TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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Wolfgang
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28471 Mensagem por Wolfgang » Qui Jan 07, 2010 2:31 pm

Marino escreveu:Porra, que saco ficou este tópico.
Vamos lembrar umas coisas bem simples:
1) O Gripen vai ser SEMPRE mais barato que o Rafale ou o F-18, pq é DE OUTRA CLASSE.
2) Se esquecem o que eu escrevi há muito: a ToT se igualou nas 3 propostas, deixando de ser relevante na avaliação. ENTÃO, A FALÁCIA DE FAZER JUNTO (SAAB), PLATAFORMA INDUSTRIAL (DESSAULT), etc, vale lixo.
3) Se esquecem do que o Orestes postou, e o Gaitero confirmou, por estar no Congresso e VER a INFORMAÇÂO em primeira mão: o governo vai enviar ao Congresso, já com a CONCORDÂNCIA do MPOG, um instrumento que vai garantir às FA 16,5 bilhões para CUSTEIO, ANUAIS. A falácia de não ter dinheiro para manter ACABOU.
Continuem com a discussão, infrutífera, que estamos vendo.
Chicotada na lomba. Acho que só o Bourne gostou. :mrgreen:




bcorreia
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28472 Mensagem por bcorreia » Qui Jan 07, 2010 2:31 pm

Há um tempo que acompanho esse tópico mas nunca postei nada por aqui, mas tem um tempo que isso aqui está parecendo mais uma discussão sobre times de futebol.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28473 Mensagem por Dieneces » Qui Jan 07, 2010 2:33 pm

O barato às vezes sai caro, diz Amorim sobre compra de caças
http://noticias.terra.com.br/brasil/not ... 06,00.html

o homem está dizendo tudo e vcs ainda inventam

querme barato? comprem mais F-5, no deserto do mojave deve ter bastantes[/quote]Será que o Amorim chegou a essa conclusão lendo o relatório de 30 mil páginas da FAB ou foi no convescotes com os especialistas em aviação militar do Planalto , aqueles que adoram comprar sempre o produto mais caro...ou quem sabe em alguma reunião com intermediários paquistaneses que vendem Mi-35 por 50 % a mais que a própria fábrica ...




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28474 Mensagem por Bender » Qui Jan 07, 2010 2:38 pm

Marino escreveu:Porra, que saco ficou este tópico.
Vamos lembrar umas coisas bem simples:
1) O Gripen vai ser SEMPRE mais barato que o Rafale ou o F-18, pq é DE OUTRA CLASSE.
2) Se esquecem o que eu escrevi há muito: a ToT se igualou nas 3 propostas, deixando de ser relevante na avaliação. ENTÃO, A FALÁCIA DE FAZER JUNTO (SAAB), PLATAFORMA INDUSTRIAL (DESSAULT), etc, vale lixo.
3) Se esquecem do que o Orestes postou, e o Gaitero confirmou, por estar no Congresso e VER a INFORMAÇÂO em primeira mão: o governo vai enviar ao Congresso, já com a CONCORDÂNCIA do MPOG, um instrumento que vai garantir às FA 16,5 bilhões para CUSTEIO, ANUAIS. A falácia de não ter dinheiro para manter ACABOU.
Continuem com a discussão, infrutífera, que estamos vendo.
A aprovação desse 16,5 me lembrará a todo momento, uma frase de um filósofo conhecido por essa bandas...TOMA!TOMA!TOMA! :twisted:

Sds.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28475 Mensagem por Zepa » Qui Jan 07, 2010 2:39 pm

Marino escreveu:Porra, que saco ficou este tópico.
Vamos lembrar umas coisas bem simples:
1) O Gripen vai ser SEMPRE mais barato que o Rafale ou o F-18, pq é DE OUTRA CLASSE.
2) Se esquecem o que eu escrevi há muito: a ToT se igualou nas 3 propostas, deixando de ser relevante na avaliação. ENTÃO, A FALÁCIA DE FAZER JUNTO (SAAB), PLATAFORMA INDUSTRIAL (DESSAULT), etc, vale lixo.
3) Se esquecem do que o Orestes postou, e o Gaitero confirmou, por estar no Congresso e VER a INFORMAÇÂO em primeira mão: o governo vai enviar ao Congresso, já com a CONCORDÂNCIA do MPOG, um instrumento que vai garantir às FA 16,5 bilhões para CUSTEIO, ANUAIS. A falácia de não ter dinheiro para manter ACABOU.
Continuem com a discussão, infrutífera, que estamos vendo.
Caro Marino, será que agora eles entendem :?: :?:

[033] [033] [033] [033] [011] [014]




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28476 Mensagem por Marino » Qui Jan 07, 2010 2:39 pm

Zepa escreveu:
Marino escreveu:Porra, que saco ficou este tópico.
Vamos lembrar umas coisas bem simples:
1) O Gripen vai ser SEMPRE mais barato que o Rafale ou o F-18, pq é DE OUTRA CLASSE.
2) Se esquecem o que eu escrevi há muito: a ToT se igualou nas 3 propostas, deixando de ser relevante na avaliação. ENTÃO, A FALÁCIA DE FAZER JUNTO (SAAB), PLATAFORMA INDUSTRIAL (DESSAULT), etc, vale lixo.
3) Se esquecem do que o Orestes postou, e o Gaitero confirmou, por estar no Congresso e VER a INFORMAÇÂO em primeira mão: o governo vai enviar ao Congresso, já com a CONCORDÂNCIA do MPOG, um instrumento que vai garantir às FA 16,5 bilhões para CUSTEIO, ANUAIS. A falácia de não ter dinheiro para manter ACABOU.
Continuem com a discussão, infrutífera, que estamos vendo.
Caro Marino, será que agora eles entendem :?: :?:

[033] [033] [033] [033] [011] [014]
Difícil.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
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Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28477 Mensagem por Bender » Qui Jan 07, 2010 2:40 pm

bcorreia escreveu:Há um tempo que acompanho esse tópico mas nunca postei nada por aqui, mas tem um tempo que isso aqui está parecendo mais uma discussão sobre times de futebol.
Ainda bem,antes parecia um hospicio,escolha seu time e poste mais correia,e seja bem vindo!

Sds.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28478 Mensagem por Gerson Victorio » Qui Jan 07, 2010 2:41 pm

Marino escreveu:Porra, que saco ficou este tópico.
Vamos lembrar umas coisas bem simples:
1) O Gripen vai ser SEMPRE mais barato que o Rafale ou o F-18, pq é DE OUTRA CLASSE.
2) Se esquecem o que eu escrevi há muito: a ToT se igualou nas 3 propostas, deixando de ser relevante na avaliação. ENTÃO, A FALÁCIA DE FAZER JUNTO (SAAB), PLATAFORMA INDUSTRIAL (DESSAULT), etc, vale lixo.
3) Se esquecem do que o Orestes postou, e o Gaitero confirmou, por estar no Congresso e VER a INFORMAÇÂO em primeira mão: o governo vai enviar ao Congresso, já com a CONCORDÂNCIA do MPOG, um instrumento que vai garantir às FA 16,5 bilhões para CUSTEIO, ANUAIS. A falácia de não ter dinheiro para manter ACABOU.
Continuem com a discussão, infrutífera, que estamos vendo.


Marino,

como disse antes...muita opnião pra pouco fato.

abraços e bela tentativa!

gerson




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28479 Mensagem por Marino » Qui Jan 07, 2010 2:41 pm

Valor:
Crise militar ameaça supersônico da FAB


Raymundo Costa, de Brasília


Ao contrário do que ocorreu com o governo tucano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende passar o cargo ao sucessor com a compra dos novos caças da Força Aérea Brasileira (FAB) fechada. O negócio, estimado em R$ 10 bilhões, arrasta-se desde o governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2003) e corre mais riscos de um novo atraso à medida que Lula adia uma decisão já tomada em favor do caça Rafale, de fabricação francesa. O anúncio pode ser feito ainda neste semestre.

Lula anunciou em setembro a opção pelo Rafale, depois que a FAB listou os três caças - numa relação inicial de cinco supersônicos - que atendiam suas demandas operacionais. Além do avião francês da Dassault, concorriam o F-18 americano e o Gripen NG da Suécia. À época os concorrentes disseram que o Rafale era o avião de maior preço. Um novo prazo foi aberto até outubro de 2009 para que as empresas, inclusive a Dassault, fizessem novas ofertas. Todas refizeram suas propostas.

Agora, já com as novas propostas em poder do governo e a indicação de que elas nada trazem de novo para mudar a decisão de Lula, surgiram dois novos problemas de poder explosivo político de alto teor. O primeiro foi a divulgação do conteúdo de um relatório preliminar da aeronáutica, pela "Folha de S. Paulo", segundo o qual, tecnicamente, o equipamento que melhor atendia à Força era o Gripen NG. O Rafale ficava em terceiro. A ordem do ministro da Defesa, Nelson Jobim, é para que a aeronáutica limite o parecer à questão técnica, sem ranking. Se o fizer, será ignorada, segundo fontes da Defesa.

Não por acaso, o vazamento de uma das versões do parecer preparado pela aeronáutica coincidiu com um momento delicado nas relações do governo Lula com os militares, por causa do decreto do presidente da República que permite a revisão da lei da anistia. Mas não é só: a oposição se aproveita da divisão para tentar causar embaraços a Lula.

Mesmo com o Congresso em recesso, parlamentares da oposição articulam um abaixo assinado ao presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB), no qual pediriam que o Legislativo se posicione a favor do parecer da aeronáutica, na reunião do Conselho de Defesa que for discutir o assunto. O Planalto recebeu versões segundo as quais o movimento dos congressistas decorreria do lobby de oficiais da aeronáutica, das empresas concorrentes e até dos dois, ao mesmo tempo, mas nenhuma delas foi confirmada.

De concreto o que há é o vazamento do parecer da aeronáutica, em uma de suas versões que não seria a final. De acordo com fontes próximas às negociações para a renovação da frota de caças da FAB, o vazamento foi um ato "corporativo" da aeronáutica, Força que ainda não teria se conformado com a perda de poder e seu novo papel com a reestruturação do Ministério da Defesa, projeto em tramitação no Congresso desde 2009.

Entre outras coisas, a aeronáutica perdeu a Infraero, agora vinculada ao Ministério da Defesa, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) passou a ser a autoridade sobre o espaço aéreo, e à FAB resta a autoridade militar. "Ou tem acordo com a França ou não tem caça", resumiu fonte ligada às negociações para a compra dos aviões.

O entrevero político é que ameaça o anúncio do Rafale. Só há uma hipótese de Lula voltar atrás, segundo interlocutores do presidente e do ministro da Defesa: se as novas propostas apresentadas pelas concorrentes Boeing (F-18) e Saab (Gripen NG) tiverem mudanças profundas e a Dassault (Rafale) não tenha feito uma adequação no preço, conforme o prometido. Seria um risco político alto para Lula comprar pelo maior preço sem uma boa justificativa.

O ministro Nelson Jobim, em mais de uma ocasião, e o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, em declaração feita ontem em Genebra, afirmam que a decisão será política. Na realidade, o próprio comandante da aeronáutica, Juniti Saito, disse o mesmo, quando anunciou a ampliação dos prazos: "Nós faremos a análise técnica. O governo vai analisar a parte política e estratégica." Esse é o argumento do presidente Lula para justificar sua escolha pelo Rafale, anunciada em termos nem tão definitivos no Sete de Setembro do ano passado, quando o presidente da França, Nicolas Sarkozi, se achava no Brasil.

O argumento da Defesa e do Planalto era que a FAB havia determinado que os supersônicos das três empresas atendiam a suas necessidades operacionais. Cabia, portanto, ao presidente decidir qual entre os três atenderia melhor os termos da Estratégia Nacional de Defesa. Isso significa basicamente o seguinte: a FAB decide focada no interesse da corporação; o governo, além disso, leva em consideração também o projeto que mais agrega ao desenvolvimento nacional e não apenas à Defesa.

Antes de Lula dar a palavra final, o ministro Nelson Jobim vai analisar as propostas refeitas e o parecer da FAB. Mas a intenção do governo é tentar concluir o processo e fechar a negociação neste semestre. O período subsequente será complicado, pois, além da Copa do Mundo de futebol, que mobiliza o país, haverá eleições para deputados, senadores, governadores e presidente da República. O ambiente político será ainda mais delicado que o atual.

A escolha da França como parceira deve-se ao fato de ser um país com poder real, um grande complexo militar e que tem assento no Conselho de Segurança da ONU. Entre os três caças oferecidos, segundo as fontes ouvidas pelo Valor, somente dois realmente satisfariam a demanda brasileira, que requer um avião com autonomia continental e poder de fogo não só dissuasório, como pede a estratégia de defesa, mas também possa rapidamente se transformar numa arma de ataque: o Rafale francês e o F-18 americano.

O Gripen ainda não é um avião, mas um projeto. Além disso, tem equipamentos fornecidos pela General Eletric, o que o coloca no raio de ações das restrições americanas. A Embraer, recentemente, não pode vender aviões à Venezuela por disporem de componentes americanos. O que o Brasil quer fazer com a França, de certa forma, é mais ou menos o que Hugo Chávez faz com a Rússia (que entrou na seleção inicial com o caça Sukhoi), com a vantagem de que a França é um país estável politicamente, mais próximo geograficamente e com menor barreira idiomática.

A Marinha já desenvolve em parceria com a França o submarino nuclear e a aviação do Exército é formada por helicópteros de tecnologia francesa. A aeronáutica, segundo se afirma no primeiro escalão do governo, é quem deve "subordinar seus objetivos e estratégias" ao Ministério da Defesa e não o contrário.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28480 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jan 07, 2010 2:42 pm

Zepa escreveu:
Marino escreveu:Porra, que saco ficou este tópico.
Vamos lembrar umas coisas bem simples:
1) O Gripen vai ser SEMPRE mais barato que o Rafale ou o F-18, pq é DE OUTRA CLASSE.
2) Se esquecem o que eu escrevi há muito: a ToT se igualou nas 3 propostas, deixando de ser relevante na avaliação. ENTÃO, A FALÁCIA DE FAZER JUNTO (SAAB), PLATAFORMA INDUSTRIAL (DESSAULT), etc, vale lixo.
3) Se esquecem do que o Orestes postou, e o Gaitero confirmou, por estar no Congresso e VER a INFORMAÇÂO em primeira mão: o governo vai enviar ao Congresso, já com a CONCORDÂNCIA do MPOG, um instrumento que vai garantir às FA 16,5 bilhões para CUSTEIO, ANUAIS. A falácia de não ter dinheiro para manter ACABOU.
Continuem com a discussão, infrutífera, que estamos vendo.
Caro Marino, será que agora eles entendem :?: :?:

[033] [033] [033] [033] [011] [014]
POWS ... TOMA TOMA TOMA... POWS...

E agora de acordo com o Celso Amorin:

"O barato sai caro!!!"

XEPA NAO... XEPA NAO!!!

:lol:

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28481 Mensagem por Zepa » Qui Jan 07, 2010 2:43 pm

Marino escreveu:
Zepa escreveu: Caro Marino, será que agora eles entendem :?: :?:

[033] [033] [033] [033] [011] [014]
Difícil.
Mas foi só o que sobrou, o custo :roll: :roll: :roll:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28482 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Jan 07, 2010 2:45 pm

Marino escreveu: A escolha da França como parceira deve-se ao fato de ser um país com poder real, um grande complexo militar e que tem assento no Conselho de Segurança da ONU. Entre os três caças oferecidos, segundo as fontes ouvidas pelo Valor, somente dois realmente satisfariam a demanda brasileira, que requer um avião com autonomia continental e poder de fogo não só dissuasório, como pede a estratégia de defesa, mas também possa rapidamente se transformar numa arma de ataque: o Rafale francês e o F-18 americano.

O Gripen ainda não é um avião, mas um projeto. Além disso, tem equipamentos fornecidos pela General Eletric, o que o coloca no raio de ações das restrições americanas. A Embraer, recentemente, não pode vender aviões à Venezuela por disporem de componentes americanos. O que o Brasil quer fazer com a França, de certa forma, é mais ou menos o que Hugo Chávez faz com a Rússia (que entrou na seleção inicial com o caça Sukhoi), com a vantagem de que a França é um país estável politicamente, mais próximo geograficamente e com menor barreira idiomática.

A Marinha já desenvolve em parceria com a França o submarino nuclear e a aviação do Exército é formada por helicópteros de tecnologia francesa. A aeronáutica, segundo se afirma no primeiro escalão do governo, é quem deve "subordinar seus objetivos e estratégias" ao Ministério da Defesa e não o contrário.
Mais claro impossível.

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28483 Mensagem por Dieneces » Qui Jan 07, 2010 2:46 pm

Matheus escreveu:
gaitero escreveu: X 1000....

E se a opção do Governo fosse pelo Gipen Suéco...

TODOS os jornais que hoje o defendem estariam falando que o caça não tem capacidades para defender um país continental, que ele não oferece garantias, que os custos e o cronograma são falsos, e que o Rafale era a melhor opção...
Isto mesmo! Agora a FSP e a Globo, claramente contrários ao governo, viram o baluarte da verdade. É vergonhoso o que vcs aqui no fórum estão fazendo!
Matheus , vergonhoso é a Odebrecht ganhar sem licitação uma obrinha de 1 bilhão de euros sem licitação com o subterfúgio de que o contratante é a DCNS e não o governo . Mas quem paga é o governo . Vergonhoso é pagar a um intermediário 50% a mais por helicópteros do que o preço cobrado pela própria fábrica . Vergonhoso é o escândalo da compra dos EC-725 . Vergonhoso é pagar o equivalente a cerca de 100 (!!!) MENSALÕES A MAIS ,igual a aqueles do Marcos Valério , José Dirceu , Silvinho Pereira, José Genuíno , Delúbio Soares para comprar o Rafale ao invés dos outros MELHOR avaliados pela FAB . Cada Rafale custa mais de dois mensalões a mais que um Gripen. O que nós aqui fazemos é defender escolhas técnicas de quem entende do assunto e o erário público . Vergonhosa é a ação do governo .Os fatos estão aí , podes escolher .




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28484 Mensagem por Gerson Victorio » Qui Jan 07, 2010 2:46 pm

Pow Marino...você é insistente :D




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28485 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jan 07, 2010 2:47 pm

Excelente Post Marino...

Acho que isso resume bem uma avalanche de posts que estavam exatamente tentando dizer isso.

[]s
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