Conforme eu já tinha colocado aqui neste mesmo tópico, acho, ou no de caminhões do EB, existem requisitos emitidos de veículos para equipar a artilharia dos quais eu tenho salvos no PC estes aqui:artenobre escreveu: ↑Qui Nov 18, 2021 2:33 pm Viatura Comando e Controle de Grupo – AV-VCC.
• Viatura Posto de Comando e Controle de Bateria – AV-PCC.
• Viatura Lançadoras Múltiplas Universais – AV-LMU;
• Viatura Remuniciadoras – AV-RMD;
• Unidade de Controle de Fogo – AV-UCF;
• Viatura Posto Meteorológico – AV-MET;
• Viatura Oficina Veicular e Eletrônica – AV-OFVE.
• Unidade de Apoio ao Solo – AV- UAS (em desenvolvimento para o projeto do
MTC-300).
VBE Porta-container;
VBE Tanque;
VBE Remuniciadora;
VBE Oficina;
VBE Metereológica;
VBE Recuperadora;
Estas viaturas especiais teriam como destinação prover o apoio aos GAC que receberão o futuro obuseiro AP SR do exército, e que devem ser os mesmos que hoje apoiam as 4 bgdas cav mec e as futuras bgdas inf mec.
Notar ainda que estes veículos podem ser facilmente adaptados a partir da plataforma básica do Tatra/Tectran da Avibrás, senão, na prática, os mesmos.
Ainda há que se destacar que uma ou mais VBE podem vir a ser requeridas tendo em vista o RO emitido para a seleção e aquisição de um Radar Contra Bateria e suas unidades de apoio a fim de equipar os GAC.
Tendo em vista estes e outros possíveis RO emitidos pelo exército ou que ainda o sejam, podemos presumir que a família de veículos baseados no conjunto Tatra/Tectran tem boas chances de crescer, e muito, tanto para atender o Astros 2020 e derivados, como as demais OM de artilharia de campanha do EB. Uma padronização que seria não só lógica como providencial e muito bem vinda com a chegada da Tatra ao Brasil.