"Notícias aéreas"

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Re: "Notícias aéreas"

#286 Mensagem por Brigadeiro » Qui Mai 08, 2008 2:32 pm

Muitos desses acidentes poderiam ter sido evitados caso o piloto tivesse feito uma segunda tentativa de pouso na pista ou se a distância entre os obstáculos no chão fosse adequada, de acordo com um relatório de segurança feito pela entidade, cuja sede fica em Genebra.
Infelizmente o problema se chama "FORÇAR A BARRA"... O piloto vê que não dá para pousar mas insiste em tentar, dá uma ciscada e pronto! Lá se vão dezenas ou centenas de pessoas por pura irresponsabilidade. A maioria vai por CFIT (Controlled Flight Into Terrain) - o piloto insiste em manter uma altitude muito baixa ou continua uma descida sem condições visuais e acaba batendo sem perceber.

Há dois professores da facul que tem sempre uma história sobre isso para contar. Um deles (ex-controlador de tráfego aéreo), perdeu um grande amigo que era piloto e morreu batendo numa montanha. Ele também tem muitas histórias de ver o plot sair da tela do radar porque o piloto achou que dava para descer mais um pouquinho...

Até mais!




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Re: "Notícias aéreas"

#287 Mensagem por alcmartin » Qui Mai 08, 2008 5:10 pm

cicloneprojekt escreveu:
Tigershark escreveu:06/05/2008 - 16h58 - Atualizado em 06/05/2008 - 17h02

Funcionário da TAM é atropelado por avião em São Luís
Avião passou por cima da perna de mecânico ao dar ré.
Em nota, empresa diz que funcionário apresenta quadro de saúde estável.
Do G1, em São Paulo, com informações da TV Mirante

Um funcionário da TAM foi atropelado por um avião por volta de 22h desta segunda-feira (5), em São Luís. O avião estava em solo, quando deu uma ré e passou por cima da perna de um mecânico.



A vítima operava o reboque responsável pelo transporte do avião da plataforma para a pista de decolagem.

O mecânico foi operado em um hospital particular de São Luís. Os médicos afirmam que precisam esperar 48 horas para analisar se haverá necessidade de uma nova cirurgia.

Em nota, a assessoria de comunicação da TAM afirmou que o funcionário foi prontamente socorrido e apresenta quadro de saúde estável. Os passageiros que estavam na aeronave envolvida no acidente receberam assistência da companhia e seguiram viagem em outra aeronave.

O vôo tinha como destino o aeroporto de Belém, no Pará.
Essa aí foi de lascar, atropelado por avião. O trem de pouso que atropelou o funcionário, só poderia ser então a bequilha. Tomara que escape dessa.
Boa noite, mestre!

Parece que era o mecanico, que acompanha o push back e a partida dos motores, andando a pé, plugado atraves de um fone p/a comunicação c/a cabine. Parece que ele tropeçou, e/ou o fio se enrolou na bequilha, puxando-o. A roda passou em cima da perna dele... :shock: :(
Triste, tomara que saia dessa da melhor forma...




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Re: "Notícias aéreas"

#288 Mensagem por WalterGaudério » Qui Mai 08, 2008 9:24 pm

alcmartin escreveu:
cicloneprojekt escreveu: Essa aí foi de lascar, atropelado por avião. O trem de pouso que atropelou o funcionário, só poderia ser então a bequilha. Tomara que escape dessa.
Boa noite, mestre!

Parece que era o mecanico, que acompanha o push back e a partida dos motores, andando a pé, plugado atraves de um fone p/a comunicação c/a cabine. Parece que ele tropeçou, e/ou o fio se enrolou na bequilha, puxando-o. A roda passou em cima da perna dele... :shock: :(
Triste, tomara que saia dessa da melhor forma...
Que coisa eim. Mas havia esquecido que realmente esses mecânicos de linha de Vôo acompanham a aeronave até aquela posição(que na MB chamamos de "neutro") em que o piloto dá a partida nos motores, mas não tinha ligado o fato de que o fazem por meio de um umbilical de comunicações, igualzinho era feito no Minas e agora no SP :shock: :shock: :? :?

Este tipo de trabalhador deve ter muita história para contar para os netos... :| :| :| :shock: :)




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Re: "Notícias aéreas"

#289 Mensagem por alcmartin » Sex Mai 09, 2008 2:57 pm

É vero, mestre. Tudo que fica perto de motor dando partida é chance...eu dou uma mão aos colegas de aeroclube, dando instruçào e checando quando precisam. E agora há pouco tempo, um instrutor amigo, cria minha, foi dar partida manual num PA18 (convencional, tipo paulistinha) e bobeou dando helice...ela girou c/os magnetos desligados!! Raspou a cabeça dele e bateu na mão!!! :shock: :shock:
Saiu tremendo, mas saiu barato!!!

PS-a proposito de motores, ontem assisti ao K19, sobre aquele sub russo, c/o Harrison ford e Ian Nelseen(acho...). Muito bom, mas aqueles reatores antigos pareciam ser "A" chance, hem?? :shock:

Abs!!




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Re: "Notícias aéreas"

#290 Mensagem por Brigadeiro » Sex Mai 09, 2008 3:25 pm

alcmartin escreveu:É vero, mestre. Tudo que fica perto de motor dando partida é chance...eu dou uma mão aos colegas de aeroclube, dando instruçào e checando quando precisam. E agora há pouco tempo, um instrutor amigo, cria minha, foi dar partida manual num PA18 (convencional, tipo paulistinha) e bobeou dando helice...ela girou c/os magnetos desligados!! Raspou a cabeça dele e bateu na mão!!! :shock: :shock:
Saiu tremendo, mas saiu barato!!!

Abs!!
Ele teve muita sorte, Comandante! Se tivesse pegado de jeito ele teria uma lesão grave... :?
Já aconteceu de uma vez eu, terminando um checklist para a partida e quando eu levei a mão no "starter" do Boero, me sai dois muleques correndo de trás do avião em direção à hélice... Eu tava no último item (verificação da área da hélice) e tomei um tremendo susto porque se eu tivesse acionado, poderia ter pego eles... Graças a Deus não aconteceu nada, mas o susto foi grande... :shock:

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Re: "Notícias aéreas"

#291 Mensagem por WalterGaudério » Sex Mai 09, 2008 3:41 pm

alcmartin escreveu:É vero, mestre. Tudo que fica perto de motor dando partida é chance...eu dou uma mão aos colegas de aeroclube, dando instruçào e checando quando precisam. E agora há pouco tempo, um instrutor amigo, cria minha, foi dar partida manual num PA18 (convencional, tipo paulistinha) e bobeou dando helice...ela girou c/os magnetos desligados!! Raspou a cabeça dele e bateu na mão!!! :shock: :shock:
Saiu tremendo, mas saiu barato!!!

PS-a proposito de motores, ontem assisti ao K19, sobre aquele sub russo, c/o Harrison ford e Ian Nelseen(acho...). Muito bom, mas aqueles reatores antigos pareciam ser "A" chance, hem?? :shock:

Abs!!

Esse filme aí é D+.

O nome do tio é Lian Neeson, o sujeito é bom mesmo. Sobre estees reatores russos de primeira geração escrevi um artigo a cerca de uns 6/7 anos atrás. Está muito técnico(até para mim), vou fazer um resumo resumido com linguagem acessível e postearei-o :shock: aqui.

O problema nãoera exatamente os reatores terem vocaçãopara bomba. Mas principalmente os procedimentos de segurança não serem aceitáveis nem mesmo para a equipe de desenvolvimento técnico que inventou o Clips(...)




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Re: "Notícias aéreas"

#292 Mensagem por alcmartin » Sex Mai 09, 2008 3:43 pm

Brigadeiro escreveu:
alcmartin escreveu:É vero, mestre. Tudo que fica perto de motor dando partida é chance...eu dou uma mão aos colegas de aeroclube, dando instruçào e checando quando precisam. E agora há pouco tempo, um instrutor amigo, cria minha, foi dar partida manual num PA18 (convencional, tipo paulistinha) e bobeou dando helice...ela girou c/os magnetos desligados!! Raspou a cabeça dele e bateu na mão!!! :shock: :shock:
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Abs!!
Ele teve muita sorte, Comandante! Se tivesse pegado de jeito ele teria uma lesão grave... :?
Já aconteceu de uma vez eu, terminando um checklist para a partida e quando eu levei a mão no "starter" do Boero, me sai dois muleques correndo de trás do avião em direção à hélice... Eu tava no último item (verificação da área da hélice) e tomei um tremendo susto porque se eu tivesse acionado, poderia ter pego eles... Graças a Deus não aconteceu nada, mas o susto foi grande... :shock:

Até mais!

É o poder hipnotico das helices e turbinas... :D vira e mexe nego vai em cima delas!! :shock: :lol: hehe...

abs!




Editado pela última vez por alcmartin em Seg Mai 12, 2008 5:07 pm, em um total de 1 vez.
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Re: "Notícias aéreas"

#293 Mensagem por Tigershark » Seg Mai 12, 2008 3:37 pm

OceanAir vai demitir 600 funcionários | 12.05.2008 | 13h25
Cortes fazem parte de um plano de reestruturação para ajudar a empresa a sobreviver à alta dos combustíveis

A companhia aérea brasileira OceanAir anuncia nesta segunda-feira (12/05) uma série de medidas de reestruturação, para reduzir os gastos de operação e permitir que a empresa resista à fase de forte elevação no preço dos combustíveis, puxados pela alta mundial do petróleo.

Entre as principais medidas está a demissão de cerca de 600 funcionários, como forma de diminuir o custo da folha de pagamento, a redução no número de destinos atendidos, dos atuais 37 para 25, e a diminuição da frota de aviões, que passará de 24 para 10 aeronaves em operação

A aposta da companhia é de que a reestruturação ajude a otimizar o uso da malha, enquanto a empresa se prepara para receber, a partir de 2009, as primeiras aeronaves previstas no plano de renovação da frota. Com a troca dos atuais Fokker MK-28 por modelos mais econômicos, como os Airbus A319, A320 e A330, a OceanAir espera recuperar o fôlego e retomar o crescimento.




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Re: "Notícias aéreas"

#294 Mensagem por alcmartin » Seg Mai 12, 2008 5:11 pm

cicloneprojekt escreveu:
alcmartin escreveu:É vero, mestre. Tudo que fica perto de motor dando partida é chance...eu dou uma mão aos colegas de aeroclube, dando instruçào e checando quando precisam. E agora há pouco tempo, um instrutor amigo, cria minha, foi dar partida manual num PA18 (convencional, tipo paulistinha) e bobeou dando helice...ela girou c/os magnetos desligados!! Raspou a cabeça dele e bateu na mão!!! :shock: :shock:
Saiu tremendo, mas saiu barato!!!

PS-a proposito de motores, ontem assisti ao K19, sobre aquele sub russo, c/o Harrison ford e Ian Nelseen(acho...). Muito bom, mas aqueles reatores antigos pareciam ser "A" chance, hem?? :shock:

Abs!!

Esse filme aí é D+.

O nome do tio é Lian Neeson, o sujeito é bom mesmo. Sobre estees reatores russos de primeira geração escrevi um artigo a cerca de uns 6/7 anos atrás. Está muito técnico(até para mim), vou fazer um resumo resumido com linguagem acessível e postearei-o :shock: aqui.

O problema nãoera exatamente os reatores terem vocaçãopara bomba. Mas principalmente os procedimentos de segurança não serem aceitáveis nem mesmo para a equipe de desenvolvimento técnico que inventou o Clips(...)
[009]

Desculpe aí a demora, não vi a resposta no dia... :oops:
Mas...Show de bola, mestre!! Quando puder postar, abre um topico lá no navais, que os nukes estão na moda no Brasil,hehe!

abs!




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Re: "Notícias aéreas"

#295 Mensagem por alcmartin » Seg Mai 12, 2008 5:14 pm

Tigershark escreveu:OceanAir vai demitir 600 funcionários | 12.05.2008 | 13h25
Cortes fazem parte de um plano de reestruturação para ajudar a empresa a sobreviver à alta dos combustíveis

A companhia aérea brasileira OceanAir anuncia nesta segunda-feira (12/05) uma série de medidas de reestruturação, para reduzir os gastos de operação e permitir que a empresa resista à fase de forte elevação no preço dos combustíveis, puxados pela alta mundial do petróleo.

Entre as principais medidas está a demissão de cerca de 600 funcionários, como forma de diminuir o custo da folha de pagamento, a redução no número de destinos atendidos, dos atuais 37 para 25, e a diminuição da frota de aviões, que passará de 24 para 10 aeronaves em operação

A aposta da companhia é de que a reestruturação ajude a otimizar o uso da malha, enquanto a empresa se prepara para receber, a partir de 2009, as primeiras aeronaves previstas no plano de renovação da frota. Com a troca dos atuais Fokker MK-28 por modelos mais econômicos, como os Airbus A319, A320 e A330, a OceanAir espera recuperar o fôlego e retomar o crescimento.
É, Tiger....é feia a coisa... :( no nosso mukifo, lá em Congonhas, tinham 3 Oceanair: 2 cop.e 1 cmte. Os três rodaram... :shock: felizmente os 2 cop. já se arrumaram na TAM. Mas o cmte... :?

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Re: "Notícias aéreas"

#296 Mensagem por Tigershark » Seg Mai 12, 2008 5:21 pm

Pois é,amigo Alcmartin,conheço um ex-piloto de DC-10 da Varig que hoje trabalha no exterior.Fez um curso para 767 e voa lá fora,porque aqui a coisa está muito feia...

Abs,

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Re: "Notícias aéreas"

#297 Mensagem por Tigershark » Seg Mai 12, 2008 5:22 pm

12/05/2008 - 16h57 - Atualizado em 12/05/2008 - 17h12

'Nova' torre de Congonhas é a mais moderna do Brasil, diz Aeronáutica
Sala tem novos equipamentos, que incluem controle automático de luz e temperatura.
Modernização da torre, iniciada em setembro de 2007, terminou em 9 de maio.
Isabela Noronha

Do G1, em São Paulo


A torre de controle do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, começa a operar ainda nesta semana com os equipamentos apontados pela Aeronáutica como os mais modernos do país. "Ela foi escolhida justamente porque é a que tem mais movimento", afirma o coronel Jeferson Ghisi Costa, chefe do Serviço Regional de Proteção ao Vôo de São Paulo (SRPV-SP). A reforma custou R$ 3,5 milhões.

Segundo a Aeronáutica, a torre, que foi inaugurada no fim dos anos 40, é tombada, por isso a fachada não pôde ser alterada e recebeu pintura nas cores originais: laranja e branco.


Os estudos para a revitalização da torre começaram no início de 2003. O projeto, elaborado em seguida, passou por uma revisão dois anos depois. No entanto, a implementação, coordenada por uma empresa austríaca, só foi iniciada em setembro de 2007, cerca de dois meses depois da tragédia da TAM no aeroporto. Mas, de acordo com o coronel, a modernização não tem "nada a ver" com o acidente.



Entre as mudanças, estão itens que garantirão mais conforto aos 49 controladores que se revezam na torre. Eles tiveram a sala de estar, que fica embaixo da torre, reformada. No local, agora há, além de geladeira e aparelho de microondas novos, uma TV de tela plana.






Isabela Noronha/G1
A reforma da torre custou R$ 3,5 milhões (Foto: Isabela Noronha/G1 )Outras modificações dizem respeito à comodidade da própria sala de controle. As novas poltronas são ergométricas, assim com os monitores operados por cada controlador. O sistema de ar condicionado e a luminosidade da torre poderão ser controlados automaticamente. Apertando-se um comando na tela do computador, é possível determinar, para cada uma das sete janelas, a descida de uma espécie de cortina de insulfilm. A torre recebeu ainda um tratamento anti-ruído, devido à proximidade com a pista.

A revitalização também promete mais agilidade. Informações como a temperatura em outros aeroportos, que antes precisavam ser checadas por telefone, por exemplo, estarão disponíveis no sistema. "Ganhamos em otimização de recursos e ferramentas para os controladores", diz o coronel Ghisi.



Torre 'móvel'
Para aprender a operar os novos equipamentos, os controladores tiveram 20 horas de aulas teóricas e 35 horas de aulas práticas. Desde que começou a revitalização, eles estão em uma torre provisória ao lado da principal. Nesta segunda-feira (12), já operavam com parte dos novos sistemas ali mesmo. "Montamos uma torre paralela para não contingenciar as operações no aeroporto", justifica o coronel.

A mudança para a torre revitalizada deve ser feita gradualmente, começando nesta terça-feira (13) e sendo concluída no máximo até o dia seguinte. Depois, a torre provisória deverá ser transferida a Jundiaí, no interior de São Paulo. As próximas cidades a terem a torre revitalizada deverão ser Campo Grande (MS) e Fortaleza (CE).




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Re: "Notícias aéreas"

#298 Mensagem por Edu Lopes » Ter Mai 13, 2008 8:13 am

FAB prende por 15 dias líder dos controladores de vôo do motim de março de 2007

Publicada em 12/05/2008 às 22h47m
Alan Gripp - O Globo


BRASÍLIA - Foi preso nesta segunda-feira, em Brasília, o controlador de vôo Moisés Almeida, de 41 anos, acusado pela Força Aérea Brasileira (FAB) de ser um dos líderes da "insurgência" dos controladores durante o período do apagão aéreo. Ele cumprirá 15 dias de pena administrativa.

Moisés é um dos 14 controladores que participaram do inédito motim que, em março do ano passado, desafiou o comando da Aeronáutica. Mas oficialmente está sendo punido por ter publicado em sua página no site de relacionamento Orkut dois textos, que, segundo o comando da FAB, incitavam os demais controladores a se insubordinarem.

O controlador, que é vice-presidente da Federação Brasileira das Associações de Controle de Tráfego Aéreo (Febracta), já foi preso, em junho de 2007, quando deu uma entrevista à radio CBN relatando problemas no controle aéreo que contestavam declarações do comandantes da Aeronáutica, Juniti Saito.

Horas antes de começar a cumprir pena administrativa de 15 dias, Moisés denunciou, em entrevista ao 'Globo', que as falhas do controle aéreo mantêm os riscos de acidentes em níveis alarmantes.

- Respeito a decisão do comando, eles podem fazer o que quiserem, mas nunca vamos nos calar diante da verdade. O sistema tem muitos problemas e os índices de acidentes e incidentes, como as quase colisões, são absurdos - disse Almeida, por telefone.

Almeida disse que ele e seus colegas não se calarão diante das punições, que, acreditam, virão em série. Domingo à tarde, o controlador reuniu a mulher e os filhos, de 9 e 15 anos, para contar à família que seria preso - punição que lhe foi comunicada na última quarta-feira. Nas próximas duas semanas, ficará confinado em um quarto de alojamento na unidade militar, equipado com uma cama, um ventilador e uma TV, e vigiado 24 horas por dois soldados:

- Disse a eles que eu seria preso, mas pedi aos meus filhos que tivessem orgulho do pai, porque é pelo motivo correto.

O advogado da Federação Brasileira dos Controladores, Roberto Sobral, acusa o comando da FAB de tentar expurgar o grupo que questionou a alta cúpula da Força Aérea e enterrar, de vez, o movimento pela desmilitarização da carreira. Ele pedirá nesta semana a abertura de uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a FAB, na qual promete anexar registros de pelo menos 20 incidentes graves registrados recentemente nos céus do país.

De acordo com controladores ouvidos pelo 'Globo', os problemas detectados na crise aérea continuam. Uma das falhas relatadas seria na comunicação entre aeronaves e no controle aéreo sobre partes do Nordeste e da Amazônia, as chamadas zonas mudas. Na Amazônia, dizem eles, persistem ainda as zonas cegas - pontos em que as imagens não são recebidas pelos radares de Brasília. Um desses pontos seria o mesmo em que o Boeing da Gol se chocou com o jatinho Legacy e caiu em Mato Grosso, matando 154 pessoas, em setembro de 2006. A falta de controladores com experiência também é apontada como um problema.

Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2008/0 ... 351797.asp




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Re: "Notícias aéreas"

#299 Mensagem por Tigershark » Ter Mai 13, 2008 9:51 am

13/05/2008 - 09h28 - Atualizado em 13/05/2008 - 09h35

SP poderia dobrar controle de vôo em 4 anos, diz coronel
Da Agência Estado

O controle de tráfego aéreo em São Paulo avança mais rápido que a infra-estrutura. Se o crescimento do setor aéreo dependesse só do controle de tráfego, nos próximos quatro anos a Área de Controle da Terminal São Paulo - que abrange uma área que vai do Aeroporto de Congonhas, na capital, ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas -, estaria apta a absorver até o dobro de vôos que são realizados hoje. “Não poderíamos esperar a infra-estrutura. Saímos na frente. Estamos preparados para uma possível demanda”, afirmou o chefe do Serviço Regional de Proteção ao Vôo de São Paulo (SRPV-SP), coronel Jeferson Ghisi Costa. De janeiro a dezembro de 2007, o setor aéreo no País cresceu 11,9%.



Hoje a Área de Controle de São Paulo atende a 1.700 vôos diariamente. Segundo a Aeronáutica é o espaço mais sobrevoado da América do Sul. Mas, para que o crescimento do setor ocorra sem obstáculos, é preciso ampliar a infra-estrutura em solo, com mais pátios para estacionamento de aeronaves e pistas. O avanço técnico já suporta até um terceiro aeroporto na região metropolitana - uma das promessas do governo Lula.



Para o especialista em infra-estrutura aeroportuária e professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) Cláudio Jorge Pinto Alves, a solução para São Paulo é investir no Aeroporto de Campinas. “Congonhas já está no limite e Guarulhos também não deve crescer muito mais.” A ressalva é que não basta ampliar o aeroporto: tem de haver um acesso rápido, como um trem, para que exista interesse dos passageiros.



A Aeronáutica apresentou ontem a torre de controle reformada de Congonhas, que ganhou equipamentos mais modernos e começa a operar hoje. Agora, todas as telas são sensíveis ao toque, o que acelera o trabalho dos controladores. O investimento foi de R$ 3,5 milhões. Há dois anos, o Controle de Aproximação da área (APP), que monitora todos os aviões que sobrevoam a área, também passou por revitalização. Outros 18 APPs devem ser modernizados até o fim de 2010, além das torres de controle dos Aeroportos de Campo Grande e de Fortaleza. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo




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Re: "Notícias aéreas"

#300 Mensagem por RenaN » Ter Mai 13, 2008 4:52 pm

Coitados dos controladores. A poeira deu uma abaixada ninguém mais lembra dos problemas deles. Tomara que eu esteja enganado, mas parece que a coisa vai continuar como era...




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