![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
abs.
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
Bem provável que seria igual a nossa cavalaria em relação ao Osório...FCarvalho escreveu:Vendo estes vídeos, parei para pensar agora se em 1986 a Engesa tivesse conseguido a produção sob licença do G-5, o que não seria a nossa artilharia hoje...![]()
abs
Também penso que não se deva comparar o 105 mm convencional do tipo "Light Gun" com um morteiro raiado 120 mm.Arataca escreveu:O Obuseiro de 105 mm, estou falando Light Gun,tem as vantagens de maior precisão/adensamento nos tiros de saturação e a possibilidade de tiro tenso direto, ainda que curto, em relação ao morteiro de 120mm.
1 abraço
O problema com o morteiro raiado 120 mm é, justamente, o "fogo aproximado". Pela sua potência, a margem de segurança para as tropas amigas exige que seu fogo seja bem mais distanciado da linha defensiva do que, por exemplo, o disparo de morteiros 81 mm que podem ser disparados mais próximos. Sem contar que a quantidade de munição 81 mm a ser transportada é bem superior aquela da munição 120 mm. E a rapidez de tiro de um morteiro 81 evidentemente é bem superior ao do morteiro raiado 120 mm.FCarvalho escreveu:(...) estes últimos no calibre 120mm possam ser usados em nível de btl inf, nas cia's de apoio, com 3 a 4 peças para apoio de fogo aproximado.
Mas, parece que o EB não gosta muito dessa idéia,(...)
Vejamos:Clermont escreveu:O problema com o morteiro raiado 120 mm é, justamente, o "fogo aproximado". Pela sua potência, a margem de segurança para as tropas amigas exige que seu fogo seja bem mais distanciado da linha defensiva do que, por exemplo, o disparo de morteiros 81 mm que podem ser disparados mais próximos. Sem contar que a quantidade de munição 81 mm a ser transportada é bem superior aquela da munição 120 mm. E a rapidez de tiro de um morteiro 81 evidentemente é bem superior ao do morteiro raiado 120 mm.FCarvalho escreveu:(...) estes últimos no calibre 120mm possam ser usados em nível de btl inf, nas cia's de apoio, com 3 a 4 peças para apoio de fogo aproximado.
Mas, parece que o EB não gosta muito dessa idéia,(...)
Realmente, eu tenho a impressão que esses morteiros raiados devem mesmo ser tratados como artilharia ligeira, e serem dotação de brigadas especializadas (selva, aeromóvel e paraquedista).
Além do que o morteiro de 120 mm é fabricado no Brasil.Lywis escreveu:Vejamos:Clermont escreveu: O problema com o morteiro raiado 120 mm é, justamente, o "fogo aproximado". Pela sua potência, a margem de segurança para as tropas amigas exige que seu fogo seja bem mais distanciado da linha defensiva do que, por exemplo, o disparo de morteiros 81 mm que podem ser disparados mais próximos. Sem contar que a quantidade de munição 81 mm a ser transportada é bem superior aquela da munição 120 mm. E a rapidez de tiro de um morteiro 81 evidentemente é bem superior ao do morteiro raiado 120 mm.
Realmente, eu tenho a impressão que esses morteiros raiados devem mesmo ser tratados como artilharia ligeira, e serem dotação de brigadas especializadas (selva, aeromóvel e paraquedista).
O "fogo aproximado" a que se referes, não é problema para o morteiro raiado de 120mm porque o mesmo não foi feito para isto, e sim para o apoio de fogo a distâncias maiores que 4Km (larga frente). Para a frente aproximada de batalha têm-se os de 81mm.
Além disto, é um sistema barato e leve, muito leve em comparação a qualquer obuseiro de 105mm e, embora menos preciso, tem um alcance relativamente maior e maior poder de fogo da munição. Neste caso, a menor precisão pode ser compensada com uma boa doutrina de emprego e uma disponibilidade maior de morteiros, já que é mais barata e, portanto, mais apropriada às condições do EB. Por esta razão que o EB vêm investindo no mesmo e deixando os Light Guns como artilharia ligeira das brigadas especializadas.
Pergunta: quanto tempo leva, aproximadamente, uma guarnição treinada para montar e deixar esse morteiro pronto para disparo?Lywis escreveu:
Até onde sei, podem fazê-lo em até 1 min. Não tem o que montar, é só desconectar do Marruá, e colocar na posição de tiro.Wingate escreveu:Pergunta: quanto tempo leva, aproximadamente, uma guarnição treinada para montar e deixar esse morteiro pronto para disparo?Lywis escreveu:
Antecipadamente grato por uma resposta,
Wingate