Alternativas para fim do FX2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Valdemort
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2821 Mensagem por Valdemort » Sex Out 11, 2013 9:44 am

Cara

A pobre FAB voa de F5 pelos motivos mais do que conhecidos. A real e que os camaradas PeTralhas não tem a menor intenção de equipa-la decentemente, tipo, sucateamento proposital. Se bem que não sobraria verba mesmo já que o orçamento e inteiramente diluído na "maquina publica" ( cumpanheiros ) e nas inúmeras bolsas eleitoreiras. Não sobra nem pra : saúde, transporte, educação que dirá pra defesa.

That's the life in Brazil ... :oops: :oops: :oops:
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2822 Mensagem por gabriel219 » Sex Out 11, 2013 10:20 am

Valdemort escreveu:
gabriel219 escreveu:Se for verdade isso sobre o SH, rapaz, vejo que as críticas á ele são mais que justas.
O único que torço para o F-X2 é o Gripen-NG, mas gostaria que o mesmo fosse cancelado. Mantenho minha opinião, se quisermos uma Força Aérea capaz de combater qualquer um da AL e até Franceses e Ingleses, deveríamos ter uma Força Aérea composta por:
18 Su-30BR (primeiramente iria para o 1ª GDA, até chegar 12 Su-27MBR, já modernizados, que depois passaria para o 2ª GDA, criado em Manaus, até a chegada da 2ª leva de Su-27MBR, e iria cumprir missão de Ataque e bombardeio, junto com os AMX A-1M em Santa Maria).
24 Su-27MBR (2 esquadrões para 2 GDA's, Su-27 comprados, reformados e modernizados, com IRST mais avançado e radar Irbis-E, além de alguns aviônicos nacionais e motor de empuxo vetorado).
36 MiG-29BR (MiG-29, comprados, reformados e modernizados, com IRST, radar Zhur-ME, aviônicos nacionais e motor de empuxo vetorado, o RD-33MK, além de tanques conformais, aos moldes do MiG-29SMT, baseados em Belém, Canoas e Recife).
Teríamos 78 aeronaves de alto-desempenho, prontos para defesa aérea (Su-30BR seria para defesa aérea de segunda linha, deixando prioritário sua missão de ataque), que estariam em um patamar superior aos EF-2000 e no mesmo dos Rafales, que não possuem AESA (teríamos o PESA Irbis-E e o AESA Zhur-ME), superando qualquer outro caça da AL.
Isso para ser o mínimo do mínimo, o ideal (mediano) deveria ser:
60 Su-50M.
84 Su-35EM + 14 Su-35FM.
48 Su-32M.
24 Tu-22M4 (modernização Brasileira).
Assim teríamos 144 caças para defesa aérea e 72 aeronaves de ataque/bombardeio de altíssimo desempenho.
Resumindo ... So equipamento Russo.
No papel e bonito, mas a logística disso tudo seria uma dor de cabeça enorme pra FAB.
That's why they prefer American ...
Ué, acha que esse conjunto é pior que:
60 F/A-35A.
84 F/A-18E/F.
48 F/A-15E.
?
Todos que eu disse, que é do EUA, usa motores diferentes, peças diferentes, componentes diferentes e pouca coisa compartilhada e a logística iria ficar MUITO, mas MUITO PIOR.
PAK-FA, Su-35S e Su-34 utilizam o mesmo motor, em versões diferentes.
A versão futura do PAK-FA poderá ser usada nos outros 2 vetores (Su-35S e Su-34), assim padronizando os motores e ficando com aeronaves mais capazes do que as que citei do EUA, dentro de suas categorias (Su-50 x F/A-35A, Su-35S x F/A-18E/F e Su-34 x F/A-15).
Não entendo como que seria mais difícil adquirir material Russo do que do EUA, que teria uma logística mais prejudicada.
Não sei se o julgamento é por ideologia ou por mérito.
Olha que sou de Direita, mas tenho que ser realistas, há coisas que os Russos estão a frente do EUA, como mísseis, por exemplo.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2823 Mensagem por Boss » Sex Out 11, 2013 10:39 am

Valdemort escreveu:Cara

A pobre FAB voa de F5 pelos motivos mais do que conhecidos. A real e que os camaradas PeTralhas não tem a menor intenção de equipa-la decentemente, tipo, sucateamento proposital. Se bem que não sobraria verba mesmo já que o orçamento e inteiramente diluído na "maquina publica" ( cumpanheiros ) e nas inúmeras bolsas eleitoreiras. Não sobra nem pra : saúde, transporte, educação que dirá pra defesa.

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Re: Alternativas para fim do FX2

#2824 Mensagem por Luís Henrique » Sex Out 11, 2013 10:48 am

Valdemort escreveu:
gabriel219 escreveu:Se for verdade isso sobre o SH, rapaz, vejo que as críticas á ele são mais que justas.
O único que torço para o F-X2 é o Gripen-NG, mas gostaria que o mesmo fosse cancelado. Mantenho minha opinião, se quisermos uma Força Aérea capaz de combater qualquer um da AL e até Franceses e Ingleses, deveríamos ter uma Força Aérea composta por:
18 Su-30BR (primeiramente iria para o 1ª GDA, até chegar 12 Su-27MBR, já modernizados, que depois passaria para o 2ª GDA, criado em Manaus, até a chegada da 2ª leva de Su-27MBR, e iria cumprir missão de Ataque e bombardeio, junto com os AMX A-1M em Santa Maria).
24 Su-27MBR (2 esquadrões para 2 GDA's, Su-27 comprados, reformados e modernizados, com IRST mais avançado e radar Irbis-E, além de alguns aviônicos nacionais e motor de empuxo vetorado).
36 MiG-29BR (MiG-29, comprados, reformados e modernizados, com IRST, radar Zhur-ME, aviônicos nacionais e motor de empuxo vetorado, o RD-33MK, além de tanques conformais, aos moldes do MiG-29SMT, baseados em Belém, Canoas e Recife).
Teríamos 78 aeronaves de alto-desempenho, prontos para defesa aérea (Su-30BR seria para defesa aérea de segunda linha, deixando prioritário sua missão de ataque), que estariam em um patamar superior aos EF-2000 e no mesmo dos Rafales, que não possuem AESA (teríamos o PESA Irbis-E e o AESA Zhur-ME), superando qualquer outro caça da AL.
Isso para ser o mínimo do mínimo, o ideal (mediano) deveria ser:
60 Su-50M.
84 Su-35EM + 14 Su-35FM.
48 Su-32M.
24 Tu-22M4 (modernização Brasileira).
Assim teríamos 144 caças para defesa aérea e 72 aeronaves de ataque/bombardeio de altíssimo desempenho.
Resumindo ... So equipamento Russo.
No papel e bonito, mas a logística disso tudo seria uma dor de cabeça enorme pra FAB.
That's why they prefer American ...
Primeiro não podemos afirmar que a FAB prefere os americanos.

Meu primo é Coronel da FAB e me confidenciou que a maioria dos seus amigos pilotos de caça preferiam o Sukhoy (esta é a forma que ele chama o Su-35).

Sobre preferência por caças americanos não se deve totalmente pelas qualildades. Claro que possuem muita qualidades, mas a CULTURA tem um peso muito forte.
Os EUA dominam o mundo economicamente e culturalmente.

A maioria de nós assistíamos desenhos americanos, filmes americanos, ouvimos músicas americanas.
A maioria dos nossos pilotos fizeram cursos nos EUA, participaram de exercícios com os EUA, aprenderam a operar aeronaves com todas instrumentações em inglês e por ai vai.
A maioria também assistiu a filmes como o Top Gun e também já ganharam réplicas em miniatura de caças americanos.
Do lado russo temos exatamente o OPOSTO.
É uma diferença ENORME, o peso cultural que os EUA exercem sobre nós em relação à qualquer outro país, MUITO MAIS em relação à Rússia que está do outro lado do globo.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2825 Mensagem por Thor » Sex Out 11, 2013 11:10 am

Valdemort escreveu:Cara

A pobre FAB voa de F5 pelos motivos mais do que conhecidos. A real e que os camaradas PeTralhas não tem a menor intenção de equipa-la decentemente, tipo, sucateamento proposital. Se bem que não sobraria verba mesmo já que o orçamento e inteiramente diluído na "maquina publica" ( cumpanheiros ) e nas inúmeras bolsas eleitoreiras. Não sobra nem pra : saúde, transporte, educação que dirá pra defesa.

That's the life in Brazil ... :oops: :oops: :oops:
Parabéns pelo post, um dos mais realistas aqui postado.
Acho que uma compra dessas como seria o F-X, envolvendo bilhões de dólares, e que mudaria sensivelmente a capacidade da Força, jamais poderia ser pensada como alguns aqui ainda acreditam que FAB faz. A FAB não gosta de russo, a FAB deu "piti", a FAB não sabe escolher, a FAB prefere F-5, a FAB...
Alguém realmente acredita que existe essa de gostar ou não gostar numa avaliação em que vários técnicos da FAB estudaram a fio as aeronaves, avaliaram naquilo que puderam, negociaram os termos de um futuro contrato com as empresas e assinaram acordos de confidencialidade, analisaram item a item o produto que realmente seria entregue (e não aquele que é dito da boca pra fora por políticos, marqueteiros, blogueiros, torcedores, etc), fizerem negociações com os melhores técnicos no assunto para que pudéssemos receber o melhor produto dentro do orçamento que vinha sendo prometido pelo GF, etc...
Se acreditarem nisso, então estão certos, a FAB quer F-5 ou odeia russo porque corre sangue vermelho nas veias.
Novamente, parabéns pelo post pé-no-chão.
Abraços
Brasil acima de tudo!!!
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2826 Mensagem por Valdemort » Sex Out 11, 2013 12:12 pm

gabriel219 escreveu:
Valdemort escreveu: Resumindo ... So equipamento Russo.
No papel e bonito, mas a logística disso tudo seria uma dor de cabeça enorme pra FAB.
That's why they prefer American ...
Ué, acha que esse conjunto é pior que:
60 F/A-35A.
84 F/A-18E/F.
48 F/A-15E.
?
Todos que eu disse, que é do EUA, usa motores diferentes, peças diferentes, componentes diferentes e pouca coisa compartilhada e a logística iria ficar MUITO, mas MUITO PIOR.
PAK-FA, Su-35S e Su-34 utilizam o mesmo motor, em versões diferentes.
A versão futura do PAK-FA poderá ser usada nos outros 2 vetores (Su-35S e Su-34), assim padronizando os motores e ficando com aeronaves mais capazes do que as que citei do EUA, dentro de suas categorias (Su-50 x F/A-35A, Su-35S x F/A-18E/F e Su-34 x F/A-15).
Não entendo como que seria mais difícil adquirir material Russo do que do EUA, que teria uma logística mais prejudicada.
Não sei se o julgamento é por ideologia ou por mérito.
Olha que sou de Direita, mas tenho que ser realistas, há coisas que os Russos estão a frente do EUA, como mísseis, por exemplo.
Caro Gabriel

Logistica significa assistencia com qualidade, nao e so padronizar com os mesmos motores que tera essa qualidade.
Dos USA voce recebe qualquer coisa em 24hs, nao precisa de ter stock.
O motores Russos sao famosos de terem bastante potencia mas nao dura muito e o atendimento e sofrivel. Imagina a dor de cabeca de ter uma frota como essa dependendo dessa logistica.
Tambem nao disse que deveria ser tudo americano.

Abcs
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2827 Mensagem por Valdemort » Sex Out 11, 2013 12:20 pm

Boss escreveu:
Valdemort escreveu:Cara

A pobre FAB voa de F5 pelos motivos mais do que conhecidos. A real e que os camaradas PeTralhas não tem a menor intenção de equipa-la decentemente, tipo, sucateamento proposital. Se bem que não sobraria verba mesmo já que o orçamento e inteiramente diluído na "maquina publica" ( cumpanheiros ) e nas inúmeras bolsas eleitoreiras. Não sobra nem pra : saúde, transporte, educação que dirá pra defesa.

That's the life in Brazil ... :oops: :oops: :oops:
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Muitos clichês em um post só.

Faltou reclamar do povo que só gosta de Carnaval, churrasco e cerveja.
Cara faltou vc dizer ; futebol, mulher pelada etc ...

Quem e PT de carteirinha sempre acha uma desculpa pras maselas desse governo ...
Porque vc nao mensiona ; impostos da Belgica e servisos de Bangladesh ...
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2828 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Out 11, 2013 12:30 pm

Valdemort escreveu:Dos USA voce recebe qualquer coisa em 24hs, nao precisa de ter stock.
Não é verdade, a burocracia é f*** e qualquer bobagem resolvem cortar o fornecimento, é preciso manter um estoque.
Valdemort escreveu:O motores Russos sao famosos de terem bastante potencia mas nao dura muito e o atendimento e sofrivel.
Estamos comprando caças ou televisores? A maior parte da manutenção será feita por brasileiros, ninguém vai ligar para o 0800 russo.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2829 Mensagem por gabriel219 » Sex Out 11, 2013 12:49 pm

Valdemort escreveu:
gabriel219 escreveu: Ué, acha que esse conjunto é pior que:
60 F/A-35A.
84 F/A-18E/F.
48 F/A-15E.
?
Todos que eu disse, que é do EUA, usa motores diferentes, peças diferentes, componentes diferentes e pouca coisa compartilhada e a logística iria ficar MUITO, mas MUITO PIOR.
PAK-FA, Su-35S e Su-34 utilizam o mesmo motor, em versões diferentes.
A versão futura do PAK-FA poderá ser usada nos outros 2 vetores (Su-35S e Su-34), assim padronizando os motores e ficando com aeronaves mais capazes do que as que citei do EUA, dentro de suas categorias (Su-50 x F/A-35A, Su-35S x F/A-18E/F e Su-34 x F/A-15).
Não entendo como que seria mais difícil adquirir material Russo do que do EUA, que teria uma logística mais prejudicada.
Não sei se o julgamento é por ideologia ou por mérito.
Olha que sou de Direita, mas tenho que ser realistas, há coisas que os Russos estão a frente do EUA, como mísseis, por exemplo.
Caro Gabriel

Logistica significa assistencia com qualidade, nao e so padronizar com os mesmos motores que tera essa qualidade.
Dos USA voce recebe qualquer coisa em 24hs, nao precisa de ter stock.
De jeito nenhum. Nós mesmos já sofremos com a burocracia do EUA, no caso dos UH-60L da FAB.
O motores Russos sao famosos de terem bastante potencia mas nao dura muito e o atendimento e sofrivel. Imagina a dor de cabeca de ter uma frota como essa dependendo dessa logistica.
Achei que esse mito já tinha acabado.
A Índia, Peru e entre outros países não reclamam, pois eles mesmos foram ensinados pelos Russos a fazerem a manutenção dos próprios caças.
Esse é mais um mito criado por Europeus. Uma desculpa esfarrapada, para tentar explicar porque as aeronaves deles não conseguem ser melhores que a dos Russos.

Tambem nao disse que deveria ser tudo americano.
Bem, você falou que a FAB prefere (???) caças do EUA, sendo assim, procurei os melhores de lá para cada função, o que ainda são inferiores ao caças Russos.
Abcs
Mesmo com o Marechal ter te respondido, responderei.
Abs.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2830 Mensagem por Valdemort » Sex Out 11, 2013 1:05 pm

gabriel219 escreveu:
Valdemort escreveu: Caro Gabriel

Logistica significa assistencia com qualidade, nao e so padronizar com os mesmos motores que tera essa qualidade.
Dos USA voce recebe qualquer coisa em 24hs, nao precisa de ter stock.
De jeito nenhum. Nós mesmos já sofremos com a burocracia do EUA, no caso dos UH-60L da FAB.
Nao tenho dados concretos pra te contestar, mas empresas civis de aviacao nunca tiveram problemas com fornecimento americano.
O motores Russos sao famosos de terem bastante potencia mas nao dura muito e o atendimento e sofrivel. Imagina a dor de cabeca de ter uma frota como essa dependendo dessa logistica.
Achei que esse mito já tinha acabado.
A Índia, Peru e entre outros países não reclamam, pois eles mesmos foram ensinados pelos Russos a fazerem a manutenção dos próprios caças.
Esse é mais um mito criado por Europeus. Uma desculpa esfarrapada, para tentar explicar porque as aeronaves deles não conseguem ser melhores que a dos Russos.

O Peru ja teve os Mig 29 no chao por bastante tempo. Um amigo piloto Venezuelano me disse que os helis Mi de la deram muito problemas e que os SU30 sofrem muito com manutencao.
Quem disse que os aviaoes russos sao melhores que europeus ???, em que sentido voce acha melhor???

Tambem nao disse que deveria ser tudo americano.
Bem, você falou que a FAB prefere (???) caças do EUA, sendo assim, procurei os melhores de lá para cada função, o que ainda são inferiores ao caças Russos.
F 35 / F 22 nao tem concorrente ...
Abcs
Mesmo com o Marechal ter te respondido, responderei.
Abs.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2831 Mensagem por Valdemort » Sex Out 11, 2013 1:12 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Valdemort escreveu:Dos USA voce recebe qualquer coisa em 24hs, nao precisa de ter stock.
Não é verdade, a burocracia é f*** e qualquer bobagem resolvem cortar o fornecimento, é preciso manter um estoque.
Valdemort escreveu:O motores Russos sao famosos de terem bastante potencia mas nao dura muito e o atendimento e sofrivel.
Estamos comprando caças ou televisores? A maior parte da manutenção será feita por brasileiros, ninguém vai ligar para o 0800 russo.
Nao e verdade que cortam o fornecimento por qualquer bobagem ... A burocracia exite no Brazil .

Se fossem televisores seria bem mais facil instalar uma assistencia tecnica aqui, mas se tratando de aviao o buraco e mais embaixo.
A maior parte da manutencao realmente pode ser feita por brasileiros, mas e os componentes ? revisao mais complexa class D ?
Motores russos sao descartaveis.

Na India eles tem uma linha de montagem completa de SU 30 e mesmo assim compraram Rafale.
"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2832 Mensagem por Glauber Prestes » Sex Out 11, 2013 1:22 pm

Russofilia e americofilia não faz bem pra ninguém, e a moderação tem que ficar estressando, porque no final, vai ter que dar pelo menos 3 dias de gancho pra alguém.
Fica a dica, e que a discussão continue.
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

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Re: Alternativas para fim do FX2

#2833 Mensagem por gabriel219 » Sex Out 11, 2013 1:32 pm

Valdemort escreveu:
Marechal-do-ar escreveu: Não é verdade, a burocracia é f*** e qualquer bobagem resolvem cortar o fornecimento, é preciso manter um estoque.
Estamos comprando caças ou televisores? A maior parte da manutenção será feita por brasileiros, ninguém vai ligar para o 0800 russo.
Nao e verdade que cortam o fornecimento por qualquer bobagem ... A burocracia exite no Brazil .

Se fossem televisores seria bem mais facil instalar uma assistencia tecnica aqui, mas se tratando de aviao o buraco e mais embaixo.
A maior parte da manutencao realmente pode ser feita por brasileiros, mas e os componentes ? revisao mais complexa class D ?
Motores russos sao descartaveis.

Na India eles tem uma linha de montagem completa de SU 30 e mesmo assim compraram Rafale.
Ué, mas o que isso tem a ver uma coisa com a outra? A Índia tem o A-50MKI, com radar Israelense, e comprou os nossos E-99. Comparam MiG-29K e comprarão Tejas.
Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Se isso fosse relevante, nós tínhamos o UH-60L, operando no Norte do país e depois compramos Mi-35M4.
Motores Russos descartáveis? Outro mito. Motores Russos não são descartáveis, motores da era soviética, do Su-27 e MiG-29, ambas da primeira geração, que eram descartáveis. Isso não existe mais. Só pesquisar um pouco e acha falando aquilo.
Os motores tinham poucas horas de uso pois os Soviéticos acharam que uma guerra contra o EUA/OTAN seria de curta duração e precisariam de mais peças de reposição. Com isso, os motores descartáveis eram mais fáceis de produzirem e mais rápidos, para atender uma grande demanda da URSS e do Pacto de Varsóvia.
Hoje isso não existe.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2834 Mensagem por gabriel219 » Sex Out 11, 2013 1:34 pm

Glauber Prestes escreveu:Russofilia e americofilia não faz bem pra ninguém, e a moderação tem que ficar estressando, porque no final, vai ter que dar pelo menos 3 dias de gancho pra alguém.
Fica a dica, e que a discussão continue.
Está tudo na paz, amigo Glauber.
Ainda mais depois de quarta-feira 8-] .
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2835 Mensagem por gabriel219 » Sex Out 11, 2013 1:58 pm

Caro Gabriel

Logistica significa assistencia com qualidade, nao e so padronizar com os mesmos motores que tera essa qualidade.
Dos USA voce recebe qualquer coisa em 24hs, nao precisa de ter stock.
De jeito nenhum. Nós mesmos já sofremos com a burocracia do EUA, no caso dos UH-60L da FAB.
Nao tenho dados concretos pra te contestar, mas empresas civis de aviacao nunca tiveram problemas com fornecimento americano.
O motores Russos sao famosos de terem bastante potencia mas nao dura muito e o atendimento e sofrivel. Imagina a dor de cabeca de ter uma frota como essa dependendo dessa logistica.
Achei que esse mito já tinha acabado.
A Índia, Peru e entre outros países não reclamam, pois eles mesmos foram ensinados pelos Russos a fazerem a manutenção dos próprios caças.
Esse é mais um mito criado por Europeus. Uma desculpa esfarrapada, para tentar explicar porque as aeronaves deles não conseguem ser melhores que a dos Russos.

O Peru ja teve os Mig 29 no chao por bastante tempo. Um amigo piloto Venezuelano me disse que os helis Mi de la deram muito problemas e que os SU30 sofrem muito com manutencao.
Quem disse que os aviaoes russos sao melhores que europeus ???, em que sentido voce acha melhor???

Em que sentido? Radar, superior ao do EF-2000 e páreo com o do Rafale. Armamentos como Moskit- 3M-54, RVV-XX, R-33...
Manobrabilidade, velocidade, alcance...
São superiores SIM aos caças Europeus.
Já falaram aqui, quem faz a manutenção de seus equipamentos são os próprios usuários, nesse caso Peruanos e Venezuelanos, isso após um tempo da aquisição, a chamada garantia. Já percebeu que os problemas ocorrem justamente 1 anos (+ ou -) depois da compra, pois este período é o mesmo da manutenção dos próprios usuários.

Tambem nao disse que deveria ser tudo americano.
Bem, você falou que a FAB prefere (???) caças do EUA, sendo assim, procurei os melhores de lá para cada função, o que ainda são inferiores ao caças Russos.
F 35 / F 22 nao tem concorrente ...
Tem sim, principalmente o F/A-22A.
O PAK-FA já nasceu bem perto do F/A-22A, e possui recursos que o próprio F/A-22A não, como IRST e alguns armamentos superiores em alcance a carga bélica que será disponibilizado, tanto Ar-Ar como Ar-Solo, além das antenas de banda L.
Inclusive, mesmo que o PAK FA tenha um RCS ligeiramente maior que a do F/A-22A, no que acredito que seja, o radar de banda L, mais efetivo contra aeronaves furtivas, retirará essa vantagem.
Os Russos também apostam muito na guerra eletrônica para manter furtividade que, na minha opinião, chegou a ser mais efetivo que materiais RAM e design facelado.
Um exemplo?
No dia 27 de Março de 1999, na antiga Yugoslavia,, o radar SNR-125 "Low Blow", as 20:15 do horário local, achou algo na tela e designou um S-125 Pechora, que disparou. Pouco tempo depois, perceberam que acabaram de derrubar uma das aeronaves mais revolucionárias da época.
Uma vez, estava tudo bem em uma frota do EUA (não lembro qual era, se foi a 6ª Frota ou 7ª Frota) e, de repente, avistaram um Tu-22M3 voando sobre eles, mas ninguém conseguiu detectar algo no radar.
O Tu-22M3 deve ter seu RCS em torno de 70-100m², que não possui superfície facelada e nem emprego de materiais RAM's, mas ele possui uma suit eletrônica invejável. Havia um NAe do EUA em umas 12 escoltas, incluindo algumas com Aegis, salvo o engano, e NADA conseguiu detecta-lo.
Como havia dito antes, eles só perceberam que havia um Tu-22M3 por que viram á olho nú e por causa do barulho. Se fosse um ataque real de saturação, com uns 24 Tu-22M3, tchau frota do EUA, pois cada um pode carregar 6 Kh-SD, o que seria, ao todo, 144 mísseis que seria muito, mas muito difícil derrubar todos. Além do que, o Kh-22 ainda estava operacional na época.
O episódio foi tão incrível, que causou a exoneração do Almirante da Frota.
Creio que materiais RAM's, superfície facelada e uma boa suit eletrônicas é a receita ideal para um belíssimo caça e é o que a Rússia está fazendo.
Além do que, existe o J-31 (concorrente do F/A-35A/C) e o J-20 (pode ser o concorrente do F/A-22A), além de existirem outros esboços de projetos de 5ª geração e até 6ª geração (EUA, China e Rússia já pensam nisso).
Além disso, voltando a falar sobre o assunto, o Su-50 deve ser superior ao F/A-35A, o Su-35S é MUITO superior ao F/A-18E/F e o Su-34 é superior ao F-15E.

Abcs
Em verde, abraços.
Editado pela última vez por gabriel219 em Sex Out 11, 2013 3:48 pm, em um total de 1 vez.
Trancado