Alternativas para fim do FX2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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rodrigo
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2836 Mensagem por rodrigo » Sex Out 11, 2013 2:20 pm

Havia um NAe do EUA em umas 12 escoltas Aegis
Eeeita, tavam todos com 1 PA??
Se fosse um ataque real de saturação, com uns 24 Tu-22M3, tchau frota do EUA
Quando essa possibilidade foi mais real, haviam 10 F-14 esperando eles com Phoenix.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2837 Mensagem por gabriel219 » Sex Out 11, 2013 3:46 pm

rodrigo escreveu:
Havia um NAe do EUA em umas 12 escoltas Aegis
Eeeita, tavam todos com 1 PA??
Esqueci de citar que eram 12 escoltas e algumas Aegis. Esqueci de citar "algumas".
Se fosse um ataque real de saturação, com uns 24 Tu-22M3, tchau frota do EUA
Quando essa possibilidade foi mais real, haviam 10 F-14 esperando eles com Phoenix.
Como saberiam que os Tu-22M3 estariam lá, já que nem conseguiram detectar apenas 1, voando a alta altitude, segundo uma matéria que vi, que era de origem do EUA, salvo o engano.
Fora isso, existe uma cabeça-de-guerra com guiagem terminal ativa, que pode sem instalados em qualquer versão do Kh-55, inclusive
com alcances maiores que o Kh-SD.
Só aliar a suit de guerra eletrônica do Tu-22M3, com voo á baixa altitude e mísseis com mais de 300 km de alcance.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2838 Mensagem por Petry » Sex Out 11, 2013 4:21 pm

Parem de viajar.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2839 Mensagem por LeandroGCard » Sex Out 11, 2013 5:22 pm

rodrigo escreveu:Quando essa possibilidade foi mais real, haviam 10 F-14 esperando eles com Phoenix.
Bem, se é verdade que os aviões russos não apareciam nos radares os Phoenix seriam tão úteis quanto blocos de concreto... .


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Re: Alternativas para fim do FX2

#2840 Mensagem por gabriel219 » Sex Out 11, 2013 5:35 pm

Petry escreveu:Parem de viajar.
?
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2841 Mensagem por gabriel219 » Sex Out 11, 2013 5:35 pm

É verdade, lembro que até um Forista daqui publicou a matéria (acho que foi o Bourne).
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2842 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Out 11, 2013 8:58 pm

Valdemort escreveu:Nao tenho dados concretos pra te contestar, mas empresas civis de aviacao nunca tiveram problemas com fornecimento americano.
As regras de exportação deles são um pé no saco mas em alguns casos é mais fácil que em outros, primeiro o termo de compromisso:
- Não pode ser repassado para Cuba, Coréia do Norte e demais desafetos;
- Não pode ser usado no desenvolvimento de armas, ameaças, agressões, etc.

Para aviação civil, ok, eles assinam e não vão depender disso, já recebem logo o sinal verde e o governo de la não se mete mais, mas com caças não é assim que funciona, já que... São armas... O governo/congresso continua supervisionando as compras de peças de reposição, se um deputado acho que bloquear o Brasil vai render uns votos a mais ele vota contra.

Para a aviação militar se um motor falha não ache que vão mandar outro em 24 horas, até chegar aqui ele vai enfrentar toda a politicagem possível, se for para manter os caças voando não da para abrir mão de um estoque de reposição.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2843 Mensagem por Penguin » Sex Out 11, 2013 9:25 pm

[ quote="Valdemort"]
gabriel219 escreveu:
Valdemort escreveu: Caro Gabriel

Logistica significa assistencia com qualidade, nao e so padronizar com os mesmos motores que tera essa qualidade.
Dos USA voce recebe qualquer coisa em 24hs, nao precisa de ter stock.
De jeito nenhum. Nós mesmos já sofremos com a burocracia do EUA, no caso dos UH-60L da FAB.
Nao tenho dados concretos pra te contestar, mas empresas civis de aviacao nunca tiveram problemas com fornecimento americano.
O motores Russos sao famosos de terem bastante potencia mas nao dura muito e o atendimento e sofrivel. Imagina a dor de cabeca de ter uma frota como essa dependendo dessa logistica.
Achei que esse mito já tinha acabado.
A Índia, Peru e entre outros países não reclamam, pois eles mesmos foram ensinados pelos Russos a fazerem a manutenção dos próprios caças.
Esse é mais um mito criado por Europeus. Uma desculpa esfarrapada, para tentar explicar porque as aeronaves deles não conseguem ser melhores que a dos Russos.

O Peru ja teve os Mig 29 no chao por bastante tempo. Um amigo piloto Venezuelano me disse que os helis Mi de la deram muito problemas e que os SU30 sofrem muito com manutencao.
Quem disse que os aviaoes russos sao melhores que europeus ???, em que sentido voce acha melhor???

Tambem nao disse que deveria ser tudo americano.
Bem, você falou que a FAB prefere (???) caças do EUA, sendo assim, procurei os melhores de lá para cada função, o que ainda são inferiores ao caças Russos.
F 35 / F 22 nao tem concorrente ...
Abcs
Mesmo com o Marechal ter te respondido, responderei.
Abs.
[/quote]



--------------------------------------


Achei que esse mito já tinha acabado.
A Índia, Peru e entre outros países não reclamam, pois eles mesmos foram ensinados pelos Russos a fazerem a manutenção dos próprios caças.

De onde vc tirou essa informação?!
Na vida real a situação tem sido "um pouco diferente"...
"El mantenimiento de los MIG-29 se puede hacer en el Perú"
Martes 21 de febrero del 2012 | 14:06
Exministro de Defensa Daniel Mora dice que con el dinero que se gasta en convenio con Rusia se puede implementar un centro aeronáutico en el país. Congreso investigará sospechoso contrato que reveló Perú21.

Imagem
La Comisión de Defensa se reunirá con el titular del sector para que informe sobre el contrato con RSK MIG.

El exministro de Defensa Daniel Mora criticó que el Estado peruano esté “esclavizado” a Rusia en cuanto a tecnología aeronáutica, a propósito del contrato con la empresa RSK MIG, que se comprometió a reparar ocho aviones de guerra MIG-29 hace casi cuatro años y hasta el momento no cumple con entregarlos.

En conversación con Perú21, Mora explicó que durante su gestión en la cartera de Defensa planteó la posibilidad de que el mantenimiento a la flota nacional se realice en nuestro país, pues con la cantidad de dinero invertido bien podría comprarse las máquinas y capacitar al personal con ese fin.

“A mi paso por el sector Defensa dejé un proyecto para la creación de un centro de mantenimiento aeronáutico, no solo para el Perú sino para toda la región. Tuvimos un acercamiento con República Checa para firmar un acuerdo de cooperación tecnológica en ese sentido, porque no es posible que para arreglar una turbina se tenga que enviar a Rusia y nos la devuelvan después de un año, señaló.

Como se recuerda, el contrato con RSK MIG se firmó en 2008 y las aeronaves debían entregarse en dos lotes en el 2010, pero una serie de postergaciones de la empresa y problemas con las cartas crediticias del Estado dilataron la fecha de entrega hasta julio de este año.

Mora dijo esperar que en el futuro el Ejecutivo no firme contratos que nos tengan “hipotecados” como país y aseguró que estamos a solo un paso de construir nuestros propios aviones, pues ya se fabrica una buena cantidad de piezas de aeronaves en territorio patrio.

En su condición de integrante de la Comisión de Defensa del Congreso, dijo que pedirán al Gobierno la información total sobre el contrato con RSK MIG y le exigirán tomar una decisión al respecto, pues todo apunta a que la empresa tampoco cumplirá esta vez con la reparación de los aviones.

REUNIÓN CON EL MINISTRO
Por su parte, la congresista Luz Salgado, también integrante de esa comisión, se comprometió a mencionar como primer punto de su agenda personal el caso de la empresa rusa, cuando se reúna con el titular de Defensa esta semana, junto al resto de miembros de ese grupo de trabajo.

Precisó que el cónclave se llevará a cabo el próximo jueves 23 en el despacho del ministro Alberto Otárola, donde tratarán temas diversos de ese sector. Asimismo, aseguró que hará seguimiento al tema por ser de importancia nacional y que así se lo planteará al titular de la cartera.
Fonte: http://peru21.pe/2012/02/21/actualidad/ ... ru-2012801
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2844 Mensagem por JL » Sex Out 11, 2013 11:17 pm

Na época da guerra fria era assim:

EUA:
Se você é amigo dos norte americanos, eles vendem o armamento a um preço justo, com financiamento, suas armas tem qualidade e são sofisticadas, mas um vacilo e eles cortam tudo e te deixam na mão, não transferem nenhuma tecnologia e impõem restrições de uso etc. Vejam por exemplo Portugal, membro da OTAN, não podia usar certos equipamentos norte americanos na Guerra Colonial. Produto clássico: A 37, F 5, C 130, aviões oriundos do deserto, navios usados, mísseis Sidewinder, bombas aéreas série Mk, como a Mk 82, fuzis M16, lança rojão( a velha bazuca americana), jipes, caminhões, o clássico blindado M113. Que país do terceiro mundo já não teve algum destes.


URSS
Se você não pertencia ao Pacto de Varsórvia ia receber um produto inferior, por exemplo eles tinham três versõs do mesmo equipamento, uma para uso próprio outra para os países do Pacto e uma outra mais inferior ainda para os países do antigo Terceiro Mundo. Vejam enquanto o Mig 23 usava o míssil AA 7 Apex - BVR, os Mig 23 exportados para a Líbia por exemplo tinham o mesmo radar e mísseis do Mig 21. Pagava se mais barato que o equipamento norte americano, não se tinha assistência pós venda nenhuma, não cumpriam prazos, demoravam para fornecer peças etc. Era comum ter um monte de aeronaves paradas. Produtos clássicos caças Mig 17, 21 e 23, carros de combate T 55, 62 e 72, mísseis antiaéreos, armas leves AK 47 e RPG, caminhões URAL.

FRANÇA
Vendia para todo mundo que pudesse pagar e cobrava bem caro, seus produtos não estavam na altura dos equipamentos norte americanos, mas eram bem melhores que as versões russas inferiores vendidas para o Terceiro Mundo. Tinha um histórico de corrupção com governos dos países do terceiro mundo, principalmente na África, envolvimento com mercado negro de armas, fornecia para armamento para a Africa do Sul durante o embargo, às vezes transferia tecnologia exemplos sul africanos e israelense outras vezes não. Não cumpria acordos pré-firmados, vejam o caso do rompimento do fornecimento de armas para Israel depois da Guerra dos Seis Dias, quando não entregaram o que já haviam acordado. Exemplos dos seus produtos mais exportados: Mirage III, mísseis Matra R 530 e R 550 Magic, foguetes Sneb de 68 mm, míssil anti-navio Exocet, viatura leve AML 90 e o carro de combate leve AMX 13. Produtos clássicos nos arsenais dos países do Terceiro Mundo.

E hoje o que mudou?
ou será que mudou!
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2845 Mensagem por gabriel219 » Sex Out 11, 2013 11:58 pm

Ué, se meu espanhol não estiver muito ruim, a matéria fala que a manutenção dos MiG-29 podem ser feitas no Peru, certo?
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2846 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Out 12, 2013 3:04 am

E 'e bom lembrar que durante muito tempo os russos fizeram pressao ao Peru porque eles resolveram trocar de fornecedor e compraram Mig-29s de outras origens.

No fim das contas, realmente nao existem santos... enquanto nao soubermos fazer o nosso, sempre correremos esse risco. Mas nao custa nada tentarmos outros relacionamentos alem dos que ja estamos acostumados a apanhar o tempo todo. ;)

[]s
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2847 Mensagem por Bourne » Sáb Out 12, 2013 3:11 am

Comércio de armas não é comércio. Só funciona bem se o país comprador cumprir uma função fundamental na política do vendedor. Só assim para ter um fornecedor de equipamento importante confiável. Mesmo assim não está livre de barbeiragens.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2848 Mensagem por Valdemort » Sáb Out 12, 2013 4:58 am

F 35 / F 22 nao tem concorrente ...
Tem sim, principalmente o F/A-22A.
O PAK-FA já nasceu bem perto do F/A-22A, e possui recursos que o próprio F/A-22A não, como IRST e alguns armamentos superiores em alcance a carga bélica que será disponibilizado, tanto Ar-Ar como Ar-Solo, além das antenas de banda L.
Inclusive, mesmo que o PAK FA tenha um RCS ligeiramente maior que a do F/A-22A, no que acredito que seja, o radar de banda L, mais efetivo contra aeronaves furtivas, retirará essa vantagem.
Os Russos também apostam muito na guerra eletrônica para manter furtividade que, na minha opinião, chegou a ser mais efetivo que materiais RAM e design facelado.
Um exemplo?
No dia 27 de Março de 1999, na antiga Yugoslavia,, o radar SNR-125 "Low Blow", as 20:15 do horário local, achou algo na tela e designou um S-125 Pechora, que disparou. Pouco tempo depois, perceberam que acabaram de derrubar uma das aeronaves mais revolucionárias da época.
Uma vez, estava tudo bem em uma frota do EUA (não lembro qual era, se foi a 6ª Frota ou 7ª Frota) e, de repente, avistaram um Tu-22M3 voando sobre eles, mas ninguém conseguiu detectar algo no radar.
O Tu-22M3 deve ter seu RCS em torno de 70-100m², que não possui superfície facelada e nem emprego de materiais RAM's, mas ele possui uma suit eletrônica invejável. Havia um NAe do EUA em umas 12 escoltas, incluindo algumas com Aegis, salvo o engano, e NADA conseguiu detecta-lo.
Como havia dito antes, eles só perceberam que havia um Tu-22M3 por que viram á olho nú e por causa do barulho. Se fosse um ataque real de saturação, com uns 24 Tu-22M3, tchau frota do EUA, pois cada um pode carregar 6 Kh-SD, o que seria, ao todo, 144 mísseis que seria muito, mas muito difícil derrubar todos. Além do que, o Kh-22 ainda estava operacional na época.
O episódio foi tão incrível, que causou a exoneração do Almirante da Frota.
Creio que materiais RAM's, superfície facelada e uma boa suit eletrônicas é a receita ideal para um belíssimo caça e é o que a Rússia está fazendo.
Além do que, existe o J-31 (concorrente do F/A-35A/C) e o J-20 (pode ser o concorrente do F/A-22A), além de existirem outros esboços de projetos de 5ª geração e até 6ª geração (EUA, China e Rússia já pensam nisso).
Além disso, voltando a falar sobre o assunto, o Su-50 deve ser superior ao F/A-35A, o Su-35S é MUITO superior ao F/A-18E/F e o Su-34 é superior ao F-15E.

Abcs[/quote]
Em verde, abraços.[/quote]

That's all bullshit ...
"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2849 Mensagem por Penguin » Sáb Out 12, 2013 5:43 am

gabriel219 escreveu:Ué, se meu espanhol não estiver muito ruim, a matéria fala que a manutenção dos MiG-29 podem ser feitas no Peru, certo?
Desde que se tenha os equipamentos e o conhecimento necessário. Fizeram um acordo com a Rep. Checa para isso.
Hoje eles mandam a turbina para a Rússia e esperam 1 ano para recebê-la de volta.
Editado pela última vez por Penguin em Sáb Out 12, 2013 6:16 am, em um total de 1 vez.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2850 Mensagem por Penguin » Sáb Out 12, 2013 5:48 am

gabriel219 escreveu:
rodrigo escreveu: Eeeita, tavam todos com 1 PA??
Esqueci de citar que eram 12 escoltas e algumas Aegis. Esqueci de citar "algumas". Quando essa possibilidade foi mais real, haviam 10 F-14 esperando eles com Phoenix.
Como saberiam que os Tu-22M3 estariam lá, já que nem conseguiram detectar apenas 1, voando a alta altitude, segundo uma matéria que vi, que era de origem do EUA, salvo o engano.
Fora isso, existe uma cabeça-de-guerra com guiagem terminal ativa, que pode sem instalados em qualquer versão do Kh-55, inclusive
com alcances maiores que o Kh-SD.
Só aliar a suit de guerra eletrônica do Tu-22M3, com voo á baixa altitude e mísseis com mais de 300 km de alcance.
Gabriel,

Suponho que esse desconcertante episódio deva ter muitas fontes e citações. Vc poderia postar ao menos uma?
Na vida real, o Tu-22M3 foi abatido em 2008 pelo exército da pequena Geórgia.

[]s
Editado pela última vez por Penguin em Sáb Out 12, 2013 7:39 am, em um total de 3 vezes.
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