TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Wolfgang
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28651 Mensagem por Wolfgang » Qui Jan 07, 2010 6:04 pm

Mapinguari escreveu:
Bolovo escreveu:Vocês (eu incluso) são um bando de loucos. Não tem nem mais o que discutir. Tudo já foi discutido até a exaustão. As vezes eu acho que somos nós que inventamos algumas coisas para ter assunto. Talvez o FX2 nem exista. :mrgreen:

Façam como eu faço: vamos esperar até o dia 10 para ver se vai ser Rafale mesmo. Se for, vamos esperar até 2030 para ver quem tinha razão. Daí em 2031 o B'ronha abre um tópico intitulado "FX2: o que deu certo ou errado [EDIT] FX3 agora é OFICIAL, configra a partir da página 18732", e a vida continua...

abracelhos
Pois é... Comprem logo o Rafale. Eu não tenho mais saco.

Ou Gripen. O meu saco já foi pra Lua. Estou operando por aparelhos... :mrgreen:




hbfontes
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28652 Mensagem por hbfontes » Qui Jan 07, 2010 6:07 pm

Este texto resumi muito bem oque tem virado o FX-2. UM BANDO DE ESPECIALISTAS DE BOTECO QUERENDO PASSAR POR CIMA DOS QUE REALMENTE ENTENDEM POR UMA QUESTÃO E$$$$$TRATEGICA.

BRASÍLIA [ ABN NEWS ] - A compra de 36 aviões caças para a Força Aérea Brasileira – FAB, começa a gerar um debate no mínimo bizarro, porque ninguém duvida de que a opinião da Aeronáutica é a que tem que ser considerada, pelo seu peso técnico, mas circulam rumores de que o Presidente Lula quer dar seu pitaco em defesa dos aviões “Rafale” -produzidos pela empresa francesa Dassault - que teriam ficado em terceira posição na avaliação da FAB.

Relatório técnico da FAB, segundo o jornal Folha de São Paulo, teria avaliado as aeronaves das três empresas participantes da concorrência classificando os caças da sueca Saab em primeiro lugar, seguidos pelos aviões da americana Boeing e, por último, pelas aeronaves da francesa Dassault.

Até o ministro da Defesa, Nelson Jobim, está sendo lembrado para dar seu voto de minerva nessa disputa intestina, que envolve um lobby gigante de suecos, norte-americanos e franceses, e que representa gastos do Brasil da ordem de 23 bilhões de dólares, segundo estimativa do próprio Presidente Lula, quando anunciou a disposição brasileira de investir em helicópteros e caças.

Considero esse debate bizarro, porque mostra que não há unidade de pensamento dentro do governo brasileiro para um gasto que dotará o País de equipamentos de defesa capazes deprojetarem-no à condição de uma das maiores potências bélica do mundo, embora sua Constituição faça referência à necessidade de se defender, e não de atacar.

Ridículas enquetes, encomendadas pelos lobistas de todos os lados, procuram ouvir a opinião de internautas sobre qual é o equipamento ideal para a Força Aérea Brasileira e qual empresa será a vencedora, como se esse assunto altamente técnico e estratégico estivesse ao alcance do entendimento de simples cidadãos.

É um absurdo que não haja um pensamento coeso, harmônico e definido entre a Presidência, a FAB e o Ministério da Defesa - que representa os três comandos militares - e que as negociações corram livremente ao sabor de alguns grupos do mercado mundial de armamentos, sem que o Congresso Nacional, que representa o povo brasileiro, seja consultado oficialmente.

O presidente Lula não parece disposto a dizer “não” ao Presidente da França, Nikolas Sarkozy, com quem tem conversado como se Brasil e França fossem dois vizinhos políticos e geográficos.

Tanto ruído numa decisão de governo só serve para demonstrar que o País ainda não está preparado para ser membro do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas e atuar como potência militar mundial.

Fonte: Agência Nacional de Nóticias - Feichas Martins [*]

[*] Feichas Martins, articulista colaborador da ABN NEWS - Agência Brasileira de Notícias, é Palestrante, Jornalista, Mestre em Ciência Política pela UnB, Professor Universitário, Especialista em Planejamento Político-Estratégico e Consultor Político-Eleitoral. É membro do Comitê de Ética e de Liberdade de Expressão da Federação Nacional da Imprensa [Fenai-Faibra] e da Associação Brasiliense de Imprensa [ABI-DF].




"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons." (Martin Luther King)
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28653 Mensagem por Enlil » Qui Jan 07, 2010 6:08 pm

Bourne escreveu:
GDA_Fear escreveu: [009]
Cancela tudo e começa do zero, por dois motivos.

O primeiro é que estamos entrando na mudança de geração dos caças de combate. Portanto, se atrasou 15 anos para tentar decidir alguma coisa, que deveria estar pronta na década de 1990, que se espere até 2020 para adquirir um caça de quinta geração que vai estar em serviço na FAB para os próximos 30 - 40 anos. Inclusive estando tecnológica e conceitualmente consoante com as outras forças aéreas. Para cobrir o gap que se encontre um caça tampão, se possível interligado com o caça de quinta geração, ou seja, de preferência do mesmo país de origem e que use filosofias e armamentos parecidos.

Os que forem comprados agora estarão entrando em obsolecencia quando a FAB estiver aprendendo a operá-los e, portanto, adquirir mais que 36 unidades vira literalmente comprar um fusca novo. Se é para adquirir algo que seja barato e complementar aos caças de quinta geração e, assim, possa ser interessante adquirir novas unidades no futuro, mesmo não sendo a primazia da força, mas que cumpre o seu papel.

O segundo é que a seleção virou uma zona. Não parece que tenha um foco claro, uma estruturação do processo que leve a escolha de algum candidato que os os questionamentos sejam mínimos e possa ser aprovado no congresso sem escandá-los. O que foi feito até agora é uma inabilidade tremenda por parte do governo Lula, mesmo que alguns considerem estratégias do mais fino trato, são ações que não cabem em uma seleção dessas que deveria prezar pragmatismo e transparência.

Os caças da short list são muito estranhos. Se tudo que falam do Rafale, Super Hornet e Gripen é verdade, o que estão fazendo lá. Se o Rafale é caro e a FAB não tem condições de operar, por que foi selecionado? Se os norte-americanos não transferem tecnologia, por que adicionar aos finalistas se não podem vencer? Se o Gripen NG não existe e é arriscado, por que diabos colocaram entre os finalistas. Por que não escolheram outros?

Cansei.
Há, pois é, o short-list... Esse Lula :roll:...




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28654 Mensagem por Booz » Qui Jan 07, 2010 6:09 pm

Um dado confidencial: Disseram-me que um certo estancieiro, que seria conhecido como "Dom Dienecesvensson", e que seria dono de uma concessionária de venda de carros usados, da marca, "Volvo", estaria por trás de toda a campanha de venda do "mygga* armado".
A conferir. :mrgreen:

Imagem

Flagrante dado por nossos espíões: momento em que Dom Dienesesvensson cortejava a senhora Phabiana da Silva em um "festa branca" da oficina, "Zanhos e Tordilhos, nº 01"


(*) Mosquito em sueco seus incultos.




Imagem
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28655 Mensagem por Penguin » Qui Jan 07, 2010 6:10 pm

DATE:07/01/10
SOURCE:Flight International
Leaked report: Brazilian air force 'wants Gripen'


Brazil's F-X2 fighter programme could be the subject of further delays, after a summary of the air force's 30,000-page evaluation report was leaked to one of the country's leading newspapers.

The Folha de São Paulo newspaper reported that the air force's F-X2 procurement programme committee has ranked Saab's Gripen NG as its first-choice candidate for the deal, initially for 36 aircraft, due to its lowest acquisition and operating costs. It is followed closely by Boeing's F/A-18E/F Super Hornet Block II.

The report confirms rumours that have been floating since October 2009 and heightens tensions between the air force and President Luiz Inácio Lula da Silva. Late last year the Brazilian president stated his preference for the Dassault Rafale, which was reportedly ranked third by the service.

Air force sources have raised concerns that a decision could be deferred until after this year's presidential elections, or that the long-running fighter selection process could be postponed again.

Imagem

The leaked summary suggests that the F3-standard Rafale was ranked last because of its high purchase price and operating costs. A related technology transfer package - a key element of the F-X2 selection criteria - was also deemed inadequate, the report says. Embraer is believed to have shown little interest in participating in production of the Rafale, after it was offered the opportunity to manufacture the wings for Brazilian examples.

Saab claims that its Gripen NG proposal - which is backed by the governments of Sweden and the UK - will provide higher technology transfer yield for Brazilian companies. Selex Galileo on 5 January announced that it has signed a memorandum of understanding with local firm ATMOS Sistemas to develop active electronically scanned array radar technologies to Brazil.

Selex, which is developing its Vixen 1000E/Raven ES-05 for use with the Gripen NG, says the relationship could also cover AESA systems for other fixed-wing aircraft, helicopters and unmanned air vehicles.

Following the news report, the air force issued a statement saying that while its evaluation report of the fighters has been completed, it has not yet been forwarded to the defence ministry for assessment. A Dassault source says that such local press reports should be "handled with caution".

Although the F-X2 programme initially covers the purchase of 28 single-seat fighters and eight mission-capable trainers to equip three squadrons, it could eventually rise to up to 120 aircraft. The selected type will replace the air force's Alenia/Embraer AMX strike aircraft, upgraded Northrop F-5EM/FMs and Dassault Mirage 2000C fighters.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28656 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Qui Jan 07, 2010 6:17 pm

Morte aos cães suecos! Morte!
Aos camelos com eles, aos camelos!




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28657 Mensagem por FCarvalho » Qui Jan 07, 2010 6:18 pm

A turbulência dos caças PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator
Qui, 07 de Janeiro de 2010 13:57

As negociações nunca passaram de negociações; a haver "decisão política", não haveria abertura de negociações, no sentido que o próprio Lula lhes deu



A CONTRADIÇÃO entre a preferência especializada da FAB pelo caça sueco Gripen e, de outra parte, a motivação "política" de Lula para compra do avião francês Rafale leva -entre jornalistas, políticos e no próprio governo- a uma quantidade grande de equívocos e precipitações. A começar da ideia, como assegurava anteontem um comentarista de TV, de que, "se o presidente quiser comprar o Rafale", a despeito do parecer da FAB, "tem todo o direito de fazer isso". Não, não tem essa liberdade.

Tal ideia, muito difundida, decorre da preliminar de que Lula haveria dito, depois de encontro com o presidente Sarkozy, querer ou ter decidido comprar o caça francês. E, a partir de então, ter reafirmado, com a constante repetição também do ministro Nelson Jobim, que "a decisão será política", e independente da avaliação técnica, orçamentária, de absorção tecnológica e tático-estratégica da FAB.

Lula não disse querer ou haver decidido comprar o Rafale. O que comunicou de público, a propósito da conversa com o presidente francês em Brasília, por ocasião do Sete de Setembro do ano passado, foi "a decisão de abrir negociações para compra de aviões Rafale".

As negociações nunca passaram de negociações. A FAB não quis que ficassem restritas ao caça francês, no que foi acompanhada por investidas imediatas dos fabricantes do F-18E (Boeing) e do Gripen (Saab).

E, apesar de todas as pressões, levadas ao ponto de Nelson Jobim, em desespero de causa, querer impedir a FAB de pareceres comparáveis dos aviões entre si, nada pôde passar de negociações. Nas quais as condições do Rafale foram melhoradas várias vezes por Sarkozy, premido pela necessidade de conseguir a primeira venda desse caça (derrotado em todas as concorrências de que participou) e de recuperar parte do auxílio governamental ao enfraquecido fabricante Dassault.

As conclusões da FAB sobre os três concorrentes nada têm a ver com o impasse, entre os comandantes militares e Lula, em torno do Plano Nacional de Direitos Humanos e sua pretendida Comissão da Verdade. A FAB apenas recusou-se a não fazer o seu papel, e o fez.

A haver "decisão política", não haveria negociações, no sentido que o próprio Lula lhes deu. Seriam dois os motivos para a propalada "decisão política". O primeiro é o propósito de adotar uma aliança estratégica com a Europa, selecionando a França, para substituir a compulsória aliança com os Estados Unidos, o que é fácil deduzir da Estratégia de Defesa Nacional elucubrada por Mangabeira & cia.

O outro motivo é permutar, com o novo par na aliança estratégica, os altos negócios do seu interesse pelo apoio que dê, com o cacife de membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, à entrada do Brasil nesse círculo.

O primeiro motivo é de fundamentos mais do que duvidosos. Os estrategistas do Planalto parecem esquecer que a França tem com os Estados Unidos uma aliança militar -a Otan- muito dificilmente superável em favor do Brasil, supondo-se uma contraposição mais séria entre nós e os EUA (hipótese que também se pode deduzir do tal plano estratégico).

O segundo motivo não é menos inconvincente. Até hoje, os Estados Unidos recusaram-se a apoiar a entrada do Brasil no Conselho de Segurança. Têm nisso a companhia da Rússia. A última coisa a pensar-se, então, é que aceitariam a entrada de um país que, por força de uma "aliança estratégica", tenderia a ser sempre parceiro de outro integrante do círculo. Percepção em que os EUA têm outra vez a companhia da Rússia.

Além da aliança militar na Otan, a França é parte também de uma aliança política, a cujos objetivos integrou a sua estratégia nacional: é a União Europeia. Agora com sua Constituição, com presidência, com política externa própria e cada vez mais influente nas relações internacionais -enfim, uma aliança política que a França jamais transgredirá em favor de uma "aliança estratégica" com o Brasil.

A maior aproximação com a França pode ser muito conveniente. Mas não nas condições assombrosas, financeiras e outras, para a compra dos Rafale. Já basta o negócio feito com submarinos franceses e com a pretendida colaboração em projetos nucleares.

E não esqueçamos que Lula não pode fazer alianças internacionais, estratégicas ou não, por decisão pessoal. A Constituição exige que sejam submetidas ao Congresso. E as torna passíveis de exame pelo Judiciário, com a possibilidade de consequências graves para o presidente que viole as exigências constitucionais.

Fonte: Folha de S. Paulo - Janio de Freitas




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28658 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jan 07, 2010 6:18 pm

jp escreveu:Deprimente. É assim que se trata uma política de estado entre instituições que deveriam manter um mínimo de dignidade? Claro, quando falo, "instituições", é apenas genérico pois quero mesmo dizer: alguns dos seus membros.

Um açude que represava assunto restrito foi furado para deixar esvair informações por picuinhas pessoais - com uma ajudinha de fora e prenhe de interesses muito além do que se imagina. Fosse num país sério cabeças já tinham rolado. Mas, fosse em um país sério cuecas seriam, apenas, peça íntima do vestuário masculino.
O que podemos inferir disto é que algumas pessoas, com anos de adestramento para pautar-se na honradez e franqueza deixaram-se cooptar por alienígenas para fazer, exatamente, tudo aquilo que acusam o governo de fazer, e os políticos em geral. Ou seja: baixaria, contra-informação rasteira, esfacelamento da pirâmide institucional, corrupção moral e mais ítens desses aleijões peculiares aos políticos (maus).

O que podemos esperar disto?
É como alguém pisar na merda. Vai lavar-se, esfregar os pés com sabonete (francês no caso), mas vai feder por muito tempo. Isto traz um enorme custo institucional.
Só para elencar uma diferença: nos EUA, o último cara que peitou o governo, e era um herói dentro de um instituição respeitadíssima em todo o país, foi à fábrica da Hering buscar seu pijama de bolinhas e teve fragorosa derrota nas urnas (eles não perdoam mesmo).

Quanta falta de sapiência política.

O EB, aqui mesmo criticado por sua - aparente - lentidão já assinou o contrato para o controvertido GuraniTupiXavante ou sei lá que tribo. Namora, escondidinho no cinema, um sistema de defesa aérea.
A MB calou a boca da discordância interna, unificou o discurso olhou o futuro e, se algusn achavam que estava com um limão às mãos disse: "tudo bem!". E esta fazendo uma limonada. Segue para um projeto colossal e sem precedentes na AL.

E a FAB?
Esta foi exposta por dois ou no máximo três. Não merecia! Ainda que toda a força tenha razão, não seria este o caminho. Ao se chegar a um certo patamar é receita de caderninho saber quando e de que maneira agir.
Será que esses caras, uma meia dúzia de dois, não levaram em conta os DEZ anos de FX? Será que esqueceram que o sosciológo de Harward empurrou a trolha e deixou a FAB no caminho do atraso e dos "mitingas"?
Que a moderação me desculpe e estou cônscio - e acato - uma punição: MAS, PUTA QUE O PARIU!

A continuar o governo dos companheiros a fábrica da Hering vai criar dois ou três novos modelos.

E o pior de tudo é que chego a achar que isto seria o "menos ruin" a acontecer. Quer dizer, eu cheguei mesmo ao fundo do poço.
Concordo com voce amigo... e 'e esse o problema... honestamente nao 'e de hoje que a FAB faz as peripecias dela... lembrar que a MB ainda nao pode operar aeronaves de asa fixa baseadas em terra, s'o em PA e foi uma luta de pau de dar em doido para os caras conseguirem os A-4 da vida.

Essa e outras dao um panorama triste de uma FAB que insiste em se manter ancorada com o atraso.

Felizmente ela nao 'e toda assim (como voce disse, meia duzia de 2 ou 3)... mas que atrapalham.

Nessas horas... tem que trancar todo mundo em uma sala e sair de la unidos como tem que ser!

Na boa, nessas horas o Jaspion tem que mostrar a que veio e justificar o contra-cheque dele.

Mas esse sou eu. Porque ao que parece at'e o MD de uma maneira ou outra esta' fazendo o seu trabalho.

Eu nunca vi isso... os caras estao na boca de ter aeronaves ultra modernas e ficam titubeando com a bola na linha do Gol... vai ser cabe'ca de bagre assim l'a na TAB... Jesus!

[]s
CB_Lima




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28659 Mensagem por Mapinguari » Qui Jan 07, 2010 6:20 pm

Bender escreveu:
Cunha escreveu:Apenas recapitulando os dois posts matadores do Marino para evitar aquela avalanche de disse me disse destes últimos dias.
Repetindo:
Excelentes posts do Marino!
Só que sabemos que essa parte em vermelho não é verdade. Autonomia idêntica aos demais concorrentes, o Gripen NG tem. Poder se transformar em arma de ataque, também. Afinal, todos os três são caças polivalentes.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28660 Mensagem por Enlil » Qui Jan 07, 2010 6:21 pm

Franz Luiz escreveu:
Santiago escreveu:São Paulo, quinta-feira, 07 de janeiro de 2010


ELIANE CANTANHÊDE

Ranking or not ranking?

BRASÍLIA - O ministro Nelson Jobim avisa que a Aeronáutica NÃO FARÁ um ranking dos três caças supersônicos finalistas para renovar a sua frota, apenas analisará critérios individualmente e jogará a maçaroca para Lula decidir.
O problema é que a Aeronáutica JÁ FEZ um ranking, com seus especialistas, ouvindo empresas interessadas (Embraer à frente), consumindo quase um ano e 30 mil páginas: o sueco Gripen NG ficou em primeiro; o F-18, dos EUA, em segundo; o francês Rafale, em último.
E agora, José?
Um representante dos EUA ou da França (não conto) usou uma provocação parecida com a do ministro francês Hervé Morin contra o Gripen NG: "O Brasil prefere um Mercedes ou um fusquinha?". A resposta parece óbvia, mas não é.
Um país rico, belicoso, que invade o Paquistão e o Afeganistão sem cerimônia, certamente prefere o Mercedes. Mas, no Brasil, bonachão e de Orçamento apertado, é um luxo caro e sem sentido.
Talvez o mais adequado, como a FAB diz, seja um fusquinha mesmo: um avião menor, mais leve, pela metade do preço, custo de manutenção mais baixo e capaz de cumprir bem a função de vigilância e eventual ataque. Além de trazer tecnologia mais diretamente, com ramificação para a indústria privada e boas chances de negócios.
Assim: os engenheiros e técnicos brasileiros participam do projeto já a partir do desenho e na implementação, aprendem tudo sobre componentes e integração de sistemas e se tornam aptos à fabricação nacional, podendo transformar o país em plataforma de vendas para África e América Latina.
E o fator preço não é irrelevante.
O governo Lula acaba em um ano, mas a dívida fica, assim como o custo de manutenção por 30 anos -vida útil de um brinquedinho assim.
Quem paga? A FAB. Que, por tudo isso, conclui que um fusca zero, de última geração, está de bom tamanho para um país como o Brasil.

elianec@uol.com.br
Bom dia Santiago e demais amigos

Triste é a repórter dizer que um fusquinha serve para batalha.
Como podemos ver neste tipo de análise com intenção de formar opinião
é que mostra bem o que o lado político dela vê na defesa.
Brinquedinhos para militares infantis ficarem calados brincando.
Esta é a visão estratégica do lado que ela defende.

um abraço

Franz
E pensar q essa é a "fonte" q tanto alguns têm defendido aqui :roll:... Ainda se fosse só o pessoal da "superfície", o "peão" de cada dia, q mal lê data de validade de lata de ervilha no supermercado, mas não, são pessoas q deveriam se diferenciar do efeito manada via "notícias" q saem em uma mídia "insuspeita", com histórico e interesses políticos conhecidos...




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28661 Mensagem por Mapinguari » Qui Jan 07, 2010 6:23 pm

P44 escreveu:já trancavas este tópico oh Túlio :mrgreen: (pelo menos até domingo)
Concordo. Eu leio três páginas pensando que estou indo bem e, quando percebo, já tem mais dez páginas ALÉM das que já li! [003]




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28662 Mensagem por Mapinguari » Qui Jan 07, 2010 6:27 pm

Wolfgang escreveu:
gomugomu escreveu:Saab: ‘estamos propondo fazer o bolo juntos’


O diretor-geral da Saab no Brasil, Bengt Jáner, reafirmou ontem que o projeto do caça sueco Gripen NG para a renovação da frota da Força Aérea Brasileira (FAB) é o mais interessante para o governo do País porque representará um salto tecnológico para a indústria aeronáutica do Brasil. Jáner argumentou que os projetos da França e dos Estados Unidos já estão prontos, enquanto o sueco está em fase de desenvolvimento, o que dá margem a “uma transferência de tecnologia inigualável”. “Estamos propondo fazer o bolo juntos.” A proposta da empresa sueca teria sido a melhor em relatório preliminar do Comando da Aeronáutica.
“Fizemos uma proposta interessante não só do ponto de vista técnico e industrial, mas também de transferência de tecnologia”, afirmou Jáner, que não teve acesso ao relatório da Aeronáutica que avaliou as propostas de fornecimento de 36 caças para a FAB. “O nosso projeto é diferente dos outros dois, que já estão prontos. Nós estamos propondo desenvolver um projeto em conjunto com o Brasil entre a Saab e a Embraer”, disse o diretor da Saab. Em sua estimativa, a parceria entre Brasil e Suécia deverá levar à produção de 2.500 caças nos próximos dez anos.
FONTE/FOTO: O Estado de S. Paulo/Agência Brasi



Quer dizer que o bolo ainda está no livro de receitas?


Vamos fazer um bolo Caracu?????
Não pode. Esse bolo os franceses já têm a receita e querem vender para o Brasil.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28663 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Qui Jan 07, 2010 6:30 pm

orestespf escreveu:
Gandalf escreveu: Uepaaaaa...se for verdade acertei na minha opinião semi-profética (leia-se chute de quem não não sabia uma questão da prova)....uhauahuahauahuahuahu

agora falando sério, no fundo, no fundo, no fundo creio que a FSP passará o maior vechame de sua história já já....escrevam

imaginem a surpresa na hora que abrirem o relatório e estiver escrito Rafale em primeiro lugar...será cômico
De certa forma já está passando vexame sim, pois até a Globo em seu JN (de hoje) fala da matéria da FSP para em seguida dizer que saiu uma nota da FAB, confusa, mas que foi desmentida pelo MD em nota (acho que dirigida a própria Globo), um desmentido parcial, mas desmentido sim.

Fico triste pela pancadaria que a Eliane Cantanhede está sofrendo, gostem ou não, ela é uma boa jornalista e uma das poucas que cobrem a área de defesa. Comete seus escorregões, como o Godoy, mas não gosto de ver ninguém atirando pedras em que faz seu trabalho e faz de tudo para levar a notícia (não necessariamente a informação correta, não por culpa, claro) a quem é leigo, sem falar que estes jornalistas (que cobrem o assunto defesa) são, de certa forma, pioneiros na mídia moderno no que tange ao assunto defesa na mídia aberta. Meu total apoio a Eliane e todos os jornalistas que cobrem o assunto, errando ou acertando, ao menos tentam. Só são lembrados quando erram, mas quando acertam aparece alguém dizendo que "alguém disse" (caem no esquecimento).

Falo isto independentemente do teor do conteúdo, visto que muitos irão aplaudir (por pura torcida) e vários irão apedrejá-las (idem). Supondo verdade a info da Eliane e supondo que haja tempo e permissibilidade para os franceses abaixarem os preços, bem, dirão que a Eliane errou. :? :?
Discorsdo, caro Orestes.

Jornalistas possuem o dever de saber algo além do básico, sobre um assunto, para informar.
A Senhora Eliana Catenhede, nada sabe!
Escreve as maiores asneiras, absurdos e especulações alucinadas. Portanto, as críticas intensas que ela recebe são justas. Afinal, porque seríamos nós, solidários com um esforço amesquinhado e fracassado desta senhora, salve o caso, de ter a mesma segundos interesses em publicar estas notas dadas ao erro e equívoco. Seria este, o intento dela? Desta mídia, tudo é possível, sabemos todos. Além do mais, o Godoy apanha sem cessar por aqui, e ele não comete, sejamos justos, as mesmas trapalhadas desta senhora.

Ao contrário meu caro, melhor seria que o Fórum DB abrisse um espaço dedicado, às críticas dirigidas por nós aos jornalistas e a imprensa não especializada. Pois, caso estes aqui se registrassem, poderiam ler e tomar ciência do ridículo que passam, cada vez que tentam preencher suas pautas com assuntos relativos à defesa.


Que Eliane seja jogada aos cães! Rasguem-na toda! Rasguem-na!




Editado pela última vez por Ilya Ehrenburg em Qui Jan 07, 2010 6:33 pm, em um total de 1 vez.
Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
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Mapinguari
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28664 Mensagem por Mapinguari » Qui Jan 07, 2010 6:32 pm

AlbertoRJ escreveu:Favorito da FAB, caça da Saab não voou e existe só no papel
Publicada em 07/01/2010 às 00h01m
José Meirelles Passos


RIO - O vazamento do informe técnico da Comissão Coordenadora do Programa Aeronaves de Combate (Copac) expôs claramente que a preferência pelo avião Gripen NG, da sueca Saab , se deu através de uma comparação míope, segundo fontes do setor. Isso porque o quesito com maior peso nessa escolha - o preço do jato - leva em conta apenas o valor do avião, enquanto os preços do Rafale, da francesa Dassault, e do F/A-18 Super Hornet, da americana Boeing, abrangem tanto a aeronave quanto o armamento. ( A decisão sobre a compra dos caças deve ser técnica ou política? Dê sua opinião )

Este é o motivo pelo qual o Gripen NG aparece como sendo equivalente à metade do valor do jato francês (que custaria US$ 70 milhões, enquanto o americano sairia por US$ 55 milhões). Pilotos da Força Aérea Brasileira e alguns brigadeiros, que dão preferência ao jato da Boeing, dizem que a proposta sueca "é honesta, mas de alto risco". O problema básico é o de que o avião da Saab existe apenas no papel. Ainda não voou. Não há sequer um protótipo pronto. Os outros dois jatos já operam há anos. ( Infográfico: Os concorrentes na disputa )

Outro detalhe intriga o Palácio do Planalto, que se inclina mais para o avião francês : o fato de que nem o próprio governo da Suécia se comprometeu a comprar o jato da Saab:

- Se ele é tão bom, por que não compram logo? - perguntou um funcionário federal que acompanha a licitação.

Um terceiro fator comprometeria a oferta sueca: tanto o motor quanto o software utilizados no Gripen NG são made in USA. Ou seja: ao optar por esse avião, o Brasil teria de pedir autorização de transferência de tecnologia aos EUA. A proposta americana tem como principal isca a oferta de a Embraer vir a fabricar as asas e a fuselagem do F/A-18 Super Hornet. Além disso, a Boeing abriria à indústria brasileira o acesso à sua linha completa de produtos (caças, helicópteros e satélites).

A França, por sua vez, prometeu uma transferência irrestrita de tecnologia do Rafale. E, além disso, se dispõe a transmitir os segredos de fabricação de mísseis, permitindo ao Brasil produzir o armamento a ser utilizado no caça.


http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/0 ... 479962.asp
Olha aí a Dassault reagindo!
Claro que o PRick não fará nenhuma reprimenda a essa matéria. Afinal, é favorável ao Rafale!
E a proposta do Gripen NG é de US$ 70 milhões incluindo armas.




Mapinguari

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brisa

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28665 Mensagem por brisa » Qui Jan 07, 2010 6:33 pm

Segundo o Prick a França não faz bolos.... e tambem não os toma... :twisted: .... la,.... somente tortas, sendo a mais famosa a TorTatin :wink:

......interessante torta de maçã ao avesso..... não muito gostosa.....




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