A-1 não é caça de superioridade aérea, e sim, de ataque. Não voa bem acima de 25000ft. Não tem um radar que detecta um alvo aéreo acima de 20 Nm.JL escreveu:Obrigado Thor
Minha opinião sobre um possivel caça para se usado como "tampão":
1º Lugar absoluto conseguir alguns Gripen sob leasing ou comprar mesmo. Mas não sei se os Gripen ous os Mirage 2000-9 podem ser chamados de tampão, pois se o FX 1 tivesse saído eles poderiam ser o nosso caça atual, então não posso dizer que eles se encaixem nesta categoria de tampão. Que, para mim tem mais cheiro de um caça antigo revitalizado, neste caso o meu predileto é o F 16 usado e recauchutado com up-grade israelense, da para ter uma aviônica top de linha e revitalizar a célula para voar ainda um bocado. Agora como você disse o Kfir é um Mirage III com up-grade. Então seria analogamente algo semelhante ao nosso F5M. Talvez haja mais facilidade de operar o Kfir do que as outras opções, que parecem que demandariam um dinheiro que nós nunca parecemos ter.
Quanto aos A1 são excelentes aeronaves de ataque, só tem um defeito não foram projetados para o combate aéreo. Mas aí fica um dúvida, mesmo levando em cota que não tem uma performance adequada para o combate aéreo, tendo o seu ápice nas altitudes mais baixas, não seria adequado que neste up-grade tê-los dotado de capacidade BVR para usar por exemplo o míssil Derby.
Por exemplo, os quase finados F-2000, quando em missões de interceptação com combate BVR, podem usar entre as táticas disponíveis a de subir para o FL500 (50000 pés) e acelerar para M1.5, o que aumenta o envelope do míssil consideravelmente.