Eita povo que conversa....das 23 h de ontem às 7 de hoje foram mais de 10 páginas...
Bourne escreveu:Gandalf escreveu:
Sim, porque ele é o chefe das formas armadas, é o presidente da república, e a escolha dele é a melhor....
Sei. Quer dizer que o presidente é infalível ou, melhor, paira sobre as banalidades e pressões internas, externas e da sociedade em geral, onde seu julgamento sempre será o melhor.
Caro Bourne, eu disse isso pelo tom antilula da pergunta que respondi. Não estou falando que ele é infalível, com a minha resposta quis mostrar apenas que o presidente tem legitimidade, nesse caso, pra fazer todo mundo falar amém, desde que esteja dentro dos parametros da lei. Disse isso tudo pelo tom de constestação ao Lula da pergunta, como se ele não fosse plenamente capaz de fazer uma escolha boa, alías, ultimamente o Lula tem acertado em tudo que diz (veja bem que não estou falando que ele é infalível, apenas que o indice de acerto dele é bom). Lembram da marolinha que tanto foi zombada pela imprensa? Quando o Lula falou todos criticaram, mas depois tudo mudou. Mas criticaram o presidente não pelo que ele falou, mas pelo fato dele ser o Lula, o cara sem mestrado, sem doutorado, sem pós doutorado. Mas ele não falou aquilo da boca pra fora, falou por ter dados para se apoiar, mas todos pensaram que o "cara sem pós doutorado" estava falando besteira. Não amo o Lula como um semi deus infalível, só acho que devemos respeito a ele, já que foi democraticamente eleito.
Sem dúvida não é o seu caso, pois você conhece muitos aspectos técnicos de ambos os caças, entretanto alguns aqui e muitos "lá fora" querem o gripen só porque o Lula quer o Rafale. Se o Lula tivesse dito Gripen tais pessoas diram Rafale agora. Contestam o que o Lula fala pelo simples fato dele não ter estudo, mas todos aqui sabem que o único contra do Rafale é o preço (unitário e de manutenção), do resto ninguém aqui duvida que ele é um dos mais poderosos do mundo. O Lula quer escolher o melhor para o Brasil, a FAB quer o melhor para ela (naturalmente). O Lula parte do pressuposto que o país daqui pra frente vai crescer e vamos ter dinheiro pra sustentar o Rafale, a FAB parte do presssuposto que nada é garantido por isso vamos pegar o mais barato. Ora a FAB não está errada, mas desse a ela a garantia de que haveria recursos abundantes se ela não teria colocado o Rafale em primeiro lugar (supondo que a tal classificação do relatóroio seja verdadeiro). No fundo a ordem de calssificação ficou mais como uma ordem de preço, do mais barato para o mais caro. Se vamos mesmo até 2020 ser a 5° potência econômica do mundo, como alguns falam, não podemos ter medo de preço de caça. Temos que escolher o que é mais poderoso e pronto.
Ora se o país não vai crescer e vai sofrer um baque em um futuro próximo nem terminar os gripens agente vai conseguir (a defesa é o primeiro lugar que cortam o orçamento) se vamos crescer pra que ter medo de preço? Vemos portanto que tudo depende de uma visão otimista ou pessimista do futuro do Brasil. E sinceramente prefiro a otimista.
PS(sempre coloco um ps): Posso ter dito besteira, estar completamente errado, mas é nisso que acredito, e é essa a única resposta que consigo pensar até o momento diante da situação.
Um fraternal abraço