Página 1917 de 5736

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 07, 2010 10:11 pm
por Enlil
P44 escreveu:
PRick escreveu:
Bom mote para um conflito, quando nossos pilotos forem para a batalha; temos o melhor pacote!!! Seus Su-35 e 30 vão cair diante de nosso pacote!!!! :lol: :lol:

[]´s

eu acho que o melhor "pacote" ainda é uma aliança estratégica com uma potência nuclear que não lambe as botas aos EUA todos os dias, ao invés de um pacote de origamis
:lol:...

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 07, 2010 10:12 pm
por Túlio
soultrain escreveu: Foi noticia em Portugal em todos os meios e não foi bonito, deu ideia de país das bananas,

[[]]'s

Quá! Até EU estou com essa impressão, POWS!!! :shock: :(

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 07, 2010 10:12 pm
por Mapinguari
AlbertoRJ escreveu:
Mapinguari escreveu: Ok, Alberto. Dessas aí, somente a missão embarcada.
ELINT, a suíte EW usada no Gripen C já é uma das melhores do mundo. E é totalmente sueca.
Quanto a ataque nuclear? Se formos fazê-lo com Rafale, também poderemos fazer com Gripen NG ou SH. Basta termos "a" bomba ou um míssil com ogiva nuke.
É louvável que você defenda o Gripen NG mas a verdade é que este está na mesma categoria de desempenho de um Mirage 2000-5 ou F-16. É inconcebível querer compará-lo com aviões bem maiores e mais pesados.
Na verdade, tudo do Gripen é do bom e do melhor, como a suite EW, mas nada está funcional. A tecnologia do IRST, "que foi exportada para o Rafale" :roll: até hoje não apareceu no caça sueco.
A suite EW do Rafale já comprovou a capacidade ELINT na Red Flag e isso foi até motivo de críticas e é totalmente francesa também.
O Gripen NG nunca terá capacidade alcance x carga paga compatível com o Rafale ou Super Hornet porque os suecos são bons mas não fazem mágica.

[]'s
Alberto,

Mas aí é que está a mágica. Simplesmente comparar a ficha técnica dos aviões e achar que, porque Rafale leva até 9 ton, SH leva 8 ton e Gripen NG leva somente até 6 ton de cargas externas isso faz dele um caça "inferior em performance" aos dois bimotores é um erro! Quanto dessa carga externa é representada, efetivamente, por armas, numa missão real?
O certo é fazer como a FAB deve ter feito para comparar o desempenho dos caças: Estipular uma determinada carga de armas para os três (por exemplo: 4 LGB de 500 kg) e comparar os raios de combate deles. Se a FAB comprova que o Gripen NG pode levar essa carga a 1.850 km com dois tanques extras de 1.600 litros e o Rafale faz o mesmo levando dois tanques extras de 2000 litros e um de 1300 litros, qual consome mais combustível para fazer o mesmo percurso?
O mesmo deve ter sido feito em relação a outros tipos de missão (superioridade aérea, interdição, interceptação, anti-navio, etc.)
Pode ter certeza: a FAB sabe exatamente do que cada um dos caças é capaz de fazer. Por isso o Gripen NG está na Short List ao lado de dois excelentes caças bimotores. Ele é tão bom quanto. Se o pessoal deixar de lado torcida e paixonites, perceberá isso. E deixarão de fazer comparações como se fossem dois molequinhos comparando o tamanho do pinto. [003]
É isso que quero dizer. O pessoal ainda se impressiona com fichas técnicas, como se o que importa fosse o tamanho, o peso máximo, etc.
Não é assim que a FAB (e nenhuma outra força aérea) faz esse tipo de comparação entre aeronaves diferentes. :wink:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 07, 2010 10:13 pm
por Túlio
Dieneces escreveu:
Túlio escreveu:
Só que Watergate era VERDADE... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Só me refiro às verdadeiras .

SIVAM de novo??? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 07, 2010 10:14 pm
por Skyway
Bom, como está impossível acompanhar esse tópico, deixo aqui uma notícia que não tenho idéia se já foi posta aqui ou não...

Na dúvida, tasco ela aqui. :mrgreen:

'O barato às vezes sai caro', diz Celso Amorim sobre caças
Ministro voltou a dizer que decisão sobre caças é política.
Relatório da FAB apontaria preferência por aeronave sueca.



O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, reafirmou nesta quinta-feira (7), em Paris, que a decisão sobre a aeronave vencedora da concorrência FX-2 será política, ainda que leve em consideração o parecer técnico elaborado pela Força Aérea Brasileira (FAB). Em referência indireta ao Gripen NG - ainda que sem citar nomes da empresas -, o chanceler afirmou: "O barato às vezes sai caro". Durante sua agenda na capital francesa, o ministro tratou do tema com o conselheiro diplomático do Palácio do Eliseu, Jean-David Levitte.

Amorim esteve em Paris para participar do seminário Novo Mundo, Novo Capitalismo, promovido pelo governo da França e realizado na Escola Militar. Antes de se apresentar, o chanceler ouviu múltiplos afagos do presidente francês, Nicolas Sarkozy, ao Brasil. Ao se pronunciar, fez uma análise da crise econômica e da reforma do sistema financeiro, tema do seminário.

Na sua saída, entretanto, o ministro falou à imprensa sobre a polêmica envolvendo a licitação FX-2 e, em especial, sobre os aviões Rafale, fabricados pela francesa Dassault e classificados por um relatório da Força Aérea Brasileira (FAB) como terceira e última opção, na concorrência com o sueco Saab Gripen NG e com o norte-americano Boeing F/A-18 Super Hornet.

Amorim reforçou a autonomia de que dispõe o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para decidir o vencedor, mesmo que leve em consideração o relatório da FAB. "Caberá ao presidente, que lidera o país politicamente, tomar a decisão, levando em conta todos os dados, técnicos e outros". Em seguida, sem citar nomes de companhias ou de aeronaves, o chanceler ponderou: "As vezes os técnicos dão uma impressão que vai num sentido e muitas vezes o barato sai caro".

O argumento foi um contraponto indireto à opinião da Aeronáutica, cujo relatório avaliou que um dos fatores que deveriam levar o Gripen NG à vitória na concorrência seria o preço. A Saab promete fornecer dois jatos pelo preço de um Rafale. "É claro que os dados técnicos também são importantes, mas outras considerações também são importantes", ressaltou. "Não estou diminuindo o valor do trabalho feito (pela FAB), nem estou dizendo que ele é o único fator."

Fonte: G1

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 07, 2010 10:15 pm
por kirk
soultrain escreveu:
kirk escreveu:Olá Pessoal !

Difícil, ... difícil mesmo ENTENDER essa "parceria" com os franceses !

ela é esquizita ( no minimo), assim ela consiste :

- A França VENDE e nós COMPRAMOS
- A França FABRICA e nós MONTAMOS
- Nós entramos com o DIN DIM eles dão empregos pros franceses
- Pra Embraer nada que enteressa, pra Dassault Grana (folego) pra competir com a Embraer.

É UMA VERDADEIRA PARCERIA ESTRATÉGICA "CARACÚ"

- A França entra com a CARA e nós com o ... :P ... bom vcs sabem com o que entramos !

Acho a mentalidade de alguns aqui "bem provinciana", o país não pode crescer um pouco, que querem logo intrega-lo a uma potência estrangeira em total dependência militar, tudo em nome de uma escolha "política" que eu nunca entendi.

Afinal o que tem de interesse comum entre Brasil e França ?

O que tem em comum um Governo de esquerda com um outro governo de extrema direita? . O que há de comum entre um gov completamente anti-americano (ás raias da extrema ignorância) e um outro pró-gringo até os ossos? . A ponto de nem falar mal do competidor gringo do FX-2? . De um governo que luta no afeganistão "de mãos dadas com os EEUU"?. Que ocupa a presidência da OTAN com sede em San Diego? . Que tem o maior número de soldados "estrangeiros" (não americanos) apoiando os gringos na "guerra contra o terror"? . Que tem um posicionamento completamente inverso de Chirac (seu antecessor) que não apoiou os EEUU na guerra do Iraque?

AFINAL QUE PARCERIA ESTRATÉGICA É E$$A?

Sds
kirk
É, boa tentativa de aglomerar os Anti-Americanos, afinal a Suécia é completamente diferente, eles não querem o dim dim não, eles só querem ser amigos e estudar a cultura...

Enfim, vale tudo no lobby.

Se passassem menos tempo aqui e mais tempo a trabalhar, não escreviam m... como aquela nota.
[[]]'s
Caro soultrain,

Pelo teor ofensivo e azedo de seu comentário concluo que a Dassault esteja atrazando seus vencimentos! ... se precisares "nós" da SAAB poderemos lhe emprestar "algum" !

Ademais, seu argumento é típico de quem não tem argumentos, saiu a apelar, entregando-se ao velho argumento do lobby.

Esperava mais do senhor, disse que a nota da SAAB é uma m... e não explicou porque, aos meus questionamentos não respondeu sequer um único.

Me parece que seu comportamento contraría a norma do blog, porém não serei eu a te julgar, porém fique avisado, se queres jugar DURO acharás em mim uma forma para teu pé.

Em tempo, ainda estás prestando serviços para o GF?

Sds

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 07, 2010 10:16 pm
por Mapinguari
Túlio escreveu:
Mapinguari escreveu:
Quem não gosta de suecas, bom sujeito não é...
É ruim da cabeça, ou doente do pé!

[003]
Sei lá eu, quem pensa em Sueca pensa logo em uma loura linda e fogosíssima, mas deve ter um balaio de sapatão, tribufú e baleia por lá também...

Me chamem de bairrista mas ainda sou mais as GAÚCHASSSSSSSSSS (claro que tem bagulho de monte aqui também, admito).
Túlio, em alguma coisa concordamos...
Cara, eu lembro até hoje da semana que passei no Hotel Laje de Pedra, em Canela. Fiquei visitando Canela e Gramado.
Caraca! Que mulherada linda! Conheci uma gaúcha radialista da Rádio Guaíba, descendente de italianos, com a pele clarinha e belíssimos olhos azuis que, valha-me Deus! Que corpão! Vou até parar por aqui, pois minha mulher pode entrar no escritório e não vai gostar! :mrgreen:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 07, 2010 10:17 pm
por Marino
helio escreveu:
Marino escreveu:Porra, que saco ficou este tópico.
Vamos lembrar umas coisas bem simples:
1) O Gripen vai ser SEMPRE mais barato que o Rafale ou o F-18, pq é DE OUTRA CLASSE.
2) Se esquecem o que eu escrevi há muito: a ToT se igualou nas 3 propostas, deixando de ser relevante na avaliação. ENTÃO, A FALÁCIA DE FAZER JUNTO (SAAB), PLATAFORMA INDUSTRIAL (DESSAULT), etc, vale lixo.
3) Se esquecem do que o Orestes postou, e o Gaitero confirmou, por estar no Congresso e VER a INFORMAÇÂO em primeira mão: o governo vai enviar ao Congresso, já com a CONCORDÂNCIA do MPOG, um instrumento que vai garantir às FA 16,5 bilhões para CUSTEIO, ANUAIS. A falácia de não ter dinheiro para manter ACABOU.Continuem com a discussão, infrutífera, que estamos vendo.

Marino
Primeiramente peço desculpas pela demora desta resposta, entretanto parei de ler os posts deste forum às 14:00hs de hoje por motivos profissionais, e agora , quase 22:00hs percebi que tinham escrito mais de 15 páginas!!!!

quanto ao seu post permita-me discordar do item 3:
Voce refere claramente que o governo VAI ENVIAR ao Congresso. Não enviou ainda e nem tem prazo não é mesmo? Tal qual a escolha do Lula do FX. Falaram que era outubro, depois novembro, dezembro, janeiro e agora até dizem que vai ser até junho.
Então, tal qual o FX que estamos discutindo, e fazendo previsões, não existe nenhuma FALÁCIA como vc se referiu e sim quero VER para CRER esta medida provisória ser aprovada, para depois virar decreto. Eu acho que enquanto não acontecer tenho pleno direito de argumetar que o custo operacional e a verba é uma das preocupações de vários brigadeiros da FAB.
Além disto , eu pergunto: se a verba está garantida, por que muitos da FAB estão preocupados? Será que eles pensam que a verba mesmo aprovada não virá como no caso dos royalties da exploração do petroleo do mar brasileiro que há muito foi aprovado no congresso mas não chega devidamente para o MB?

Um abraço

Hélio
Bom, caro Hélio, vamos esperar e ver para crer.
É o que nos resta, verdade?

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 07, 2010 10:20 pm
por Túlio
Mapinguari escreveu: Túlio, em alguma coisa concordamos...
Cara, eu lembro até hoje da semana que passei no Hotel Laje de Pedra, em Canela. Fiquei visitando Canela e Gramado.
Caraca! Que mulherada linda! Conheci uma gaúcha radialista da Rádio Guaíba, descendente de italianos, com a pele clarinha e belíssimos olhos azuis que, valha-me Deus! Que corpão! Vou até parar por aqui, pois minha mulher pode entrar no escritório e não vai gostar! :mrgreen:

Concordamos em MUITO MAIS do que pensas: tenhas sempre em mente que sou um dos RARÍSSIMOS defensores do AMX entre três mil quinhentos e tantos membros do DB, para quem sabe ler pingo é letra... :wink:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 07, 2010 10:21 pm
por Mapinguari
AlbertoRJ escreveu:
gomugomu escreveu:DECLARAÇÃO SAAB

Esta é a concorrência para venda de aviões mais profissional e neutra da qual já participamos. Com base nisso, honestamente não nos surpreende sermos os preferidos por especialistas e pela indústria de aviação. A SAAB sempre disse e acredita que oferece a melhor proposta ao Brasil, tanto em termos de produto como preço e transferência de tecnologia.

A afirmação pela imprensa de que o usuário final reconhece a capacidade do Gripen NG é, sem dúvida, muito encorajadora. Como nosso produto também é reconhecido como a melhor escolha para a economia e indústria de aviação do Brasil, certamente temos esperança de um resultado positivo para a SAAB, para o Gripen e demais empresas brasileiras envolvidas no processo, apesar de reconhecermos que a decisão final será do presidente.
E a notícia sequer foi confirmada.

Gente, ainda dão um jeito de pressionar o Presidente no final.

Eu me sinto envergonhado porque vocês aí, gripeiros e simpatizantes, estão achando tudo normal.
Eu já disse, o marketing da Saab é pesado e disfarçado e vem do desespero.
Quem aceita coisas desse tipo vai reclamar mais de que? Rasteiras e ilegalidades são normais agora?
Não estou falando como rafaleiro.
Parem para pensar na situação que está sendo criada no país e que está repercutindo no mundo inteiro.

[]'s
Alberto, não existe essa nota aí. Foi uma brincadeira do GomuGomu, não percebeu? :D

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 07, 2010 10:22 pm
por Dieneces
soultrain escreveu:
AlbertoRJ escreveu: E a notícia sequer foi confirmada.

Gente, ainda dão um jeito de pressionar o Presidente no final.

Eu me sinto envergonhado porque vocês aí, gripeiros e simpatizantes, estão achando tudo normal.
Eu já disse, o marketing da Saab é pesado e disfarçado e vem do desespero.
Quem aceita coisas desse tipo vai reclamar mais de que? Rasteiras e ilegalidades são normais agora?
Não estou falando como rafaleiro.
Parem para pensar na situação que está sendo criada no país e que está repercutindo no mundo inteiro.

[]'s
X2

Foi noticia em Portugal em todos os meios e não foi bonito, deu ideia de país das bananas, mas infelizmente é isso que alguns Brasileiros querem, para ter mais dinheiro na conta no final do mês.

[[]]'s
Aqui no Brasil , a reação foi , segundo eu colhi nas ruas : "A FAB tem razão e ninguém está engolindo essa escolha pessoal do Lula" . Participei inclusive de uma mesa-redonda numa rádio daqui somente sobre o FX2 . Os Rafaleiros dirão que isto não terá efeito prático sobre a decisão do Lula . Duvido . Ainda mais agora que o Vannuchi apresentou mais umas bem boazinhas com suas leis de direitos humanos: Invasor de propriedade só sai depois de uma audiência pública , licença ambiental só com concordância dos sindicatos e uma comissão vai monitorar a imprensa com poderes de tirar do ar "quem escrever contra o regime" . Essa assessoria do Lula tem um poder tremendo de piorar as coisas em momentos delicados . Luz de alerta pra Dilma .

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 07, 2010 10:24 pm
por soultrain
kirk escreveu:
soultrain escreveu: É, boa tentativa de aglomerar os Anti-Americanos, afinal a Suécia é completamente diferente, eles não querem o dim dim não, eles só querem ser amigos e estudar a cultura...

Enfim, vale tudo no lobby.

Se passassem menos tempo aqui e mais tempo a trabalhar, não escreviam m... como aquela nota.
[[]]'s
Caro soultrain,

Pelo teor ofensivo e azedo de seu comentário concluo que a Dassault esteja atrazando seus vencimentos! ... se precisares "nós" da SAAB poderemos lhe emprestar "algum" !

Ademais, seu argumento é típico de quem não tem argumentos, saiu a apelar, entregando-se ao velho argumento do lobby.

Esperava mais do senhor, disse que a nota da SAAB é uma m... e não explicou porque, aos meus questionamentos não respondeu sequer um único.

Me parece que seu comportamento contraría a norma do blog, porém não serei eu a te julgar, porém fique avisado, se queres jugar DURO acharás em mim uma forma para teu pé.

Em tempo, ainda estás prestando serviços para o GF?

Sds

Seu lobbistazinho inconsequente, o sr é um mentiroso, prove o que disse, vá jogue DURO estou chamando o bluf.

Se a coisa ficar por aqui, vou-lhe chamar cobarde mentiroso e todos os nomes que tem direito, desafio a continuar, jogue DURO.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 07, 2010 10:26 pm
por Dieneces
Mapinguari escreveu:
AlbertoRJ escreveu: E a notícia sequer foi confirmada.

Gente, ainda dão um jeito de pressionar o Presidente no final.

Eu me sinto envergonhado porque vocês aí, gripeiros e simpatizantes, estão achando tudo normal.
Eu já disse, o marketing da Saab é pesado e disfarçado e vem do desespero.
Quem aceita coisas desse tipo vai reclamar mais de que? Rasteiras e ilegalidades são normais agora?
Não estou falando como rafaleiro.
Parem para pensar na situação que está sendo criada no país e que está repercutindo no mundo inteiro.

[]'s
Alberto, não existe essa nota aí. Foi uma brincadeira do GomuGomu, não percebeu? :D
É verdadeira , olhem lá no Defesanet .

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 07, 2010 10:26 pm
por Mapinguari
Skyway escreveu:Bom, como está impossível acompanhar esse tópico, deixo aqui uma notícia que não tenho idéia se já foi posta aqui ou não...

Na dúvida, tasco ela aqui. :mrgreen:

'O barato às vezes sai caro', diz Celso Amorim sobre caças
Ministro voltou a dizer que decisão sobre caças é política.
Relatório da FAB apontaria preferência por aeronave sueca.



O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, reafirmou nesta quinta-feira (7), em Paris, que a decisão sobre a aeronave vencedora da concorrência FX-2 será política, ainda que leve em consideração o parecer técnico elaborado pela Força Aérea Brasileira (FAB). Em referência indireta ao Gripen NG - ainda que sem citar nomes da empresas -, o chanceler afirmou: "O barato às vezes sai caro". Durante sua agenda na capital francesa, o ministro tratou do tema com o conselheiro diplomático do Palácio do Eliseu, Jean-David Levitte.

Amorim esteve em Paris para participar do seminário Novo Mundo, Novo Capitalismo, promovido pelo governo da França e realizado na Escola Militar. Antes de se apresentar, o chanceler ouviu múltiplos afagos do presidente francês, Nicolas Sarkozy, ao Brasil. Ao se pronunciar, fez uma análise da crise econômica e da reforma do sistema financeiro, tema do seminário.

Na sua saída, entretanto, o ministro falou à imprensa sobre a polêmica envolvendo a licitação FX-2 e, em especial, sobre os aviões Rafale, fabricados pela francesa Dassault e classificados por um relatório da Força Aérea Brasileira (FAB) como terceira e última opção, na concorrência com o sueco Saab Gripen NG e com o norte-americano Boeing F/A-18 Super Hornet.

Amorim reforçou a autonomia de que dispõe o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para decidir o vencedor, mesmo que leve em consideração o relatório da FAB. "Caberá ao presidente, que lidera o país politicamente, tomar a decisão, levando em conta todos os dados, técnicos e outros". Em seguida, sem citar nomes de companhias ou de aeronaves, o chanceler ponderou: "As vezes os técnicos dão uma impressão que vai num sentido e muitas vezes o barato sai caro".

O argumento foi um contraponto indireto à opinião da Aeronáutica, cujo relatório avaliou que um dos fatores que deveriam levar o Gripen NG à vitória na concorrência seria o preço. A Saab promete fornecer dois jatos pelo preço de um Rafale. "É claro que os dados técnicos também são importantes, mas outras considerações também são importantes", ressaltou. "Não estou diminuindo o valor do trabalho feito (pela FAB), nem estou dizendo que ele é o único fator."

Fonte: G1
Chegou tarde. Já foi postada, hoje mesmo, umas 30 páginas atrás, Porra, Skyway! Tá demorando para acompanhar o tópico, hein!? [003]

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 07, 2010 10:27 pm
por Skyway
Mapinguari escreveu:
Skyway escreveu:Bom, como está impossível acompanhar esse tópico, deixo aqui uma notícia que não tenho idéia se já foi posta aqui ou não...

Na dúvida, tasco ela aqui. :mrgreen:

'O barato às vezes sai caro', diz Celso Amorim sobre caças
Ministro voltou a dizer que decisão sobre caças é política.
Relatório da FAB apontaria preferência por aeronave sueca.



O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, reafirmou nesta quinta-feira (7), em Paris, que a decisão sobre a aeronave vencedora da concorrência FX-2 será política, ainda que leve em consideração o parecer técnico elaborado pela Força Aérea Brasileira (FAB). Em referência indireta ao Gripen NG - ainda que sem citar nomes da empresas -, o chanceler afirmou: "O barato às vezes sai caro". Durante sua agenda na capital francesa, o ministro tratou do tema com o conselheiro diplomático do Palácio do Eliseu, Jean-David Levitte.

Amorim esteve em Paris para participar do seminário Novo Mundo, Novo Capitalismo, promovido pelo governo da França e realizado na Escola Militar. Antes de se apresentar, o chanceler ouviu múltiplos afagos do presidente francês, Nicolas Sarkozy, ao Brasil. Ao se pronunciar, fez uma análise da crise econômica e da reforma do sistema financeiro, tema do seminário.

Na sua saída, entretanto, o ministro falou à imprensa sobre a polêmica envolvendo a licitação FX-2 e, em especial, sobre os aviões Rafale, fabricados pela francesa Dassault e classificados por um relatório da Força Aérea Brasileira (FAB) como terceira e última opção, na concorrência com o sueco Saab Gripen NG e com o norte-americano Boeing F/A-18 Super Hornet.

Amorim reforçou a autonomia de que dispõe o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para decidir o vencedor, mesmo que leve em consideração o relatório da FAB. "Caberá ao presidente, que lidera o país politicamente, tomar a decisão, levando em conta todos os dados, técnicos e outros". Em seguida, sem citar nomes de companhias ou de aeronaves, o chanceler ponderou: "As vezes os técnicos dão uma impressão que vai num sentido e muitas vezes o barato sai caro".

O argumento foi um contraponto indireto à opinião da Aeronáutica, cujo relatório avaliou que um dos fatores que deveriam levar o Gripen NG à vitória na concorrência seria o preço. A Saab promete fornecer dois jatos pelo preço de um Rafale. "É claro que os dados técnicos também são importantes, mas outras considerações também são importantes", ressaltou. "Não estou diminuindo o valor do trabalho feito (pela FAB), nem estou dizendo que ele é o único fator."

Fonte: G1
Chegou tarde. Já foi postada, hoje mesmo, umas 30 páginas atrás, Porra, Skyway! Tá demorando para acompanhar o tópico, hein!? [003]
Acabei de voltar da rua véio...parei de acompanhar o tópico lá pelas 2 da tarde...sei lá, nem lembro.. :lol: