Bem, que o F-35 não seria o supra-sumo em dogfight sempre foi sabido, ele não foi projetado para isso, é sobretudo um avião de ataque.
A esperança é que ele consiga suplantar os adversários usando sua baixa assinatura radar/térmica (muito embora quanto à esta última eu tenha sérias dúvidas, dado o motor potente e a tubeira exposta) e os recursos de eletrônica. Se isso falhar, os EUA terão os F-22 para salvar a pele dos pilotos da USAF, e a marinha e os fuzileiros sempre poderão contar com o SH. Já entre os aliados que adquirirem o F-35 como sua única aeronave, bem, ele poderão contar com... os EUA .
Leandro G. Card
Re: F-35 News
Enviado: Seg Jul 06, 2015 2:24 pm
por LeandroGCard
A resposta da própria Lockheed
http://arstechnica.com/information-tech ... ole-story/. Os pontos mais importantes são listados abaixo, lembrando-se que o autor da resposta se refere ao avião usado nos testes contra o F-16D, que era o segundo protótipo e não estava totalmente equipado:
- "Does not have the mission systems software to use the sensors that allow the F-35 to see its enemy long before it knows the F-35 is in the area."
- "Does not have the special stealth coating that operational F-35s have that make them virtually invisible to radar."
- "Is not equipped with the weapons or software that allow the F-35 pilot to turn, aim a weapon with the helmet, and fire at an enemy without having to point the airplane at it's target."
Ou seja, basicamente é o que eu disse, a ideia seria não entrar em dogfight. E se o inimigo conseguir se aproximar, usar as armas disparadas pelo capacete. E se isso não funcionar..., bem, deve funcionar .
Leandro G. Card
Re: F-35 News
Enviado: Seg Jul 06, 2015 2:53 pm
por LeandroGCard
Artigo com muito mais informações sobre esta questão do F-35 em dogfight, incluindo links para outros artigos relacionados (tudo em inglês).
Servir aos 3 serviços (uma plataforma para os Marines, USN, USAF).
Uma plataforma que resolveria diversos problemas (no caso do F-4 eram o das hordas soviéticas & aliados) integrando "Mísseis" e radar. Obviamente o radar não era tão bom assim e os mísseis tinham muitos problemas sérios.
Uma plataforma que poderia fazer missões de ataque e ainda agir como "escolta" (Sparrow embutidos/Sidewinder em cabides especiais e bombas).
Uma plataforma para usos "especializados" quando necessário utilizando a sua "tecnologia" (Wild Weasel / Rec.Tac, etc).
Não necessariamente um dogfighter. Tanto que tomou um susto quando no Vietnã os Migs não vinham necessariamente de uma "direção"... eles apareciam do nada... situação piorada no Mig Valey.
O F-35 é uma tentativa de que com sensores eletrônicos que fazem de tudo um pouco, tecnologia furtiva e outras capacidades eles tenham em mãos um F-4 que 'funcione' de acordo com a idéia original.
Dito isso, o F-35B e o que aquele motor LIFT Fan e o TVC fazem deve ser enjoado de encarar em Dogfight (o que faz sentido já que os Marines provavelmente irão disfrutar menos em termos de cenários das suas capacidades furtivas ao dar apoio Anfíbio).
[]s
CB_Lima
Re: F-35 News
Enviado: Seg Jul 06, 2015 8:53 pm
por knigh7
Taí: essa analogia que o Lima fez entre o F-4 e o F-35 é algo que eu já pensei.
Re: F-35 News
Enviado: Seg Jul 06, 2015 9:11 pm
por LeandroGCard
Carlos Lima escreveu:
LeandroGCard escreveu:Em que sentido exatamente?
Leandro G. Card
Servir aos 3 serviços (uma plataforma para os Marines, USN, USAF).
Uma plataforma que resolveria diversos problemas (no caso do F-4 eram o das hordas soviéticas & aliados) integrando "Mísseis" e radar. Obviamente o radar não era tão bom assim e os mísseis tinham muitos problemas sérios.
Uma plataforma que poderia fazer missões de ataque e ainda agir como "escolta" (Sparrow embutidos/Sidewinder em cabides especiais e bombas).
Uma plataforma para usos "especializados" quando necessário utilizando a sua "tecnologia" (Wild Weasel / Rec.Tac, etc).
Não necessariamente um dogfighter. Tanto que tomou um susto quando no Vietnã os Migs não vinham necessariamente de uma "direção"... eles apareciam do nada... situação piorada no Mig Valey.
O F-35 é uma tentativa de que com sensores eletrônicos que fazem de tudo um pouco, tecnologia furtiva e outras capacidades eles tenham em mãos um F-4 que 'funcione' de acordo com a idéia original.
A analogia faz sentido de fato. E talvez o F-35 siga mesmo um caminho similar ao do F-4, que também era muito caro e durante seu desenvolvimento foi considerado imbatível por qualquer oponente, mas no final mesmo com toda a parafernália que carregava acabou se mostrando apenas equivalente a outras aeronaves muito mais simples e baratas. E assim mesmo somente após as mudanças aerodinâmicas introduzidas na versão E.
Dito isso, o F-35B e o que aquele motor LIFT Fan e o TVC fazem deve ser enjoado de encarar em Dogfight (o que faz sentido já que os Marines provavelmente irão disfrutar menos em termos de cenários das suas capacidades furtivas ao dar apoio Anfíbio).
[]s
CB_Lima
Por outro lado ele pesa nada menos que uma tonelada e meia a mais que o modelo A, com a mesma asa e mesma potência. Esta diferença não é nada insignificante. E o Lift Fan que eu saiba não pode ser usado em combate, suas portas são fechadas durante o vôo sob pena do arrasto aumentar barbaramente. Não sei se o TVC sozinho vai compensar o grande aumento no peso em uma aeronave que já não tem uma relação peso/potência excepcional.
Leandro G. Card
Re: F-35 News
Enviado: Seg Jul 06, 2015 9:35 pm
por Carlos Lima
LeandroGCard escreveu:
Carlos Lima escreveu:
Servir aos 3 serviços (uma plataforma para os Marines, USN, USAF).
Uma plataforma que resolveria diversos problemas (no caso do F-4 eram o das hordas soviéticas & aliados) integrando "Mísseis" e radar. Obviamente o radar não era tão bom assim e os mísseis tinham muitos problemas sérios.
Uma plataforma que poderia fazer missões de ataque e ainda agir como "escolta" (Sparrow embutidos/Sidewinder em cabides especiais e bombas).
Uma plataforma para usos "especializados" quando necessário utilizando a sua "tecnologia" (Wild Weasel / Rec.Tac, etc).
Não necessariamente um dogfighter. Tanto que tomou um susto quando no Vietnã os Migs não vinham necessariamente de uma "direção"... eles apareciam do nada... situação piorada no Mig Valey.
O F-35 é uma tentativa de que com sensores eletrônicos que fazem de tudo um pouco, tecnologia furtiva e outras capacidades eles tenham em mãos um F-4 que 'funcione' de acordo com a idéia original.
A analogia faz sentido de fato. E talvez o F-35 siga mesmo um caminho similar ao do F-4, que também era muito caro e durante seu desenvolvimento foi considerado imbatível por qualquer oponente, mas no final mesmo com toda a parafernália que carregava acabou se mostrando apenas equivalente a outras aeronaves muito mais simples e baratas. E assim mesmo somente após as mudanças aerodinâmicas introduzidas na versão E.
Dito isso, o F-35B e o que aquele motor LIFT Fan e o TVC fazem deve ser enjoado de encarar em Dogfight (o que faz sentido já que os Marines provavelmente irão disfrutar menos em termos de cenários das suas capacidades furtivas ao dar apoio Anfíbio).
[]s
CB_Lima
Por outro lado ele pesa nada menos que uma tonelada e meia a mais que o modelo A, com a mesma asa e mesma potência. Esta diferença não é nada insignificante. E o Lift Fan que eu saiba não pode ser usado em combate, suas portas são fechadas durante o vôo sob pena do arrasto aumentar barbaramente. Não sei se o TVC sozinho vai compensar o grande aumento no peso em uma aeronave que já não tem uma relação peso/potência excepcional.
Leandro G. Card
Pois é... eu só posso falar do que vi pessoalmente em demonstrações do F-35B... é definitivamente um avanço em termos de vôo quando comparado a o que eu já vi o Harrier fazer.
No mais os "Marines" falam que o TVC da versão "B" gera um número de possibilidades táticas interessantes para o uso dessa aeronave. Depois do IOC e quando eles declararem FOC e começarem a usar a aeronave em exercícios vamos saber mais.
Sem dúvida é bem melhor do que o Harrier em combate aéreo (versão B).
A versão A (e a C) tem uma lista longa de aeronaves a serem substituídas. A idéia (assim como no F-4) é que definitivamente em determinados casos será uma aeronave bem melhor, e em outros casos nem tanto assim (no aspecto dogfight), mas eles apostam nas tecnologias envolvidas (e não são poucas) para compensar tais diferenças.
Eu acho que com a furtividade e outras tecnologias funcionando a contento o F-35 será uma aeronave relativamente complicada de combater de longe, e com HMD e outras tecnolgias vai ser não tão complicada de combater "de perto" (já que HMDs são usados até pelos F-5 e Mig-21).
A questão talvez seja... qual é o limite da combinação HMD / mísseis tipo A-Darter/Aim-9X aonde a manobrabilidade passe a contar e te dar vantagem em um enganjamento contra um F-35?
Sem dúvida os Americanos e aliados usuários do F-35 saberão esse limite e vão fazer de tudo para não operar nessa 'área' de desvantagem, e é por isso que ainda vamos ouvir muito sobre testes, e testes e mais testes com resultados variados.
Enfim... eu sou da opinião de que isso vai resultar em um novo F-4, mas como as coisas são "ciclicas", vem aí sexta-geração voando lá por 2025 e provavelmente será uma combinação de novo "F-14/F-15".
É aguardar...
[]s
CB_Lima
Re: F-35 News
Enviado: Ter Jul 07, 2015 7:03 pm
por ABULDOG74
Olá camaradas, de qualquer modo a versão B oferece uma opção mais avançada para o HARRIER
ADSUMUS
Re: F-35 News
Enviado: Ter Jul 07, 2015 7:21 pm
por ABULDOG74
Gostei dessa foto.
ADSUMUS
Re: F-35 News
Enviado: Sáb Jul 18, 2015 7:09 pm
por Carlos Lima
Achei legal...
[]s
CB_Lima
Re: F-35 News
Enviado: Sáb Jul 18, 2015 7:35 pm
por akivrx78
Re: F-35 News
Enviado: Qui Jul 23, 2015 3:27 pm
por Lirolfuti
Teste de Tiro do modelo A
Re: F-35 News
Enviado: Qui Jul 23, 2015 3:31 pm
por Túlio
Carlos Lima escreveu:Achei legal...
[]s
CB_Lima
Aí uma inegável vantagem do F-35 (em que pese as críticas aos tanques de combustível): aceita REVO tanto no padrão dos EUA quanto no nosso (por pressão do Canadá).