Esse tipo de mensagem é necessária?FOXTROT escreveu:Até quando o A-29 vai matar nossos pilotos? Já perdemos quase 10 ST, é hora de rever alguns conceitos.![]()
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FAB NEWS
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- Alitson
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Re: FAB NEWS
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- Carlos Lima
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Re: FAB NEWS
Muito triste mesmo. Essa foi a primeira perda do Esquadrão Falcão também (o piloto era da MB).
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[]s
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CB_Lima = Carlos Lima 
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- FOXTROT
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Re: FAB NEWS
Alitson não entendi, mais uma cidente com uma aeronave nova, (já perdemos quase 10)e você me pergunta se devo criticar?Alitson escreveu:Esse tipo de mensagem é necessária?FOXTROT escreveu:Até quando o A-29 vai matar nossos pilotos? Já perdemos quase 10 ST, é hora de rever alguns conceitos.![]()
Meus sentimentos a família.
Será que não há nada de errado nisso, não teveriamos ter uma aeronave a reação para treinar pilotos da 1° linha?
Quando vende ST eu elogio, mas quando começam a cair desa forma serei o primeiro a criticar.
Saudações
"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
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Re: FAB NEWS
Meu sentimento de pesar pela perda da vida humana. Foi a primeira perda em vôo do esquadrão VF-1(na verdade acho que o piloto ainda não estava embarcado no VF-1), ainda que em uma aeronave da FAB, mas a segunda perda de piloto de caça da MB. A primeira foi do tenente Eduardo Gervilha Moran em acidente motociclístico em 2010.
Editado pela última vez por WalterGaudério em Sáb Jul 07, 2012 5:55 pm, em um total de 1 vez.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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- Justin Case
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Re: FAB NEWS
FOXTROT escreveu:Alitson não entendi, mais uma cidente com uma aeronave nova, (já perdemos quase 10)e você me pergunta se devo criticar?Alitson escreveu: Esse tipo de mensagem é necessária?
Será que não há nada de errado nisso, não teveriamos ter uma aeronave a reação para treinar pilotos da 1° linha?
Quando vende ST eu elogio, mas quando começam a cair desa forma serei o primeiro a criticar.
Saudações
Foxtrot, boa tarde.
Aviões não caem, assim como não decolam sozinhos. Há sempre a mão e a responsabilidade humana pilotando o processo.
Há os que projetaram bem ou mal, os que fabricaram bem ou mal, os que realizaram manutenção bem ou mal, os que planejaram a missão bem ou mal, os que controlaram bem ou mal, os que pilotaram a aeronave bem ou mal.
Não faz muita diferença onde são projetados, se usam motor a pistão, turboélice ou a reação.
Houve uma sequência de fatores contribuintes para o acidente, que não foi interrompida a tempo.
É nisso que devemos focar agora, para prevenir ocorrências semelhantes no futuro.
Abraço,
Justin
Re: FAB NEWS
Os acidentes com Super Tucano que me recordo (e o Google ajuda a procurar das datas) foram;
Abril de 2007. FAB. Três aviões fizeram pousos de emergência em função de um temporal em Roraima. Uma das aeronaves colidiu com uma torre de transmissão e um dos tripulantes não resistiu a ejeção e morreu.
Fevereiro de 2011. FAB. Piloto se ejetou. Caiu a 300 metros da pista na aterrissagem em Rondônia. Não existem muitas informações sobre as circunstancias.
Maio de 2011. FAB. Piloto faleceu. O acidente foi em Natal próximo a pista.
Março de 2012. Força Aérea do Equador. Ambos os pilotos se ejetaram. Não existem muitas informações sobre as circunstancias.
Julho de 2012. FAB. Piloto Faleceu. O acidente foi em Campo Grande.
Alguém completa ou corrige a lista?
Se quiserem a minha opinião sobre isto tudo ela é a seguinte.
Quando uma serie de acidentes se torna repetitiva, como estes acidentes com o A-12 por exemplo, o pessoal de divide em duas correntes opostas.
Uma delas diz que é normal, que incêndio em porta aviões acontece, citam exemplos de outras marinhas e tudo é uma questão de “azar” e “verbas”.
A outra corrente diz que é um absurdo, que o navio é inseguro e que deve ser aposentado.
Na verdade ambos têm um pouco de razão. É parte do negocio a possibilidade de acidente e existem falhas sim em procedimentos de segurança.
No caso do Super Tucano, basta lembrarmos um pouco o que foi o Xavante em mais de 30 anos e observamos que ele apresentou índices de perdas muito elevamos. Ele era um avião que existia em grande quantidade, voava mais que os outros e normalmente na mãos de pilotos menos experientes.
Acredito que um pouco desta tendência possa ser imaginada no Super Tucano, é presente em grande numero, voa mais que os F-5, M2000 e A-1 e também esta nas mãos de pilotos com menos horas de vôo.
Porem, acredito que só alguém muito otimista pode acreditar que não há algo que deva ser melhorado na doutrina de segurança destas aeronaves.
A FAB seguramente sabe disto e está trabalhando nesta questão, se esta hipótese for verdadeira claro, porque sem dados estatísticos confiáveis o que nos podemos fazer é apenas conjecturar.
Abril de 2007. FAB. Três aviões fizeram pousos de emergência em função de um temporal em Roraima. Uma das aeronaves colidiu com uma torre de transmissão e um dos tripulantes não resistiu a ejeção e morreu.
Fevereiro de 2011. FAB. Piloto se ejetou. Caiu a 300 metros da pista na aterrissagem em Rondônia. Não existem muitas informações sobre as circunstancias.
Maio de 2011. FAB. Piloto faleceu. O acidente foi em Natal próximo a pista.
Março de 2012. Força Aérea do Equador. Ambos os pilotos se ejetaram. Não existem muitas informações sobre as circunstancias.
Julho de 2012. FAB. Piloto Faleceu. O acidente foi em Campo Grande.
Alguém completa ou corrige a lista?
Se quiserem a minha opinião sobre isto tudo ela é a seguinte.
Quando uma serie de acidentes se torna repetitiva, como estes acidentes com o A-12 por exemplo, o pessoal de divide em duas correntes opostas.
Uma delas diz que é normal, que incêndio em porta aviões acontece, citam exemplos de outras marinhas e tudo é uma questão de “azar” e “verbas”.
A outra corrente diz que é um absurdo, que o navio é inseguro e que deve ser aposentado.
Na verdade ambos têm um pouco de razão. É parte do negocio a possibilidade de acidente e existem falhas sim em procedimentos de segurança.
No caso do Super Tucano, basta lembrarmos um pouco o que foi o Xavante em mais de 30 anos e observamos que ele apresentou índices de perdas muito elevamos. Ele era um avião que existia em grande quantidade, voava mais que os outros e normalmente na mãos de pilotos menos experientes.
Acredito que um pouco desta tendência possa ser imaginada no Super Tucano, é presente em grande numero, voa mais que os F-5, M2000 e A-1 e também esta nas mãos de pilotos com menos horas de vôo.
Porem, acredito que só alguém muito otimista pode acreditar que não há algo que deva ser melhorado na doutrina de segurança destas aeronaves.
A FAB seguramente sabe disto e está trabalhando nesta questão, se esta hipótese for verdadeira claro, porque sem dados estatísticos confiáveis o que nos podemos fazer é apenas conjecturar.
- osolamaalua
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Re: FAB NEWS
Pessoal, se prestaram atençao em um post anterior a alguns destes já apontei o quanto acho isso estranho. Minha opiniao, o avião é bom para a tarefa de combate ao narcotrafico. Porém deveria ser utilizado nas mão de pilotos experientes. Esta tarefa de formar piloto de caça é para um caça a reação planejado para isso. O super tucano ou A-29 é um monstro a hélice. É um avião com reações de avião a hélice com um motor potente de mais na frente e que devido a essas características ficou mas restritivo em sua pilotagem. Assim como apesar da experiência dos aviadores do EDA, não o vejo como avião ideal para aquele Esquadrão. Repito, temos um sistema de armas muito bom. Porém aos que lembram ou conhecem a história do A-29 sabem que quando este foi proposto, foi para substituir os T-27 na função que faziam com aviões de ataque. Porém como sabemos uma hora pagaremos a falta de políticas de Defesa deste País que vem deste a reabertura política. O problema é que a criatividade brasileira não é a solução de tudo. Por isso vemos acidentes com A-29 com o porta aviões São Paulo entre outros. Essa é uma razão importante para pensar, que precisamos ter uma melhor política de equipamentos, salarial, entre outras coisas. Mas infelizmente investir em equipamentos melhores não da voto.
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Re: FAB NEWS
O que me assusta não são nem as quedas de ST que, na minha opinião, é até normal já que é hoje, o avião que existe em maior quantidade na FAB e o que voa mais. O que me assusta é a quantidade de pilotos que foram a óbito nessas quedas, alguns chegando a se ejetar e mesmo assim morrer!
.
- JT8D
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Re: FAB NEWS
Interessante sua opinião. O Short Tucano tem um motor de 1100shp com as mesmas superfícies aerodinâmicas do Tucaninho, é utilizado somente para treinamento de pilotos e a RAF parece não ter tido nenhum problema.osolamaalua escreveu:Pessoal, se prestaram atençao em um post anterior a alguns destes já apontei o quanto acho isso estranho. Minha opiniao, o avião é bom para a tarefa de combate ao narcotrafico. Porém deveria ser utilizado nas mão de pilotos experientes. Esta tarefa de formar piloto de caça é para um caça a reação planejado para isso. O super tucano ou A-29 é um monstro a hélice. É um avião com reações de avião a hélice com um motor potente de mais na frente e que devido a essas características ficou mas restritivo em sua pilotagem. Assim como apesar da experiência dos aviadores do EDA, não o vejo como avião ideal para aquele Esquadrão. Repito, temos um sistema de armas muito bom. Porém aos que lembram ou conhecem a história do A-29 sabem que quando este foi proposto, foi para substituir os T-27 na função que faziam com aviões de ataque. Porém como sabemos uma hora pagaremos a falta de políticas de Defesa deste País que vem deste a reabertura política. O problema é que a criatividade brasileira não é a solução de tudo. Por isso vemos acidentes com A-29 com o porta aviões São Paulo entre outros. Essa é uma razão importante para pensar, que precisamos ter uma melhor política de equipamentos, salarial, entre outras coisas. Mas infelizmente investir em equipamentos melhores não da voto.
Abraços,
JT
Editado pela última vez por JT8D em Sáb Jul 07, 2012 5:52 pm, em um total de 1 vez.
- osolamaalua
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Re: FAB NEWS
Para vermos. A Inglaterra usa o seu Tucano em treinamento avançado como o nosso Tucano na AFA, o seu motor pesa cerca de 120 kg a mais que o Pratt do nosso T-27, o que para compensar recebeu um tanque na parte traseira dos assentos. Em seu começo ele teve um problema de balanceamento que quase fez os ingleses desistirem do projeto. O A-29 tem um motor Pratt, possui 1600SHP, e um peso bem superior. Além disso o desenho limpo do Kovacs foi bastante modificado para que a aeronave voe a contento. Além disso temos um hélica pentapá que gera um arrasto enorme na frente do nariz. Espero que tal situação tenha sido uma fatalidade, uma falha humana talvez. Quem conhece Campo Grande sabe que esta epoca tem alguma cerração naquele local bem como queimadas de pasto. Então pelo horário pode o avião ter batido ou outro coisa que poderia ter ocorrido com qualquer outro aviao. Agora é uma opinião minha particular minha que acredito ser um avião que parece um touro brabo. Mas que merece uma atençao devido aos casos recentes principalmente em fase critica como pouso e decolagem.
- Luís Henrique
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Re: FAB NEWS
Se eu sou piloto de super tucano eu não ejeto.
Todo mundo que ejeta morre;.
Acho que tem mais chances se ficar na aeronave.
Qual a porcaria do assento ejetor que utilizamos no super tucano?
Todo mundo que ejeta morre;.
Acho que tem mais chances se ficar na aeronave.
Qual a porcaria do assento ejetor que utilizamos no super tucano?

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
- henriquejr
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Re: FAB NEWS
Que eu saiba é o Martin Becker MK10, ou seja, um dos mais modernos da marca. Lembrando que a culpa pode não ser do assento em si, pode ser, por exemplo, do canopí, que durante a ejeção atinge o piloto de alguma forma, ou qualquer outra coisa de projeto do próprio avião, isto suponto que haja algo de errado!
.
- Alitson
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Re: FAB NEWS
Agora o A-29 virou um “fazedor de viúvas”...
E os assentos da Martin Backer não prestam...
Quase 10? Bem, até aonde sei foram 6 em 7 anos, sendo 2 com capacidade de recuperação.

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Quase 10? Bem, até aonde sei foram 6 em 7 anos, sendo 2 com capacidade de recuperação.
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Re: FAB NEWS
Boa noite, Luís.Luís Henrique escreveu:Se eu sou piloto de super tucano eu não ejeto.
Todo mundo que ejeta morre;.
Acho que tem mais chances se ficar na aeronave.
Qual a porcaria do assento ejetor que utilizamos no super tucano?
Assentos ejetáveis existem para uso quando um pouso não é a melhor opção:
1. Perda de controle da aeronave;
2. Fogo na aeronave;
3. Perda de potência em condições IFR ou Noturno sem visibilidade com o terreno;
4. Necessidade de pouso em: floresta com grandes árvores, terreno montanhoso;
5. Perda de visão do piloto por colisão com pássaro
6. ...
Ainda assim, continuar pilotando (ou tentando pilotar) a aeronave nessas condições é uma OPÇÃO do piloto, quando este tem a alternativa de escolher um salto de paraquedas ou uma ejeção.
Assentos ejetáveis de nada adiantam em caso de colisão inadvertida com o solo (CFIT).
Neste caso específico, como o nariz da aeronave parece estar enterrado, eu diria que há possibilidade que tenha ocorrido uma perda de controle e uma ejeção tardia, devido às tentativas de recuperar esse controle.
Abraço,
Justin
EDIT (em tempo): Se voo com A-29 não foi suspenso para investigação, é grande a probabilidade de que a causa já seja conhecida, por ter sido testemunhada pelo piloto da outra aeronave.