Marechal-do-ar escreveu:Luís Henrique escreveu:1) Eu já li que o radar do Eurofighter detecta alvos a 175 km, em vez de 160. Também já li que detecta alvos a 300 km. Depende da fonte da informação.
Sobre o Pirate você diz 150 km, eu já li que detecta alvos a 90 km. Novamente, depende da fonte.
Cada lugar tem uma informação diferente.
E mesmo que todos os sites publiquem as mesmas informações, nós nunca saberemos pois existem informações SECRETAS.
Os números REAIS ninguém divulga.
E é possível que ambas estejam certas, o alcance do radar depende do RCS do alvo, do IRST depende da temperatura e tamanho do alvo e das condições climáticas, no caso do PIRATE, como citei no post anterior, ainda consegui encontrar a resolução dele, o(s) comprimento de onda que ele detecta são informações públicas, com mais a sensibilidade temos os principais parâmetros de um IRST, determinar o alcance é um cálculo e esse vai depender do que se assume ser o alvo e as condições climáticas, mas enfim é muito pouco SECRETO, da para ter uma boa noção das capacidades dele conhecendo os equipamentos normalmente disponíveis no mercado.
Luís Henrique escreveu:
Não é apenas a China. Claro que a China é um país bem mais fechado e tem mais controle sobre as mídias, etc. Mas não altera o ponto da questão.
E a questão com a China é, não da para achar absolutamente NADA, praticamente todos os dados sobre o J-10 são especulação, não há uma palavra oficial e os eletrônicos ninguém se arrisca a nem a especular, se a China for só "bem mais fechada" então podemos dizer que o Eurofighter é de domínio público...
Luís Henrique escreveu:O ponto da questão é que você disse que pelas capacidades do envelope de vôo da aeronave que o J-10B é considerado, no máximo 3,5ª geração.
Independente da eletrônica. Para mim, independente de ser 1 tonelada mais pesado, mais leve ou possuir um motor um pouco mais potente ou menos potente, ou possuir um envelope de vôo melhor que o typhoon, igual ou pior, o J-10B CONTINUA SENDO um caça de 4ª geração, ou melhor, de 4,5ª geração.
Entre a 2ª e a 4,5ª geração o que diferencia o "corpo" da aeronave é basicamente o desempenho dela, as aeronaves reduziram a carga alar com ganhos nas taxas de giro e ganharam motores mais potentes, não há uma diferença fundamental como houve da primeira geração para a segunda, ou da quarta para a quinta, da 2ª para a 4,5ª a coisa foi bem mais incremental.
E disse independente da eletrônica porque:
1) Não fazemos a menor ideia do que vai dentro do J-10, a eletrônica dele pode ser um Mig 21 "A" ou um F-35, não sabemos, e nenhuma das fontes nem cogita especular, porque eu me basearia no desconhecido?
2) É muito fácil trocar a eletrônica, tai o F-5M pra provar, e não só ele, tem também o Kfir e muitos Mig 21 com eletrônica de ponta.
3) Até a turbina é relativamente fácil de trocar, alguns A-4 receberam esse upgrade.
4) A célula do avião é extremamente difícil de trocar ou mexer, quando muito uns Mirage III receberam canards e só, e alterações com o mínimo impacto possível na aerodinâmica.
Por tudo isso, se me pede para classificar um avião nessas gerações vou priorizar o que tem menos chances de sofrer alterações: 1) O corpo dele, 2) Os motores, 3) A eletrônica
Dito isso uma tonelada a mais ou a menos faz uma grande diferença porque isso afeta bastante o desempenho, na falta de informações realmente confiáveis sobre o peso o melhor que tenho até o momento é o vídeo de apresentação do J-10B ao mundo e nesse vídeo ele não foi tão impressionante assim, um 360º um pouco mais demorado que um Gripen coloca ele um pouco abaixo da 4ª G, 3,5ª G parece adequado.
Se os chineses se incomodarem com isso diz para eles mostrarem o J-10 completando 360° em 12 segundos que nem a Dassault fez que eu digo que ele é 4,5G...
Luís Henrique escreveu:
O peso de 9.750 kg é divulgado como sendo o peso do J-10A
Esta revista que você citou que divulga o peso do J-10B como sendo 8.840 kg tem uma outra fonte que dá suporte (que eu coloquei logo acima) no wikipedia em inglês que diz que o J-10B teve uma REDUÇÃO DE PESO DA ORDEM DE 1 TONELADA, devido ao uso intensivo de materiais compósitos.
Isso é especulação/racionalização sua, eu não citei a data de publicação da revista.
E como disse antes, a revista citava a potência em 125kN.
Luís Henrique escreveu:
Não é porque o Gripen E teve um aumento de peso em relação ao Gripen C que o mesmo tem que obrigatoriamente ocorrer com o caça chinês.
Tem publicações dizendo o contrário e esta EXPLICADO, no J-10A o uso de materiais compósitos é pequeno, no J-10B é bem maior. Por isto o peso foi reduzido.
E até onde isso é verdade? O Gripen é um nanico, mesmo o Gripen E é pequeno e pesa 8 (supostamente... Não vou afirmar nada até a porcaria ficar pronta...) toneladas, o J-10B é um caça grande, ou melhor, maior que o Gripen, e tem muito material composto no Gripen, pessoalmente acho muito estranho o peso de 8.840kg, simplesmente não bate.
Luís Henrique escreveu:Não vejo nada demais, o Rafale que é bimotor pesa 10 toneladas
O baixinho gordinho do Rafale é mais curto que o J-10 e suas duas turbinas juntas pesam apenas 200kg a mais que a turbina do J-10B, o Rafale também tem muito material composto, faria sentido os dois terem o mesmo peso.
Luís Henrique escreveu:Outra coisa, eu coloquei a potência do J-10B como sendo de 13.500 kg/f / kg porque li que é a potência da turbina chinesa.
Mas como você mesmo observou em suas pesquisas, o J-10B está equipado com uma turbina russa AL-31FN serie 3 que possui 13.968 kg/F de empuxo, o que aumentaria a relação potência/peso do caça para 1,58 kg/F / kg.
O que li foi potências entre 125kN e 137kN, sendo os 125kN correspondentes a AL-31F da qual foram compradas 300 unidades, não li sobre grandes volumes de versões melhoradas dessa turbina, sobre as chinesas essas seriam mais potentes, mas sem indicações de qual caça equipam.
E antes que você pergunte, concordo que com uma turbina 10% ou 20% mais potente o J-10B seria um avião melhor, o problema é que também concordo que o Eurofighter com a EJ2x0 seria um avião melhor, discutir qual o melhor contanto com possíveis upgrades não vai longe, cai em uma situação parecida com aquela história que envolve contagem, ovos, fiofós e galinhas.
Luís Henrique escreveu:Mas o ponto da questão não muda. Independente de ser um pouco a mais ou um pouco a menos, eu acredito que você após os 3 dias de pesquisas se deu conta que o J-10B é moderno e é um caça com C maiúsculo. Não importa se a área alar é 1m maior ou menor que o caça X, Y ou Z.
Após 3 dias minhas opiniões mais fortes que mudaram foram:
1) Sobre a capacidade dos chineses de manter uma droga de site no ar;
2) Sobre os chineses entenderam o significado de "declassified".
Sobre o J-10B em si não mudei de opinião,
simplesmente não encontrei informações suficientes para concluir que ele é tão bom quanto você diz, assumir que ele é um bom avião é especulação.
E com isso não quero dizer que não acredito que os chineses
farão um bom avião, mas não acredito que o J-10 o seja, pra mim o J-10 continua sendo mais um degrau que os chineses subiram em rumo a um caça, assim como o J-9 foi, e assim como o AMX foi para o Brasil mas desistimos do caminho.
Luís Henrique escreveu:
Tem site que fala que a AL-31FN serie 3 que equipa o J-10B possui TVC, tem site que fala que não possui.
Na apresentação não tinha TVC.
Aqui vai uma pequena especulação minha: Os chineses estão fazendo testes, da mesma forma que os americanos fizeram e fazem testes, e os Russos, e qualquer um que queira desenvolver tecnologia os chineses também fazem testes, e testaram turbinas mais potentes e turbinas com TVC, mas, no modelo de série um a turbina básica e confiável que eles já conhecem.
Luís Henrique escreveu:
Ele é monomotor e é natural que possua envergadura menor que caças bimotores e a diferença é muito pequena.
Aqui não vou nem concordar e nem discordar, apenas deixar o meu ponto mais claro, quando eu disse asas pequenas demais não me referi a envergadura, me referi a carga alar muito elevada para um delta, e, no caso dele, parece um delta aerodinamicamente estável, se o link que o Penguin postou for confiável essa suspeita se torna mais forte, a dificuldade em conseguir um AoA elevado é típica de deltas aerodinamicamente estáveis que geralmente compensam isso com uma carga alar menor, como é o caso do Mirage 2000.
A envergadura do J-10 é relativamente grande mas por um detalhe, todos os eurocanards tem um trilho na ponta das asas cortando o que seria a ponta, e reduzindo a envergadura em relação ao que seria uma asa totalmente triangular, o J-10 tem as pontas das asas realmente pontudas, quase um triângulo, isso aumenta a envergadura mais do que a área alar sugere.