Frota da FAB está sucateada, diz comandante da Aeronáutica

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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RenaN
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#286 Mensagem por RenaN » Ter Out 23, 2007 2:55 pm

Lula admite carências na Aeronáutica e diz trabalhar soluções
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RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu nesta terça-feira a carências na Aeronáutica. Sem detalhar, durante cerimônia em homenagem ao Dia do Aviador, Lula disse que se empenha para resolver as dificuldades.

"Estou ciente das carências [da Aeronáutica]", afirmou o presidente, em mensagem dirigida aos militares, e lida pelo locutor. "Estou trabalhando pelas soluções a curto, médio e longo prazo", disse ele, em solenidade na Base Aérea de Brasília.

Na mensagem, o presidente afirmou ainda que o esforço é para elevar a Aeronáutica "à altura da estatura" política do país. Segundo especialistas militares, apenas um percentual mínimo da frota da Aeronáutica estaria em funcionamento, devido a problemas técnicos.

"Todos estamos trabalhando para que tenhamos uma FAB [Força Aérea Brasileira] da altura política do país com a capacidade operacional [necessária]", afirmou Lula via locutor, durante a cerimônia em que foram entregues medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico.

Durante a solenidade, o presidente Lula, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, homenagearam várias autoridades militares e civis. Receberam medalhas os ministros Sérgio Machado (Ciência e Tecnologia) e Orlando Silva (Esportes), além de Cezar Peluso e Cármen Lúcia, do STF (Supremo Tribunal Federal), os governadores Jaques Wagner (Bahia) e Alcides Filho (GO), entre outros.

Plano

O ministro Nelson Jobim (Defesa) disse que a renovação da frota, lembrada pelo presidente em sua mensagem hoje, passa pela implementação do Plano Estratégico Nacional de Defesa. Segundo ele, é necessário reestruturar as três Forças Armadas. De acordo com Jobim, as principais dificuldades estão localizadas na Aeronáutica e na Marinha.

"O Plano Estratégico Nacional de Defesa fixando as tarefas, o perfil, o ajustamento dos meios operacionais e aí surge a necessidade do equipamento. O equipamento não antecede. Nós vamos retomar tudo isso mas adequado ao projeto estratégico", afirmou Jobim, que também participou da cerimônia militar.

De acordo com Jobim, o conjunto de ações deverá ser definido no plano. Ele lembrou que "não se pode inverter" a ordem priorizando os equipamentos, sem pensar nos demais pontos. Ele não determinou prazos para executar as ações.




[<o>]
Carlos Mathias

#287 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Out 23, 2007 2:59 pm

Ele lembrou que "não se pode inverter" a ordem priorizando os equipamentos, sem pensar nos demais pontos. Ele não determinou prazos para executar as ações.


Huuuuuuum! Será que é a deixa prá mais vinte anos de barrigada?




Sniper
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#288 Mensagem por Sniper » Ter Out 23, 2007 3:23 pm

Carlos Mathias escreveu:
Ele lembrou que "não se pode inverter" a ordem priorizando os equipamentos, sem pensar nos demais pontos. Ele não determinou prazos para executar as ações.


Huuuuuuum! Será que é a deixa prá mais vinte anos de barrigada?


Que pontos cara pálida?

De que é feita uma Força Aérea? Aviões!

De que é feita uma Marinha de Guerra? Navios!

Nós não temos nem Aviões nem navios sufcientes em quantidade e qualidade!

Ora! É simples como 1+1=2! [033]

Formação profissional nós nunca tivemos problemas, sempre tivemos ótimos pilotos e comandantes, o material humano das FA's é de primeira qualidade. O que falta é equipamento mesmo POWS! :evil:




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Kratos
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#289 Mensagem por Kratos » Ter Out 23, 2007 3:41 pm

RenaN escreveu:"Estou ciente das carências [da Aeronáutica]", afirmou o presidente, em mensagem dirigida aos militares, e lida pelo locutor. "Estou trabalhando pelas soluções a curto, médio e longo prazo", disse ele, em solenidade na Base Aérea de Brasília.


Conheço bem isso, a curto prazo é massagear o ego prometendo novo caças, a médio prazo é jogar o abacaxi pro próximo presidente e a longo prazo é a extinção da FAB.

Enrolação pura. :x




O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
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#290 Mensagem por orestespf » Ter Out 23, 2007 4:26 pm

Sniper escreveu:
Carlos Mathias escreveu:
Ele lembrou que "não se pode inverter" a ordem priorizando os equipamentos, sem pensar nos demais pontos. Ele não determinou prazos para executar as ações.


Huuuuuuum! Será que é a deixa prá mais vinte anos de barrigada?


Que pontos cara pálida?

De que é feita uma Força Aérea? Aviões!

De que é feita uma Marinha de Guerra? Navios!

Nós não temos nem Aviões nem navios sufcientes em quantidade e qualidade!

Ora! É simples como 1+1=2! [033]

Formação profissional nós nunca tivemos problemas, sempre tivemos ótimos pilotos e comandantes, o material humano das FA's é de primeira qualidade. O que falta é equipamento mesmo POWS! :evil:


Olá Sniper,

realmente existem vários pontos que antecedem as compras propriamente ditas. O ministro tem tentado dizer isso o tempo todo, pra mim já está muito claro.

Na época do FX-1 falava-se muito em offset, o objetivo maior da FAB era assegurar que o dinheiro gasto se equilibraria com as contra-partidas do vencedor. Queria dizer no fundo que o país não estava gastando com os caças, pois a própria FAB teria corrido atrás dos recursos que viriam através destas compensações comerciais.

Esta época já passou. Hoje o governo sabe que precisa investir nas FFAA, ou seja, precisa gastar. Mas não quer gastar por gastar, quer algum retorno, porém não se satisfaz apenas com offset.

Primeiro é necessário que se defina a cara das FFAA para o Brasil, ou seja, uma política de defesa. Em seguida deve-se analisar a forma de envolver todos os setores da sociedade no processo. Após isso estuda-se a forma de proceder tudo isso, isto é, equipamentos e doutrinas necessárias. Depois de analisado os equipamentos que cumprem o desejado e a doutrinas que eles permitem, passa-se para a quantidade necessária. Para cada tipo de equipamento, tem-se um número mínimo necessário para cumprir o que se pretende. Mais adiante, procura-se no mercado (nacional e internacional) as condições de ofertas e a possibilidade de transferência de tecnologia.

Este é o ponto crucial atualmente, transferência tecnológica (não se abre mão disso). Sabemos que nem todos transferem e os que fazem não garante 100%. Na verdade transfere-se muito pouco. Mas este é o ponto, quem transferir mais, sai na frente.

A próxima etapa, supondo acordos realizados com fabricantes, procura-se no país empresas para absorverem tais tecnologias "negociadas". Logo após vem as questões relativas aos investimentos e financiamentos para estas empresas. Tudo acertado, anuncia-se as compras.

Parece enrolação, mas não é. Se deseja algo decente, o caminho é este mesmo. Se o governo quisesse enrolar ele não teria apresentado uma data limite (07/09/2008), isto sem falar que o prazo é bem curto, ou seja, apenas um ano pra se fazer tudo isso.

Mas acredito que muita coisa já poderá ser comprada antes desta data, o que, quanto e quando, ainda não sei. Hoje a FAB procura meios para garantir a modernização dos F-5 (acelerar a coisa) e do A-1, para comprar armamentos modernos. Isto já está assegurado, não haverá problemas com a compra de armamentos modernos, que virão em quantidades bem razoáveis. Mas novos caças podem demorar um pouco. Inclusive fico imaginando que a FAB possa optar por mais caças usados, até a chegada de novos. Mas deixarei a abstração para os amigos. rsrs


Abraços,

Orestes




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#291 Mensagem por Sniper » Ter Out 23, 2007 5:14 pm

Orestes, nós, a FAB, o governo estamos carecas de saber disso tudo a pelo menos uma década!

Por que ainda não foi feito?

A FAB não possui uma estratégia de aquisição de seus meios? Não realisou estudos?

Isso tudo que você falou e que o Jobim tem feito pra mim tem um nome: Dourar a pílula, enrolação, estão tentando ganhar tempo para assim como o FHC o fez, empurrar a responsabilidade para o próximo governo.

O que fizeram do plano Fênix? O que fizeram do PRM? Enrolaram tudo, passaram vaselina e ... :roll: :evil:

Enquanto não houver alguém com culhões na presidência e no comando da FAB, essa porcaría desse FX não sai! :evil:

Hoje é dia do aviador, o que o comandante da FAB tem para anunciar aos seus homens? A compra de mais Legacys e EMB-190 para o GTE? A compra de F-5 Jordânianos com 30 anos de uso?

Cadê o nosso aumento Sr. Lula? A família Militar passa necessidade e o senhor não me libera nem os míseros 10% prometidos?

Desculpem o desabafo, mas a FAB se tornou motivo de chacota a muito tempo... :?

PS: Orestes, não é nada pessoal ok?!




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#292 Mensagem por orestespf » Ter Out 23, 2007 7:04 pm

Olá Sniper,

está mais do que claro que não é nada pessoal, não se preocupe com isso, temos tal liberdade pra tais coisas. Seu desabafo é mais do que pertinente, tem o meio apoio moral acrescido da indignação que sinto.

Vou comentar o texto imaginando que possa ajudar, mas não para retrucá-lo.



Sniper escreveu:Orestes, nós, a FAB, o governo estamos carecas de saber disso tudo a pelo menos uma década!

Nós sabemos, eles não, por incrível que pareça. Nenhum governo teve um plano de defesa, nem que seja um esboço. As FFA nunca quiseram fazer um plano de defesa, mas sempre defenderam um plano de compras e/ou reaparelhamento.

Por que ainda não foi feito?

São vários os motivos, mas sempre por culpa dos últimos governos. Comentarei brevemente o último e o atual. No caso de FHC por picardia gratuita em relação aos militares, talvez pelo fato de ser filho de um militar (rsrs). Acredito que ele tenha sido o principal vilão, pois era no período de seus dois mandatos que as FFAA deveriam se modernizar e mesmo assim com atraso. O período Sarney foi dentro do aceitável, com o Collor e Itamar era impossível, o país estava num momento muito delicado politicamente, sem a mínima possibilidade para pensar em defesa.

Apesar dos problemas econômicos nos mandatos de FHC, a possibilidade de sempre existiu. Mas o que ele fez? Comprou um MBT para o EB e depois um lote de outro tipo. Sem planejamento algum, foi quela abaixo. Comprou os A-4 e depois, escoltas e o SP pra MB, mas para FAB, nada! Prometeu o FX, mas "ajudou" de maneira brilhante com a lei de licitação. A coisa não aconteceu, tirou o seu da reta e jogou para o Lula.

Lula quando assumiu precisa mostrar serviço, precisava de credibilidade. Quando viu o tamanho da bomba que era o FX, assustou. Criou uma equipe para estudar o assunto. Mas a forma que a coisa foi feita não tinha solução mesmo, só cancelando e foi o que se fez.

O tempo passou, Lula conseguiu a credibilidade que precisava, mas nada fez para a FAB e nem para as duas outras forças. A FAB estava na rabeira em relação as demais forças, mas como nada mais foi feito, as outras duas ficaram igualmente em condições lastimáveis, em particular, a MB.

Agora não é só cuidar da FAB, tudo está sucateado, muita grana é necessária. Fizeram as contas e viram que é impossível, mesmo com pagamentos de longo prazo. Um plano de compras (chamado de defesa também, mas discordo) foi elaborado pelo Viegas, mas era impraticável, muita grana. Já o Waldir não fez nada, quer dizer, fez, mas lambanças.

O Jobim quando assumiu viu o tamanho da encrenca e essencialmente pensou o seguinte: como posso gastar sem ter críticas da oposição e da sociedade? Como posso me projetar politicamente com este cargo? A resposta que ele encontrou: fazendo o país lucrar com a reestruturação da indústria bélica. Isto traz tecnologias, gera empregos, ajuda no crescimento, etc. Fez disto sua bandeira, com apoio do Presidente Lula.

Como vê, várias são os problemas (apenas arranhei a coisa), mas sempre de ordem política.


A FAB não possui uma estratégia de aquisição de seus meios? Não realisou estudos?


Sim, a FAB tem uma estratégia de aquisição de meios e igualmente realizou e vem realizando estudos. Mas nunca propôs ou fez um projeto de defesa, mas sim um projeto de compras. São coisas diferentes.


Isso tudo que você falou e que o Jobim tem feito pra mim tem um nome: Dourar a pílula, enrolação, estão tentando ganhar tempo para assim como o FHC o fez, empurrar a responsabilidade para o próximo governo.

O caso do FX no governo FHC tem muitas nuances e pouca coisa foi divulgado. Vou cutucar apenas. Ele criou a lei de licitações, imposição dos EUA. Quando permitiu que se licitasse o FX o mesmo foi feito dentro desta lei, lei esta que beneficiava totalmente os americanos. E mais, exigia o offset e nenhum outro país oferecia mais do que os EUA. Mas a FAB colocou no edital a tal da transferência tecnológica. E por que fez isso? Porque não queria equipamentos americanos. O edital passou com este "detalhe" sem que o governo percebesse.

Melou geral, os americanos foram rapidamente pra escanteio. A FAB caminhava para o caça que mais agradava na época, o Gripen. Mas os americanos "vetariam" este caça (que usa muito material deles), pois haviam perdido de cara o tal edital. Aí o SU-35 entrou em cena, não haveria como ser barrado pelos americanos.

Sabia-se que os "fabianos" não queriam o M-2000 BR (erro brutal da Embraer, que sabia disto e fora alertada). Injetaram dinheiro para melar os russos. A FAB tentou negociar com a Embraer o caça russo, mas a grana envolvida dizia que não. rsrsrs

O tempo passava e a FAB mostrava através de "a + b" que não havia melhor escolha do que o SU-35, mas o governo não aceitava em hipótese alguma. O que FHC fez? Ganhou tempo e jogou para o Lula.

Este não entendia o motivo da Embraer não levar, mas nada contra o caça russo. Era ingenuidade mesmo, resquício de "sindicalista". Pra quem não tinha credibilidade interna e nem externa, ficava muito difícil bancar uma compra destas com um produto não nacional, e tendo um sendo oferecido por uma empresa nacional. Se ele desse o aval, caia do poder no dia seguinte. Foi preciso cancelar a coisa para ganhar credibilidade e se mostrar competente (não estou entrando no mérito sobre o ter ou não conseguido e nem o quanto).

Lula passou um mandato tentando mostrar que era um político viável. Tem grande credibilidade internacional. Aqui se critica o mesmo, lá fora goza de grande prestígio.

O momento certo para ele fazer alguma coisa é mesmo neste segundo mandato. Se não fizer entra para a história como um vilão mais pernicioso (para as FFAA) do que FHC foi. Politicamente Lula não tem escolhas, terá que realmente investir nas FFAA e deseja fazer isso de uma maneira mais ampla. Não tem como empurrar com a barriga, mas não deixará as FFAA totalmente equipadas até o final do seu mandato. O que se procura é criar um cronograma de compras em 10 anos, mas começando no seu governo. Ainda dá tempo e a coisa acontecerá, mas meus respeitos aos céticos.


O que fizeram do plano Fênix? O que fizeram do PRM? Enrolaram tudo, passaram vaselina e ... :roll: :evil:

Tudo isso será agregado ao Plano Nacional de Defesa. Não foram abandonados ou esquecidos, serão "atualizados" dentro do novo contexto. Sabemos que é impossível elaborar um plano de defesa em apenas um ano, logo tudo que existe será aproveitado e anexado. Este prazo de um ano é para integrar o restante da sociedade e indústrias, bem como para buscar parcerias no exterior.

Enquanto não houver alguém com culhões na presidência e no comando da FAB, essa porcaría desse FX não sai! :evil:

Concordo, mas não com a existência de alguém com "culhões" na presidência. Não se trata disso, se estivesse correto, teríamos que admitir que o sr. Hugo Chávez é um homem de "grandes culhões", mas não, é uma autoridade irresponsável.

Não desejo um presidente com este perfil para o Brasil, prefiro alguém sábio, sensato e com visão de longo prazo. O Brasil tem prioridades e vários segmentos, defesa é apenas um deles.

Para que a FAB mude é necessário sensatez, tanto do governo, quanto da própria força. A coisa caminha nesta direção atualmente, mas até pouco tempo atrás, não. Exemplifico: o ex-comandante estava enchendo a força com projetos de aviões de transporte, colocando ele próprio obstáculos para o FX. Cadê a sensatez da força???

Quando não há uma sinergia entre uma dada força armada e o governo, a coisa não vai adiante. Como as forças não apresentavam uma proposta concreta, o governo (Jobim) apresentou um rascunho. Agora não há escolhas, temos que esperar. Não existem argumento suficientemente bons para desarmar a estratégia criada pelo ministro Jobim.


Hoje é dia do aviador, o que o comandante da FAB tem para anunciar aos seus homens? A compra de mais Legacys e EMB-190 para o GTE? A compra de F-5 Jordânianos com 30 anos de uso?

Se fosse o Bueno, hoje estaríamos anunciando uma pancada de Casa-212 e hélis russos pra FAB. Para desfazer toda esta teia o comandante Saito teve que se expor e contrariar muitos interesses dentro da própria força. Gestão ruim dá nisso mesmo, para se conseguir o desejado é preciso arrumar a casa primeiro. Aliás um movimento de alto risco este trilhado pelo Saito, mas se der certo, entrará para a história da sua força.

Cadê o nosso aumento Sr. Lula? A família Militar passa necessidade e o senhor não me libera nem os míseros 10% prometidos?

Este assunto é muito delicado... Não cobre do Lula, pergunte pra FAB onde andam os três aumentos concedidos por este governo. Um governo só pode conceder um aumento se houver comprometimento na folha de pagamento, não pode contigenciar salários. Mas vou parar por aqui.

Desculpem o desabafo, mas a FAB se tornou motivo de chacota a muito tempo... :?

Vou dar minha opinião pessoal. Sempre ouço estes comentários pejorativos sobre a FAB, que a mesma é motivo de chacota. Não gosto de generalizar, não gosto de colocar a culpa na força toda, mesmo sabendo que existe muito corporativismo (nas outras duas igualmente).

Prefiro culpar as pessoas individualmente e não o coletivo. Quando botamos culpa na FAB estamos no fundo culpando a cúpula, representada na figura máxima do comandante. Culpar a FAB hoje é responsabilizar o comandante Saito, uma pessoa íntegra, séria e de grande visão. São de pessoas assim nos comandos que a FAB precisa e não de pessoas que são adeptas da gambiarra para fazer prevalecer suas idéias. O passado recente está cheia de exemplos.

Mas a casa está muito desarrumada e o comandante Saito está tendo muitos problemas. Primeiro arruma a casa, depois compra móveis e eletro-eletrônicos novos, em seguida convida os vizinhos para conhecerem a coisa de perto. :twisted: :twisted: :twisted:

Confio na FAB, confio no comandante Saito, acredito nas boas idéias que virão, acredito na força, acredito em sua responsabilidade, acredito que fará uma boa compra de caças e armamentos. A FAB que se aproxima é muito diferente do que historicamente foi no passado.


PS: Orestes, não é nada pessoal ok?!



Ânimo, a coisa vai melhorar e muito.

Forte abraço,

Orestes




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#293 Mensagem por WalterGaudério » Ter Out 23, 2007 9:27 pm

Carlos Mathias escreveu:
Ele lembrou que "não se pode inverter" a ordem priorizando os equipamentos, sem pensar nos demais pontos. Ele não determinou prazos para executar as ações.


Huuuuuuum! Será que é a deixa prá mais vinte anos de barrigada?



Não, mas pode ser :wink: a deixa para te deixar mais feliz. :wink: :D




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Izaias Maia
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Bravo!!!

#294 Mensagem por Izaias Maia » Qua Out 24, 2007 12:17 am

[quote="orestespf"]Olá Sniper,

está mais do que claro que não é nada pessoal, não se preocupe com isso, temos tal liberdade pra tais coisas. Seu desabafo é mais do que pertinente, tem o meio apoio moral acrescido da indignação que sinto.

Vou comentar o texto imaginando que possa ajudar, mas não para retrucá-lo.



[quote="Sniper"]Orestes, nós, a FAB, o governo estamos carecas de saber disso tudo a pelo menos uma década!

[color=blue]Nós sabemos, eles não, por incrível que pareça. Nenhum governo teve um plano de defesa, nem que seja um esboço. As FFA nunca quiseram fazer um plano de defesa, mas sempre defenderam um plano de compras e/ou reaparelhamento. [/color]

Por que ainda não foi feito?

[color=blue]São vários os motivos, mas sempre por culpa dos últimos governos. Comentarei brevemente o último e o atual. No caso de FHC por picardia gratuita em relação aos militares, talvez pelo fato de ser filho de um militar (rsrs). Acredito que ele tenha sido o principal vilão, pois era no período de seus dois mandatos que as FFAA deveriam se modernizar e mesmo assim com atraso. O período Sarney foi dentro do aceitável, com o Collor e Itamar era impossível, o país estava num momento muito delicado politicamente, sem a mínima possibilidade para pensar em defesa.

Apesar dos problemas econômicos nos mandatos de FHC, a possibilidade de sempre existiu. Mas o que ele fez? Comprou um MBT para o EB e depois um lote de outro tipo. Sem planejamento algum, foi quela abaixo. Comprou os A-4 e depois, escoltas e o SP pra MB, mas para FAB, nada! Prometeu o FX, mas "ajudou" de maneira brilhante com a lei de licitação. A coisa não aconteceu, tirou o seu da reta e jogou para o Lula.

Lula quando assumiu precisa mostrar serviço, precisava de credibilidade. Quando viu o tamanho da bomba que era o FX, assustou. Criou uma equipe para estudar o assunto. Mas a forma que a coisa foi feita não tinha solução mesmo, só cancelando e foi o que se fez.

O tempo passou, Lula conseguiu a credibilidade que precisava, mas nada fez para a FAB e nem para as duas outras forças. A FAB estava na rabeira em relação as demais forças, mas como nada mais foi feito, as outras duas ficaram igualmente em condições lastimáveis, em particular, a MB.

Agora não é só cuidar da FAB, tudo está sucateado, muita grana é necessária. Fizeram as contas e viram que é impossível, mesmo com pagamentos de longo prazo. Um plano de compras (chamado de defesa também, mas discordo) foi elaborado pelo Viegas, mas era impraticável, muita grana. Já o Waldir não fez nada, quer dizer, fez, mas lambanças.

O Jobim quando assumiu viu o tamanho da encrenca e essencialmente pensou o seguinte: como posso gastar sem ter críticas da oposição e da sociedade? Como posso me projetar politicamente com este cargo? A resposta que ele encontrou: fazendo o país lucrar com a reestruturação da indústria bélica. Isto traz tecnologias, gera empregos, ajuda no crescimento, etc. Fez disto sua bandeira, com apoio do Presidente Lula.

Como vê, várias são os problemas (apenas arranhei a coisa), mas sempre de ordem política.[/color]

A FAB não possui uma estratégia de aquisição de seus meios? Não realisou estudos?

[color=blue]
Sim, a FAB tem uma estratégia de aquisição de meios e igualmente realizou e vem realizando estudos. Mas nunca propôs ou fez um projeto de defesa, mas sim um projeto de compras. São coisas diferentes.[/color]

Isso tudo que você falou e que o Jobim tem feito pra mim tem um nome: Dourar a pílula, enrolação, estão tentando ganhar tempo para assim como o FHC o fez, empurrar a responsabilidade para o próximo governo.

[color=blue]O caso do FX no governo FHC tem muitas nuances e pouca coisa foi divulgado. Vou cutucar apenas. Ele criou a lei de licitações, imposição dos EUA. Quando permitiu que se licitasse o FX o mesmo foi feito dentro desta lei, lei esta que beneficiava totalmente os americanos. E mais, exigia o offset e nenhum outro país oferecia mais do que os EUA. Mas a FAB colocou no edital a tal da transferência tecnológica. E por que fez isso? Porque não queria equipamentos americanos. O edital passou com este "detalhe" sem que o governo percebesse.

Melou geral, os americanos foram rapidamente pra escanteio. A FAB caminhava para o caça que mais agradava na época, o Gripen. Mas os americanos "vetariam" este caça (que usa muito material deles), pois haviam perdido de cara o tal edital. Aí o SU-35 entrou em cena, não haveria como ser barrado pelos americanos.

Sabia-se que os "fabianos" não queriam o M-2000 BR (erro brutal da Embraer, que sabia disto e fora alertada). Injetaram dinheiro para melar os russos. A FAB tentou negociar com a Embraer o caça russo, mas a grana envolvida dizia que não. rsrsrs

O tempo passava e a FAB mostrava através de "a + b" que não havia melhor escolha do que o SU-35, mas o governo não aceitava em hipótese alguma. O que FHC fez? Ganhou tempo e jogou para o Lula.

Este não entendia o motivo da Embraer não levar, mas nada contra o caça russo. Era ingenuidade mesmo, resquício de "sindicalista". Pra quem não tinha credibilidade interna e nem externa, ficava muito difícil bancar uma compra destas com um produto não nacional, e tendo um sendo oferecido por uma empresa nacional. Se ele desse o aval, caia do poder no dia seguinte. Foi preciso cancelar a coisa para ganhar credibilidade e se mostrar competente (não estou entrando no mérito sobre o ter ou não conseguido e nem o quanto).

Lula passou um mandato tentando mostrar que era um político viável. Tem grande credibilidade internacional. Aqui se critica o mesmo, lá fora goza de grande prestígio.

O momento certo para ele fazer alguma coisa é mesmo neste segundo mandato. Se não fizer entra para a história como um vilão mais pernicioso (para as FFAA) do que FHC foi. Politicamente Lula não tem escolhas, terá que realmente investir nas FFAA e deseja fazer isso de uma maneira mais ampla. Não tem como empurrar com a barriga, mas não deixará as FFAA totalmente equipadas até o final do seu mandato. O que se procura é criar um cronograma de compras em 10 anos, mas começando no seu governo. Ainda dá tempo e a coisa acontecerá, mas meus respeitos aos céticos. [/color]

O que fizeram do plano Fênix? O que fizeram do PRM? Enrolaram tudo, passaram vaselina e ... :roll: :evil:

[color=blue]Tudo isso será agregado ao Plano Nacional de Defesa. Não foram abandonados ou esquecidos, serão "atualizados" dentro do novo contexto. Sabemos que é impossível elaborar um plano de defesa em apenas um ano, logo tudo que existe será aproveitado e anexado. Este prazo de um ano é para integrar o restante da sociedade e indústrias, bem como para buscar parcerias no exterior.[/color]

Enquanto não houver alguém com culhões na presidência e no comando da FAB, essa porcaría desse FX não sai! :evil:

[color=blue]Concordo, mas não com a existência de alguém com "culhões" na presidência. Não se trata disso, se estivesse correto, teríamos que admitir que o sr. Hugo Chávez é um homem de "grandes culhões", mas não, é uma autoridade irresponsável.

Não desejo um presidente com este perfil para o Brasil, prefiro alguém sábio, sensato e com visão de longo prazo. O Brasil tem prioridades e vários segmentos, defesa é apenas um deles.

Para que a FAB mude é necessário sensatez, tanto do governo, quanto da própria força. A coisa caminha nesta direção atualmente, mas até pouco tempo atrás, não. Exemplifico: o ex-comandante estava enchendo a força com projetos de aviões de transporte, colocando ele próprio obstáculos para o FX. Cadê a sensatez da força???

Quando não há uma sinergia entre uma dada força armada e o governo, a coisa não vai adiante. Como as forças não apresentavam uma proposta concreta, o governo (Jobim) apresentou um rascunho. Agora não há escolhas, temos que esperar. Não existem argumento suficientemente bons para desarmar a estratégia criada pelo ministro Jobim.[/color]

Hoje é dia do aviador, o que o comandante da FAB tem para anunciar aos seus homens? A compra de mais Legacys e EMB-190 para o GTE? A compra de F-5 Jordânianos com 30 anos de uso?

[color=blue]Se fosse o Bueno, hoje estaríamos anunciando uma pancada de Casa-212 e hélis russos pra FAB. Para desfazer toda esta teia o comandante Saito teve que se expor e contrariar muitos interesses dentro da própria força. Gestão ruim dá nisso mesmo, para se conseguir o desejado é preciso arrumar a casa primeiro. Aliás um movimento de alto risco este trilhado pelo Saito, mas se der certo, entrará para a história da sua força.[/color]

Cadê o nosso aumento Sr. Lula? A família Militar passa necessidade e o senhor não me libera nem os míseros 10% prometidos?

[color=blue]Este assunto é muito delicado... Não cobre do Lula, pergunte pra FAB onde andam os três aumentos concedidos por este governo. Um governo só pode conceder um aumento se houver comprometimento na folha de pagamento, não pode contigenciar salários. Mas vou parar por aqui. [/color]

Desculpem o desabafo, mas a FAB se tornou motivo de chacota a muito tempo... :?

[color=blue]Vou dar minha opinião pessoal. Sempre ouço estes comentários pejorativos sobre a FAB, que a mesma é motivo de chacota. Não gosto de generalizar, não gosto de colocar a culpa na força toda, mesmo sabendo que existe muito corporativismo (nas outras duas igualmente).

Prefiro culpar as pessoas individualmente e não o coletivo. Quando botamos culpa na FAB estamos no fundo culpando a cúpula, representada na figura máxima do comandante. Culpar a FAB hoje é responsabilizar o comandante Saito, uma pessoa íntegra, séria e de grande visão. São de pessoas assim nos comandos que a FAB precisa e não de pessoas que são adeptas da gambiarra para fazer prevalecer suas idéias. O passado recente está cheia de exemplos.

Mas a casa está muito desarrumada e o comandante Saito está tendo muitos problemas. Primeiro arruma a casa, depois compra móveis e eletro-eletrônicos novos, em seguida convida os vizinhos para conhecerem a coisa de perto. :twisted: :twisted: :twisted:

Confio na FAB, confio no comandante Saito, acredito nas boas idéias que virão, acredito na força, acredito em sua responsabilidade, acredito que fará uma boa compra de caças e armamentos. A FAB que se aproxima é muito diferente do que historicamente foi no passado.[/color]

PS: Orestes, não é nada pessoal ok?![/quote]


Ânimo, a coisa vai melhorar e muito.

Forte abraço,

Orestes[/quote]




jauro
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#295 Mensagem por jauro » Qui Nov 08, 2007 12:37 pm

Câmara aprova verba de R$ 800 milhões para cargueiro militar



A comissão parlamentar de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados aprovou na semana passada a destinação de recursos para o desenvolvimento do projeto do avião cargueiro da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). Foi confirmado no plano plurianual da União o montante de R$ 800 milhões para o novo avião, que será destinado a Força Aérea Brasileira (FAB). Essa é a primeira vez que o Brasil terá um avião militar cargueiro de fabricação própria.

Detalhes da proposta - A direção da Embraer já esteve em Brasília para esclarecer detalhes da proposta aos parlamentares e aos membros das armadas. A emenda para o plano plurianual, aprovada pelos deputados, estabelecerá uma previsão orçamentária para o aparelho.

Esse tipo de aeronave é uma antiga reivindicação dos militares, pois uma legislação internacional impede que aeronaves utilizadas em sistema de leasing possam transportar tropas militares.

O cargueiro para 20 toneladas será usado pelas três forças brasileiras. Segundo fontes parlamentares, o valor estimado para o projeto, desenvolvimento, produção e aquisição deste novo avião é estimado em torno de US$ 5 bilhões.

O aparelho utilizará a plataforma do jato comercial Embraer 190, terá a denominação de Embraer C-390 e será o avião mais pesado produzido pela companhia brasileira.

Preço final - O projeto terá ainda várias soluções tecnológicas desenvolvidas para seus jatos comerciais de grande porte. Seu preço final ficará em torno de US$ 50 milhões e essa será a primeira vez que a Embraer se lança no mercado de aviões de transporte militar, porém com a versatilidade de se transformar num veículo para evacuação médica.

Reabastecimento em vôo - O C-390 será classificado como cargueiro de médio porte e contará com equipamentos como rampa traseira para receber diversos tipos de carga, inclusive veículos blindados sobre rodas, e modernos sistemas de embarque e desembarque. Ainda terá como opção ser reabastecido em vôo e ser usado para fornecer combustível à aeronaves tanto em deslocamento aéreo e em solo.




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#296 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Nov 08, 2007 12:47 pm

jauro escreveu:Câmara aprova verba de R$ 800 milhões para cargueiro militar



A comissão parlamentar de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados aprovou na semana passada a destinação de recursos para o desenvolvimento do projeto do avião cargueiro da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). Foi confirmado no plano plurianual da União o montante de R$ 800 milhões para o novo avião, que será destinado a Força Aérea Brasileira (FAB). Essa é a primeira vez que o Brasil terá um avião militar cargueiro de fabricação própria.

Detalhes da proposta - A direção da Embraer já esteve em Brasília para esclarecer detalhes da proposta aos parlamentares e aos membros das armadas. A emenda para o plano plurianual, aprovada pelos deputados, estabelecerá uma previsão orçamentária para o aparelho.

Esse tipo de aeronave é uma antiga reivindicação dos militares, pois uma legislação internacional impede que aeronaves utilizadas em sistema de leasing possam transportar tropas militares.

O cargueiro para 20 toneladas será usado pelas três forças brasileiras. Segundo fontes parlamentares, o valor estimado para o projeto, desenvolvimento, produção e aquisição deste novo avião é estimado em torno de US$ 5 bilhões.

O aparelho utilizará a plataforma do jato comercial Embraer 190, terá a denominação de Embraer C-390 e será o avião mais pesado produzido pela companhia brasileira.

Preço final - O projeto terá ainda várias soluções tecnológicas desenvolvidas para seus jatos comerciais de grande porte. Seu preço final ficará em torno de US$ 50 milhões e essa será a primeira vez que a Embraer se lança no mercado de aviões de transporte militar, porém com a versatilidade de se transformar num veículo para evacuação médica.

Reabastecimento em vôo - O C-390 será classificado como cargueiro de médio porte e contará com equipamentos como rampa traseira para receber diversos tipos de carga, inclusive veículos blindados sobre rodas, e modernos sistemas de embarque e desembarque. Ainda terá como opção ser reabastecido em vôo e ser usado para fornecer combustível à aeronaves tanto em deslocamento aéreo e em solo.



Alguém, poderia me explicar esse ponto?

Abraços,

Wesley




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#297 Mensagem por Brigadeiro » Qui Nov 08, 2007 12:57 pm

jauro escreveu:Câmara aprova verba de R$ 800 milhões para cargueiro militar



A comissão parlamentar de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados aprovou na semana passada a destinação de recursos para o desenvolvimento do projeto do avião cargueiro da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). Foi confirmado no plano plurianual da União o montante de R$ 800 milhões para o novo avião, que será destinado a Força Aérea Brasileira (FAB). Essa é a primeira vez que o Brasil terá um avião militar cargueiro de fabricação própria.

Detalhes da proposta - A direção da Embraer já esteve em Brasília para esclarecer detalhes da proposta aos parlamentares e aos membros das armadas. A emenda para o plano plurianual, aprovada pelos deputados, estabelecerá uma previsão orçamentária para o aparelho.

Esse tipo de aeronave é uma antiga reivindicação dos militares, pois uma legislação internacional impede que aeronaves utilizadas em sistema de leasing possam transportar tropas militares.

O cargueiro para 20 toneladas será usado pelas três forças brasileiras. Segundo fontes parlamentares, o valor estimado para o projeto, desenvolvimento, produção e aquisição deste novo avião é estimado em torno de US$ 5 bilhões.

O aparelho utilizará a plataforma do jato comercial Embraer 190, terá a denominação de Embraer C-390 e será o avião mais pesado produzido pela companhia brasileira.

Preço final - O projeto terá ainda várias soluções tecnológicas desenvolvidas para seus jatos comerciais de grande porte. Seu preço final ficará em torno de US$ 50 milhões e essa será a primeira vez que a Embraer se lança no mercado de aviões de transporte militar, porém com a versatilidade de se transformar num veículo para evacuação médica.

Reabastecimento em vôo - O C-390 será classificado como cargueiro de médio porte e contará com equipamentos como rampa traseira para receber diversos tipos de carga, inclusive veículos blindados sobre rodas, e modernos sistemas de embarque e desembarque. Ainda terá como opção ser reabastecido em vôo e ser usado para fornecer combustível à aeronaves tanto em deslocamento aéreo e em solo.


R$800mi :shock: :shock: :shock:
Eu nunca vi o governo ser tão generoso com as FA's... :shock:

Até mais!




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#298 Mensagem por Plinio Jr » Qui Nov 08, 2007 1:24 pm

Mas é claro....mas aeronaves de transporte e carga...eles sempre aprovam rapidinho 8-]




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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#299 Mensagem por rcolistete » Qui Nov 08, 2007 1:43 pm

Plinio Jr escreveu:Mas é claro....mas aeronaves de transporte e carga...eles sempre aprovam rapidinho 8-]


E a Embraer falava (segundo algumas pessoas) que não precisava da FAB ou do governo, que as especificações não tinham nada a ver com a FAB, etc...

Para mim ocorreu um belo lobby da Embraer para convencer o governo a entrar com esses R$800 mi. Que para início de um projeto em estudo é um ótimo catalizador para atrair parceiros de risco, etc. Pois obviamente agora a FAB (e Correios...) se comprometerão a adquirir algumas dezenas de C-390 futuramente.

Para deixar claro : concordo com esse investimento do governo...

[]s, Roberto




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#300 Mensagem por Tigershark » Qui Nov 08, 2007 2:43 pm

rcolistete escreveu:
Plinio Jr escreveu:Mas é claro....mas aeronaves de transporte e carga...eles sempre aprovam rapidinho 8-]


E a Embraer falava (segundo algumas pessoas) que não precisava da FAB ou do governo, que as especificações não tinham nada a ver com a FAB, etc...

Para mim ocorreu um belo lobby da Embraer para convencer o governo a entrar com esses R$800 mi. Que para início de um projeto em estudo é um ótimo catalizador para atrair parceiros de risco, etc. Pois obviamente agora a FAB (e Correios...) se comprometerão a adquirir algumas dezenas de C-390 futuramente.

Para deixar claro : concordo com esse investimento do governo...

Concordo com vc,Roberto.Realmente a EMBRAER deve ter trabalhado muito bem para arrancar este dindin,e no fim,esta estória de independência/não aceitar coleira/imposições também não é tão definitiva assim pelos lados da EMBRAER(ou de quem quer que seja!).Isso vai nos ajudar muito em um segmento que ainda não dominamos.

Um Abraço,

Tigershark

[]s, Roberto




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