Página 191 de 240
Re: Nova Aquisição EB II
Enviado: Sex Fev 21, 2014 10:06 am
por marcusv
Pois e, este e o maior misterio dentre os projetos do Ctex, todos evoluiram positivamente, mas o Alac .........
Re: Nova Aquisição EB II
Enviado: Qui Fev 27, 2014 8:39 am
por Brasileiro
marcusv escreveu:Pois e, este e o maior misterio dentre os projetos do Ctex, todos evoluiram positivamente, mas o Alac .........
Até onde eu soube, estava pronto e chegou até a fase de lote piloto.
Mas depois, aparentemente mudou-se alguns requisitos quando do lançamento dos ROC (que eram diferentes dos requisitos de quando se começou a desenvolver a arma) e aí tiveram que mudar o projeto. Havia também um projeto de munição termobárica.
Na verdade, até alguns anos atrás o CTEx era bastante transparente quanto a seus projetos, e frequentemente lançava alguns boletins com notícias e muitas novidades, mas depois parou e agora sequer atualiza seu site. Parece coisa de general xarope que não gosta que divulga nada.
abraços]
Re: Nova Aquisição EB II
Enviado: Qui Mar 06, 2014 4:17 pm
por WalterGaudério
Brasileiro escreveu:marcusv escreveu:Pois e, este e o maior misterio dentre os projetos do Ctex, todos evoluiram positivamente, mas o Alac .........
Até onde eu soube, estava pronto e chegou até a fase de lote piloto.
Mas depois, aparentemente mudou-se alguns requisitos quando do lançamento dos ROC (que eram diferentes dos requisitos de quando se começou a desenvolver a arma) e aí tiveram que mudar o projeto. Havia também um projeto de munição termobárica.
Na verdade, até alguns anos atrás o CTEx era bastante transparente quanto a seus projetos, e frequentemente lançava alguns boletins com notícias e muitas novidades, mas depois parou e agora sequer atualiza seu site. Parece coisa de general xarope que não gosta que divulga nada.
abraços]
A questão que me chegou aos ouvidos em 2011(LAAD) foi que houve
constrangimento com os Suecos por questões de patente, pois o ALAC foi "baseado" no AT 4CS da Bofors...
Re: Nova Aquisição EB II
Enviado: Qui Mar 06, 2014 6:52 pm
por Marechal-do-ar
WalterGaudério escreveu:houve constrangimento com os Suecos por questões de patente, pois o ALAC foi "baseado" no AT 4CS da Bofors...
Se essas patentes algum dia foram trazidas ao Brasil já expiraram há quase 10 anos, então, por que o constrangimento?
Re: Nova Aquisição EB II
Enviado: Qui Mar 06, 2014 6:53 pm
por irlan
Houve engenharia reversa?
Re: Nova Aquisição EB II
Enviado: Qui Mar 06, 2014 7:02 pm
por Marechal-do-ar
irlan escreveu:Houve engenharia reversa?
Talvez, mas, e dai?
Re: Nova Aquisição EB II
Enviado: Qui Mar 06, 2014 10:23 pm
por FCarvalho
Seria tão mais simples, quanto mais fácil, apenas produzir-se sobre licença o AT-4, assim como o Carl Gustav, e suas diversas versões por aqui.
Ao invés de ficar pagando esse tipo de mico. Um lança-rojão e/ou um CSR, é algo tão comum e quase que tão simplório de se ter em uma tropa, que sinceramente acho que nem vale a pena todo esse esforço de uma "engenharia reversa" deste tipo de material. Deveríamos no preocupar sim é em desenvolver mísseis AC nacionais, em diversos modelos e usos, como Israel fez com o Spike.
No entanto, mais de vinte e poucos anos depois, ainda nem saímos de um reles míssil AC de infantaria - que nem linha de produção tem, além de protótipos e peças produzidas e contadas a dedo, e ainda assim para avaliações operacionais
- coisa que já existe há mais de 40 anos em qualquer exército mediano por aí, nem que sejam versões do tempo do brilhantina.
Mas o pessoal aqui adora reinventar a roda só para poder dizer 'fui que que fiz'.
abs.
Re: Nova Aquisição EB II
Enviado: Qui Mar 06, 2014 10:38 pm
por marcusv
Pois e, nao ouvi mais nada a respeito dos lotes entregues aos fuzileiros e ao exercito.....
Re: Nova Aquisição EB II
Enviado: Qui Mar 06, 2014 10:51 pm
por FCarvalho
E se perguntar, vão dizer que é segredo de estado.
abs.
Re: Nova Aquisição EB II
Enviado: Sex Mar 07, 2014 2:36 am
por Marechal-do-ar
FCarvalho escreveu:Ao invés de ficar pagando esse tipo de mico.
Foi mico quando os suecos descobriram?... Fingiram que não sabiam? Qual é... Eles estão no mercado de tecnologia a muito tempo para se importar com isso...
FCarvalho escreveu:Seria tão mais simples, quanto mais fácil, apenas produzir-se sobre licença o AT-4, assim como o Carl Gustav, e suas diversas versões por aqui.
Isso sim é mico, licenciar produtos com patentes expiradas, se alguém sugerisse isso os suecos iriam dar risada.
Re: Nova Aquisição EB II
Enviado: Sex Mar 07, 2014 7:16 am
por irlan
Se o EB fez engenharia reversa tá explicada a ação da SAAB,deveriam ter conseguido uma licença com os russos para a produçãod da família RPG, ou até mesmo ter se juntando a alguém com know-how e ter entrado no desenvolvimento de algo do tipo.
Re: Nova Aquisição EB II
Enviado: Sex Mar 07, 2014 8:08 am
por talharim
COMANDO LOGÍSTICO
EXTRATO DE CONTRATO No- 222/2013 - UASG 160069
Processo no- 25296322201253. PREGÃO SRP No- 48/2012. Contratante:
COMANDO DO EXERCITO -CNPJ Contratado:
01844555000506. Contratado : IVECO LATIN AMERICA LTDA -
Objeto: Aquisição de viaturas de transporte especializadas. Fundamento
Legal: Parágrafo único do art 61 da lei 8666/93. Vigência:
03/12/2013 a 02/04/2014. Valor Total: R$828.000,00. Fonte:
100000000 - 2013NE800776. Data de Assinatura: 03/12/2013.
(SICON - 06/03/2014) 160069-00001-2014NE800019
EXTRATO DE CONTRATO No- 275/2013 - UASG 160069
Processo no- 25296333201233. PREGÃO SRP No- 58/2012. Contratante:
COMANDO DO EXERCITO -CNPJ Contratado:
01844555000506. Contratado: IVECO LATIN AMERICA LTDA -
Objeto: Aquisição de viaturas de transporte especializadas. Fundamento
Legal: Parágrafo único do art 61 da lei 8666/93. Vigência:
19/12/2013 a 18/04/2014. Valor Total: R$873.000,00. Fonte:
100000000 - 2013NE800912 Fonte: 388000000 - 2013NE800914.
Data de Assinatura: 19/12/2013.
(SICON - 06/03/2014) 160069-00001-2014NE800019
EXTRATO DE CONTRATO No- 292/2013 - UASG 160069
Processo no- 25296333201233. PREGÃO SRP No- 58/2012. Contratante:
COMANDO DO EXERCITO -CNPJ Contratado:
01844555000506. Contratado: IVECO LATIN AMERICA LTDA.
Objeto: Aquisição de viaturas de transporte especializadas de suprimento.
Fundamento Legal: Parágrafo único do art 61 da lei
8666/93. Vigência: 19/12/2013 a 18/04/2014. Valor Total:
R$291.000,00. Fonte: 100000000 - 2013NE800982. Data de Assinatura:
19/12/2013.
(SICON - 06/03/2014) 160069-00001-2014NE800019
Re: Nova Aquisição EB II
Enviado: Sex Mar 07, 2014 11:02 am
por FCarvalho
Marechal-do-ar escreveu:FCarvalho escreveu:Ao invés de ficar pagando esse tipo de mico.
Foi mico quando os suecos descobriram?... Fingiram que não sabiam? Qual é... Eles estão no mercado de tecnologia a muito tempo para se importar com isso...
Tem coisas Marechal, neste mercado de tecnologia, que até por causa de um birra entre sócios, vira caso de brigas homéricas e contendas valendo alguns milhões.
FCarvalho escreveu:Seria tão mais simples, quanto mais fácil, apenas produzir-se sobre licença o AT-4, assim como o Carl Gustav, e suas diversas versões por aqui.
Isso sim é mico, licenciar produtos com patentes expiradas, se alguém sugerisse isso os suecos iriam dar risada.
E desde quando o AT-4 e Carl Gustav tem suas patentes expiradas? Fosse assim não estaria todo mundo no ocidente fabricando eles ao milhares? Inclusive nós? E mais, os suecos estariam preocupados em conservar sua própria linha de produção, melhorando e qualificando os produtos anos a fio visando o mercado externo, e sabendo que teria de concorrer com "produtos similares" talvez até mais em conta do que os seus?
abs.
Re: Nova Aquisição EB II
Enviado: Sex Mar 07, 2014 7:50 pm
por Marechal-do-ar
FCarvalho escreveu:E desde quando o AT-4 e Carl Gustav tem suas patentes expiradas?
Patentes tem validade máxima de 20 anos, e isso se levadas ao país "infrator".
FCarvalho escreveu:Fosse assim não estaria todo mundo no ocidente fabricando eles ao milhares?
Existe um custo de abrir uma linha de produção, exige esforço, para a maioria é simplesmente mais fácil comprar de quem já fabrica.
FCarvalho escreveu:Inclusive nós?
Estamos tentando a anos...
FCarvalho escreveu:E mais, os suecos estariam preocupados em conservar sua própria linha de produção, melhorando e qualificando os produtos anos a fio visando o mercado externo, e sabendo que teria de concorrer com "produtos similares" talvez até mais em conta do que os seus?
Melhorar o produto muitas vezes consiste em incluir novas tecnologias, com novas patentes mas, que eu saiba, o que o EB se baseou não é nada tão recente, melhorar a linha de produção torna os produtos mais baratos, mais fáceis de vender, mesmo que alguém consiga copiar o Carl Gustaf ou o AT-4 isso não significa que ele vá conseguir fabricar mais barato que a SAAB, apesar dos salários altos a produtividade na Suécia é bem alta.
Re: Nova Aquisição EB II
Enviado: Qua Mar 26, 2014 7:53 am
por talharim
COMANDO LOGÍSTICO
EXTRATO DE CONTRATO No- 17/2014 - UASG 160069
No- Processo: 64447004955201301.
PREGÃO SRP No- 14/2013. Contratante: COMANDO DO EXERCITO
-CNPJ Contratado: 04817052000106.
Contratado : YAMAHA
MOTOR DA AMAZONIA LTDA -Objeto: Aquisição de viatura de
transporte de pessoal tipo motocicleta. Fundamento Legal: Parágrafo
único do art 61 da lei 8666/93. Vigência: 24/03/2014 a 20/09/2014.
Valor Total: R$1.487.200,00. Fonte: 100000000 - 2014NE800057
Fonte: 100000000 - 2014NE800058. Data de Assinatura:
24/03/2014.
(SICON - 25/03/2014) 160069-00001-2014NE800019
DIRETORIA DE FABRICAÇÃO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
EDITAL DE PRÉ-QUALIFICAÇÃO
EDITAL DE PRÉ-QUALIFICAÇÃO No- 01 - DF/2014. No-
Processo (NUP): 64473.005235/2014-18.
Objeto: Pré-qualificação de
empresas interessadas em participar de certame para fornecimento da
Viatura Blindada Multitarefa - Leve de Rodas (VBMT-LR). Edital:
em 02/04/14 das 9hs às 12hs e das 13hs às 15hs. Endereço: Diretoria
de Fabricação - Praça Duque de Caixas, 25 - 7o andar, Centro, Rio de
Janeiro - RJ - CEP 20221-260, tel (21) 2519-5311, ou no sítio eletrônico
www.df.eb.br. Autorização: em 24/03/2014, por Gen Div
UBIRATAN DE SALLES, Diretor de Fabricação. Ratificação: em
24/03/14.
Gen Ex SINCLAIR JAMES MAYER
Chefe