidades russas que hoje contam com o T-80 são de elite e serão as primeiras a receber o Armata. No lugar de aposentar os antigos carros de combate, decidiram modernizar e coloca-los nas novas unidades que estão sendo criadas na região do Ártico. Acho que o fato de ser movido a turbina influenciou nessa decisão, tanto que instalaram uma nova turbina de 1250cv nessa modernização.
Positivo Bolovo.
Também tive essa impressão.
A turbina possui vantagem sobre motor a diesel para operar em. temperaturas muito baixas.
Outra coisa, o T-80 eh muito bom.
A Rússia escolheu o T-72 como prioridade por questões de CUSTO.
Parece que conseguiram modificar a turbina para um consumo de combustível MAIS COMEDIDO.
Que sempre foi o principal problema do T-80.
Na verdade Túlio, a preterição da Rússia pelo T-80 se deve por esse blindado não ser russo, mas sim quase totalmente ucraniano. Por outro lado, a família T-72 é totalmente russa, sendo fabricada pela Uralvagonzavod (a maior fabricante de carros de combate do mundo) na cidade russa de Nizhny Tagil. Desde o fim da URSS, os russos tem como prioridade número 1 a substituição dos equipamentos e componentes de origem ucraniana, em especial no setor militar (esse é o motivo por nunca terem adotado o míssil RVV-AE, o R-77 de exportação que vários países tem, mas não a Rússia). Esse é o fator primordial do surgimento do T-90 e do fim da fabricação do "T-80 russo" (mas recheado de componentes ucranianos) em São Petersburgo e Osmk. Portanto restou criar uma versão moderna do T-72, que foi o T-90 (designação inicial T-72BM).Túlio escreveu:Sempre foi e vai continuar sendo. Uma de minhas áreas preferidas de pesquisa é, como todos sabem, MBTs Russos e sua comparação com homólogos Ocidentais. Até hoje não encontrei um só (em ambos os "lados") que, movido a turbina, tenha consumo igual ou inferior AO DOBRO de um equivalente movido a pistão (diesel). Fora a manutenção, muito mais cara e complexa. Assim, o que se poupa em dimensões e peso (na turbina em relação ao pistão) se acaba gastando depois em mais e maiores tanques de combustível e a necessária blindagem que os envolve e protege Ou seja, somando tudo, como o custo maior da turbina, os tanques maiores e necessitando de mais blindagem e ainda o maior consumo de combustível, além da manutenção mais cara e complexa, se manda ao teto os custos operacionais. Um pelo outro, o MBT convencional ainda por muitos anos vai ser capaz de ir mais longe (e com muito menos combustível) do que o movido a turbina a gás. Ainda sobre os Russos, não é à toa que, mesmo com os alegados progressos em turbinas, escolheram um diesel convencional em X para equipar o Armata; se fosse essa moleza toda, só botavam uma turbina lá atrás e fim de charla, bora pro Ártico, pro deserto, tá tudo dominado. Aliás, por que levaram T-90 e não T-80 para a Síria mesmo?
Outra interessante curiosidade é que o T-90 tem grande comunalidade logística para com o T-72, e deste foram produzidas mais de 25 mil unidades; fica mais interessante quando se nota que foram, no entanto, fabricados mais T-80 do que T-90 (claro, os T-80 eram "soviéticos", já os T-90 tiveram que lidar por mais de uma década com as restrições financeiras da Rússia). O mais interessante de tudo, no entanto (e ao menos para mim) é que o T-90 continua em produção para a Rússia, enquanto o T-80 está disponível só para exportação. O que inferimos daí? Que o T-90 continua a ser aperfeiçoado e mesmo desenvolvido (com ou sem Armata, que já se sabe irá custar até mais do que os Blindados Ocidentais e, portanto, seria saudável manter alguma cautela sobre os verdadeiros números a serem adquiridos pelo Exército Russo. Pessoalmente, mantenho o que tenho dito, ou seja, uma "ponta de diamante" composta por Armata, uma Força de Choque secundando-a com T-90 e uma terceira linha -auxiliar - com T-72B3M), já que será muito importante durante muitos anos ainda na Rússia.
É o que penso.
Eu acho que a Rússia vai rapidamente substituir os T-72 e T-80 pelo T-14 Armata.Bolovo escreveu:Na verdade Túlio, a preterição da Rússia pelo T-80 se deve por esse blindado não ser russo, mas sim quase totalmente ucraniano. Por outro lado, a família T-72 é totalmente russa, sendo fabricada pela Uralvagonzavod (a maior fabricante de carros de combate do mundo) na cidade russa de Nizhny Tagil. Desde o fim da URSS, os russos tem como prioridade número 1 a substituição dos equipamentos e componentes de origem ucraniana, em especial no setor militar (esse é o motivo por nunca terem adotado o míssil RVV-AE, o R-77 de exportação que vários países tem, mas não a Rússia). Esse é o fator primordial do surgimento do T-90 e do fim da fabricação do "T-80 russo" (mas recheado de componentes ucranianos) em São Petersburgo e Osmk. Portanto restou criar uma versão moderna do T-72, que foi o T-90 (designação inicial T-72BM).Túlio escreveu:Sempre foi e vai continuar sendo. Uma de minhas áreas preferidas de pesquisa é, como todos sabem, MBTs Russos e sua comparação com homólogos Ocidentais. Até hoje não encontrei um só (em ambos os "lados") que, movido a turbina, tenha consumo igual ou inferior AO DOBRO de um equivalente movido a pistão (diesel). Fora a manutenção, muito mais cara e complexa. Assim, o que se poupa em dimensões e peso (na turbina em relação ao pistão) se acaba gastando depois em mais e maiores tanques de combustível e a necessária blindagem que os envolve e protege Ou seja, somando tudo, como o custo maior da turbina, os tanques maiores e necessitando de mais blindagem e ainda o maior consumo de combustível, além da manutenção mais cara e complexa, se manda ao teto os custos operacionais. Um pelo outro, o MBT convencional ainda por muitos anos vai ser capaz de ir mais longe (e com muito menos combustível) do que o movido a turbina a gás. Ainda sobre os Russos, não é à toa que, mesmo com os alegados progressos em turbinas, escolheram um diesel convencional em X para equipar o Armata; se fosse essa moleza toda, só botavam uma turbina lá atrás e fim de charla, bora pro Ártico, pro deserto, tá tudo dominado. Aliás, por que levaram T-90 e não T-80 para a Síria mesmo?
Outra interessante curiosidade é que o T-90 tem grande comunalidade logística para com o T-72, e deste foram produzidas mais de 25 mil unidades; fica mais interessante quando se nota que foram, no entanto, fabricados mais T-80 do que T-90 (claro, os T-80 eram "soviéticos", já os T-90 tiveram que lidar por mais de uma década com as restrições financeiras da Rússia). O mais interessante de tudo, no entanto (e ao menos para mim) é que o T-90 continua em produção para a Rússia, enquanto o T-80 está disponível só para exportação. O que inferimos daí? Que o T-90 continua a ser aperfeiçoado e mesmo desenvolvido (com ou sem Armata, que já se sabe irá custar até mais do que os Blindados Ocidentais e, portanto, seria saudável manter alguma cautela sobre os verdadeiros números a serem adquiridos pelo Exército Russo. Pessoalmente, mantenho o que tenho dito, ou seja, uma "ponta de diamante" composta por Armata, uma Força de Choque secundando-a com T-90 e uma terceira linha -auxiliar - com T-72B3M), já que será muito importante durante muitos anos ainda na Rússia.
É o que penso.
Por conta disso mesmo, fala-se em aposentar o T-80 desde os anos 90. Foi até estipulado uma data para tal: 2015. Mas o tempo passou e decidiram postergar a solução. As novas unidades russos no Ártico não são exatamente de primeira linha, essas estão localizadas na parte européia da Rússia e no extremo oriente. Então no lugar de aposentar o T-80, que é um bom carro de combate, decidiram moderniza-lo, trocar os equipamentos ucranianos por russos e coloca-los nessas unidades (eu acho que o fato de ser movido a turbina não foi fator primordial para isso, mas um diferencial que veio a calhar). Os T-90 ainda ficarão na linha de frente após serem modernizados a T-90M e o Armata será a ponta de lança. Os T-72B3/B3M/B4 ficarão na retaguarda dessas unidades. Existem espaço para todos.
Ps.: o T-90 foi enviado para a Síria por já existir o T-72 naquela região, o que facilitou o treinamento (dos sírios) e comunalidade. O T-80 é caro e complexo para operar distante.
Em 10 anos, logo agora que estão recebendo um monte de T-72B3M e nem receberam ainda o T-80M? Acho difícil.Luís Henrique escreveu:Eu acho que a Rússia vai rapidamente substituir os T-72 e T-80 pelo T-14 Armata.
Acredito que n máximo em 10 anos.
Então terão apenas 2 MBT. Armata e T-90.
Foi informado em algumas mídias que a Rússia planejava a aquisição de 2.300 T-14 Armata até 2020.Bolovo escreveu:Em 10 anos, logo agora que estão recebendo um monte de T-72B3M e nem receberam ainda o T-80M? Acho difícil.Luís Henrique escreveu:Eu acho que a Rússia vai rapidamente substituir os T-72 e T-80 pelo T-14 Armata.
Acredito que n máximo em 10 anos.
Então terão apenas 2 MBT. Armata e T-90.
Fábio Machado escreveu:PT-17 main battle tank modernized PT-91 PGZ Poland MSPO 2017
Não deixa de ser interessante ver que os polacos, que tanto ódio devotam aos russos, aparecerem agora um um novo CC no qual o design é totalmente... Russo/soviético.
Não passa de uma modernização de um Carro de Combate concebido a partir dos T-72 feitos sob licença na Polónia. O Carro de Combate principal do exército Polaco são os Leopard 2.Ilya Ehrenburg escreveu:Não deixa de ser interessante ver que os polacos, que tanto ódio devotam aos russos, aparecerem agora um um novo CC no qual o design é totalmente... Russo/soviético.Fábio Machado escreveu:PT-17 main battle tank modernized PT-91 PGZ Poland MSPO 2017