![[018]](./images/smilies/018.gif)
Moderador: Conselho de Moderação
Mas aí caíriamos em Patrulhas caros de operar em tempo de paz, como você mesmo disse. O que a MB quer, pelo visto, são navios baratos de se operar (nada de turbinas a gás, por exemplo - somente diesels), que podem ser rapidamente mais armados e equipados em caso de guerra, rápidos o suficiente para acompanhar mercantes que fazem, por exemplo, navegação de cabotagem.Túlio escreveu:Mapinguari escreveu:
Túlio, para você afirmar que para o NPaOc "basta um quarentinha Bofors L70", precisaria conhecer os requisitos da MB. Pelo o que eu sei, esses requisitos prevêem que, em caso de guerra, esses NPaOc deverão operar ao longo do litoral, escoltando a navegação de cabotagem. Para isso, poderiam receber outros armamentos. Se não fosse assim, para que precisariam deslocar 1.800 t? A idéia é que, se houver necessidade, eles possam operar como corvetas.
Nesse caso não precisamos de NaPaOcs e sim de uma evolução das Inhaúmas, oras. Casco e superestrutura stealth, radares e sonares poderosos, mísseis Exocet, chaffs/flares, MAGE, data-link, SICONTA, propulsão a turbina capaz de prover uns 29/30 kts, AAAe, SuperLynx & quetales...
Seriam os NaPaOcs mais sofisticados, poderosos e caros do mundo...![]()
![]()
![]()
![]()
Ou será que, em caso de guerra, dá para proteger decentemente alguma kôza com um Oto 76 na proa e um Trinity na popa? Mesmo com um SuperLynx com Sea Skua de lambujem?![]()
Exatamente, meu caro padawan...Carlos Mathias escreveu:Ou seja, na paz, vai só com canhão e mais uma pça menor.Para isso, poderiam receber outros armamentos.
Em caso de guerra, equipa eles com mísseis e etc.
Mapinguari escreveu:
Mas aí caíriamos em Patrulhas caros de operar em tempo de paz, como você mesmo disse. O que a MB quer, pelo visto, são navios baratos de se operar (nada de turbinas a gás, por exemplo - somente diesels), que podem ser rapidamente mais armados e equipados em caso de guerra, rápidos o suficiente para acompanhar mercantes que fazem, por exemplo, navegação de cabotagem.
Acho que dá sim, para meter uns lançadores de Exocet por ante a vente do passadiço. E um lançador múltiplo de RAM sobre o hangar. E lançadores triplos de torpedos AS a meia-nau. E, se não me engano, ele pode levar helis médios, exatamente graças ao seu porte. Se coloca um equipado com sonar e cargas de profundidade e/ou torpedos A/S, poderiam fazer frente a submarinos.Túlio escreveu:Mapinguari escreveu:
Mas aí caíriamos em Patrulhas caros de operar em tempo de paz, como você mesmo disse. O que a MB quer, pelo visto, são navios baratos de se operar (nada de turbinas a gás, por exemplo - somente diesels), que podem ser rapidamente mais armados e equipados em caso de guerra, rápidos o suficiente para acompanhar mercantes que fazem, por exemplo, navegação de cabotagem.
Tá, cupincha, mas expliques para mim, que sou leigo MESMO:
Que eu saiba se planeja comprar DO EXTERIOR navios da Classe COMMANDANTE. Bueno, o que mais dá para botar de armamento aí? Vou melhorar, eis um desenho do navio:
Não me parece haver espaço para Exocet, AAMs, tubos triplos para torpedos, lançador de chaff/flare, radar potente nem nada assim. É um navio de míseras 1500t com 88m de comprimento...
Mas o fulcro de meu questionamento: QUE inimigo se esperaria combater com esse navio além dos que elenquei acima? Submarinos? Fragatas? Aeronaves de ataque? Com o quê? Com o SuperLinx? Atirar neles com o Oto 76 e os 20mm, talvez um Mistral improvisado, uns FOG-MPM? Ou alguém mandaria umas lanchinhas leves ou contratorpedeiros da 2GM (daqueles bem fraquinhos) para acabar com nosso tráfego de cabotagem?
É isso que não compreendo, me parece que estão achando que dá para pegar um PATRULHEIRO OCEÂNICO e fazer dele, na hora do aperto, o menor DESTRÓIER do mundo, POWS!!!![]()
![]()
![]()
Então chama de patrulheiro, ora! Patrulheiro com canhãozão de 76mm. Tá resolvido!Túlio escreveu:Mas não dá para entender, patrulheiro é patrulheiro, quer poder de fogo bota logo uma FRAGATA, POWS!!!![]()