Re: Marinha da Alemanha
Enviado: Sex Abr 21, 2023 6:44 am
Novo capítulo na história alemã! Marinha começa a trabalhar no ‘maior navio de guerra de todos os tempos’ com cerimônia de corte de aço
Por Sakshi Tiwari -8 de dezembro de 2023
Um novo capítulo na história da Marinha Alemã começou com o Damen Shipyards Group cortando o primeiro aço para as fragatas F126, que deverá ser o maior navio de guerra já visto pela Marinha em várias décadas desde a Segunda Guerra Mundial.
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O Damen Shipyards Group e o NVL Group celebraram o início oficial da construção das fragatas F126 durante um evento realizado no estaleiro Peene em Wolgast, Alemanha.
No dia 5 de dezembro, o primeiro aço foi cortado de acordo com o cronograma, marcando um avanço significativo no projeto F126 – que deverá se tornar o maior projeto de construção naval da história da Marinha Alemã.
O projeto F126 entregue à Damen Naval foi lançado em junho de 2020. Visa a construção de quatro fragatas multifuncionais, com opção de mais duas posteriormente. As embarcações foram projetadas pela Damen Naval e seus parceiros nos últimos três anos e meio.
O projeto F126 é o “maior projeto de construção naval da história da Marinha Alemã”, segundo o fabricante. Estes navios serão os maiores combatentes de superfície a servir na Marinha Alemã desde a Segunda Guerra Mundial em termos de tamanho. O primeiro dos quatro barcos deverá ser entregue até 2028.
O CEO do Damen Shipyards Group, Arnout Damen, disse que o projeto F126 é uma importante contribuição para a soberania tecnológica das indústrias de defesa alemãs, holandesas e europeias. “A cooperação com nossos parceiros Blohm+Voss e Thales é excelente, e o projeto é agora reconhecido mundialmente como um dos mais emocionantes projetos de construção de fragatas.”
Com um deslocamento de mais de 11.000 toneladas e comprimento de 545 metros, as fragatas F126 serão as maiores da frota naval alemã. Espera-se que estes navios multi-missão sejam o maior trunfo da Marinha Alemã em vários anos, porque podem operar em qualquer lugar do mundo, desde climas tropicais a locais frios.
“Com as fragatas F126, a Marinha dispõe de um ativo moderno que, no futuro, pode servir como um efetivo dissuasor e de defesa para as nossas alianças e para a nossa segurança em todas as operações marítimas e áreas operacionais em todo o mundo”, sublinhou a Secretária de Estado Parlamentar, Siemtje Möller. MdB. As fragatas F126 são um recurso moderno para a Marinha Alemã.
De acordo com o plano, toda a construção dos navios ocorrerá em estaleiros alemães em Hamburgo, Kiel e Wolgast. O estaleiro Peene em Wolgast, parte do Grupo NVL, cuidará da estrutura metálica e da pré-montagem da popa.
Construído em Kiel, o navio de proa será montado junto com a popa antes de ser rebocado por mar para Blohm e Voss, em Hamburgo. Blohm e Voss em Hamburgo cuidarão do último equipamento, comissionamento, testes, envio e equipamento do sistema de bordo.
Além disso, os navios de guerra destinam-se principalmente a substituir a atual frota de quatro fragatas da Marinha Alemã, a classe F123 Brandenburg, que entrou em serviço em meados da década de 1990. As arcaicas embarcações F123 são equipadas com mísseis anti-navio Saab RBS-15 Mk 3 para adicionar força ao seu poder de combate existente. Inicialmente destinado à guerra anti-submarina, o navio recebeu atualizações e prolongamentos de vida útil desde 2010.
Isto torna a substituição destes navios envelhecidos ainda mais significativa, especialmente na sequência da invasão russa da Ucrânia, que causou agitação em toda a Europa e forçou os estados europeus a empreender uma modernização militar abrangente para satisfazer as necessidades de segurança da NATO.
Desde que a invasão foi lançada, a postura de defesa da Alemanha mudou e o seu orçamento de defesa expandiu-se. Relutante em comprar mais armas mais cedo, o país já fez vários pedidos, inclusive para o caça F-35 de quinta geração. O foco deve agora recair sobre a Marinha, de acordo com especialistas que observaram que a eficácia global da Marinha tem vindo a desmoronar.
O navio F126 está chegando para reforçar a Marinha Alemã
A classe F126 foi inicialmente planejada para ser chamada de Mehrzweckkampfschiff (MKS 180, ou Multi-Purpose Combat Ship 180), onde o 180 denotava o complemento da tripulação que acabou sendo reduzido.
Do ponto de vista do design, um complemento mínimo de tripulação ainda é essencial. Cada navio terá agora uma tripulação principal de 114 pessoas , que fará rodízio a cada quatro meses. Isto permitirá que o navio funcione constantemente por até dois anos, devido a uma arquitetura altamente automatizada e de baixa manutenção.
Dependendo dos requisitos específicos da Marinha Alemã, as fragatas F126 serão capazes de realizar uma ampla gama de tarefas utilizando módulos de missão. Damen afirma que esses módulos podem ser rapidamente substituídos “sem um longo período de comissionamento”.
Dois módulos ASW F126 MM estão sendo fornecidos à Marinha Alemã como parte de um acordo inicial, e sua função pretendida é “conduzir operações ASW de longo alcance e construir uma imagem extensa do subsolo”. Além disso, a Atlas Elektronik afirma que estes módulos conterão a “mais recente tecnologia de sonar ativo e passivo”.
Mesmo na sua configuração mais básica, os navios de guerra podem conduzir guerra antiaérea (AAW) e guerra anti-superfície (ASuW), graças ao sistema de gestão de batalha Thales Tacticos que liga todos os diferentes sensores e armamentos.
Não há confirmação de que os mísseis padrão SM-2 serão incluídos em uma função expandida de guerra antiaérea. Ainda assim, as armas escolhidas para as fragatas F126 consistirão em um sistema de lançamento vertical (VLS) Mk 41 de 16 células para até 64 mísseis Evolved Sea Sparrow Missile (ESSM) Bloco 2.
Oito lançadores de mísseis de ataque naval Kongsberg (NSM), dois lançadores de mísseis Rolling Airframe (RAM) para defesa de curta distância, um canhão principal de 127 mm que dispara projéteis guiados com precisão de alcance estendido Vulcano e dois canhões secundários Rheinmetall MLG27-4.0 de 27 mm também são incluído no projeto F126. Além disso, também é fornecido um hangar para helicópteros no convés.
A Marinha Alemã havia indicado em junho de 2022 que eventualmente gostaria de ver a opção de remoção de mais duas fragatas F126, para um total de seis. Os planos foram então anunciados para serem colocados em espera.
O contrato do F126 deverá fornecer à Marinha Alemã quatro navios entre 2028 e 2031, enquanto os dois restantes poderão ser adicionados posteriormente devido a decisões políticas.
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eu já acho esse navio absolutamente lindo.FCarvalho escreveu: Ter Mai 02, 2023 2:21 pm É um navio quadradão, mas mesmo assim não deixa de ter a sua beleza.
Prefiro estes ao modelos sem graça que se fez durante muito tempo nas últimas décadas.