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Re: FAB NEWS

Enviado: Sex Jun 01, 2012 3:49 am
por Carlos Lima
cassiosemasas escreveu:
Pablo Maica escreveu:Nunca tinha notado os sensores de contramedidas em um dos nossos Hercules, na lateral e na ponta da cauda. :)

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2012/05/C-130-na-maple-flag-foto-FAB-johnson_barros.jpg

Um abraço e t+ :D
interessante observação.
No bico da aeronave também.

Se eu não me engano isso apareceu depois da Modernização por conta de lições aprendidas quando estavamos dando apoio à ONU na África... a coisa ficou feia por lá com Hércules "pelado" (sem esses sensores).

[]s
CB_Lima

Re: FAB NEWS

Enviado: Sex Jun 01, 2012 3:55 am
por cassiosemasas
valeu Lima! [009]

Re: FAB NEWS

Enviado: Sáb Jun 02, 2012 9:14 am
por binfa
MAPLE FLAG - Sistema de autodefesa do C-130 é posto à prova

O exercício operacional internacional Maple Flag pode ser considerado o batismo de fogo para os sistemas de autodefesa da aeronave C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB). Após muito estudo e treinamento no Brasil, esta é a primeira vez que o sistema está sendo utilizado em uma operação de simulação total de guerra.

Durante as missões executadas no exercício, a aeronave do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1o GTT) se expõe a várias ameaças, tanto em solo quanto no ar. Em um cenário de guerra moderna, onde estão envolvidas aeronaves de caça, helicópteros e aviões radares, o C-130 brasileiro tem que se valer desse sistema para não ser destruído. Aliado à navegação à baixa altura, o sistema é a principal medida para se defender de ameaças inimigas.

A coordenação da Maple Flag disponibilizou na área de exercícios uma série de equipamentos com emissão de sinais infravermelho e radar, simulando ataques inimigos. Tais recursos tornam o ambiente de treinamento o mais próximo possível da realidade.

Para o Major Aviador Cláudio Faria, oficial de guerra eletrônica da equipe brasileira, aproveitar-se dessa infraestrutura é o maior ganho para a atividade de guerra eletrônica de todos os países, que poderão checar a eficácia de seus equipamentos. "Caso os equipamentos não funcionem, é possível discutir as possíveis causas do ocorrido. Ter essas informações é de vital importância para a equipe brasileira, já que o nosso C-130 ainda não tinha tido seu sistema exposto a simuladores de ameaças em um ambiente tão real como esse", afirma.

Sistema de autodefesa
O sistema de auto-defesa do C-130 da FAB é composto por um lançador de contramedidas flare e chaff, além de sensores e antenas que alertam a tripulação da chegada de sinais inimigos, conhecidos por MAWS e RWR.

Radar Warning Receiver (RWR) - Composto por quatro antenas, o RWR do Hércules brasileiro é responsável por receber sinais de emissões de radar, processando e classificando como amigos ou inimigos. Caso o sinal seja de uma aeronave inimiga, o RWR transmite a informação para o sistema de contramedida chaff da aeronave.

Chaff - São pedaços de metal extremamente finos lançados no ar em grande quantidade, formando uma nuvem de partículas metalizadas. Essa nuvem faz com que o radar do inimigo passe a não mais enxergar o avião. As Forças Armadas modernas também usam o chaff para despistar mísseis guiados por radar.

Missile Aproach Warning System (MAWS) - É um receptor ótico que identifica os sinais infravermelho de mísseis que buscam atingir as partes quentes da aeronave, como os motores. Ao receber esse sinal de ameaça, o MAWS alerta a tripulação sobre um disparo contra a aeronave.

O sistema brasileiro, além de identificar a aproximação desse tipo de míssil, também alerta o recebimento de laser, usado para guiar armamento antiaéreo. Ao identificar as ameaças, o MAWS passa a informação para o sistema lançador de contramedidas flare.

Flare - Seu funcionamento é muito semelhante ao chaff. O flare é composto de elementos pirotécnicos como o magnésio ou outro metal de fácil queima, com temperaturas maiores que a de um motor, fazendo com que o míssil inimigo vá para o flare e não mais para a aeronave amiga.

Uma vez detectado o míssil infravermelho, o avião se afasta rapidamente da posição onde estava e dispara o flare na tentativa de despistar o míssil inimigo, que seguirá a energia térmica vinda do flare.

http://farm8.staticflickr.com/7225/7317892990_57ce77c689_o.jpg

http://farm8.staticflickr.com/7239/7317875228_af9c0db93d_o.jpg

http://farm8.staticflickr.com/7228/7317893792_c4f3857713_o.jpg
Instalação de cargas de chaff e flare

http://farm9.staticflickr.com/8145/7317890888_e525a4eecb_o.jpg

http://farm9.staticflickr.com/8147/7317892264_649988be41_o.jpg
Sensores

http://farm8.staticflickr.com/7244/7317891582_515fa4f320_o.jpg
Sensor RWR

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... E0%20prova

Re: FAB NEWS

Enviado: Sáb Jun 02, 2012 9:39 am
por Matheus
Interessante um C-130 com todos estes apetrechos. Será que os R99 os tem?

Re: FAB NEWS

Enviado: Sáb Jun 02, 2012 1:38 pm
por Pablo Maica
Será que todos os modernizados receberam RWR e MAWS?




Um abraço e t+ :D

Re: FAB NEWS

Enviado: Sáb Jun 02, 2012 9:51 pm
por Carlos Lima
Pablo Maica escreveu:Será que todos os modernizados receberam RWR e MAWS?

Um abraço e t+ :D
Eu li em algum lugar que não eram todos, mas sem dúvida uma grande parte.

O número suficiente para atender as missões da FAB no exterior (o que faz sentido para mim :) ).

Mas é claro que a coisa pode ter mudado.

[]s
CB_Lima

Re: FAB NEWS

Enviado: Sáb Jun 02, 2012 11:49 pm
por binfa
Revista ASA nº 56 - pág. 14

Prosseguindo no seu programa de modernizações dos aviões C-130H Hercules da FAB, somente cinco aparelhos da frota não serão modernizados. Estes são o FAB 2454 (que será empregado como simulador após sofrer incêncio no sistema de pressurização no solo), e os FAB 2451, 2456, 2458 e 2459, que servirão até o vencimento de horas tendo suas peças utilizadas para reposição das outras aeronaves da frota.

Dos Hercules a serem desmobilizados:
2 são SC-130E (FAB 2458 e FAB 2459)
3 são C-130E (FAB 2451 + FAB 2454 + FAB 2456)

Dos SC-130E resta 1 SC-130E/H (FAB 2460) na ativa
8 C-130E adquiridos entre 1964 e 1968
3 SC-130E adquiridos em 1969
3 C-130H adquiridos entre 1975 e 1976
2 KC-130H adquiridos entre 1975 e 1976
3 C-130H adquiridos em 1987
10 C-130H adquiridos da AMI em 2001

Atualmente há no inventário 23 aeronaves entre ativas, inativas e acidentadas. Deste total, mais 5 serão desmobilizadas, conforme notícia da Revista ASAS nº56,

Re: FAB NEWS

Enviado: Dom Jun 03, 2012 12:24 am
por FCarvalho
binfa escreveu:Revista ASA nº 56 - pág. 14

Prosseguindo no seu programa de modernizações dos aviões C-130H Hercules da FAB, somente cinco aparelhos da frota não serão modernizados. Estes são o FAB 2454 (que será empregado como simulador após sofrer incêncio no sistema de pressurização no solo), e os FAB 2451, 2456, 2458 e 2459, que servirão até o vencimento de horas tendo suas peças utilizadas para reposição das outras aeronaves da frota.

Dos Hercules a serem desmobilizados:
2 são SC-130E (FAB 2458 e FAB 2459)
3 são C-130E (FAB 2451 + FAB 2454 + FAB 2456)

Dos SC-130E resta 1 SC-130E/H (FAB 2460) na ativa
8 C-130E adquiridos entre 1964 e 1968
3 SC-130E adquiridos em 1969
3 C-130H adquiridos entre 1975 e 1976
2 KC-130H adquiridos entre 1975 e 1976
3 C-130H adquiridos em 1987
10C-130H adquiridos da AMI em 2001

Atualmente há no inventário 23 aeronaves entre ativas, inativas e acidentadas. Deste total, mais 5 serão desmobilizadas, conforme notícia da Revista ASAS nº56,
Se eu ainda sei fazer conta :mrgreen: somando todos da lista temos um total de 29 KC-130E/H. Então, se tiramos cinco, sobram 24 na ativa. Alguma coisa nesta lista não bate. Ou então não sei fazer conta mesmo.

abs

Re: FAB NEWS

Enviado: Dom Jun 03, 2012 11:58 am
por sorrateiro 2003
Segundo me consta contavamos com 13 C 130, posteriormente foram adquiridos 10 C 130 Italianos, menos 5 desmobilizados , contamos entao com 18 C 130 , até a chegada do KC 390, fiquem ha vontade pra me corrigir se nao estiverem de acordo.

Re: FAB NEWS

Enviado: Seg Jun 04, 2012 8:35 am
por Snowmeow
binfa escreveu:Revista ASA nº 56 - pág. 14

Prosseguindo no seu programa de modernizações dos aviões C-130H Hercules da FAB, somente cinco aparelhos da frota não serão modernizados. Estes são o FAB 2454 (que será empregado como simulador após sofrer incêncio no sistema de pressurização no solo), e os FAB 2451, 2456, 2458 e 2459, que servirão até o vencimento de horas tendo suas peças utilizadas para reposição das outras aeronaves da frota.

Dos Hercules a serem desmobilizados:
2 são SC-130E (FAB 2458 e FAB 2459)
(...)

Dos SC-130E resta 1 SC-130E/H (FAB 2460) na ativa
(...)
3 SC-130E adquiridos em 1969
(...)
Nós tínhamos Sea Hercs? :shock:

Re: FAB NEWS

Enviado: Seg Jun 04, 2012 11:11 am
por saullo
Pessoal, teve acidentes e perdas operacionais na frota de C-130, afinal são anos e anos de trabalho.
Com essa reportagem, se compreende que perdemos 6 unidades, temos 23 e ficaremos com 18 operando.

Abraços

Re: FAB NEWS

Enviado: Seg Jun 04, 2012 12:28 pm
por Gerson Victorio
Minhas condolências à familia... :cry:
Nota Oficial – Acidente com avião da FAB em Pirassununga, no interior de São Paulo

O Comando da Aeronáutica lamenta informar que, nesta segunda-feira (04/06), às 07h05, ocorreu um acidente com uma aeronave T-27 Tucano da Força Aérea Brasileira na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). No acidente faleceu o Cadete Aviador André Rodrigues Silva.

O acidente ocorreu próximo da cabeceira da pista de decolagem, no início de uma missão de treinamento.

O Comando da Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.

Brasília, 04 de junho de 2012.

Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica


Fonte: CECOMSAER
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... 3o%20Paulo

Re: FAB NEWS

Enviado: Seg Jun 04, 2012 2:45 pm
por Carlos Lima
Meus pêsames pelo ocorrido :(

É sempre muito triste esse tipo de acidente.

:(

[]s
CB_Lima

Re: FAB NEWS

Enviado: Seg Jun 04, 2012 3:21 pm
por jambockrs
Meus prezados:
“O Comando da Aeronáutica lamenta informar que, nesta segunda-feira (04/06), às 07h05, ocorreu um acidente com uma aeronave T-27 Tucano da Força Aérea Brasileira na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). No acidente faleceu o Cadete Aviador André Rodrigues Silva.
O acidente ocorreu próximo da cabeceira da pista de decolagem, no início de uma missão de treinamento.
O Comando da Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.
Brasília, 04 de junho de 2012.
Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica”

Meus pêsames à família. Uma tão breve vida, (apenas 22 anos) cheia de sacrifícios em prol de um ideal, ceifada de uma forma tão brutal!
O cadete André tinha 100 horas de voo, era natural de Brasília e frequentava o 4º e último ano do curso.
Infelizmente repete-se a tragédia ocorrida no dia 21 de julho de 1987, quando um assento ejetável de um Tucano da FAB foi acionado involuntariamente.
A aeronave era tripulada por um experiente piloto da Força Aérea. O então capitão-aviador Ronaldo Rui Lobo César, natural do Pará, ingressou na AFA em março de 1974 e tinha mais de 2.000 horas de voo quando foi vítima de uma ejeção involuntária ainda no solo.
O capitão Lobo pertencia à Divisão de Ensaios em Voo do CTA (atual DCTA), onde atuava desde 1985 e sua promoção para major era esperada para os meses seguintes.

O capitão taxiava uma aeronave T-27 Tucano na pista de São José dos Campos por volta das 17:30h do dia 21 de julho de 1987. Surpreendentemente seu assento foi acionado, projetando-o para fora da aeronave. Por não ser um assento do tipo 0-0 (zero de velocidade e zero de altitude), não houve tempo suficiente para que o para-quedas fosse aberto.

Lobo sofreu fraturas diversas e graves ferimentos ao colidir com o solo. Atendido na Santa Casa de Misericórdia de São José dos Campos, Lobo não resistiu aos ferimentos e faleceu duas horas depois do acidente em função dos graves ferimentos.
O EMB-312 Tucano, na FAB T-27, possui dois assentos ejetáveis Martin-Baker modelo Mk8L. Estes assentos são mais simples, mais leves e mais baratos que os assentos tipo 0-0 dos caças de alta performance. O Mk8L não possui motor-foguete e depende de uma velocidade mínima de 60 nós para funcionar devidamente".
fonte: http://www.aereo.jor.br
Nos posts 4 e 7 de http://forum.contatoradar.com.br/index. ... ntry697008
a matéria é bem ilustrada. No vídeo do post 4, vê-se (em 0:47) o momento em que o piloto mostra o pino ao balizador.
A notícia a seguir, trás mais alguns detalhes sobre o acontecido.
Um cadete da Academia da Força Aérea (AFA) de Pirassununga (SP) morreu ao ser ejetado do assento de um avião modelo Tucano T-27, na manhã desta segunda-feira (4), segundo o tenente aviador Waldinei Carlos da Cruz Barbosa.

"Foi uma ejeção no solo. Não sabemos ainda se foi o cadete que causou ou um acidente", informou Barbosa.

Segundo nota divulgada pelo chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica em Brasília (DF), brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, o acidente ocorreu às 7h05 enquanto o cadete estava dentro da aeronave, próximo à cabeceira da pista, preparando-se para uma decolagem de treinamento.O cadete tinha 22 anos, era de Brasília e tinha 100 horas de voo. Ele estava na academia desde 2009 e cursava o último ano do curso de Formação de Oficiais Aviadores.A vítima foi socorrida ainda com vida até o hospital da AFA, mas não resistiu aos ferimentos. Ainda de acordo com a nota, o comando da aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.

FONTE: G1 4 jun 2012

Re: FAB NEWS

Enviado: Seg Jun 04, 2012 5:11 pm
por alcmartin
:( Nossos pesames a familia do guerreiro...