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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 07, 2010 1:23 pm
por Wardog
Bender escreveu:QUE FAB?

QUER O QUE?

A DOS DOZE ILUMINADOS DA COMISSÃO?


Seria bom que assinassem o cheque também.

OK, o Governo assina o Cheque, ele assina tudo não é?
Então tem o direito de vender a petrobrás, todos governistas aqui estariam aplaudindo de pé?

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 07, 2010 1:24 pm
por PRick
gomugomu escreveu:Mais uma vez, não é super trunfo, é o pacote.

Bom mote para um conflito, quando nossos pilotos forem para a batalha; temos o melhor pacote!!! Seus Su-35 e 30 vão cair diante de nosso pacote!!!! :lol: :lol:

[]´s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 07, 2010 1:25 pm
por Franz Luiz
Santiago escreveu:
Vai ganhar o que tiver o maior número de bolinhas vermelhas :mrgreen:
:lol: :lol:
Boa esta Santiago. Se fossem estrelinhas vermelhas então...

Um abraço
Franz

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 07, 2010 1:25 pm
por Wardog
PRick escreveu:
gomugomu escreveu:Mais uma vez, não é super trunfo, é o pacote.

Bom mote para um conflito, quando nossos pilotos forem para a batalha; temos o melhor pacote!!! Seus Su-35 e 30 vão cair diante de nosso pacote!!!! :lol: :lol:

[]´s

Adianta ligar a metralhadora com esse tipo de argumento não.
Mais que o lado "poder de fogo" o que vale aqui é a reestruturação do parque bélico nacional, e impulsão do mesmo.
E acho que o Gripinho da trabalho viu, o Su-35 pelo menos parece uma árvore de natal apitando no Radar.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 07, 2010 1:26 pm
por P44
PRick escreveu:
gomugomu escreveu:Mais uma vez, não é super trunfo, é o pacote.

Bom mote para um conflito, quando nossos pilotos forem para a batalha; temos o melhor pacote!!! Seus Su-35 e 30 vão cair diante de nosso pacote!!!! :lol: :lol:

[]´s

eu acho que o melhor "pacote" ainda é uma aliança estratégica com uma potência nuclear que não lambe as botas aos EUA todos os dias, ao invés de um pacote de origamis

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 07, 2010 1:27 pm
por Hader
Pois é Gaitero
A FAB tem um fusquinha movido a etanol que faz 10km/litro, e o GF prometeu que vai comprar uma Ferrari que consumirá 10litros de gasolina premium por km, e avisou que a FAB vai pagar o IPVA todo ano. Pra piorar não deu nenhuma garantia de aumentar a verba
Capice? [000] [000]
Abraço
Hélio
Caro Hélio

Gostaria de ver a resposta do amigo (se me permite chamá-lo assim) à seguinte pergunta: O custo do Rafale (aquisição e operação) não é nenhuma novidade, assim como o custo de qualquer caça moderno. Assim sendo, qual a razão da FAB ter colocado o dito no short list? Se eu faço um wish list dos carros que quero comprar, antes eu verifico se posso pagar os impostos, combustível...

Abraços!

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 07, 2010 1:27 pm
por Túlio
Túlio escreveu:
helio escreveu:Olha...
Modificar o relatório, inclusive nos critérios de pontuação em bom portugues significa adulteração de resultados. Por favor não me venham com eufemismos, que se trata apenas de adequação aos padrões do END.
Forçar uma mudança num relatório técnico só para não ficar feio pro presidente é o maximo da torpeza.
No meio futebolistico brasileiro este tipo de recurso tem um nome: TAPETÃO!

Hélio

Olhes, cupincha, até parece que é novidade. Já publiquei aqui mesmo no DB textos dos integrantes do COPAC à época da compra dos Mirage, como estudioso que és eu duvido que não lembres que por causa da Ponte Rio-Niterói a gente quase foi de Lightning em lugar do Mirage III. Deletei o link, acho, mas tenho o texto completo no meu PC - são dois, aliás - e posso postar de novo. Uma frase é emblemática:

"APAGA TUDO ONDE ESTIVER ESCRITO MIRAGE E PÕE LIGHTNING. FOI O QUE FIZEMOS..."

Achei!!!

A IMPLANTAÇÃO DA DEFESA AÉREA : ORGANIZAÇÃO E MEIOS

Antecedentes
O ano era 1967 e assumia o Ministério da Aeronáutica o ministro MARCIO DE SOUZA E MELLO. Homem sábio, pleno conhecedor da Aeronáutica e do "métier" da arma aérea, se permitia filosofar em torno de temas que, em sua opinião, deveriam ser tratados com extrema prioridade pois, caso assim não fosse, estaria sendo colocada em risco a "sobrevivência do Poder Aéreo Brasileiro". Esses temas eram: a Capacidade Aeroestratégica e a Defesa Aérea.
Dizia, então, o Min. MARCIO: "a capacidade aerotática existente na FAB, e que a tantos encanta, poderá vir - a qualquer momento - ser questionada, independentemente da Doutrina. Basta acrescentar o componente da "vontade política governamental" ao processo, para que Exército e Marinha passem a executar as tarefas aéreas (táticas) de interesse de suas próprias operações, com seus próprios meios. Entretanto, jamais, sob qualquer argumento, as tarefas aeroestratégicas e de Defesa Aérea serão alocadas a qualquer outro segmento do Poder Militar, que não seja ao PODER AÉREO!"
Com essa visão aparecem, pela primeira vez, no Organograma da Reforma Administrativa do Min. Aeronáutica (Dec 60.521 de 30 Mar 67) o COMANDO AÉREO DE DEFESA AÉREA e o COMANDO COSTEIRO (com encargos aeroestratégicos). Como conseqüência, além do surgimento organizacional, cabia prover os meios, para tornar realidade o conceito filosófico.
Àquela época, ocupava a função de Chefia do GM4 o Cel Av CASSIANO PEREIRA, exímio Caçador e homem sobejamente conhecido por suas posições firmes no exercício da profissão. Absolutamente alinhado com a filosofia do Ministro, coube ao Cel CASSIANO criar e operacionalizar a CEPAI (Comissão Especial para o Projeto Aeronave de Interceptação). Essa Comissão trataria dos estudos relativos à escolha de uma aeronave pura de interceptação, nova (sem ser usada) e supersônica.
Esses requisitos eram originados do pensamento do próprio Ministro. Para tanto, o GM4 designou o então Membro do Gabinete do Ministro, Ten Cel MENEZES L.N. para Chefiar a CEPAI, fazendo agregar a ela o Ten Cel MARCIO NOBREGA MOREIRA (GM3), o Ten Cel ANTONIO CLARET JORDÃO (EMAer) e o Maj Esp CESCCATO (DIRMA).
A CEPAI estruturou seus trabalhos em Projetos: Projeto USA, Projeto França, Projeto Inglaterra, Projeto Itália e Projeto Suécia. A idéia era avaliar, respectivamente, as aeronaves F5A/B, MIRAGE III, LIGHTNING MK55, F104 e SAAB DRAKEN. Para tanto, consultas formais, a nível de Governo, foram iniciadas com vistas a enviar equipes de avaliação a esses países.
Surpreendentemente, o Governo norte americano se colocou contrário à avaliação de aeronaves supersônicas por parte do Brasil já que, em sua concepção, aeronaves dessa performance estariam vetadas aos países latino-americanos, por desequilibrar "o balanço do poder ao Sul do Rio Grande"...
Isto posto, a avaliação do F5A/B foi eliminada e a CEPAI fez organizar seu roteiro de avaliações incorporando, para isso, alguns Pilotos de Caça das Unidades Aéreas para compor seus times. Dessa forma, os Projetos tiveram a seguinte constituição:
França:
Ten Cel Av MENEZES, LN <B
Maj Eng OSIRES, S
Inglaterra:
Ten Cel Av MENEZES, LN
Maj Av BARROS, AFS
Maj Av FROTA, IM
Maj Eng ROBERTO
Itália;
Ten Cel Av DELVAUX,
Maj Av FROTA, IM
Suécia;
Ten Cel Av DELVAUX,
Maj Av FROTA, IM
Cada um dos times cumpriu sua tarefa de avaliar um interceptador para guarnecer o recém-criado COMDA e produziu seus relatórios.
Inesperadamente, no transcurso do andamento dos Projetos, o Governo norte-americano insiste para que o Brasil envie um time para voar o F5A/B, embora permanecessem as restrições de exportação. A contragosto do Min. MARCIO (pressão política?), a CEPAI montou um novo time para a missão USA, composta de:
Ten Cel BARROS, AFS
Ten Cel ERNANI, A
Ten Cel MARQUES, HPC
Essa avaliação(?) foi "hors-concours"...
A análise dos relatórios, feita a nível do GABAer/EMAer, resultou na escolha do MIRAGE III, em detrimento das outras aeronaves.
Aquisição do MIRAGE III
Para apresentar a solução a nível presidencial, a CEPAI elaborou um substancioso relatório que seria encaminhado ao Pres. Costa e Silva para a necessária aprovação, o que foi feito.
Há um fato curioso (presenciado pelo Chefe da CEPAI), no que tange à análise presidencial do relatório. O Min. MARCIO, em despacho pessoal, apresentou o Relatório da CEPAI indicando o MIRAGE III e seu arrazoado. O Pres. Costa e Silva ouviu atentamente o Min. MARCIO e, ao final dos esclarecimentos, teria declarado:
- "Min. MARCIO, estou com um problema político com o governo inglês e seus bancos no que se refere ao financiamento para as obras da Ponte Rio-Niterói. Muito me ajudaria se a solução da FAB fosse o LIGHTNING".
O Min. MARCIO retirou-se e convocou o Chefe da CEPAI e instruiu:
- "Onde estiver escrito MIRAGE nesse Relatório, apaga e põe LIGHTNING". O que, a contragosto, foi cumprido
.
E o Relatório BRAINGLA (Brasil-Inglaterra) recebeu o APROVO por escrito do Pres. Costa e Silva, que dias depois adoeceu, vindo a falecer.
Passaram-se alguns meses. Quando já empossado o Pres. MEDICI, o Min. MARCIO retorna ao assunto fazendo um retrospecto histórico do processo. Após tudo ouvir, o Pres. MEDICI acrescentou:
· "Min. MARCIO, não temos mais o problema financeiro citado pelo meu antecessor. Se a escolha técnica da FAB foi o MIRAGE francês, que o seja".
O Min. MARCIO reuniu seu Alto Comando no Salão Nobre do MAer - BRASÍLIA e cientificou a todos que daria início ao processo de aquisição de 16 (dezesseis) aviões MIRAGE III, para equipar a 1a ALA DE DEFESA AÉREA, a ser instalada em Anápolis (GO). Isto posto, redigiu de próprio punho mensagem telegráfica a ser expedida para conhecimento de toda a FAB, cuja cópia ampliada está compondo o Histórico do 1o GDA.
Iniciava-se a fase SUPERSÔNICA de Caça na FAB!

Maj Brig RR L.N. Menezes


http://zairopigatto.sites.uol.com.br/HAv2.htm

Favor notar que a matéria é ASSINADA e quem assina NÃO É a Cantanhêde... 8-]

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 07, 2010 1:28 pm
por P44
:shock: :shock: :shock: :shock:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 07, 2010 1:29 pm
por Wardog
P44 escreveu:
PRick escreveu:
Bom mote para um conflito, quando nossos pilotos forem para a batalha; temos o melhor pacote!!! Seus Su-35 e 30 vão cair diante de nosso pacote!!!! :lol: :lol:

[]´s

eu acho que o melhor "pacote" ainda é uma aliança estratégica com uma potência nuclear que não lambe as botas aos EUA todos os dias, ao invés de um pacote de origamis

Não acho, é um preço muito caro a se pagar à um País que ja tem como prioridades definidas a União Européia e que, sem apoio dos Eua e Rússia, nunca vai "colocar" o Brasil no CS. A verdade é que todas essas incertezas ainda saem por um preço astronômico, que trará problemas de logística financeira severos a força.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 07, 2010 1:31 pm
por P44
então me explica a influência da SUÉCIA na ONU e no CS que estou muitooooooooooooooooooooooo curioso!!!!!!!!!!!! :mrgreen:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 07, 2010 1:32 pm
por Matheus
Hader escreveu:
Pois é Gaitero
A FAB tem um fusquinha movido a etanol que faz 10km/litro, e o GF prometeu que vai comprar uma Ferrari que consumirá 10litros de gasolina premium por km, e avisou que a FAB vai pagar o IPVA todo ano. Pra piorar não deu nenhuma garantia de aumentar a verba
Capice? [000] [000]
Abraço
Hélio
Caro Hélio

Gostaria de ver a resposta do amigo (se me permite chamá-lo assim) à seguinte pergunta: O custo do Rafale (aquisição e operação) não é nenhuma novidade, assim como o custo de qualquer caça moderno. Assim sendo, qual a razão da FAB ter colocado o dito no short list? Se eu faço um wish list dos carros que quero comprar, antes eu verifico se posso pagar os impostos, combustível...

Abraços!

segundo os gripeiros a FAB não sabia e só foi saber depois....rsrsrsrs....acho que nossos técnicos só tem o ensino fundamental!

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 07, 2010 1:33 pm
por Wardog
P44 escreveu:então me explica a influência da SUÉCIA na ONU e no CS que estou muitooooooooooooooooooooooo curioso!!!!!!!!!!!! :mrgreen:
Justamente, o benefício vem pelo outro lado, vem de dentro pra fora com o fortalecimento do nosso pátio e aprimoramento das nossas técnologias. Nesse caminho conquistaremos o poder verdadeiramente autônomo, sem dar um passo maior do que a perna, e as consequências, como entrada no CS, virão naturalmente, pela força do Brasil, como se deu na China.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 07, 2010 1:34 pm
por P44
gomugomu escreveu:
P44 escreveu:então me explica a influência da SUÉCIA na ONU e no CS que estou muitooooooooooooooooooooooo curioso!!!!!!!!!!!! :mrgreen:
Justamente, o benefício vem pelo outro lado, vem de dentro pra fora com o fortalecimento do nosso pátio e aprimoramento das nossas técnologias. Nesse caminho conquistaremos o poder verdadeiramente autônomo, sem dar um passo maior do que a perna, e as consequências, como entrada no CS, virão naturalmente, pela força do Brasil, como se deu na China.

ah...tá bem....


então vou buscar a cadeira para ficar esperando

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 07, 2010 1:35 pm
por Wardog
É melhor, nenhum país cresce e aparece dod ia para a noite, leva tempo e esforço, esse é o caminho que devemos traçar.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Jan 07, 2010 1:35 pm
por gaitero
hemerson escreveu:Creio que a FAB está sendo bastante profissional na escolha dos novo caça. Já o governo, uma lástima... O relatório da FAB dando preferência a um caça menor, com custo de operação menor, porém tecnológicamente tão capaz quanto aos caças do short list, mostra um pensamento de operacionalidade estratégica de alto nível. Não adianta nada termos um F22 por exemplo, mas a FAB não ter cacfce $$$$ para operá-lo. Optando-se pelo Gripen, a FAB está na vanguarda e mantendo seus pilotos adestrados dentro do padrão mundial dos países desenvolvidos. Agora, quanto a estratégica geopolítica... Esta é outra estória...
A FAB não escolheu o Gripen isto é expeculação... :wink: