UCRÂNIA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 768 vezes
Agradeceram: 2388 vezes

Re: UCRÂNIA

#2821 Mensagem por gabriel219 » Ter Jan 25, 2022 4:21 pm

Pelas declarações do Zelensky e do seu Chefe de Inteligência me faz pensar em algumas possíveis conclusões: o EUA quis terceirizar outra guerra, envolvendo os Países Bálticos e a Europa empenhando tropas na Ucrânia para fazer a Rússia sangrar em possível ataque e, ao que parece, o EUA não conseguiu isso, já que nenhum país Báltico posicionou tropas em postura defensiva, nem mesmo a OTAN, Alemanha e França já pularam fora do barco, Turquia não fará nada, sobrando apenas a Inglaterra tendo algum esforço em fornecer armas, mas boots in the ground que é bom, nada!

Ao que aparenta, EUA está abandonando a Ucrânia com o atenuante de prometer fornecer armas e apoio a eles em caso de invasão contra a Rússia. Sei não, isso tá me lembrando muito 1975...

LM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 467 vezes
Agradeceram: 223 vezes

#2822 Mensagem por LM » Ter Jan 25, 2022 4:48 pm

Mas alguém julga que a NATO iria enviar "boots in the ground" para a Ucrânia...? Antes de uma invasão russa? Porquê o faria? Reforçou alguns pontos e deixou claro que uma invasão terá consequências a vários níveis; e reforçou envio de ajuda, incluindo militar. Se - o que duvido - os Russos invadirem logo se vê; se os Russos atacarem território da NATO (ou de um país da UE) é outro campeonato.

Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6319 vezes
Agradeceram: 6668 vezes
Contato:

#2823 Mensagem por Túlio » Ter Jan 25, 2022 4:52 pm

LM escreveu: Ter Jan 25, 2022 4:48 pm Mas alguém julga que a NATO iria enviar "boots in the ground" para a Ucrânia...? Antes de uma invasão russa? Porquê o faria? Reforçou alguns pontos e deixou claro que uma invasão terá consequências a vários níveis; e reforçou envio de ajuda, incluindo militar. Se - o que duvido - os Russos invadirem logo se vê; se os Russos atacarem território da NATO (ou de um país da UE) é outro campeonato.
De acordo. A Ucrânia parece estar entrando (e pela SEGUNDA VEZ) na mesma esparrela em que caiu a Geórgia, esta nos tempos do Bush jr.

Não é à toa que há tantas regras para poder entrar tanto na OTAN quanto na UE: os caras não querem mais problemas do que já têm.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
gabriel219
Sênior
Sênior

#2824 Mensagem por gabriel219 » Ter Jan 25, 2022 5:17 pm

LM escreveu: Ter Jan 25, 2022 4:48 pm Mas alguém julga que a NATO iria enviar "boots in the ground" para a Ucrânia...? Antes de uma invasão russa? Porquê o faria? Reforçou alguns pontos e deixou claro que uma invasão terá consequências a vários níveis; e reforçou envio de ajuda, incluindo militar. Se - o que duvido - os Russos invadirem logo se vê; se os Russos atacarem território da NATO (ou de um país da UE) é outro campeonato.
Então a genialidade da OTAN é enviar tropas DEPOIS da invasão?

E o pressuposto não é meu, é da própria OTAN com bravata de que irá defender a Ucrânia de qualquer agressão Russa.

Detalhe: não estou discordando ou rebatendo, é uma pergunta mesmo, pois sinceramente eu não consigo entender o que a OTAN quer brigando com a Rússia, tendo problemas bem maiores.

gabriel219
Sênior
Sênior

#2825 Mensagem por gabriel219 » Ter Jan 25, 2022 5:19 pm

Túlio escreveu: Ter Jan 25, 2022 4:52 pm
De acordo. A Ucrânia parece estar entrando (e pela SEGUNDA VEZ) na mesma esparrela em que caiu a Geórgia, esta nos tempos do Bush jr.

Não é à toa que há tantas regras para poder entrar tanto na OTAN quanto na UE: os caras não querem mais problemas do que já têm.
Rapaz, quem fez a cabeça da Ucrânia pra entrar nessa gelada de OTAN foi a própria OTAN, o que eu ACHO que é eles não esperavam uma resposta Russa ser do jeito que foi.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#2826 Mensagem por Túlio » Ter Jan 25, 2022 5:45 pm

gabriel219 escreveu: Ter Jan 25, 2022 5:19 pm
Rapaz, quem fez a cabeça da Ucrânia pra entrar nessa gelada de OTAN foi a própria OTAN, o que eu ACHO que é eles não esperavam uma resposta Russa ser do jeito que foi.
E discordamos no que mesmo, cupincha véio? Basta ver que eles não ficam botando pilha em quem é do time pra sair cutucando URSO com vara curta, né não?

Sempre aparece um OTÁRIO pra pagar o pato e ainda achar que está certo. :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

gabriel219
Sênior
Sênior

#2827 Mensagem por gabriel219 » Ter Jan 25, 2022 5:55 pm

Túlio escreveu: Ter Jan 25, 2022 5:45 pm
gabriel219 escreveu: Ter Jan 25, 2022 5:19 pm
E discordamos no que mesmo, cupincha véio? Basta ver que eles não ficam botando pilha em quem é do time pra sair cutucando URSO com vara curta, né não?

Sempre aparece um OTÁRIO pra pagar o pato e ainda achar que está certo. :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Mas estou só acrescentando.

Aliás, no comentário acima, quando eu me referir a "OTAN não esperar que a resposta Russa seria uma invasão", eles devem ter imaginado o mesmo cenário da Geórgia. Apesar da Geórgia não ter entrado na OTAN, é mais uma desculpa pra OTAN conseguir mais filiados na base do "tá vendo, os Russos invadem mesmo, melhor ficar conosco e se proteger", detalhe que esqueceram que os Russos tem algo que puxaram do Império Romano lá por volta da Grande Guerra do Norte, com o Pedro, que é sempre aprender, mesmo quando derrotado.

A resposta Russa atual é muito esperada pra quem já viveu o que houve com a Geórgia, mas fica difícil pra gente em Bruxelas, que se acha a próxima etapa da Humanidade, enxergar coisas ÓBVIAS dessa. Eu não acho que os Russos vão invadir, mas tenho a CERTEZA que, se preciso for, tomam o Leste da Ucrânia, custe o que custar.

Se caso isso ocorrer, vai ser um tiro no pé da própria OTAN, pois vai provar que as suas ações militares limitam-se à bravatas!

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#2828 Mensagem por Túlio » Ter Jan 25, 2022 6:18 pm

No caso, o meu "termômetro de guerra" é o de sempre, e costuma funcionar: o preço do Petróleo segue em alta (quase USD 85/b WTI) e idem o Ouro (quase USD 1,85k/oz). PARA MING :twisted: é "temperatura elevada", logo, o risco de a coisa pegar fogo não é pequeno.

Se só um deles sobe tudo OK, é apenas ciclo; o perigo é quando sobem OS DOIS JUNTOS, como agora (na verdade desde o Q4 2021); bueno, se eu morasse lá já ia estar comprando toda munição que encontrasse à venda.

LM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 467 vezes
Agradeceram: 223 vezes

#2829 Mensagem por LM » Ter Jan 25, 2022 6:20 pm

A NATO é uma aliança defensiva, que em lado nenhum tem como missão colocar tropas para defender não membros... logo nunca iria enviar tropas antes de uma invasão Russa - que é muito discutível que aconteça.

Alguma vez declarou (ou mesmo individualmente EUA, RU, etc) que defenderiam "armas na mão" a Ucrânia? Denunciaram o aumento de tropas na fronteira, avisaram que não seria aceite um ataque, forneceram armas AT (etc) às claras, a NATO reforçou as suas forças...

Agora considerarem que a Ucrânia não pode ter um governo mais "ocidental", que tem de aceitar perder a Crimeia (etc) sem reclamar, tem de pedir autorização ao vizinho para respirar... não compreendo.

Se Portugal, passados 200 anos, legalmente não aceita que Espanha é legítima ocupante de Olivença, que tem 430Km2 e 12000 habitantes; a ponte construida não é paga a meias, etc. E tudo porque uma Colónia decidiu separar-se da Pátria Mãe antes de podermos devolver a Banda Oriental :mrgreen:

Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
Lucubus
Avançado
Avançado
Agradeceu: 158 vezes
Agradeceram: 180 vezes

#2830 Mensagem por Lucubus » Ter Jan 25, 2022 6:23 pm

Túlio escreveu: Ter Jan 25, 2022 6:18 pm
No caso, o meu "termômetro de guerra" é o de sempre, e costuma funcionar: o preço do Petróleo segue em alta (quase USD 85/b WTI) e idem o Ouro (quase USD 1,85k/oz). PARA MING :twisted: é "temperatura elevada", logo, o risco de a coisa pegar fogo não é pequeno.

Se só um deles sobe tudo OK, é apenas ciclo; o perigo é quando sobem OS DOIS JUNTOS, como agora (na verdade desde o Q4 2021); bueno, se eu morasse lá já ia estar comprando toda munição que encontrasse à venda.

https://www.lanacion.com.ar/el-mundo/co ... d25012022/

:twisted:

gabriel219
Sênior
Sênior

#2831 Mensagem por gabriel219 » Ter Jan 25, 2022 6:26 pm

Existem relatos na internet que tem operadores da FSB em Kharkiv. Eu sinceramente não sei se é verdade, mas achei interessante mencionar isso.

Se eu fosse apostar aonde a Rússia invadiria, seria Kharkiv. Minha segunda opção seria Mariupol, já que tomariam uma boa parcela da Ucrânia e ainda teriam uma segunda ligação com a Criméia, considerando área inteira do Donbass.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#2832 Mensagem por Túlio » Ter Jan 25, 2022 6:38 pm

Lucubus escreveu: Ter Jan 25, 2022 6:23 pm
Túlio escreveu: Ter Jan 25, 2022 6:18 pm

https://www.lanacion.com.ar/el-mundo/co ... d25012022/

:twisted:
Bueno, então se estou errado, não estou errado SOZINHO! Se são Argentinos (e deve ter brazuca no meio, sempre tem, ô gente que adora se enrolar toda e depois ficar chorando "AINNN KD U GUVERNU", PQP, LRPM :evil: ), já deviam estar arrumando as malas, porque por pior que esteja por lá, ainda deve ser MUITO melhor do que ficar no caminho de uma bomba cluster ou vai saber o que.

Aliás, só eu notei o quanto a China anda quieta? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#2833 Mensagem por Túlio » Ter Jan 25, 2022 7:52 pm

Além de

[018] [018] [018] [018]

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 236 vezes
Agradeceram: 540 vezes

#2834 Mensagem por Brasileiro » Qua Jan 26, 2022 12:25 am

^^
Só pra ajudar a entender, com uma informação curiosa: em Portugal, quando falam "foda-se", na verdade estão a dizer "pqp".

----------------
amor fati
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2756 vezes
Agradeceram: 2437 vezes

#2835 Mensagem por P44 » Qua Jan 26, 2022 3:28 am

O melhor foi esta resposta

Triste sina ter nascido português 👎
Responder