Missilhouse do Brasil

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: Mssilhouse do Brasil

#2896 Mensagem por Bolovo » Seg Nov 07, 2016 11:50 pm

Penguin escreveu:Quanta besteira Bolovo!
1) O fato do míssil ser exportado não quer dizer que seja de 2a classe. Isso é de um achismo sem fim.
2) Quem compara o futuro I-Derby com o 120C7 é a Rafael, não eu.
Ele ainda está em desenvolvimento.
Possivelmente qd o I-Derby estiver pronto, os EUA liberam o 120D e paga com $$ americano.
Engraçado que tudo que eu falo é besteira... então, tá, Penguim. Não disse momento algum que você disse basteira. Mas tudo bem, que seja assim. Você venceu o debate.

O Derby é UM MISSILZÃO DA PORRA! Um dos melhores do mundo! Dormirei tranquilo sabendo que a "subestimada" FAB, uma FORÇA AÉREA DA PORRA, uma das melhores do mundo, tem ele em seu arsenal, voando no "subestimado" F-5, outro CAÇÃO DA PORRA, um dos melhores do mundo!

Ps.: Quando a IAF adquirir o I-Derby, me manda uma MP? É que eu ainda acho engraçado... compram o AIM-9X dos EUA, mas também compram o Python 4 e 5. Compram o AIM-120 dos EUA... mas não compram o Derby. Ou tem alguma coisa errado ou eu devo estar entendendo errado as coisas...

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#2897 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 08, 2016 1:04 am

Pois é... eu sei que deve ser díficil de aceitar, mas não é a primeira, segunda ou Terceira vez que comemos mosca.

Mas também... com F-5... não dá para fazer milagre :|

[]s
CB

CB_Lima = Carlos Lima :)
Bolovo
Sênior
Sênior

#2898 Mensagem por Bolovo » Ter Nov 08, 2016 1:21 am

E uma coisa... obviamente a Rafael diz que o Derby é um míssil de primeira linha, assim como os chineses falam que o JF-17 é um caça equivalente ou melhor a qualquer outro caça de quarta geração. Coisa que todo mundo acredita, né? Só faltava os vendedores dizeram a verdade, que não, "que realmente vendemos um produto de segunda linha!" Quem dera fosse assim tão fácil. Esperava um pouco mais desse fórum, que se preza tanto em dizer ser o melhor do país, cair em conto de vendedor...

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#2899 Mensagem por Penguin » Ter Nov 08, 2016 4:11 am

Bolovo escreveu:
Penguin escreveu:Quanta besteira Bolovo!
1) O fato do míssil ser exportado não quer dizer que seja de 2a classe. Isso é de um achismo sem fim.
2) Quem compara o futuro I-Derby com o 120C7 é a Rafael, não eu.
Ele ainda está em desenvolvimento.
Possivelmente qd o I-Derby estiver pronto, os EUA liberam o 120D e paga com $$ americano.
Engraçado que tudo que eu falo é besteira... então, tá, Penguim. Não disse momento algum que você disse basteira. Mas tudo bem, que seja assim. Você venceu o debate.

O Derby é UM MISSILZÃO DA PORRA! Um dos melhores do mundo! Dormirei tranquilo sabendo que a "subestimada" FAB, uma FORÇA AÉREA DA PORRA, uma das melhores do mundo, tem ele em seu arsenal, voando no "subestimado" F-5, outro CAÇÃO DA PORRA, um dos melhores do mundo!

Ps: Quando a IAF adquirir o I-Derby, me manda uma MP? É que eu ainda acho engraçado... compram o AIM-9X dos EUA, mas também compram o Python 4 e 5. Compram o AIM-120 dos EUA... mas não compram o Derby. Ou tem alguma coisa errado ou eu devo estar entendendo errado as coisas...
A besteira ficou por com conta de vc ter dito que eu estaria comparando Derby com 120C7, dourando pilula etc. Nunca fiz isso. A Rafael fez, comparando o I-Derby-ER com o míssil americano.
Os artigos sobre o Derby postado lá atrás não são de minha autoria, embora tragam informações interessantes.

No mais vc pode achar o que quiser de qq equipamento, pode adjetivar, enfim pode boloviar a vontade. É um direito seu.
Qt ao Derby, sua argumentação tem sido subjetiva e baseada principalmente na falta de fotos disponíveis para o publico.

Basicamente há apenas 3 mísseis BVR radar ativo no Ocidente. Mais um modelo israelense, um modelo russo, um chines e provavelmente um japones. Esse eh um clube bastante exclusivo, no qual cada opção costuma estar atrelada a certas plataformas e a questões políticas.

O Derby do ponto de vista de desempenho não agrega nada em relação ao AMRAAM, mas significa para Israel autonomia operacional, o que não deixa de ser um seguro contra problemas em uma área crítica para uma força aérea em conflito constante. Por outro lado o AMRAAM vem de graça e em grande número.

Imagem
Fonte: Vayu Magazine

Como disse antes e vc ignora, o Derby possui números muito parecidos é com o MICA EM. Peso e alcance. O Derby possui data link de 2 vias e o MICA empuxo vetorado.

Israel não costuma divulgar certas coisas. O Derby por exemplo ficou quase 10 anos oculto antes ter sua existência tornada pública e exportado.
Quando a existência do Derby veio a tona em 2001, algumas informações emergiram...
Rafael unveils 'open secret' Derby missile a decade late
08 MAY, 2001
https://www.flightglobal.com/news/artic ... te-129841/

Israeli missile house Rafael has taken the wraps off its Derby beyond visual range, active-radar guided air-to-air missile, 10 years after it came into service. The missiles development was first rumoured in the early-1990s, although Tel Aviv has only now acknowledged its existence.

Rafael says that Derby - which is in Israeli air force service - can be used for short- and medium-range engagements and has look-down, shoot-down capabilities. Israel Aircraft Industries' MBT division is responsible for the active radar seeker.

The weapon has two operating modes, lock-on-after and lock-on- before launch, the latter to improve short range performance.

The missile is the standard radar-guided weapon on Israel's Lockheed Martin F-16s and is carried on the same pylon as Rafael's Python 4 imaging infrared guided dogfight missile. Derby was developed in the 1980s, says Rafael, and has been in service for 10 years.

Towards the end of development, South Africa invested in the programme, receiving technology and subassemblies later used in Denel Kentron's similar looking R-Darter missile.

Ehud Ganani, Rafael vice president commercial, says Derby has been offered to a number of countries. "Its light weight allows it to be put it on a variety of aircraft," he says. The missile's international debut is planned for the Paris air show next month.

Chile, a Python 4 user, is understood to have integrated Derby with its Israeli-upgraded Northrop F-5E/Fs. But it is not clear if Chile has bought the weapon in numbers (Flight International 1-7 May). South America could be a rich market for Rafael as the USA refuses to export the Raytheon AIM-120 AMRAAM to the region.

Derby is 3.6m (11.8ft) long, has a diameter of 160mm, the same as Python 4, and weighs 118kg (260lb). The missile is slightly narrower and lighter than AMRAAM, but about the same length.
Em 2002 mais um artigo da Flight Global:
Israel's F-16s to be equipped with AMRAAM and Derby missiles

24 SEPTEMBER, 2002
ARIE EGOZI / TEL AVIV
https://www.flightglobal.com/news/artic ... by-155276/

Israeli air force Lockheed Martin F-16Is will carry a mix of Raytheon AIM-120 AMRAAM and Rafael Derby radar-guided air-to-air missiles to increase the fighter's versatility. Meanwhile, the service is seeking upgrades for its Israel Aircraft Industries (IAI) Seascan maritime surveillance aircraft and its SikorskyCH-53 heavylift helicopters.

Initially, AMRAAM will be used to arm Israel's Boeing F-15I strike fighters ahead of the delivery next year of the first F-16Is.

Derby has been in Israeli air force service for more than 10 years, although the weapon, which is based on the infrared-guided Python 4, was only formally unveiled last year (Flight International, 8-14 May 2001). Derby is equipped with an active radar seeker developed by IAI's MBT division.
Se quer fotos...
Imagem

Imagem

Com relação ao Chile, consta da base de dados do SIPRI, que 60 unidades foram adquiridas entre 2002 e 2003 para equipar os Tiger III:

Imagem
http://armstrade.sipri.org/

Editado pela última vez por Penguin em Ter Nov 08, 2016 5:58 pm, em um total de 9 vezes.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Penguin
Sênior
Sênior

#2900 Mensagem por Penguin » Ter Nov 08, 2016 12:45 pm

LCA TEJAS FIRES RAFAEL DERBY BVRAAM

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#2901 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 08, 2016 5:20 pm

Cara... 'e muita falta de respeito.

Como se todo mundo fosse dono da verdade por aqui.

Ilya, seus posts tem ate uma coisa ou outra que seriam otimas para o debate, mas voce tem feito uso disso para atacar as pessoas, e isso nao agrega nada para ser honesto.

A Moderacao informa que o usuario Ilya esta suspenso por 7 dias.

Posts de ping pong inutil excluidos.

Bolovo
Sênior
Sênior

#2902 Mensagem por Bolovo » Ter Nov 08, 2016 7:32 pm

Penguin escreveu:A besteira ficou por com conta de vc ter dito que eu estaria comparando Derby com 120C7, dourando pilula etc. Nunca fiz isso. A Rafael fez, comparando o I-Derby-ER com o míssil americano.
Os artigos sobre o Derby postado lá atrás não são de minha autoria, embora tragam informações interessantes.

No mais vc pode achar o que quiser de qq equipamento, pode adjetivar, enfim pode boloviar a vontade. É um direito seu.
Qt ao Derby, sua argumentação tem sido subjetiva e baseada principalmente na falta de fotos disponíveis para o publico.

Basicamente há apenas 3 mísseis BVR radar ativo no Ocidente. Mais um modelo israelense, um modelo russo, um chines e provavelmente um japones. Esse eh um clube bastante exclusivo, no qual cada opção costuma estar atrelada a certas plataformas e a questões políticas.

O Derby do ponto de vista de desempenho não agrega nada em relação ao AMRAAM, mas significa para Israel autonomia operacional, o que não deixa de ser um seguro contra problemas em uma área crítica para uma força aérea em conflito constante. Por outro lado o AMRAAM vem de graça e em grande número.

http://i850.photobucket.com/albums/ab69/wsmdal/Derby_zpskhgefkoa.jpg

Como disse antes e vc ignora, o Derby possui números muito parecidos é com o MICA EM. Peso e alcance. O Derby possui data link de 2 vias e o MICA empuxo vetorado.
Uai, aqui é um fórum de debates. Eu estou debatendo, colocando meus argumentos para comprovar o meu ponto, que o Derby é um missileco de segunda classe. Engraçado que você reafirma que eu estou falando besteira (nunca disse nada de você, nem te adjetivei, estou questionando o Derby, mas parece que você leva isso pro lado pessoal), sendo que estou usando suas próprias fontes para contesta-lo.

Quanto ao MICA, não falei nada desse míssil, estou falando do Derby - que é o único míssil de médio alcanc da FAB, mas é bom lembrar que com a chegada do Meteor, o MICA ficará relegado a um segundo plano, olha só, assim como o Derby!
Penguin escreveu:Israel não costuma divulgar certas coisas. O Derby por exemplo ficou quase 10 anos oculto antes ter sua existência tornada pública e exportado.
Quando a existência do Derby veio a tona em 2001, algumas informações emergiram...
Rafael unveils 'open secret' Derby missile a decade late
08 MAY, 2001
https://www.flightglobal.com/news/artic ... te-129841/

Israeli missile house Rafael has taken the wraps off its Derby beyond visual range, active-radar guided air-to-air missile, 10 years after it came into service. The missiles development was first rumoured in the early-1990s, although Tel Aviv has only now acknowledged its existence.

Rafael says that Derby - which is in Israeli air force service - can be used for short- and medium-range engagements and has look-down, shoot-down capabilities. Israel Aircraft Industries' MBT division is responsible for the active radar seeker.

The weapon has two operating modes, lock-on-after and lock-on- before launch, the latter to improve short range performance.

The missile is the standard radar-guided weapon on Israel's Lockheed Martin F-16s and is carried on the same pylon as Rafael's Python 4 imaging infrared guided dogfight missile. Derby was developed in the 1980s, says Rafael, and has been in service for 10 years.

Towards the end of development, South Africa invested in the programme, receiving technology and subassemblies later used in Denel Kentron's similar looking R-Darter missile.

Ehud Ganani, Rafael vice president commercial, says Derby has been offered to a number of countries. "Its light weight allows it to be put it on a variety of aircraft," he says. The missile's international debut is planned for the Paris air show next month.

Chile, a Python 4 user, is understood to have integrated Derby with its Israeli-upgraded Northrop F-5E/Fs. But it is not clear if Chile has bought the weapon in numbers (Flight International 1-7 May). South America could be a rich market for Rafael as the USA refuses to export the Raytheon AIM-120 AMRAAM to the region.

Derby is 3.6m (11.8ft) long, has a diameter of 160mm, the same as Python 4, and weighs 118kg (260lb). The missile is slightly narrower and lighter than AMRAAM, but about the same length.
Engraçado que a melhor parte desse matéria você não grifou:

"South America could be a rich market for Rafael as the USA refuses to export the Raytheon AIM-120 AMRAAM to the region."

Só comprova a minha tese. Não pode ter um AIM-120 porque é um paíseco de terceiro mundo? Tenha o Derby! O missileco de segunda classe.
Penguin escreveu:Em 2002 mais um artigo da Flight Global:
Israel's F-16s to be equipped with AMRAAM and Derby missiles

24 SEPTEMBER, 2002
ARIE EGOZI / TEL AVIV
https://www.flightglobal.com/news/artic ... by-155276/

Israeli air force Lockheed Martin F-16Is will carry a mix of Raytheon AIM-120 AMRAAM and Rafael Derby radar-guided air-to-air missiles to increase the fighter's versatility. Meanwhile, the service is seeking upgrades for its Israel Aircraft Industries (IAI) Seascan maritime surveillance aircraft and its SikorskyCH-53 heavylift helicopters.

Initially, AMRAAM will be used to arm Israel's Boeing F-15I strike fighters ahead of the delivery next year of the first F-16Is.

Derby has been in Israeli air force service for more than 10 years, although the weapon, which is based on the infrared-guided Python 4, was only formally unveiled last year (Flight International, 8-14 May 2001). Derby is equipped with an active radar seeker developed by IAI's MBT division.
Essa matéria é maravilhosa. Muito obrigado por posta-la. Você está me ajudando demais. Reforçando ainda mais minha tese.

O AIM-120 chegou a Israel em 2002 com o F-15I e posteriormente com o F-16I. Como você mesmo disse, usaram o Derby por dez anos antes. Porque? Você mesmo postou páginas atrás. Vou refrescar sua memória:

Imagem

Os EUA não liberaram o AIM-120 para Israel, portanto o mesmo sofreu um EMBARGO e foi obrigado a desenvolver localmente um míssil ar-ar de médio alcance.

Agora vejamos as fotos do rollout do F-15I e do F-16I no começo dos anos 2000:

http://www.f-15e.info/joomla/images/stories/illustrations/export/f15i/history_raam.jpghttp://img.bemil.chosun.com/nbrd/files/BEMIL085/upload/F-16I%20SOUFA%28STORM%29.JPG

Ambos estão armados com o AIM-120 e o Python 4. Porque não com Derby e AIM-9? Simples. Porque o Python 4 é superior ao AIM-9M (versão disponível na época) e o AIM-120 é superior ao Derby, que foi um míssil projetado para suprir a lacuna causada pelo embargo do AIM-120 no começo dos 90. Ou seja, assim que chegou o míssil desejado, o míssil de embargo foi mandado para escanteio. Resumindo, um míssil de segunda classe.
Penguin escreveu:Se quer fotos...
https://i.ytimg.com/vi/bEVqNnId5_s/hqdefault.jpg

http://www.israeli-weapons.com/weapons/aircraft/f-16/f-16_derby_2.jpg
Essas fotos não comprovam nada. Ambas são peças publicitárias. Comprovam apenas que querem vender esse míssil de qualquer jeito.

A primeiro foto é um frame de uma propaganda do míssil Derby (aos 1:33 minutos):

A segunda foto é um ensaio fotográfico. Outros ângulos do mesmo ensaio:
http://israeli-weapons.com/weapons/aircraft/f-16/f-16_derby_2.jpghttp://israeli-weapons.com/weapons/aircraft/f-16/f-16_derby_1.jpghttp://israeli-weapons.com/weapons/aircraft/f-16/f-16_derby_3.jpghttp://israeli-weapons.com/weapons/aircraft/f-16/f-16_derby_4.jpg
Penguin escreveu:Com relação ao Chile, consta da base de dados do SIPRI, que 60 unidades foram adquiridas entre 2002 e 2003 para equipar os Tiger III:

Imagem
O SIPRI tem dados altamente contestáveis, como alias a própria matéria da Segurança e Defesa aponta:

Imagem

Ademais, sendo verdade ou não, o que continua é que o Chile é um país de terceiro mundo e a FACh é uma força aérea de poder fraco~mediano, onde a sua história mostra que a sua grande experiência de combate foi bombardear o palácio presidencial do próprio país, coisa típica de paíseco de terceiro mundo.

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#2903 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 08, 2016 8:19 pm

Nas fotos de Marketing o Am-X 'e compativel com o Exocet e o Martel.

Todos n'os sabemos qual 'e a realidade.

[]s
CB

Penguin
Sênior
Sênior

#2904 Mensagem por Penguin » Ter Nov 08, 2016 8:23 pm

Bolovo escreveu:
Penguin escreveu:A besteira ficou por com conta de vc ter dito que eu estaria comparando Derby com 120C7, dourando pilula etc. Nunca fiz isso. A Rafael fez, comparando o I-Derby-ER com o míssil americano.

http://i850.photobucket.com/albums/ab69/wsmdal/Derby_zpskhgefkoa.jpg

Uai, aqui é um fórum de debates. Eu estou debatendo, colocando meus argumentos para comprovar o meu ponto, que o Derby é um missileco de segunda classe. Engraçado que você reafirma que eu estou falando besteira (nunca disse nada de você, nem te adjetivei, estou questionando o Derby, mas parece que você leva isso pro lado pessoal), sendo que estou usando suas próprias fontes para contesta-lo.

Quanto ao MICA, não falei nada desse míssil, estou falando do Derby - que é o único míssil de médio alcanc da FAB, mas é bom lembrar que com a chegada do Meteor, o MICA ficará relegado a um segundo plano, olha só, assim como o Derby!
Penguin escreveu:Israel não costuma divulgar certas coisas. O Derby por exemplo ficou quase 10 anos oculto antes ter sua existência tornada pública e exportado.
Engraçado que a melhor parte desse matéria você não grifou:

"South America could be a rich market for Rafael as the USA refuses to export the Raytheon AIM-120 AMRAAM to the region."

Só comprova a minha tese. Não pode ter um AIM-120 porque é um paíseco de terceiro mundo? Tenha o Derby! O missileco de segunda classe.
Penguin escreveu:Em 2002 mais um artigo da Flight Global:
Essa matéria é maravilhosa. Muito obrigado por posta-la. Você está me ajudando demais. Reforçando ainda mais minha tese.

O AIM-120 chegou a Israel em 2002 com o F-15I e posteriormente com o F-16I. Como você mesmo disse, usaram o Derby por dez anos antes. Porque? Você mesmo postou páginas atrás. Vou refrescar sua memória:

Imagem

Os EUA não liberaram o AIM-120 para Israel, portanto o mesmo sofreu um EMBARGO e foi obrigado a desenvolver localmente um míssil ar-ar de médio alcance.

Agora vejamos as fotos do rollout do F-15I e do F-16I no começo dos anos 2000:

http://www.f-15e.info/joomla/images/stories/illustrations/export/f15i/history_raam.jpghttp://img.bemil.chosun.com/nbrd/files/BEMIL085/upload/F-16I%20SOUFA%28STORM%29.JPG

Ambos estão armados com o AIM-120 e o Python 4. Porque não com Derby e AIM-9? Simples. Porque o Python 4 é superior ao AIM-9M (versão disponível na época) e o AIM-120 é superior ao Derby, que foi um míssil projetado para suprir a lacuna causada pelo embargo do AIM-120 no começo dos 90. Ou seja, assim que chegou o míssil desejado, o míssil de embargo foi mandado para escanteio. Resumindo, um míssil de segunda classe.
Penguin escreveu:Se quer fotos...
https://i.ytimg.com/vi/bEVqNnId5_s/hqdefault.jpg

http://www.israeli-weapons.com/weapons/aircraft/f-16/f-16_derby_2.jpg
Essas fotos não comprovam nada. Ambas são peças publicitárias. Comprovam apenas que querem vender esse míssil de qualquer jeito.

A primeiro foto é um frame de uma propaganda do míssil Derby (aos 1:33 minutos):

A segunda foto é um ensaio fotográfico. Outros ângulos do mesmo ensaio:
http://israeli-weapons.com/weapons/aircraft/f-16/f-16_derby_2.jpghttp://israeli-weapons.com/weapons/aircraft/f-16/f-16_derby_1.jpghttp://israeli-weapons.com/weapons/aircraft/f-16/f-16_derby_3.jpghttp://israeli-weapons.com/weapons/aircraft/f-16/f-16_derby_4.jpg
Penguin escreveu:Com relação ao Chile, consta da base de dados do SIPRI, que 60 unidades foram adquiridas entre 2002 e 2003 para equipar os Tiger III:

Imagem
O SIPRI tem dados altamente contestáveis, como alias a própria matéria da Segurança e Defesa aponta:

Imagem

Ademais, sendo verdade ou não, o que continua é que o Chile é um país de terceiro mundo e a FACh é uma força aérea de poder fraco~mediano, onde a sua história mostra que a sua grande experiência de combate foi bombardear o palácio presidencial do próprio país, coisa típica de paíseco de terceiro mundo.
Ok. Não discordo de muito do seu post.
Realmente, os EUA evitaram fornecer o AMRAAM para Israel e isso foi um dos motivadores para o seu desenvolvimento.
Embora não agregue quase nada em relação ao 120, ele garante autonomia para Israel.
Boa sorte com as fotos...

A propósito, segue um bom link sobre o Derby, com muita info histórica do desenvolvimento:

http://sistemasdearmas.com.br/aam/derby.html
O Derby é um míssil ar-ar de duplo alcance (curto e médio alcance), guiado por radar ativo, dispare e esqueça, de alta agilidade. O Derby também tem capacidade de engajamentos a curta distância e pode ser disparado simultaneamente contra vários alvos em curto e médio alcance.

Derby é o nome comercial para exportação. O nome Derby foi gerado randomicamente. Vários nomes apareceram na imprensa como Project 5, Python 5, Alto, Firefly, Glory e ISRAAM. O míssil é um empreendimento conjunto da Rafael e Israel Aircraft Industries - IAI MBT. O objetivo inicial era armar o caça Lavi e para ser exportado.

O projeto foi iniciado no início da década de 80 pela Força Aérea Israelense e foi oficialmente reconhecido em 1998. A África do Sul se juntou ao programa alguns anos depois de iniciado e aumentou os recursos financeiros em cerca de US$1 bilhão. Participaram do projeto até 1996 iniciando um projeto próprio chamado R-Darter. O míssil foi cancelado várias vezes e foi desenvolvido por quase 20 anos.

O Derby foi apresentado oficialmente no Salão Aeroespacial de Le Bourget, França, em junho de 2001

A Força Aérea Israelense esteve envolvida no projeto desde o inicio, incluindo definição dos sistemas, revisão do projeto e testes de vôo.

Israel iniciou projeto Derby após os EUA recusar a venda do AIM-120 AMRAAM. Após o sucesso do projeto que Washington mudou de idéia. É uma tática usada frequentemente pelos EUA. O mesmo aconteceu quando Israel testou um radar para o F-16I.

Mesmo assim Israel decidiu adquirir o Derby para equipar seus F-16 e depois os F-15, mas ainda não tem fundos suficientes para compra em grande quantidade. Israel já comprou o AMRAAM para o F-15I com crédito do FMS.

Os EUA não liberara o software do AMRAAM para Israel, que ficaram sem a capacidade de aperfeiçoar as técnicas de contra-contramedidas. Isso faria diferença num eventual combate entre Israel e outros países árabes que também usam o AMRAAM. Se o modo de operação do míssil é conhecido eles podem ser derrotados facilmente com guerra eletrônica. Isso não acontece quando se tem o próprio míssil. O Derby seria uma fonte independente.

Não há diferença significativa entre o Derby e o R-Darter sul-africano. Inicialmente foi noticiado que o R-Darter não tinha as barbatanas laterais mas era um míssil de testes cativo.

O Derby foi testado no F-16 e adaptado a outros caças como F-5, Kfir e Mirage. Israel lançou cerca de 25 mísseis nos testes.

Foi oferecido para Brasil, Chile, China, Coréia do Sul, Filipinas, Índia e Tailândia. O Derby já foi adquirido pelo Chile (84 mísseis) para equipar seus F-5E junto com o Python 4 (84 mísseis). O Chile escolheu o Derby para armar seus F-16 novos. Suspeita-se que já está operacional em Cingapura. O custo de compra é desconhecido, mas é mais caro que o AMRAAM, porém sem as limitações impostas pelos EUA.

Documentos da FAB confirmam a aquisição de 38 mísseis Derby por US$ 21.125.500,00. Os mísseis irão equipar os F-5EM do 1/4o GAV em Canoas. Segundo o SIPRI a FAB comprou 200 mísseis em 2006. Outras fontes citam que os planos é a compra de 72 mísseis.
(...)

Editado pela última vez por Penguin em Qua Nov 09, 2016 1:42 pm, em um total de 1 vez.
Carlo M. Cipolla
Helton2042
Avançado
Avançado
Agradeceu: 57 vezes
Agradeceram: 116 vezes

#2905 Mensagem por Helton2042 » Ter Nov 08, 2016 9:03 pm

Fui buscar informação de quem opera o míssil:

Não há qualquer tipo de problema no lançamento, na estrutura da aeronave ou etc. O míssil só foi adquirido após teste e homologação oficial pelo IPEV.

O disparo nunca foi feito pois os testes de lançamento foram feitas pela fornecedora, no caso a Rafael.

Para lançar um Derby (míssil ativo por guiamento radar) necessita-se de um alvo aéreo que seja "locado" pelo radar, e esse tipo de alvo é consideravelmente caro, lançar apenas por lançar não faz sentido. Quem tem que provar que o míssil funciona é o vendedor, ele que realiza esses ensaios. O comprador (FAB) homologa, faz seus testes e aceita a compra (caso a homologação seja feita sem apresentar problemas).

Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 68 vezes

#2906 Mensagem por Juniorbombeiro » Ter Nov 08, 2016 9:04 pm

Vou dar um pitaco nessa porra!!!!

:lol: :lol: :lol:

Eu concordo em partes com o Bolovo, que o Derby é um míssil de paiseco de segunda, ainda por cima equipando um "caça" de terceira (no caso do F-5EM, estou sendo bem generoso), digo mais...é um produto desenvolvido por uma indústria militar de segunda (no caso Israel) e que se mantém firme até hoje apenas por ter inimigos de quinta e um padrinho de primeira. :mrgreen:
Mas...quem disse que isso é ruim????
Quem tem acesso aos mísseis de primeira???? Apenas os sócios do Tio Sam, aqueles que ousaram roubar o "fogo sagrado", desenvolvendo sua própria alternativa e os Russos, claro.
Alguém tem dúvida que Israel ganhou o "direito" aos AMRAAM por desenvolver seu próprio míssil??? Assim como o Japão, que tem seu impressionante Sparrow ativo AESA.
Esse míssil de segunda me serve, pra quem passou os últimos 40 anos operando lixo, o Derby é ouro. Até pq o míssil de primeira já está a caminho, será o Meteor. O Derby também abre um leque interessante de possibilidades, pois possui uma cópia Sul Africana (R-Darter) e ainda é base de desenvolvimento do S-Darter (um órfão a espera de um pai) e...ninguém me tira da cabeça que no Astra indiano tem um "dedinho do tio Jacob".

Quanto a polêmica de arrancar a asa do F-5...besteira. Talvez até não esteja documentado o lançamento do Derby, mas o F-5 já lançou o Python 3 que é fisicamente muito parecido com o Derby e até mais pesado. Tudo bem que bananas são bananas e maçãs são maçãs, mas eu não acredito que alguém compraria um artefato que custa perto de US$ 1 milhão a unidade sem ter a garantia que funciona, os Judeus podem ter centenas de defeitos, mas não costumam deixar de entregar o que prometem. Aliás, eu tenho um colega que é técnico em eletrônica que trabalhou na Aeroeletronica, quando o F5-EM ainda estava sendo desenvolvido e ele comentou a diferença entre os Italianos da FIAR e os israelenses da Elbit: "Ambos são capazes de vender a própria mãe, mas só os israelenses te entregam a véia". :mrgreen:

Toda essa polêmica e segredo em torno do Derby também se deve a importância desse tipo de vetor, quer queira, quer não, não é todo mundo que tem acesso a um BVRAAM de segunda, há de se valorizar.

Bolovo
Sênior
Sênior

#2907 Mensagem por Bolovo » Ter Nov 08, 2016 10:34 pm

Só deixar claro que eu não acho a escolha feita pelo Derby aos F-5M uma escolha ruim. Dentre as opções possíveis, acho que era a melhor. Eu já vi uma maquete do F-5M com o MICA, mas acredito que seja um míssil muito caro, ainda mais pra colocar num avião modernizado. Não sei se seria possível colocar um míssil maior como, por exemplo, os americanos fizeram com o AIM-7 e 120A no F-20. Portanto, dessas opções, aliado ao fato da modernização do F-5 ter muito componentes israelenses e o histórico de uso do Python 3 pelo mesmo caça, acredito que o Derby possa ter sido a escolha mais racional.

Porém, isso não muda o fato que é um míssil de segunda classe. Se ele fosse um míssil nacional, até valeria a pena fazer uma defesa tão enfática, mas como é um equipamento estrangeiro, onde a gente pagou muito caro por ele, tem que receber as críticas sim. Ele só é um opção aceitável por conta do nosso pensamento muquirana em defesa, que nos permitiu no máximo modernizar um avião dos anos 70 e equipa-lo com um míssil BVR de segunda classe. Ajudou a mudar o pensamento da FAB, a melhorar sua doutrina BVR etc? Ajudou, mas isso não muda os fatos. Caso o cenário fosse diferente, o Derby nem seria cogitado, não é a toa que quando pode, a FAB vai decidiu trazer o Meteor, talvez o melhor BVR da atualidade, para o Gripen.

Portanto minha visão é: o Derby é um míssil muquirana, oferecido para países muquiranas com forças aéreas muquiranas. Graças a deus a FAB aparentemente descartou a ideia muquirana equipar os Gripen com o Derby. Seria como comprar uma Ferrari de meio milhão de dólares e decidir andar com gasolina adulterada pra economizar dinheiro. Não faz sentido nenhum...

Imagem

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#2908 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 08, 2016 11:47 pm

Pelo amor de Deus... Derby e Gripen nao!!

Meteor por favor!!

[]s
CB

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5756 vezes
Agradeceram: 3277 vezes

#2909 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 09, 2016 2:43 pm

Para os F-39 a FAB está comprando tudo de bom e do melhor em termos de armamento. Não dá para ir a guerra com isso, mas ao menos vamos poder dizer que temos os caças melhor equipados da AS.

abs.

Carpe Diem
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#2910 Mensagem por Carlos Lima » Qua Nov 09, 2016 2:46 pm

FCarvalho escreveu:Para os F-39 a FAB está comprando tudo de bom e do melhor em termos de armamento. Não dá para ir a guerra com isso, mas ao menos vamos poder dizer que temos os caças melhor equipados da AS.

abs.
Isso se o resto da América Latina parar no tempo até 2025.

O que honestamente é possível :|

[]s
CB

Responder