Re: NOTÍCIAS
Enviado: Ter Dez 29, 2015 11:18 pm
BRASIL vs EUA - Unitas 2015
Leandro G. CardChina inicia produção do J-20
Após série de protótipos, país chega a modelo pronto para entrar em produção
Roberto Godoy - O Estado de S. Paulo
A Águia Negra foi vista pela primeira vez na semana do Natal, um pouco distante da cidade onde nasceu, Chengdu, na região oeste da China. Era um dia de sol e frio, aproximadamente 13 graus. Uma aparição rápida, segundo o comando da aviação de Pequim, mas suficientemente longa para indicar aos analistas ocidentais que a Águia – ou o novo caça chinês J-20 - está pronta para entrar em produção regular.
É uma máquina de guerra espetacular, desenvolvida em apenas cinco anos, a contar do voo do primeiro protótipo, em 2011. Um caça de 5ª geração, invisível aos sistemas de detecção conhecidos – radar, feixe de laser, onda sônica – ao nível do modelo russo T-50 e “com grande possibilidade”, de chegar ao padrão de sofisticação do F-22 Raptor, americano, muito avançado, de acordo com o relatório anual da Fundação Jamestown, de Washington, que analisa o balanço das relações militares dos EUA e demais potências.
Novo equipamento aéreo chinês tem padrão de sofisticação próximo ou igual ao do F-22 americano
O projeto nasceu ambicioso, no final dos anos 90. Sabe-se pouco sobre ele. As especificações iniciais citam velocidade máxima na notável faixa dos 3 mil km/hora, com capacidade para manter durante longo período o deslocamento supersônico, a 2.400 km/hora e altitude de 20 mil metros. O modelo visto há uma semana é o nono construído, e provavelmente a unidade de pré-série.
A aeronave incorpora várias soluções aerodinâmicas e revela que os sistemas de armas, cerca de sete toneladas de mísseis e de bombas inteligentes, mais o canhão de 23 mm, estão todos instalados em compartimentos internos. As câmaras se abrem no momento do lançamento, reduzindo o sinal eletrônico do jato.
Os recursos de furtividade parecem produzir bom resultado. Há três anos, protótipos decolam equipados com um dispositivo que emite um sinal expandido, destinado a revelar a presença e a posição do J-20. O projeto, entretanto, enfrenta problemas. A China não tem ainda o motor adequado ao caça e usa turbinas russas AL-31F.
Desde 1997, a indústria trabalha no desenvolvimento de um conjunto próprio, de alta potência, o WS-15, que deve gerar até 18,5 toneladas de empuxo. A estimativa é de que a meta seja atingida em 2017.
Uma manobra intermediária pode estar em curso. Recentemente, os governos da China e da Rússia anunciaram negociações para o fornecimento de um lote de 24 a 36 caças Sukhoi-35S, os mais modernos do arsenal russo. Os aviões serão entregues com motores Saturno AL-41F15, de última geração. O contrato prevê acesso à tecnologia dos propulsores, o que pode acelerar o projeto local.
Nos EUA, o advento do caça chinês despertou atenção. O Pentágono, no Relatório Anual ao Congresso, define o J-20 como “eficiente plataforma de longo alcance”. Para o analista privado Loren Thompson, “o maior risco está na capacidade (do J-20) de atacar furtivamente objetivos em alto mar, a grande distância”, referência às flotilhas navais lideradas pelos porta-aviões nucleares americanos.
Radares.
Os recursos de furtividade parecem produzir bom resultado. Há três anos, protótipos decolam equipados com um dispositivo que emite um sinal expandido, destinado a revelar a presença e a posição do J-20. O projeto, entretanto, enfrenta problemas. A China não tem ainda o motor adequado ao caça e usa turbinas russas AL-31F.
Desde 1997, a indústria trabalha no desenvolvimento de um conjunto próprio, de alta potência, o WS-15, que deve gerar até 18,5 toneladas de empuxo. A estimativa é de que a meta seja atingida em 2017.
Uma manobra intermediária pode estar em curso. Recentemente, os governos da China e da Rússia anunciaram negociações para o fornecimento de um lote de 24 a 36 caças Sukhoi-35S, os mais modernos do arsenal russo. Os aviões serão entregues com motores Saturno AL-41F15, de última geração. O contrato prevê acesso à tecnologia dos propulsores, o que pode acelerar o projeto local.
Nos EUA, o advento do caça chinês despertou atenção. O Pentágono, no Relatório Anual ao Congresso, define o J-20 como “eficiente plataforma de longo alcance”. Para o analista privado Loren Thompson, “o maior risco está na capacidade (do J-20) de atacar furtivamente objetivos em alto mar, a grande distância”, referência às flotilhas navais lideradas pelos porta-aviões nucleares americanos
Muito provavelmente os próprios. A diferença entre o MiG-29M/M2 e o 35 é parte da eletrônica. A célula em si é muito parecida. Só iremos saber qual é exatamente a versão encomendada quando surgirem as primeiras fotos.Brasileiro escreveu:Está ocorrendo uma confusão nos veículos de notícia a respeito de se estes MiG-29M/M2 se tratam do MiG-35, que já vinha sendo negociado pelo Egito.
abraços
Google tradution do suéco :Saab revela novo avião radar discrição
Um terrorista que ocupa com um jet ski, uma ubåtsperiskop basta chegar acima da água ou um lutador que tenta disfarçar-se com a tecnologia stealth. É o que Saab promete que seu novo sistema de vigilância, e um investimento bilhões, pode descobrir. Espera-se também que a Saab com o novo sistema deve ser capaz de aumentar significativamente a sua quota de mercado.
Em conexão com a grande indústria aeroespacial e defesa exposição em Singapura, Saab lançou um novo sistema de vigilância aérea. O sistema baseia-se na ERIEYE, um radar à base de aeronaves utilizadas nos últimos 20 anos, incluindo pela defesa sueca.
Agora, se trata de uma nova versão que entre outras coisas implica que é possível ver os objectos mais pequenos do que antes, atingindo 70 por cento mais. O novo sistema, conhecido como olho Global, pode ver muito melhor no chão e veja o que está acontecendo lá.
Sem quaisquer mudanças reais, o sistema também pode detectar o que está acontecendo no ar e no mar. Pode ser tão pequenas coisas como um periscópio que fura acima ou um míssil de cruzeiro arremessado junto a baixa altitude.
- É uma verdadeira grande mudança quando nós temos agora um sistema que possa lidar com todas as três missões e pode cobrir terra, ar e mar. Também pode ir até uma altitude mais baixa e detectar objetos muito pequenos, diz Micael Johansson, gerente da área de negócios de sistemas de defesa electrónicas a Saab.
O novo sistema de navegação utiliza a mesma tecnologia Saab durante cerca de dois anos desde a introdução dos seus sistemas de radar terrestres. Todo o investimento em uma nova geração de radar vem depois Saab durante vários anos investiram uma grande parte do seu orçamento para pesquisa e desenvolvimento direita no radar.
Os novos sistemas utilizam circuitos eletrônicos baseados em nitreto de gálio é um material mais durável do que o seu antecessor arseneto de gálio. Ele permite que você construa partes menores que podem lidar com mais potência. Mesmo com um radar menor podemos ver mais e mais.
Quando foi lançado o novo radar de solo Saab recebeu aclamação internacional e a empresa foi considerada vários anos à frente da concorrência com a nova tecnologia. Micael Johansson também espera que Saab será capaz de obter mais clientes usando o novo sistema no ar. Mais cedo, oito países comprado 22 sistemas Erieye usado para tudo, desde o monitoramento de aeronaves de combate de outros países para detectar traficantes de drogas.
- Temos até agora tomadas de 50 por cento do mercado fora os EUA e agora esperamos aumentar significativamente tanto a escolha em plataformas e do número de países, diz Micael Johansson.
Uma vantagem é que os usuários do novo sistema pode economizar dinheiro, o mesmo plano e sistema de monitoramento pode ser usado para mais tarefas do que antes. Micael Johansson compará-lo com o desenvolvimento de lutador, onde, por exemplo, a aeronave Gripen pode ser usado para a caça, ataque e reconhecimento.
- Agora vamos fazer a mesma coisa com o monitoramento. Nós também processar país grande e espera para entrar no mercado, diz Micael Johansson.
O rápido desenvolvimento da página radar também afeta a forma como o avião de caça projetado. Aviões construídos com tecnologia stealth (furtivo) para ser realmente difícil de detectar é de repente não é tão difícil de ver mais.
- Todo o ponto de discrição não é para ser descoberto. Agora eles vão estar lá de qualquer maneira e permite questionar o que é discrição, diz Micael Johansson.
Um efeito maçante para aqueles que investiram em características stealth é que a tecnologia é caro e muitas vezes exigem ajustes no plano, que pode degradar o desempenho. Se o plano ainda pode ser detectado, o único inconveniente de stealth sem obter a vantagem de ser difícil de detectar.
Ricardo, pelo que entendi o sistema novo chama-se Global, mas não é uma referência a plataforma, sendo essa uma opção do cliente.J.Ricardo escreveu:Acho que pelo nível de parceria existente, o a SAAB deveria ter optado por um avião da EMBRAER, negócios são negócios, mas isso demonstra certo desdem da sueca com a brasileira... escolher logo o avião da principal concorrente...
Acho que na verdade a Embraer não tem uma aeronave nesta categoria de tamanho e alcance com as características desejadas (os motores na traseira, de forma a não interferir nos sistemas).Marechal-do-ar escreveu:"Global" provavelmente vem daqui:
https://en.wikipedia.org/wiki/Bombardier_Global_Express
A Embraer ficou para trás dessa vez.