Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 137 vezes
Agradeceram: 427 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2776 Mensagem por prp » Qui Jun 17, 2010 11:31 pm

[018] [018] [018] [018]

Mapinguari
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

#2777 Mensagem por Mapinguari » Qui Jun 17, 2010 11:41 pm

Túlio escreveu:
Mapinguari escreveu:

Túlio, para você afirmar que para o NPaOc "basta um quarentinha Bofors L70", precisaria conhecer os requisitos da MB. Pelo o que eu sei, esses requisitos prevêem que, em caso de guerra, esses NPaOc deverão operar ao longo do litoral, escoltando a navegação de cabotagem. Para isso, poderiam receber outros armamentos. Se não fosse assim, para que precisariam deslocar 1.800 t? A idéia é que, se houver necessidade, eles possam operar como corvetas.

Nesse caso não precisamos de NaPaOcs e sim de uma evolução das Inhaúmas, oras. Casco e superestrutura stealth, radares e sonares poderosos, mísseis Exocet, chaffs/flares, MAGE, data-link, SICONTA, propulsão a turbina capaz de prover uns 29/30 kts, AAAe, SuperLynx & quetales...

Seriam os NaPaOcs mais sofisticados, poderosos e caros do mundo... :shock: :shock: :shock: :shock:

Ou será que, em caso de guerra, dá para proteger decentemente alguma kôza com um Oto 76 na proa e um Trinity na popa? Mesmo com um SuperLynx com Sea Skua de lambujem? :? 8-]
Mas aí caíriamos em Patrulhas caros de operar em tempo de paz, como você mesmo disse. O que a MB quer, pelo visto, são navios baratos de se operar (nada de turbinas a gás, por exemplo - somente diesels), que podem ser rapidamente mais armados e equipados em caso de guerra, rápidos o suficiente para acompanhar mercantes que fazem, por exemplo, navegação de cabotagem.

Mapinguari

Imagem
Mapinguari
Sênior
Sênior

#2778 Mensagem por Mapinguari » Qui Jun 17, 2010 11:46 pm

Carlos Mathias escreveu:
Para isso, poderiam receber outros armamentos.
Ou seja, na paz, vai só com canhão e mais uma pça menor.
Em caso de guerra, equipa eles com mísseis e etc.
Exatamente, meu caro padawan... :mrgreen:

Mapinguari

Imagem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6507 vezes
Agradeceram: 6874 vezes
Contato:

#2779 Mensagem por Túlio » Sex Jun 18, 2010 12:03 am

Mapinguari escreveu:
Mas aí caíriamos em Patrulhas caros de operar em tempo de paz, como você mesmo disse. O que a MB quer, pelo visto, são navios baratos de se operar (nada de turbinas a gás, por exemplo - somente diesels), que podem ser rapidamente mais armados e equipados em caso de guerra, rápidos o suficiente para acompanhar mercantes que fazem, por exemplo, navegação de cabotagem.

Tá, cupincha, mas expliques para mim, que sou leigo MESMO:

:arrow: Que eu saiba se planeja comprar DO EXTERIOR navios da Classe COMMANDANTE. Bueno, o que mais dá para botar de armamento aí? Vou melhorar, eis um desenho do navio:

Imagem

Não me parece haver espaço para Exocet, AAMs, tubos triplos para torpedos, lançador de chaff/flare, radar potente nem nada assim. É um navio de míseras 1500t com 88m de comprimento...

Mas o fulcro de meu questionamento: QUE inimigo se esperaria combater com esse navio além dos que elenquei acima? Submarinos? Fragatas? Aeronaves de ataque? Com o quê? Com o SuperLinx? Atirar neles com o Oto 76 e os 20mm, talvez um Mistral improvisado, uns FOG-MPM? Ou alguém mandaria umas lanchinhas leves ou contratorpedeiros da 2GM (daqueles bem fraquinhos) para acabar com nosso tráfego de cabotagem?

É isso que não compreendo, me parece que estão achando que dá para pegar um PATRULHEIRO OCEÂNICO e fazer dele, na hora do aperto, o menor DESTRÓIER do mundo, POWS!!! :shock: :shock: :shock: :shock:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Carlos Mathias

#2780 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jun 18, 2010 12:38 am

Olha Túlio, tem um patrulha russo que leva KH-35, logo, deve dar prá por uns quatro.
AAAer pode ser uma torre TOR ou PAntsyr-S1 naval, tudo bem leve e ocupando pouco espaço.

Enfim, falo de equipamento russo porque é o que conheço mais ou menos, mas dá prá fazer uma graça sim.

Mapinguari
Sênior
Sênior

#2781 Mensagem por Mapinguari » Sex Jun 18, 2010 12:41 am

Túlio escreveu:
Mapinguari escreveu:

Tá, cupincha, mas expliques para mim, que sou leigo MESMO:

:arrow: Que eu saiba se planeja comprar DO EXTERIOR navios da Classe COMMANDANTE. Bueno, o que mais dá para botar de armamento aí? Vou melhorar, eis um desenho do navio:

Imagem

Não me parece haver espaço para Exocet, AAMs, tubos triplos para torpedos, lançador de chaff/flare, radar potente nem nada assim. É um navio de míseras 1500t com 88m de comprimento...

Mas o fulcro de meu questionamento: QUE inimigo se esperaria combater com esse navio além dos que elenquei acima? Submarinos? Fragatas? Aeronaves de ataque? Com o quê? Com o SuperLinx? Atirar neles com o Oto 76 e os 20mm, talvez um Mistral improvisado, uns FOG-MPM? Ou alguém mandaria umas lanchinhas leves ou contratorpedeiros da 2GM (daqueles bem fraquinhos) para acabar com nosso tráfego de cabotagem?

É isso que não compreendo, me parece que estão achando que dá para pegar um PATRULHEIRO OCEÂNICO e fazer dele, na hora do aperto, o menor DESTRÓIER do mundo, POWS!!! :shock: :shock: :shock: :shock:
Acho que dá sim, para meter uns lançadores de Exocet por ante a vente do passadiço. E um lançador múltiplo de RAM sobre o hangar. E lançadores triplos de torpedos AS a meia-nau. E, se não me engano, ele pode levar helis médios, exatamente graças ao seu porte. Se coloca um equipado com sonar e cargas de profundidade e/ou torpedos A/S, poderiam fazer frente a submarinos.

Mapinguari

Imagem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#2782 Mensagem por Túlio » Sex Jun 18, 2010 12:42 am

Mas não dá para entender, patrulheiro é patrulheiro, quer poder de fogo bota logo uma FRAGATA, POWS!!! :evil: 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Carlos Mathias

#2783 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jun 18, 2010 12:44 am

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

[033] [033] [033] [033]

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#2784 Mensagem por Túlio » Sex Jun 18, 2010 12:47 am

Tá tri, tá tri, bota então o patrulheiro do TALHARIM, pronto... :roll: :roll: :roll: :roll:

Carlos Mathias

#2785 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jun 18, 2010 12:50 am

:lol: :lol: :lol: :lol:

Mapinguari
Sênior
Sênior

#2786 Mensagem por Mapinguari » Sex Jun 18, 2010 1:04 am

Túlio escreveu:Mas não dá para entender, patrulheiro é patrulheiro, quer poder de fogo bota logo uma FRAGATA, POWS!!! :evil: 8-]
Então chama de patrulheiro, ora! Patrulheiro com canhãozão de 76mm. Tá resolvido! :mrgreen:

Mapinguari

Imagem
Corsário01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

#2787 Mensagem por Corsário01 » Sex Jun 18, 2010 8:32 am

E ai, numa noite escura em pleno Atlântico Sul, o comandante do navio patrulha ouve pelo rádio:
- Temos um grupo de batalha com um PA e 6 Destroyers indo em sua direção. Não temos nenhum navio perto para te dar cobertura.
Precisamos ter certeza das intenções deste GT. Vá até lá e faça este esclarecimento. Isto é uma ordem!
Ai, o comandante do NaPaOc obediente diz:
- Quer dizer que é para eu ir até lá com meu navio, e esclarecer com este "pequeno" GT quais são as intenções do mesmo?
O que o Comando responde:
- Sim Comandante, vá e faça o que for possível!
O mesmo pensa e responde:
- Nem fudendo Juvenal! [003] [003] [003] [003] [003]

Abraços,

Padilha
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#2788 Mensagem por Marino » Sex Jun 18, 2010 8:45 am

O Túlio está mais próximo da verdade.
Em caso de guerra, quem combate uma FT inimiga é a Esquadra.
Túlio, dê uma olhada em nosso mapa "molhado".
Uma grande questão é a ZEE que fica a leste de São Pedro e São Paulo, na qual a autonomia dos atuais meios de 200 e 500 (estes entrando em operação agora) não permite que a MB a patrulhe.
Outra, são as condições de mar no sul do Brasil, e isto vc conhece.
Então, precisamos de navios de maior tonelagem, com maior autonomia e permanência, capazes de aguentarem mar grosso, e em mar grosso proteger sua tripulação, evitando que tenham que guarnecer um canhão no convés que está sendo varrido pelo mar.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

#2789 Mensagem por henriquejr » Sex Jun 18, 2010 9:51 am

Alguém poderia fazer um comparativo entre essa classe Comandante (que a MB escolheu) e o NaPaOc que os chilenos adquiriam a pouco tempo? São da mesma classe?
Não entendo quase nada de navios mas o chileno parece ter um projeto mais moderno.

.
Jonas Rafael
Intermediário
Intermediário

#2790 Mensagem por Jonas Rafael » Sex Jun 18, 2010 11:12 am

Olá sou novo aqui mas não pude deixar de dar o meu pitaco. Acho que se a MB quisesse um NaPa que pudesse ser convertida em Corveta apontaria para um projeto mais nessa direção, que fosse equipado "Fitted, but no with". Não parece ser o caso das Comandanti ou mesmo dos Piloto Pardo. Se entrarmos mesmo em conflito, equipar lançadores de SSM e SAM sem ter cabeamento, e sistema de combate equipados para tal, em tempo recorde, não me parece moleza. E sonar? O casco não precisa ser preparado? Confiar a detecção de subs a um helicóptero que não pode ficar 100% do tempo no ar não me parece factível.

Responder