Caro Gabriel
Logistica significa assistencia com qualidade, nao e so padronizar com os mesmos motores que tera essa qualidade.
Dos USA voce recebe qualquer coisa em 24hs, nao precisa de ter stock.
De jeito nenhum. Nós mesmos já sofremos com a burocracia do EUA, no caso dos UH-60L da FAB.
Nao tenho dados concretos pra te contestar, mas empresas civis de aviacao nunca tiveram problemas com fornecimento americano.
O motores Russos sao famosos de terem bastante potencia mas nao dura muito e o atendimento e sofrivel. Imagina a dor de cabeca de ter uma frota como essa dependendo dessa logistica.
Achei que esse mito já tinha acabado.
A Índia, Peru e entre outros países não reclamam, pois eles mesmos foram ensinados pelos Russos a fazerem a manutenção dos próprios caças.
Esse é mais um mito criado por Europeus. Uma desculpa esfarrapada, para tentar explicar porque as aeronaves deles não conseguem ser melhores que a dos Russos.
O Peru ja teve os Mig 29 no chao por bastante tempo. Um amigo piloto Venezuelano me disse que os helis Mi de la deram muito problemas e que os SU30 sofrem muito com manutencao.
Quem disse que os aviaoes russos sao melhores que europeus ???, em que sentido voce acha melhor???
Em que sentido? Radar, superior ao do EF-2000 e páreo com o do Rafale. Armamentos como Moskit- 3M-54, RVV-XX, R-33...
Manobrabilidade, velocidade, alcance...
São superiores SIM aos caças Europeus.
Já falaram aqui, quem faz a manutenção de seus equipamentos são os próprios usuários, nesse caso Peruanos e Venezuelanos, isso após um tempo da aquisição, a chamada garantia. Já percebeu que os problemas ocorrem justamente 1 anos (+ ou -) depois da compra, pois este período é o mesmo da manutenção dos próprios usuários.
Tambem nao disse que deveria ser tudo americano.
Bem, você falou que a FAB prefere (???) caças do EUA, sendo assim, procurei os melhores de lá para cada função, o que ainda são inferiores ao caças Russos.
F 35 / F 22 nao tem concorrente ...
Tem sim, principalmente o F/A-22A.
O PAK-FA já nasceu bem perto do F/A-22A, e possui recursos que o próprio F/A-22A não, como IRST e alguns armamentos superiores em alcance a carga bélica que será disponibilizado, tanto Ar-Ar como Ar-Solo, além das antenas de banda L.
Inclusive, mesmo que o PAK FA tenha um RCS ligeiramente maior que a do F/A-22A, no que acredito que seja, o radar de banda L, mais efetivo contra aeronaves furtivas, retirará essa vantagem.
Os Russos também apostam muito na guerra eletrônica para manter furtividade que, na minha opinião, chegou a ser mais efetivo que materiais RAM e design facelado.
Um exemplo?
No dia 27 de Março de 1999, na antiga Yugoslavia,, o radar SNR-125 "Low Blow", as 20:15 do horário local, achou algo na tela e designou um S-125 Pechora, que disparou. Pouco tempo depois, perceberam que acabaram de derrubar uma das aeronaves mais revolucionárias da época.
Uma vez, estava tudo bem em uma frota do EUA (não lembro qual era, se foi a 6ª Frota ou 7ª Frota) e, de repente, avistaram um Tu-22M3 voando sobre eles, mas ninguém conseguiu detectar algo no radar.
O Tu-22M3 deve ter seu RCS em torno de 70-100m², que não possui superfície facelada e nem emprego de materiais RAM's, mas ele possui uma suit eletrônica invejável. Havia um NAe do EUA em umas 12 escoltas, incluindo algumas com Aegis, salvo o engano, e NADA conseguiu detecta-lo.
Como havia dito antes, eles só perceberam que havia um Tu-22M3 por que viram á olho nú e por causa do barulho. Se fosse um ataque real de saturação, com uns 24 Tu-22M3, tchau frota do EUA, pois cada um pode carregar 6 Kh-SD, o que seria, ao todo, 144 mísseis que seria muito, mas muito difícil derrubar todos. Além do que, o Kh-22 ainda estava operacional na época.
O episódio foi tão incrível, que causou a exoneração do Almirante da Frota.
Creio que materiais RAM's, superfície facelada e uma boa suit eletrônicas é a receita ideal para um belíssimo caça e é o que a Rússia está fazendo.
Além do que, existe o J-31 (concorrente do F/A-35A/C) e o J-20 (pode ser o concorrente do F/A-22A), além de existirem outros esboços de projetos de 5ª geração e até 6ª geração (EUA, China e Rússia já pensam nisso).
Além disso, voltando a falar sobre o assunto, o Su-50 deve ser superior ao F/A-35A, o Su-35S é MUITO superior ao F/A-18E/F e o Su-34 é superior ao F-15E.
Abcs
Em verde, abraços.